O Campeonato Brasileiro está a uma rodada do fim, porém já possui os times que jogarão a Libertadores de 2015 já definidos. A única indefinição é qual será a ordem dos dois últimos lugares disponíveis, com as vagas pertencendo ao Corinthians e ao Internacional.

Mesmo sem os nomes de todos os times já definidos, será realizado nessa terça-feira, dia 2 de dezembro de 2014, às 22h (horário de Brasília), o sorteio dos grupos e dos confrontos da primeira fase da Copa Libertadores da América de 2015, pela Conmebol.

O Cruzeiro, já consagrado campeão do Brasileirão 2014, juntamente com o Atlético-MG, tem sua vaga garantida na fase de grupos da competição, inclusive são dois cabeças de chave. O São Paulo também possui sua vaga na fase de grupos garantida, porém entrará no pote 2 para o sorteio.

A indefinição do terceiro e quarto lugares interfere justamente em quem irá diretamente para a fase de grupos (entrando no pote 2 do sorteio juntamente com o São Paulo) e quem jogará a chamada Pré-Libertadores. O resultado será conhecido no sábado, dia 6 de dezembro de 2014, quando iniciará a última rodada do Brasileiro, justamente com os dois jogos dos times em questão.

Essas partidas foram adiantadas em um dia, já que a última rodada do Campeonato teria todos os jogos no mesmo horário. O Corinthians receberá o Criciúma, já rebaixado há algumas rodadas, na Arena Corinthians, às 16h30. O Internacional enfrentará o Figueirense, jogando fora de casa, no Estádio Orlando Scarpelli, no mesmo horário.

A primeira fase da competição (Pré-Libertadores) será disputada nos dias 4 e 11 de fevereiro. A fase de grupos em si terá jogos em 7 datas, nos dias 18 e 25 de fevereiro, 4 e 18 de março e 1, 15 e 22 de abril. Os confrontos das oitavas de final acontecerão nos dias 29 de abril e 6 e 13 de maio. As quartas serão disputadas nos dias 20 e 27 de maio.

Haverá uma pausa na competição, devido à realização da Copa América, então as semifinais acontecerão nos dias 15 e 22 de junho, depois os dois jogos da grande final serão nos dias 29 de julho e 5 de agosto.

Por Rannier Ferreira Mendes

Libertadores 2015


O Corinthians, nesse final de semana, mais uma vez apresentou um futebol limitado apesar do resultado final positivo, o jogo foi muito equilibrado e teve momentos melhores tanto para o Corinthians quanto para o Bahia.

Essa instabilidade do futebol apresentado pelo Corinthians preocupa seus torcedores, que não têm aquela antiga confiança que tinham pelo seu time, atualmente todos têm o mesmo pensamento de que o Corinthians depende, única e exclusivamente, de seu craque, o atacante Guerrero. Nos jogos em que ele se faz presente, só ele que cria e gera possibilidades ofensivas, e quando ele não está o time se mostra ainda mais apático e sem força ofensiva.

Isso leva ao seguinte pensamento: será que o Corinthians merece uma vaga na Libertadores? Ou este time não desempenhou resultados suficientes para tal. Apesar de suas vitórias contra os times de maior expressão, o time do Corinthians não tem sido muito eficaz quando se trata de jogos contra os times considerados menores, trazendo assim ao Clube uma dúvida relacionada à sua instabilidade. Alguns atribuem esta instabilidade ao treinador Mano Menezes, outros ao elenco, que não vem apresentando um desempenho muito positivo, sendo uma das principais críticas a relativa ao ataque, que não tem conseguido ser muito eficaz nos últimos jogos.

Desta feita, resta o pensamento que com pouca ofensividade e instabilidade de desempenho o Corinthians não mereceria a vaga à Libertadores, no entanto, os resultados positivos conquistados contra os times de maior expressão, tanto em clássicos, cabe ressaltar que o Corinthians não perdeu nenhum, tanto contra os clubes grandes de outros estados que não os paulistas, geram uma certa esperança nos torcedores que acreditam no sucesso do Corinthians em conseguir a vaga e em disputar o título das Américas ano que vem. 

As próximas rodadas nos mostrarão se o lado vencedor de clássicos vencerá ou se o lado instável do clube paulista o tirará a vaga da tão querida Libertadores.

Por Matheus Noronha Sturari

Jogo Corinthians x Bahia

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: