O Campeonato Brasileiro mal acabou e os times já estão se preparando para a próxima temporada, uma prova disso é o Grêmio, que já tem Douglas como reforço, meia que disputou a série B pelo Vasco da Gama este ano. O técnico Luiz Felipe Scolari quer um articulador mais experiente para poder mesclar com os jovens jogadores que subirão das categorias de base em 2015.

Douglas já tem experiência com o tricolor gaúcho, atuou pelo Grêmio entre 2010 e 2012 e conhece boa parte dos jogadores que lá estão. O contrato do meia com o Corinthians vai até o final de 2014, importante para a direção tricolor fazer uma negociação, sem dinheiro para grandes investimentos, eles declaram que precisam usar criatividade para reforçar a equipe para o próximo ano.

Essa não é a única mudança pela qual o Grêmio passará, Dudu se despediu da equipe através de uma postagem no Instagram. O atacante era contratado por empréstimo junto ao Dínamo de Kiev e, para ficar em definitivo em terras gaúchas, o Grêmio teria que desembolsar 6 milhões de euros (cerca de R$ 20 milhões).

Barcostambém pode deixar o time, cogitado por times brasileiros e mexicanos, o centroavante argentino foi o artilheiro da equipe neste Campeonato Brasileiro, com 14 gols, 4 a menos do que Fred, o artilheiro da competição. O técnico Luiz Felipe Scolari já conta com Marcelo Moreno como reforço, jogador emprestado que junto ao Cruzeiro foi campeão este ano. “Quem disse que não serve? Me serve sim. Ele tem contrato com o Grêmio e deve se apresentar normalmente. Com vontade de jogar, encerrou o assunto, ele é do Grêmio. Se não tiver vontade de jogar ele será negociado, mas ele me serve”, declarou Felipão em entrevista.

O Grêmio terminou a competição em 7° lugar e mesmo com o 5° maior artilheiro ficou fora da Libertadores, que é meta para o time no ano que vem.    

Por Tom Vitor de Freitas

Gr?mio


Domingo (9) foi dia de GreNal na Arena do Grêmio. Para os torcedores gaúchos, uma verdadeira batalha estava para ser travada na tarde de domingo. Os gremistas lotaram a arena à espera de uma vitória do Grêmio, que não vence o seu rival a 2 anos e 2 meses. A rivalidade é muito grande no Sul, afinal, são os dois principais times do estado

O jogo começou com uma postura totalmente diferente da habitual. O Grêmio se impôs em campo e mostrou que ali é a casa dele e que não seria um jogo fácil. O jogo é disputado, e vemos o time de Felipão avançar para o gol colorado com muito entrosamento e toque de bola.

O placar é aberto na arena, o Grêmio mostra-se superior em campo e vê o Internacional perdido. Nem parece ser o Inter de outros GreNais, onde aterrorizava o adversário.

No segundo tempo, mais gols, agora 2 x 0. A torcida fica enlouquecida: gritos de incentivo, aplausos do torcedor e, sim, eles queriam mais.

O Inter, diminui com Rafael Moura, parece que agora o colorado colocou a cabeça no lugar e parte para cima, mas só parece. O Grêmio troca e coloca Alan Ruiz, que entra em campo e decide o jogo. Com dois gols, coloca o Grêmio na frente do placar de 4 x 1. Uma goleada para lavar a alma.

Mas, como em todo o grenal, sempre há confusão por parte dos jogadores. Não adiantava mais nada, o placar já estava feito. Alan Ruiz, que entrou no segundo tempo é substituído para acalmar os ânimos dos mais exaltados, e foi isso que aconteceu.

Depois de um ano cheio de derrotas para o rival, o Grêmio devolve a derrota que sofreu pelo mesmo resultado no Campeonato Gaúcho.

Mesmo sendo no último jogo do ano, a vitória veio com gostinho de chocolate para delírio da torcida.

Por Andre Escobar

Foto: divulgação


Um dos principais nomes do Grêmio ficará sem jogar na equipe por duas rodadas. O goleiro Marcelo Grohe foi chamado para servir a seleção brasileira nos próximos jogos que acontecerão no Oriente, um na Chima e outro em Cingapura.

Mesmo com a invencibilidade abalada (800 minutos conquistados sem deixar um único gol), Grohe tem se mostrado um grande goleiro durante as partidas da equipe gaúcha, logo, transformou-se em um dos principais nomes desse time na temporada.

A boa reputação rendeu para Marcelo, sua convocação para defender o Brasil no clássico contra a Argentina que ocorrerá no sábado, 11 de outubro, na China. Logo após apresentar-se para o amistoso contra a equipe argentina, Grohe deverá continuar no Oriente, visto que a Seleção Brasileira enfrentará o Japão em Cingapura.

Este bom momento do goleiro gremista é uma excelente conquista profissional para ele, mas pode se tornar um obstáculo para o Grêmio, já que se trata de um grande atleta.

A equipe gremista passará também por uma etapa de dúvidas quanto à escalação de Felipão, pois o técnico terá de decidir quem ficará no lugar de Grohe. Há expectativas de que Felipão escolha Tiago Machowski como substituto de Grohe, o jovem goleiro possui 21 anos.

Normalmente Tiago vem sendo escalado como goleiro reserva nos últimos jogos do Grêmio. Machowski já atuou junto ao Tricolor em duas partidas amistosas, nessas não sofreu nenhum gol, no entanto, ele não joga uma partida oficial há sete meses.

Outro nome que pode ser citado como possível substituto de Grohe é Léo, com 19 anos ele nunca jogou pelo Grêmio. Follman não tem condições de jogar porque está se recuperando de uma cirurgia, por isso não está sendo considerado pelo técnico Felipão. 

Ainda que a situação deixe o time e os torcedores apreensivos, os substitutos, mesmo inexperientes, têm total apoio da equipe técnica e da direção do clube.  

Por Melina Menezes

Marcelo Grohe jogar? 2 amistosos pela Sele??o Brasileira

Foto: Divulgação


Após seis jogos o Botafogo encontra-se em situação delicada, uma vez que o time já acumulou quatro derrotas e com isso, o prestígio do técnico Wagner Mancini está acabando. Diante do insucesso da equipe, a qual sofreu uma derrota de virada pelo Grêmio, o time também se encontra em zona de rebaixamento pelo Campeonato Brasileiro.

Alguns torcedores demonstram a insatisfação que tem tido com o time e aumentam ainda mais a pressão sobre o presidente Maurício Assumpção, considerado o maior defensor do técnico nas últimas entrevistas concedidas, garantindo, assim, a permanência do técnico no time por mais tempo. O Botafogo que também tinha um novo jogo marcado contra o Vitória e teve de se esforçar bastante para conseguir sair do tropeço em que se encontram. O treinador tem recebido inúmeras críticas principalmente através das redes sociais.

A fim de ajudar a equipe e melhorar sua situação, Mancini aposta em Carlos Alberto, jogador que fez sua estreia diante do Grêmio e teve sua atuação elogiada por vários brasileiros. Todavia, o jogador deixou o campo se queixando de dores na perna direita. Com isso, ele foi examinado na tarde da quinta-feira. Porém, ele acredita que estará bom durante o jogo contra o rubro-negro baiano. Segundo ele, as dores são reflexo do tempo em que esteve parado e acredita não ser nada grave.

Contudo, para um bom desempenho no próximo jogo deverá haver uma melhor interação entre a equipe, para que haja a vitória e uma motivação a mais para os jogadores. Eles não podem deixar que a zona de rebaixamento mexa com o psicológico. Diante disso, é necessário que todos reajam e sigam adiante com mais garra que nos últimos jogos. Somente assim é possível vencer as próximas partidas e conseguir driblar as derrotas sofridas. Além disso, mais passes de bola juntamente com velocidade deverão ser adquiridos pelos jogadores.

Por Luciana Viturino

Botafogo e Gr?mio

Foto: Divulgação


Na sexta rodada do Campeonato Brasileiro 2014, Grêmio vence Botafogo, em Caxias do Sul, no gramado molhado de estádio Alfredo Jaconi. Com a vitória, gremistas lideram ao lado do Cruzeiro.

Cruzeiro e Grêmio têm igualdade no número de vitórias (primeiro critério de desempate), mas mineiros acarretam melhor saldo de gols (segundo critério de desempate). Botafogo permanece com quatro pontos, na décima sétima posição.

Gremistas começaram a partida com susto. Durante a primeira chance real, Zeballos abriu o placar em nome dos cariocas. No lance, Botafogo marcou depois de executar contra-ataque rápido e preciso.

Quando Botafogo abriu o placar ficou evidente que Grêmio teria que lutar ao extremo para conseguir virar a partida. E foi isso que aconteceu! De fato, gaúchos sofreram o impacto negativo de tomar gol em casa, mas em pouco tempo empataram com Rodriguinho, terminando o primeiro tempo com empate.

Depois de marcar gol inicial, Botafogo apenas explorou contra-ataque e dificultou ao máximo até o Grêmio conseguir empatar a partida. Ao começo do segundo tempo surgiu uma dúvida, será que cariocas permaneceriam atrás ou começariam a agredir o adversário em busca da vitória fora de casa.

Porém, o que aconteceu foi a certeza, ou seja, a pressão do Grêmio para ganhar em Caxias do Sul. No segundo período, Botafogo sofreu pressão implacável dos gaúchos e resistiu com força, até que Maxi Rodrigues resolveu demonstrar o seu alto valor internacional fazendo um golaço, após receber assistência do meia Zé Roberto. Gaúchos ganharam partida em casa contra cariocas!

Por Renato Duarte Plantier

Gr?mio

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA


O jogo entre Portuguesa x Grêmio ocorreu neste domingo às 17h (horário de Brasília), no Estádio Canindé, em São Paulo (SP). Foi o jogo menos importante desta última rodada da competição, haja vista que o Grêmio já está classificado entre os times do G4, e a Portuguesa não tem mais chances de cair para a série B. Por isso que neste jogo sequer houve gols. Acabou em zero a zero.

Melhores momentos de Portuguesa x Grêmio

Quem apitou Portuguesa x Grêmio foi o árbitro Emerson de Almeida Ferreira que foi auxiliado por Fábio Pereira e Marrubson Melo Freitas. Nome diferenciado, hein? “Marrubson”.

Portuguesa x Grêmio Jogo ao Vivo Brasileirão 2013 série A

Escalação da Portuguesa (Lusa)

Lauro; Luís Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Henrique, Moisés e Souza; Bruno Henrique e Gilberto.

Escalação do Grêmio

Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro, Zé Roberto e Vargas; Kleber e Barcos.


Grêmio x Goiás fazem jogo na noite deste domingo pela trigésima sétima (e penúltima) rodada do Campeonato Brasileiro da série A. Trata-se de um jogo bem importante para ambas as equipes, já que está em jogo a soma de 3 pontinhos que serão úteis na briga pelo G4.

Com 61 pontos, o Grêmio está a praticamente uma vitória que conseguir se manter no G4. Tendo 64 pontos, é praticamente certa a sua presença na Libertadores da América em 2014. A vantagem do Grêmio é estar jogando em casa, com o apoio irrestrito de sua torcida, dentro da Arena Grêmio.

O Goiás não está muito atrás não. Tem 59 pontos, e com uma vitória, ultrapassará o Grêmio da tabela de classificação. O destaque para o Goiás é que Walter retorna ao time, e poderá ser decisivo no jogo desta noite.

No Grêmio, o atacante e craque Kleber deve retornar ao time. Rhodolfo, recuperado de problemas físicos, retorna também ao grupo no jogo deste domingo, dia 01/12.

A partida começará 19h30, e será apitada pelo experiente árbitro paranaense Heber Roberto Lopes, com assistência dos bandeiras Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse.

Jogo Grêmio x Goiás ao vivo Série A Brasileirão 2013 37ª rodada

Escalação do Grêmio

Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Zé Roberto; Kleber, Barcos e Vargas.

Escalação do Goiás

Renan; Vítor, Valmir Lucas, Ernando e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Eduardo Sasha, Renan Oliveira e Hugo; Walter.


Renato Gaúcho está tranquilo quanto as opções para a escalação do time contra o Fluminense neste próximo domingo. Tirando Vargas e Matheus Biteco que foram expulsos no jogo contra o Criciuma. O comandante do Tricolor Gaúcho tem a disposição quase todos os jogadores do elenco.

Para a felicidade dos gremistas, o departamento médico do time permanece vazio visto que os dois que ainda estavam se recuperando foram liberados nesta quarta-feira, Werley e Souza.

O zagueiro Werley já tinha corrido na segunda-feira demonstrado boas condições para o treino e recuperação total da lesão nas costas, já o volante está reabilitado das dores no púbis e conseguiu treinar e se mover normalmente.

Com o esquema do time quase que totalmente armado, o técnico incluiu Kleber no lugar de Vargas e Adriano já poderá treinar.

No banco de reservas, os novos reforços recém-chegados no clube aguardarão sua chance de jogar e defender a camisa do time gremista. Os novos contratados são Rhodolfo e Cristian Riveros. Eles participaram do treino desta quarta-feira e o comandante Gaucho pode apreciar o jogo dos atletas.

O time que enfrentará o time carioca na próxima disputa ainda não foi anunciado.

Por Melina Menezes.


A cada ano Vanderlei Luxemburgo consegue se superar e coleciona fracassos e demissões vexatórias.

Este ano o time que demitiu o treinador foi o Grêmio de Porto Alegre, fato que já havia sido repetido por Palmeiras, Santos, Atlético Mineiro e Flamengo, isto só citando os últimos trabalhos do treinador.

Luxemburgo parece estar se especializando a criar bons trabalhos de curto prazo, assumindo times em situações complicadas, mas que não consegue dar continuidade ao trabalho e logo os resultados deixam de ser satisfatórios.

No seu último clube, o Grêmio de Porto Alegre, ele foi contratado no lugar de Caio Júnior, que vinha muito mal no comando da equipe. Logo que chegou ao Grêmio, Luxemburgo já tinha um grupo praticamente fechado para a temporada 2012 e estava desacreditado, mas com algumas poucas contratações conseguiu uma boa campanha, além de uma vaga na Pré-Libertadores.

Mas repetindo o que aconteceu em seus últimos trabalhos, logo Luxemburgo teve desavenças com dirigentes, sugeriu contratações caras e desnecessárias e começou a colecionar resultados negativos. Com isso, novamente foi demitido antes do final do contrato. Apesar disso, o técnico irá receber uma milionária multa rescisória. Grande negócio para o treinador, que acumula fracassos e rescisões.

Por José Alberi


Depois de demitir Vanderlei Luxemburgo, o Grêmio já conta com um novo treinador. Dois anos depois de deixar o clube, Renato Gaúcho retornará ao Olímpico. O primeiro fator que favoreceu o acerto com o treinador foi o bom relacionamento com o atual presidente Koff.

Quando Renato Gaúcho brilhava como jogador, o atual presidente gremista se encontrava em sua primeira gestão, o time do Sul conquistou a Taça Libertadores da América e o campeonato mundial. Visando repetir essa parceria de sucesso, ambos celaram um novo acordo em uma churrascaria.

Outro fator que pesou na contratação do novo treinador foi o fato de o mesmo se encontrar desempregado, diferentemente de Cristóvão Borges, outro treinador que era cotado para assumir o cargo, evitando assim que o clube gastasse dinheiro com uma eventual multa rescisória. Até porque o time deverá desembolsar milhões com Vanderlei Luxemburgo, haja vista que Luxa ainda tinha muito tempo de contrato.

O novo treinador terá um grande time ao seu dispor, já que terá nomes consagrados, como: Vargas, Elano, Zé Roberto, Barcos, Fernando e Dida. A diretoria gastou milhões para montar uma equipe competitiva, razão pela qual Renato Gaúcho terá pressão por bons resultados.

Até porque a falta de títulos foi o maior responsável pela queda de Luxemburgo, já que o aproveitamento do trenador não foi ruim, haja vista que conquistou mais vitórias do que derrotas.

Por Renan Valmeida do Nascimento


No Grêmio há 18 meses, Vanderlei Luxemburgo poderia se tornar o técnico com maior longevidade no comando do time gaúcho. Porém, esse recorde não foi quebrado. Na manhã de sábado, o técnico foi demitido, antes mesmo de seu contrato ser encerrado. No ano passado o contrato de Luxemburgo foi renovado, onde o técnico do Grêmio passaria a permanecer no clube por 2 anos e 10 meses, caso que não ocorreu.

Mesmo desse modo, Vanderlei fica atrás apenas de dois treinadores em tempo de permanência no cargo: Tite e Mano Menezes. O ex-técnico da seleção brasileira, Mano Menezes é o recordista dos últimos anos, pois permaneceu dois anos e sete meses no Olímpico. O fato ocorreu entre 2005 e 2007, sendo bicampeão gaúcho, campeão da Série B e vice da Libertadores.

Já o técnico Tite, trabalhou por dois anos e seis meses. Com um histórico surpreendente no Corinthians, Tite também teve suas conquistas no time gaúcho e permaneceu em Porto Alegre até 2003.

Segundo o site do Globo Esporte, Luxemburgo se despediu de Porto Alegre neste sábado deixando em seu histórico um aproveitamento de 64,8%, com 52 vitórias, 21 empates e 18 derrotas em 91 jogos.

Além disso, não conquistou, por sua vez, nenhum título ao longo dos 495 dias em que esteve no comando do Grêmio. Vanderlei Luxemburgo foi apresentado em 23 de fevereiro de 2012 e seu maior presente foi manter o terceiro lugar no Brasileirão, que lhe rendeu uma vaga na Libertadores da América.


O atacante chileno Eduardo Vargas está emprestado ao Grêmio, pelo Napoli, até o final de 2013, mas uma cláusula no contrato diz que o time italiano pode pedir a volta do jogador em qualquer momento, sem ter de pagar por isso alguma multa ou algo similar.

Ciente da cláusula contratual, o Grêmio espera ansiosamente o abrir e o fechar da próxima janela de transferências de jogadores europeus, mas segue confiante na permanência do atleta. No entanto, se depender das publicações da imprensa italiana, mais precisamente do jornal "II Secolo XIX", a história de Vargas no Grêmio pode chegar ao fim mais cedo do que se espera.

O periódico publicou que o Napoli teria o interesse em repassar Vargas ao Genoa, com o intuito de que o chileno adquira mais experiência internacional, especificamente no futebol italiano; a ideia teria partido de Rafa Benítez, novo treinador do Napoli, já que é um confesso admirador do chileno.

A diretoria do Grêmio, através de Marcos Chitolina, assessor de futebol, admitiu o receio em perder o jogador, mas afirmou que não foi comunicada de nada, reiterando que a princípio o atacante se reapresentará no Olímpico, no dia 21, juntamente com todo o restante do grupo.

Por Vinicius Cunha


Na tarde de quarta-feira, 22 de maio, o representante do atacante Kléber, jogador do Grêmio, esteve reunido com a diretoria do clube, e em pauta esteve a provável saída do atleta, que vem sendo pouco aproveitado pelo treinador Vanderlei Luxemburgo.

Três opções de saída foram cogitadas: rescisão do contrato, venda ou empréstimo a outro clube (é mais provável que a terceira seja mais fácil de ser concluída). Depois das contratações de Vargas e Barcos, o jogador vem sendo preterido. O iminente início do Brasileirão pode facilitar as coisas. Porém, não há fontes de possíveis times interessados.

A diretoria do clube, através do diretor executivo de futebol, Rui Costa, não confirma a especulação, no entanto não negou que Giuseppe Dioguardi, empresário de Kléber, esteve no Olímpico, afirmando que o encontro foi para debater outros assuntos.

O empresário Giuseppe adotou postura semelhante à de Rui Costa, não assumindo a possível saída de Kléber, que jogou apenas 12 vezes no ano, marcando dois gols. Além de não ser uma das primeiras opções de Luxemburgo, Kléber esteve boa parte do ano, inclusive a pré-temporada, em recuperação de uma cirurgia no tornozelo.

Por Vinicius Cunha


Mais uma vez na história, Luxemburgo foi eliminado da Copa Libertadores, desta vez no comando do Grêmio, que apesar de ter vencido a partida de ida das oitavas de final da competição, por 2 a 1, perdeu o jogo da volta por 1 a 0, para o Santa Fé da Colômbia, e deu adeus à Libertadores.

Antes da partida, o polêmico atacante do Santa Fé, Medina, afirmou que iria "comer" o Grêmio, e na prática foi justamente isso que aconteceu; o time brasileiro jogou mal, e apesar de ter passado o primeiro tempo sem tomar gol, só resistiu à pressão colombiana até aos 34 minutos do segundo tempo, quando Medina tabelou com Pérez, deixou dois zagueiros para trás e bateu sem chances para Dida, definindo o placar do jogo: 1 a 0 Santa Fé.

Dos gremistas, quem mais se destacou foi o goleiro Dida, que se não fosse o gol tomado, certamente sairia de campo como herói da partida, mas como o "se" nem sempre ajuda, sua atuação será pouco lembrada. Aos 47 minutos do segundo tempo o Grêmio teve a chance de empatar o jogo, porém o chileno Vargas, cara a cara com o gol, mandou a bola para fora.

Resta ao Grêmio, agora, a disputa do Brasileirão, com estreia marcada para o próximo dia 26, contra o Náutico; e a Copa do Brasil, competição que o tricolor Gaúcho já tem vaga garantida nas oitavas de final.

Por Vinicius Cunha


O Tribunal Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) suspendeu o técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo, por seis partidas por conta da confusão envolvendo a sua equipe e o Huachipato pelo último jogo da fase de grupos da Copa Libertadores. Luxa também terá de pagar uma multa no valor de US$ 25 mil.

Na ocasião, Luxa teria provocado a comissão técnica e os jogadores do Huachipato, o que teria causado uma briga generalizada. Irritados, os adversários partiram para cima do treinador e dos atletas gremistas, distribuindo socos e pontapés até serem contidos pela polícia. Por essa razão, muitos jogadores do Huachipato também foram punidos pelo Tribunal Disciplinar, embora já estejam eliminados da competição.

Além de Luxemburgo, o auxiliar técnico do Grêmio (Emerson da Rosa) foi suspenso por oito jogos e o zagueiro Douglas Grolli por outros cinco. Com isso, é provável que o auxiliar Roger Machado comande a equipe gaúcha no jogo contra o Santa Fé, na próxima quarta-feira, em jogo válido pelas oitavas de final da Libertadores.

Insatisfeito com a punição, o Grêmio entrará com uma representação à Conmebol pedindo absolvição da pena.

Por Júlio Abreu


Depois de confusão na última partida da primeira fase da Copa Libertadores, contra o Huachipato, no Chile; Grêmio, Vanderlei Luxemburgo e o zagueiro Douglas Grolli, estão sendo processados disciplinarmente pela Conmebol.

Na súmula da partida o árbitro não chegou a detalhar a confusão, porém depois que a entidade desportiva analisou fotos e vídeos do jogo, não teve dúvidas, e instaurou o procedimento contra as partes citadas.

Caso seja punida, a equipe gaúcha deverá pagar multa à entidade, a ser efetivada antes da primeira partida das oitavas de final da competição, contra o Independiente de Santa Fé, da Colômbia.

Já Vanderlei Luxemburgo e Grolli deverão ser suspensos de uma ou mais partidas da Libertadores, porém, antes de trânsito em julgado a equipe brasileira poderá fazer sua defesa.

A partida contra a equipe colombiana será disputada no Grêmio Arena, já que o Independiente foi primeiro de seu grupo e tem a vantagem de jogar a segunda partida do confronto em casa.

A confusão teve início logo no começo do jogo, quando os treinadores das equipes foram se cumprimentar e membros da comissão técnica chilena alegaram que o brasileiro desdenhou deles, fazendo com que jogadores de ambas as equipes também entrassem no tumulto.

Por Vinicius Cunha


O meia Elano, um dos principais jogadores do elenco do Grêmio, rompeu os ligamentos do joelho direito e com isso está fora dos gramados por pelo menos quatro semanas. Com a lesão, o jogador irá desfalcar o Grêmio na última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores e na reta final da Taça Farroupilha, o segundo turno do Campeonato Gaúcho.

No treino desta quinta-feira, Elano realizava normalmente as atividades físicas até que desabou em campo, assuntando os companheiros e os médicos do clube. O jogador foi encaminhado para um hospital próximo, onde realizou exames que diagnosticaram a lesão.

"O tratamento será todo feito na base de muita fisioterapia, além de anti-inflamatórios e analgésicos. A nossa expectativa é de que o tratamento dê certo para que ele volte no prazo estimado", afirmou Saul Berdichevski, médico do Grêmio. O departamento médico já iniciou o tratamento de recuperação fisioterápica.

No período em que Elano estiver fora, o Grêmio enfrentará pela Taça Farroupilha o Cerâmica e o Novo Hamburgo, além dos jogos da semifinal e final (caso se classifique). Nos jogos da equipe pela Copa Libertadores, Elano não poderá enfrentar o Huachipato e o Fluminense.

Por Júlio Abreu


O final de semana não começou bem para o Grêmio, pois Elano se machucou em um dos treinos e o DM do clube confirmou o rompimento do ligamento colateral do joelho direito e, assim, o atleta ficará afastado dos campos por aproximadamente 4 semanas.

Certamente, nas duas últimas partidas do Tricolor Gaúcho na Copa Libertadores, o meia-atacante Elano não estará presente, o que será uma grande baixa, ainda mais que o atleta vive boa fase e vem contribuindo com gols e assistências.

Mas nem só de notícias ruins foi a sexta-feira (05/04), pois Zé Roberto, que também estava sob suspeita de ter se lesionado no decorrer dos treinos, fez alguns exames e nada foi constatado.

O clube gaúcho é o terceiro colocado do grupo 8 da Libertadores e depende de bons resultados para conseguir a classificação às oitavas de final da competição sul-americana, pois tem seis pontos e está atrás de Fluminense e Huachipato do Chile, os quais têm sete pontos.

No Gaúchão, o Grêmio é o segundo colocado do grupo 1 e luta por uma das vagas para as quartas de final da Taça Farroupilha (2º turno do campeonato estadual).

Por Vinicius Cunha


O Grêmio estreou no segundo turno do Gaúchão e venceu o Lajeadense por 2 a 0, ambos gols sendo marcados pela meia atacante Zé Roberto, um deles, inclusive, ao estilo Messi, encobrindo o arqueiro. A partida ainda contou com a participação de Kleber, O Gladiador, que estava lesionado e voltou ao time.

Como não obteve êxito no 1º turno, o time de Porto Alegre precisará vencer o atual para poder disputar a final do Campeonato Gaúcho.

A próxima partida do tricolor, pelo Gaúchão, será na próxima quarta-feira, 20/03, quando visitará o Pelotas, na Boca do Lobo.

O time de Luxemburgo ainda vive altos e baixos na temporada, por exemplo na Libertadores, onde jogou quatro vezes e ganhou duas, perdendo as outras. Na competição sulamericana o clube está em segundo lugar do grupo, e receberá o Fluminense na próxima rodada, sendo o jogo questão de vida ou morte.

"Luxa" ainda não ganhou a Copa Libertadores, e a competição é o sonho de consumo tanto dele quanto dos torcedores, jogadores e diretoria do Grêmio.

Aos pouquinhos, a equipe vai dando liga, mas só o tempo mostrará onde os gremistas chegarão neste ano.

Por Vinicius Cunha


O Grêmio foi até a Venezuela para enfrentar o Caracas com a ideia de arrancar no mínimo um empate, porém, mesmo começando bem, sofreu a virada e o grupo 8 da Libertadores ficou embolado.

A partida poderia ter um resultado diferente para o tricolor gaúcho, pois além de ter marcado primeiro, com o meio armador Elano, errou muitos gols e acabou sendo castigado.

Os gols da equipe venezuelana foram marcados por Edder Farías e Ângelo Peña, num estádio com a presença de poucas pessoas, total de 7 mil aproximadamente, provavelmente em virtude da morte de Hugo Chávez.

O grupo 8 está aberto e depois do fim da 4ª rodada, todos os times têm chances de classificação, o líder é o Fluminense com 7 pontos; depois vem o Grêmio com 6; em terceiro o Caracas com os mesmos 6 pontos, mas com saldo menor do que a equipe gaúcha; e em último o Huachipato do Chile com 4 pontos.

Os 4 times que compõem o grupo farão mais duas partidas cada um, sendo uma em casa e outra fora. A próxima rodada terá Grêmio x Fluminense no Rio Grande do Sul, e Caracas x Huachipato na Venezuela. É um dos grupos mais equilibrados da competição e é complicado falar em favoritos para classificação, ainda mais devido às instabilidades dos times, inclusive dos brasileiros.

Por Vinicius Cunha


Nesta última terça-feira, 05/03, o Grêmio venceu o Caracas por 4 a 1, no estádio Grêmio Arena, assumindo a liderança da chave 8 da competição, porém, nem tudo são flores para o tricolor gaúcho.

Sua apaixonada torcida, durante comemorações dos gols marcados, acabou se extrapolando e veio a danificar o patrimônio do clube, mais precisamente 15 assentos.

Em jogo realizado pela Pré-Libertadores, em janeiro deste ano, contra a LDU, a torcida também exagerou nas comemorações e um incidente com vítimas não fatais acabou acontecendo (devido a comemoração do tipo "avalanche").

Na época, a Conmembol advertiu o clube sulista, caso ocorresse situação similar, poderia haver punições, mas o comportamento se repetiu e agora a diretoria teme "represálias" por parte da Confederação.

Nesta Libertadores, alguns clubes já foram punidos: o Corinthians, devido ao comprtamento de sua torcida na Bolívia, em que um adolescente boliviano veio a óbito, vítima de um sinalizador; e também o Vélez da Argentina, por cenas de violência que a torcida  hermana provocou em jogo realizado no Uruguai, contra o Peñarol. O clube brasileiro com punição cautelar de sessenta dias sem apoio da torcida em jogos sulamericanos; o argentino com a punição de um jogo com portões fechados e multa.

Oxalá as punições supracitadas surtam efeitos e nos estádios desapareçam cenas de vandalismo.

Por Vinicius Cunha


O Grêmio entrou em campo, na última terça-feira, 05/03, e venceu o Caracas da Venezuela por 4 a 1, assumindo a liderança da chave 8 da Copa Libertadores. A partida foi realizada na arena do clube, em Porto Alegre.

Foi a terceira partida do clube no campeonato; antes o time do "professor" Luxemburgo perdera em casa para o Huachipato do Chile e venceu o Fluminense, no Engenhão, por 3 a 0.

Os gols gremistas foram marcados por Werley, zagueiro artilheiro; pelo "pirata" Barcos; e pelo camisa 10 do time, Zé Roberto, destaque da partida e autor de dois gols. Para o caracas, marcou o gol o defensor Andrés Sânchez.

O estádio, apesar de não contar com um gramado a sua altura, contou com a presença de mais de 30 mil torcedores e estes apoiaram a equipe do início ao fim.

A equipe de Porto Alegre volta a enfrentar o mesmo Caracas pela próxima rodada da Libertadores, desta vez na Venezuela. A derrota do time venezuelano coincindiu com a data da morte de Hugo Chávez, vítima de câncer. Data para os torcedores da equipe vizinha do Brasil esquecer. Perda dupla, guardada às devidas proporções.

Por Vinicius Cunha


Em uma noite apoteótica na Copa Bridgestone Libertadores, o Grêmio venceu o Caracas, por 4 a 1, na Arena, e alcançou a liderança do Grupo 8.

Zé Roberto (duas vezes), Barcos e Werley marcaram os gols da equipe gremista. Andrés Sánchez descontou para os venezuelanos. Na próxima rodada, no dia 12 de março, o Tricolor enfrenta o mesmo adversário, só que desta vez fora de casa.

De volta ao seu estádio depois da derrota para o Huachipato na rodada de estreia, o Grêmio entrou em campo com o intuito de apagar a primeira impressão. Sob os olhares de um público de mais de 30 mil pessoas, o Tricolor logo aos 16 minutos de jogo mostrou que não estava para brincadeiras. Oportunista, Barcos aproveitou o rebote do goleiro Baroja e abriu o placar.

Aos 37 minutos, foi a vez de Werley deixar a sua marca. Zé Roberto cobrou escanteio e o jogador desviou, ampliando a vantagem do time gaúcho.

No início da etapa complementar, Barcos viu Zé Roberto em boa posição e lançou. Com muita habilidade, o jogador driblou o goleiro e marcou mais: 3 a 0.

Quando a vitória parecia estar sacramentada, Andrés Sanchez descontou para os venezuelanos. Mas aos 27, Zé Roberto aproveitou cruzamento de Pará e fechou o placar.

Por Julio Abreu


Pela segunda rodada da fase de classificação da Copa Libertadores da América 2013, o Grêmio irá receber o Caracas.

No grupo do Tricolor Gaúcho, todos os times possuem 3 pontos. Desta forma, a vitória é de extrema importância devido à grande competitividade das equipes.

O jogo será realizado na Arena do Grêmio, estádio em que recentemente houve um acidente devido à avalanche gremista. A partida acontecerá no dia 5 de março, às 21:30.

Provavelmente o Grêmio jogará com a seguinte escalação: Dida; Pará, Werley, Cris e André Santos; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Vargas e Barcos.

Jogador recentemente contratado após polêmica com o São Paulo, Eduardo Vargas tem sido o destaque da equipe tricolor nos últimos jogos. Com força física, bom passe e arremate, o atleta protagoniza as melhores jogadas do ataque tricolor.

Outra contratação de peso foi Barcos, que veio do Palmeiras e já demonstrou grande vontade de ser titular e vencer a Libertadores da América.

O grupo do Grêmio, além do Caracas, tem o Fluminense e o Huachipato, que fizeram boas partidas na fase de classificação.

Por Marcelo Araújo


Em uma partida com dois tempos distintos, Juventude e Grêmio se enfrentaram nesse sábado, pelo Campeonato Gaúcho.

Duas equipes com focos diferentes. O Juventude foca somente o Gauchão enquanto o Grêmio tem os olhos voltados para a principal competição da Américas, a Taça Libertadores. E foi nesse cenário que os dois times entraram em campo. O Juventude, com a equipe completa, foi para cima do Tricolor, que visando a competição continental, entrou com a escalação recheada por reservas. E isso refletiu na primeira etapa: um jogo morno, sem grandes emoções.

Com a equipe verde sempre atacando, um lance de perigo da mesma não demorou a sair: logo aos 2 minutos, após um cruzamento de Robinho, o atacante Rogerinho raspou a cabeça na bola e mandou-a para fora. O Grêmio, preso na marcação do Juventude, pouco criou e não efetivou nenhuma jogada de perigo. O primeiro tempo acabou com o placar zerado dos dois lados.

Na volta do intervalo, quem tirou o grito da torcida, foi o Grêmio. Após bom cruzamento de Tony, Mamute desviou a bola para dentro do gol: 1×0 para o Grêmio.

Após o gol, o jogo ficou bonito de se ver. O Juventude partiu para cima da equipe gremista, em busca do empate. E foi com persistência que os donos do campo conseguiram achar o gol: Zulu cobrou a penalidade, igualando o placar: 1×1.

Zulu. O nome da partida deu números finais fazendo, após 2 minutos, o gol da virada: 2×1 Juventude

Com o resultado, o Juventude assumiu a segunda colocação do Grupo B, enquanto o Grêmio estacionou na quarta colocação do Grupo A.

Por Renato Benevenuto


Foi inaugurado neste sábado em Porto Alegre a nova Arena do Grêmio. O torcedor gremista está feliz da vida com seu novo estádio, que não perde nada para os estádios europeus. Com quase 60.000 torcedores, o time do Grémio inaugurou seu novo estádio jogando contra a equipe do Hamburgo, da Alemanha. Os torcedores gremistas reviveram o Mundial de 1983, uma das maiores conquistas do time.

E assim como no Mundial de 83, o Grêmio inaugurou o seu estádio com vitória de 2×1 em cima do Hamburgo. O primeiro gol da Arena do Grêmio foi marcado aos 9 minutos do primeiro tempo, em uma cabeçada de André Lima.

O time alemão chegou ao empate no segundo tempo com um gol de Westermann. Faltando 3 minutos para o encerramento da partida, o jogador Marcelo Moreno marcou de perna esquerda para delírio da torcida.

Mas nem tudo é perfeito! Ficou claro que a nova Arena do Grêmio não está totalmente pronta. O torcedor teve dificuldades para chegar ao local devido às obras viárias que ainda não acabaram. Além disso, ficou nítido que a grama precisa de maiores cuidados e reparos.

Apesar das falhas citadas acima, a Arena do Grêmio segue os padrões da Fifa e o estádio pode ser considerado como um dos melhores do mundo.

Por Viviane Nascimento


O Grêmio realizou neste último sábado, dia 08 de dezembro de 2012, a inauguração do novo estádio Arena em um jogo festivo contra o Hamburgo.

Para esta ocasião o time do sul usou uma camisa especial com detalhes em dourado nos nomes e números dos atletas.

Além disso, a nova camisa possui no peito a logomarca da OAS (empresa parceira na construção do estádio) e da Arena.

A festa de inauguração contou além do jogo com shows e apresentações teatrais.

A nova camisa do Grêmio poderá ser comprada pelos seus torcedores por valores entre R$190,00 e R$200,00.

Por Ana Camila Neves Morais


O Grêmio, um dos grandes favoritos à conquista da Copa Sul-Americana, foi eliminado na noite dessa quinta-feira pelo Milionários, em partida realizada na Colômbia.

Sentindo os efeitos da altitude colombiana, o time gremista iniciou a partida pressionando o time da casa, em busca de um gol que daria mais tranquilidade a equipe que já havia vencido por 1×0 na partida de ida, realizada em Porto Alegre. A pressão funcionou e o tricolor gaúcho abriu o placar aos 12 minutos com o zagueiro Werley, que aproveitou o erro do goleiro da equipe mandante e mandou para o fundo das redes.

Depois do gol gremista, a equipe colombiana passou a pressionar o tricolor. Após o primeiro tempo terminar com a vantagem do time brasileiro, no segundo tempo a história foi bem diferente. O Milionários foi com tudo para cima de seu oponente, chegando ao gol de empate aos 15 minutos, após boa jogada de Rentería, que driblou a defesa gremista achando Cosme, que finalizou sem dar chances de defesa ao goleiro Marcelo Grohe. 

Após sofrer o gol de empate, o Grêmio começou a administrar o resultado, deixando o time da casa longe de sua meta. Porém, na primeira chance que teve, o Milionários conseguiu a virada: Cosme cruzou na medida para Rentería, que acertou o cabeceio no canto do gol gremista, aos 35 minutos, deixando seu time vivo na competição.

O time gaúcho ainda se classificava, até que, aos 46 minutos, Martínez foi derrubado na área por Werley. Pênalti marcado pela arbitragem! Rentería cobrou no ângulo, sem dar chances para a defesa do goleiro Marcelo Grohe.

Final de partida. O Grêmio acabara de ser eliminado. Festa para o time da casa que foi em êxtase comemorar com sua torcida, enquanto a equipe do Grêmio foi protestar com o trio de arbitragem, iniciando uma grande confusão. É o fim do sonho do Grêmio.

Por Renato Benevenuto


Pela trigésima sexta rodada do Campeonato Brasileiro 2012, a Portuguesa recebe o Grêmio no estádio do Canindé, às 19h30, do dia 18 de novembro. Este jogo será importante para duas partes da tabela, o G4 e o Z4.

Presente no primeiro grupo, o tricolor gaúcho precisa de uma vitória fora de casa para manter a regularidade e terminar o torneio na segunda posição, garantindo uma melhor posição na Copa Libertadores da América de 2013.

Para ganhar da Portuguesa no Canindé, o clube gaúcho conta com os gols do artilheiro Marcelo Moreno, que já marcou 10 gols e é o artilheiro da equipe na competição, além de ter garantido a vitória contra o São Paulo na última rodada. O tricolor gaúcho apresenta 66 pontos em 35 jogos, com aproveitamento de 62,9%.

A Portuguesa de Desportos, com 40 pontos em 35 rodadas e aproveitamento de 38,1%, não apresentou boa campanha no segundo turno, aproximando-se da zona de rebaixamento. Para se distanciar do Z4, a equipe paulista precisa vencer os últimos jogos, mas ainda depende apenas de seus resultados. O artilheiro do clube na competição é Bruno Mineiro, que maçou 14 vezes até a última rodada.

Por Marcelo Araújo


Jogando em meio a um público próximo dos 46 mil expectadores, Grêmio e São Paulo fizeram um grande duelo em busca de uma vaga na competição mais importante da América do Sul.

Com um grande duelo, o que chamou a atenção foi a súplica da torcida gremista pedindo a renovação do contrato de Vanderlei Luxemburgo, que negocia de forma complicada com o presidente eleito, Fábio Koff.

O primeiro tempo do jogo foi digno de um duelo entre duas excelentes equipes. Após um duelo ofensivo de ambos os times, quem abriu o placar foi Rogério Ceni, após um pênalti cometido por Saimon. Mas o Grêmio não se deixou abalar e foi para cima do adversário, mas em vão, já que o primeiro tempo terminou com a vantagem paulista.

E uma frase popular no futebol se fez verdadeira, quando dizem que banco de reservas também ganha jogo. André Lima, que saiu dos suplentes, empatou a partida aos 15 minutos do segundo tempo. Continuando na pressão, o Tricolor Gaúcho virou a batalha aos 39 minutos com Marcelo Moreno, fazendo a torcida gremista se esbaldar em felicidade. 

Com o resultado positivo, o Grêmio tem vaga confirmada na Libertadores, assumindo a vice- liderança. Já o São Paulo começa a sentir a pressão do Botafogo, que começa a reagir e consequentemente encostar.

Que final de campeonato!

Por Renato Benevenuto


Pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, o Grêmio recebe o São Paulo em jogo que pode complicar a situação do tricolor gaúcho no G4. No primeiro turno, o Imortal saiu com a vitória em pleno Morumbi. Para esta série de jogos, o time gaúcho tenta manter o bom aproveitamento em casa para se distanciar ainda mais do tricolor paulista, que o persegue de perto na zona de classificação para Libertadores da América de 2013.

Pelo lado do São Paulo, a expectativa é diminuir o número de pontos em relação ao Grêmio. As duas equipes estão participando da Copa Sul-Americana e o confronto promete muita garra e determinação para os dois lados. O Soberano conta com a velocidade de Lucas, o oportunismo de Luís Fabiano e as defesas de Rogério Ceni.

O Grêmio ocupa a terceira posição do torneio nacional, com 63 pontos marcados em 34 jogos e um aproveitamento de 61,8%. Na sequência, aparece o São Paulo com 59 pontos marcados em 34 jogos e demonstrando um aproveitamento de 57,8%.

O jogo será realizado no estádio Olímpico, dia 11 de novembro, às 17:00. A partida é de extrema importância para a definição das vagas no G4.

Por Marcelo Araújo


Bastante satisfeito com a classificação  para as quartas de final da Copa Sul-Americana, conquistada com a vitória por 2 a 1 sobre o Barcelona do Equador, o técnico Luxemburgo demonstrou bom humor na entrevista coletiva nos vestiários do Estádio Olímpico e elogiou o trabalho realizado  em parceria com dirigentes e jogadores do Grêmio.

Sem previsão de renovação de seu contrato para 2013, após a eleição de Fábio Koff para a presidência do time, o treinador falou sobre as possibilidades de deixar o clube em dezembro com a conquista da competição continental. Contudo, preferiu exaltar o projeto feito nesta temporada.

“A Sul-Americana é uma possibilidade muito legal para ganhar um título, mas o futebol não é uma ciência exata. Você não ganha nada no futebol se não fizer planejamento. Se o Grêmio dispensar todo mundo no final do ano e comprar outros 20, vai voltar a capengar. Futebol é planejamento”, afirmou Luxemburgo.

Diante das incertezas, o técnico espera que, ao menos, o projeto tenha continuidade. “Mostrei minha proposta: criar, junto com a diretoria, uma base sólida. Criar um time técnico e guerreiro, que atraia o torcedor e recupere a autoestima dele. O adversário tem que saber que vamos fora de casa para ganhar. Quem estiver aqui no ano que vem vai colher esses frutos, pois a base está implantada”, destacou.

Segundo Luxa, a boa fase gremista é fruto de uma boa conexão com os jogadores e o respeito às qualidades de cada um deles.

Por A.V.S


Em cinco jogos, três empates, uma vitória e uma derrota. Apenas seis pontos de 15 possíveis. Este retrospecto é que o Grêmio busca mudar neste sábado, 06/10, na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O time do técnico Vanderlei Luxemburgo recebe o Cruzeiro e quer retomar as vitórias na competição para continuar na briga pelo título. Hoje, a distância para o líder Fluminense é de 10 pontos.

Na última rodada, os gremistas tinham tudo para sair com a vitória, mas foram surpreendidos pelo zagueiro do Santos, Bruno Rodrigo, que aproveitou bola alçada na área para empatar a partida que parecia ganha. Os gremistas jogaram boa parte da partida com um homem a mais, em pleno estádio Olímpico. Neste sábado, o estádio gremista volta a ser o palco do terceiro colocado do Brasileirão.

O time busca reencontrar as vitórias. Nas últimas três rodadas, foram três empates, o que tem complicado o objetivo de lutar pela liderança.

Do outro lado, o adversário deste sábado está em uma má fase há muito tempo. O Cruzeiro não vence desde a 21ª rodada, quando passou pelo Náutico. De lá para cá foram dois empates e quatro derrotas, estagnando o time na nona posição com 36 pontos.

No primeiro turno, em partida disputada no estádio Independência, o Grêmio levou a melhor. Venceu por 3 a 1, em plena casa da Rapoza.

Por Paulo B.


O Grêmio, equipe que está na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, recebe neste domingo (dia 30 de setembro) o Santos pela vigésima sétima rodada do torneio.

O time gaúcho comandado por Vanderlei Luxemburgo continua na luta para levantar a taça da competição nacional. Para isso, precisa de três pontos dentro de casa. A meta é continuar perseguindo de perto do Atlético Mineiro, segundo colocado. O tricolor gaúcho apresenta uma campanha com 62,8% de aproveitamento, contando com 49 pontos nas 26 rodadas que participou. O principal artilheiro da equipe na competição é Marcelo Moreno, autor de 8 gols até agora. Na última série de jogos, o time dos pampas empatou com o Galo fora de casa (0x0).

Com uma campanha decepcionante no Campeonato Brasileiro, o time do Santos encontra-se em posição delicada. Apesar de estar longe da zona de rebaixamento, sofre cobranças da diretoria e dos torcedores. Liderando a equipe está o técnico Muricy Ramalho, que apesar de 2 títulos conquistados pelo clube, precisa de uma boa série de vitórias para fazer o time ascender no Brasileirão. O Santos está na décima segunda posição, tem 33 pontos em 26 rodadas e apresenta campanha com 42,3% de aproveitamento.

O jogo será realizado no estádio Olímpico, às 18h30.

Por Marcelo Araújo


No jogo mais esperado da rodada, entre Atlético-MG e Grêmio, quem mais comemorou foi o Fluminense. Isso porque com o empate entre os dois, o time carioca vê os rivais mais distantes da liderança.

Com aproximadamente 20 mil pessoas apoiando, o Galo começou a partida indo para cima do Grêmio. Carlos César, Leandro Donizete e Guilherme fizeram o goleiro Marcelo Grohe trabalhar. O Grêmio só foi aparecer no ataque aos 20 minutos, quando Werley cabeceou e Victor, encontrando seu ex-clube, fez uma defesa segura. 3 minutos depois, o Atlético levantou a torcida. Carlos César arriscou um chute e acertou o travessão do gol gremista. O jogo caiu de ritmo e só voltou a esquentar aos 41 minutos. Dessa vez, foi o Grêmio que acertou o travessão com Elano. No rebote, Souza ainda teve a oportunidade de marcar, mas acabou desperdiçando, deixando o placar como começou.

Sem querer perder para não ver o Fluminense disparar, nenhum dos times se arriscava no ataque no segundo tempo. Bem truncado, as chances de gols demoraram a aparecer. Na melhor delas, Marcelo Moreno perdeu um gol incrível para o Grêmio. Pouco tempo depois, Kleber foi quem tentou, mas finalizou por cima. O Atlético, que não conseguia entrar na área do adversário na segunda etapa, tentou ganhar mais velocidade com a entrada de Neto Berola, mas a tática não surtiu muito efeito e nenhuma chance mais foi criada, deixando o placar igualado da forma como começou.

O resultado acabou sendo ruim para os dois times. O Galo fica com 52 pontos, 4 atrás do Fluminense, na 2ª posição. Vale lembrar que o time mineiro ainda possui um jogo a menos. O Grêmio fica com 49 pontos, logo atrás do próprio Atlético Mineiro.

Por Augusto Cesar


Há 14 anos sem um importante título internacional, o Grêmio joga suas fichas na Copa Sulamericana para retomar a fama de time copeiro. Nesta quarta-feira, 26/09, a equipe de Vanderlei Luxemburgo encara o Barcelona do Equador, pelas oitavas de final da competição.

Em 1996, a equipe comandada por Luis Felipe Scolari vencia a segunda Libertadores de sua história e, ainda naquele ano, a Recopa Sulamericana. De lá para cá, o time conquistou apenas torneios amistosos como o Troféu Fronteira da Paz, no Uruguai, e a Taça Hang Ching, na China.

Em 2007, os gaúchos quase voltaram a vencer a América, mas o time caiu diante do Boca Juniors, em partida de grande destaque de Riquelme.

Porém, a torcida tricolor voltou a se animar com o time, que está entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, com chances de disputar o título. No entanto, no último fim de semana, o time empatou com o vice líder, Atlético Mineiro, em 0 a 0.

Nesta quarta-feira, o time não terá Zé Roberto , que se machucou no domingo, e Gilberto Silva, poupado por desgaste físico.

Caso passe pelo Barcelona, o Grêmio enfrentará Palmeiras ou Milionários da Colômbia, pelas quartas de final.

Por Paulo B.


O Atlético-MG irá enfrentar o Grêmio no próximo domingo, dia 23 de setembro, às 18:30. A partida, que acontecerá no estádio Independência, será válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012.

Este é considerado como o principal confronto da rodada, já que as duas equipes tentar conquistar a liderança da competição.

Notícias do Galo:

Apesar de não ter conseguido segurar a pressão do Náutico, no estádio dos Aflitos, o técnico Cuca se sente confiante para vencer a disputa da partida jogada dentro de casa. O Galo está invicto em Minas Gerais há diversas rodadas. Porém, o sinal de alerta está ligado, visto que na partida de Recife aconteceu a pior partida do ano da equipe, segundo palavras de Cuca.  

Notícias do Tricolor Gaúcho:

Os gremistas estão embalados após o empate conquistado contra o Flamengo, pela 25ª rodada. Ficando cada vez mais isolado na terceira posição, a equipe gaúcha está encaminhando a sua classificação para a Copa Libertadores da América 2013.

Entre 1959 e 2012 (período do Brasileirão Unificado), as duas equipes se enfrentaram 49 vezes, com 15 empates, 17 vitórias para o Atlético-MG e 17 vitórias ao Grêmio.

Por Renato Duarte Plantier


O vice-líder do Campeonato Brasileiro de 2012 enfrenta o terceiro colocado em um jogo que é considerado um confronto direto pelo título do torneio.

Os dois clubes, Atlético Mineiro (2º), e Grêmio (3º), têm chances de levantar a taça da competição nacional e vão para o jogo com força total.

O Galo tem 51 pontos acumulados em 24 jogos e apresenta 70,8% de aproveitamento. Desta forma, precisa dos três pontos para continuar encostado no Fluminense, que é o líder. O clube mineiro vem de derrota fora de casa contra o Náutico pelo placar de 1 a 0.

Para se reabilitar, o Galo conta a o apoio de sua torcida e tem como principais apostas o jogador pentacampeão Ronaldinho Gaúcho e os artilheiros do time na competição, Bernard e Danilinho, ambos com seis gols marcados no torneio.

O tricolor gaúcho vem de empate contra o Flamengo na última rodada, em que perdeu a chance de subir ao G4. O Imortal vem fazendo grande Campeonato sobre mando do técnico Vanderlei Luxemburgo e acumulou 48 pontos em 25 séries de jogos, chegando a um aproveitamento de 64%. O artilheiro da equipe do sul é Marcelo Moreno e as principais jogadas vêm saindo dos pés de Elano, que voltou a jogar o futebol dos bons tempos de Santos.

O jogo será realizado no dia 23 de setembro de 2012, às 18h30, no estádio Independência.

Por Marcelo Araújo


Dois times de muita tradição entram em campo no início da noite deste domingo. Flamengo e Grêmio se enfrentam pela 25ª rodada, relembrando grandes embates do passado.

Diferentemente dos tempos de glória, nesta temporada o Flamengo enfrenta muitas dificuldades. Com uma campanha ruim no campeonato, a preocupação já é contra o rebaixamento. Para fugir disso, o técnico Dorival Júnior vai fazer mudanças em seu time. Vagner Love ganhará Liédson como seu companheiro de ataque. Léo Moura, lateral de origem, ocupa uma vaga no meio campo, juntamente com o jovem Luiz Antônio. Renato, machucado, continua fazendo grande falta para o esquema de Dorival.

Por sua vez, o Grêmio apresenta boa campanha. Terceiro colocado e na briga pelo título, o time gaúcho terá poucos desfalques para o confronto. Dos jogadores que já vinham jogando, apenas Fernando (suspenso) não jogará. Sendo assim, Vanderlei Luxemburgo mais uma vez apostará na dupla Kleber/Marcelo Moreno, que vem dando certo na temporada. No meio, Elano e Zé Roberto continuam sendo os maestros da equipe e prontos para mais uma vez fazer o Grêmio sair com a vitória.

O jogo acontece no Rio de Janeiro, às 18h30, e será arbitrado por Ricardo Marques Ribeiro.

Por Augusto Cesar


Jogando em seus domínios, o Grêmio entrou em campo contra o Náutico para se reencontrar com a vitória. Contando com força máxima, o time gaúcho não encontrou muitas dificuldades e conseguiu superar a equipe pernambucana.

Demorou muito tempo para acontecer a primeira chance da partida. Sem apresentar criatividade, nenhum dos times chegou com perigo no ataque na primeira meia hora de jogo. Foi somente aos 32 minutos que o Grêmio levantou sua torcida. Em cobrança de falta de Elano, Souza conseguiu o cabeceamento e mandou no travessão do goleiro Gideão.

Tentando pressionar um pouco mais, o time gaúcho chegou novamente em chute de Fernando, mas a bola foi pra fora. O Náutico conseguiu chegar no último lance do primeiro tempo. Patric saiu do campo de defesa, invadiu a área gremista e chutou, mas a bola acabou passando ao lado da baliza, deixando o placar do jeito que havia começado.

Com as entradas no segundo tempo de Marco Antônio e Leandro, o Grêmio veio a campo mais agressivo. E a dupla acabou sendo a solução. Aos 3 minutos, Leandro teve a sua primeira chance, mas finalizou ao lado da trave. Alguns minutos depois, Marco Antônio acertou bonito chute, de muito longe, e abriu o placar para o time da casa.

Com a superioridade no placar, o Grêmio não mostrava mais nenhuma pressa. Mesmo assim, o Náutico não apresentava reação e era o time gaúcho que continuava a ter chances. Léo Gago, Pará e Elano obrigaram Gideão a salvar o Timbu. No fim do jogo, o Grêmio ainda ampliou o placar. Kleber recebeu, girou e mandou para o gol, dando números finais a partida.

Com a vitória, o Grêmio chega a 47 pontos e se mantém firme na 3ª posição. O Náutico permanece com 28 pontos, ficando na 14ª colocação.

Por Augusto Cesar


Após cinco rodadas sem saber o quão amargo era o gosto da derrota, o Grêmio voltou a flertar com o revés diante do Corinthians. O 3 a 1 sofrido acabou com a possibilidade de o time terminar o sábado na liderança do Campeonato Brasileiro. Continuando com seus 44 pontos, agora restará torcer por tropeços dos rivais que seguem a sua frente: Atlético-MG (45) e Fluminense (47).

Contra o Corinthians, a ducha de água fria veio logo nos primeiros minutos de jogo. Logo aos 5, Ralf deixou a sua marca pela primeira vez na competição. Já aos 10, foi a vez de o volante Guilherme carimbar a meta do goleiro Marcelo Grohe.

Com o placar adverso de dois gols de diferença, restou ao Grêmio ao menos descontar a fatura. Objetivo conseguido apenas aos 12 minutos do segundo tempo. Leandro, que substituiu André Lima, foi o autor do tento. Apesar de tentar pressionar o Timão, o Grêmio só assustou realmente nas jogadas de bola parada, seja escanteios ou faltas, através de Elano e Zé Roberto. Muito pouco para o time que ocupa a terceira colocação no torneio.

No fim, o gol de Giovanni deu números finais ao confronto. Kleber, o Gladiador, até que tentou diversas investidas pelas pontas. Fora visto correndo pela direita, pela esquerda e se aproximando dos armadores no meio-campo. Mas não esteve em um dia inspirado. No final da partida, lamentou o resultado. Autor de, até agora, quatro gols na competição, o jogador analisou o desfecho infeliz da noite.

"Não deu tempo para estudar o Corinthians. Tomamos dois gols e ficou difícil. Eles se fecharam e foi difícil de entrar. Diferença de dois gols é difícil de reverter. Não há anormalidade em perder para eles", salientou o craque, em entrevista ao Canal Premiere.

Por Thiago Viana


Um clássico do futebol nacional ocorre na vigésima terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2012. O Corinthians recebe o Grêmio na quarta rodada do returno, que mostra a equipe paulista e o clube gaúcho em posições bastante distintas.

O Grêmio, que vem de vitória em casa contra o Atlético-GO na última rodada, tenta roubar a primeira posição do Campeonato ou continuar mantendo seu bom posicionamento no G4. A equipe gaúcha apresenta uma das campanhas mais regulares do torneio e tem como principais armas os jogadores Marcelo Moreno, Elano, André Lima e Kleber.

O time de Parque São Jorge, que está longe das primeiras posições no torneio, tem poupado seus jogadores como forma de evitar contusões para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA, que ocorre no final deste ano. O Timão vem de derrota contra o Figueirense e ocupa uma posição intermediária na tabela, não corre riscos de cair, mas também está longe de brigar pelas primeiras posições. O clube alvinegro de São Paulo utiliza o torneio como uma forma de teste para enfrentar o poderoso Chelsea no final do ano.

O jogo entre Corinthians e Grêmio será realizado no estádio do Pacaembu, dia 8 de setembro às 21h.

Por Marcelo Araújo


Entre os dias 5 e 6 do mês de setembro, será realizada a vigésima segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Essa é a terceira rodada de jogos do returno e uma das partidas mais importantes ocorrerá entre o Grêmio e Atlético-GO. A posição das duas equipes na tabela reflete uma disputa acirrada tanto para os clubes do G4 quanto para os times que estão na zona de rebaixamento.

O Grêmio, time do técnico Vanderlei Luxemburgo, está em terceiro lugar na competição com 41 gols marcados em 21 jogos. A equipe gaúcha conta com os gols do jogador Marcelo Moreno, atacante que já balançou a rede por sete vezes na competição nacional.

Do outro lado da tabela está o Atlético-GO. O time de Goiás precisa dos três pontos para se aliviar no torneio. O clube apresenta uma campanha ruim com apenas 16 pontos nos 21 jogos que disputou e ocupa o décimo nono lugar na tabela de classificação. Para sair dessa situação, conta com os jogadores Ernandes e Patric, dois de seus principais integrantes.

O jogo ocorrerá no dia 5 de setembro, às 20h30, no estádio Olímpico.

Por Marcelo Araújo


O Atlético Goianiense sempre foi um adversário perigoso atuando em Porto Alegre, inclusive com eliminações na Copa do Brasil e Copa Sulamericana. Para este jogo, entretanto, a grande diferença de pontuação e distância dentro da tabela do Campeonato Brasileiro 2012 dá ao tricolor gaúcho um favoritismo enorme.

Apesar de não contar com a dupla de ataque titular, Kleber está suspenso pela expulsão contra o Palmeiras e Marcelo Moreno está convocado para jogar pela Bolívia, as entradas de André Lima e Leandro não devem diminuir o poder de fogo do ataque, afinal os reservas têm uma média de gols maior que os titulares. O retorno de Gilberto Silva e Elano deve melhorar o desempenho do time, que não contará ainda com Marquinhos, suspenso pelo terceiro amarelo.

Já o Atlético Goianiense vem com vários desfalques. Pituca está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e o lateral Marcos foi expulso na última partida. A vitória é fundamental, pois o time ocupa a 19ª colocação e um novo revés aumentará ainda mais a diferença para seus concorrentes diretos.

Um sucesso poderá garantir a liderança pela primeira vez neste Brasileirão ao Grêmio, mas para isso Fluminense e Galo não podem pontuar na rodada, ou seja, haverá Estádio Olímpico lotado e muita torcida contra cariocas e mineiros.

Por José Alberi


O Campeonato Brasileiro 2012 está em seu returno e a disputa entre as equipes está acirrada na parte de cima e na parte debaixo da tabela. Na próxima rodada, que ocorre entre os dias 1 e 2 de setembro, o Palmeiras enfrenta o Grêmio no estádio do Pacaembu, às 18h30 (dia 1).

A posição dos dois times na classificação do torneio reflete a forte disputa entre as equipes no G4 e na zona da degola. O Grêmio, que vem de vitória contra o Vasco na última rodada, pode chegar ao mesmo número de pontos do Fluminense, que ocupa a segunda posição. O tricolor gaúcho conta com os gols de Marcelo Moreno e com a raça do atacante Kleber, o gladiador. As baixas da equipe são: Elano (que apresenta lesão na coxa esquerda) e Leandro (suspenso).

O Palmeiras está na zona de rebaixamento e precisa da vitória para respirar no torneio. O time do técnico Felipão tem apenas 16 pontos e vem de derrota no clássico contra a Portuguesa. A equipe alviverde conta com o apoio de sua torcida no Pacaembu e o histórico recente de vitórias contra o Grêmio. Este ano, o Palmeiras eliminou a equipe gaúcha na Copa do Brasil, na semifinal da competição.

Por Marcelo Araújo


Grêmio e Vasco disputam, nessa quarta-feira (29 de agosto), a 1° rodada do returno do Brasileirão 2012.

O jogo é tratado como decisão para ambos os times, já que o gigante da colina está na 4° colocação, enquanto o tricolor gaúcho ocupa a 3°. Lembrando que o time de Porto Alegre assumiu essa posição na rodada passada, após vencer o rival Internacional pelo placar de 1 a 0. Já os cariocas perderam o clássico para o Fluminense por 2 a 1.

O técnico Cristóvão Borges terá problemas para o duelo, pois Juninho Pernambucano tomou o terceiro amarelo diante do Fluminense e está fora, o mesmo vale para Felipe Bastos. Éder Luís segue fora, sem prazo para retornar. Tenório que está aprimorando a forma física e poderá atuar apenas no 1º tempo do jogo. Sendo assim o ataque do Vasco deverá ser formado por Alecsandro e Willian Barbio. Há quem diga que Carlos Alberto será adiantado e Eduardo Costa preencherá o meio campo.

Do lado do Grêmio,  o técnico Wanderlei Luxemburgo ainda não confirmou o time que pega o Vasco, pois Elano foi vetado pelo departamento médico e Gibelto Silva, por sua vez, está suspenso. Portanto os dois são desfalques sérios para o jogo que será realizado no Olímpico, nesta quarta-feira (29/08), às 22h.

Por Gabriel Frigini Reis


Um Grenal jogado para menos de 20 mil pagantes é uma afronta à história do clássico e um grande desrespeito com os torcedores.

Como se não bastasse o público pequeno, nem a legislação vigente para jogos do Campeonato Brasileiro está sendo respeitada, pois a direção colorada não quer fornecer os 10% de direito do time visitante. Segundo o Internacional, não há possibilidade de fornecer mais que 750 ingressos para os torcedores tricolores.

O Beira Rio não consegue comportar mais público devido às reformas para a Copa do Mundo de 2014, mas mesmo assim, as direções poderiam chegar a uma decisão que não prejudicasse os torcedores, solução que não ocorreu para o primeiro Grenal.

Poderia ser a última oportunidade de jogar no Estádio Olímpico, já que o outro clássico será realizado já na nova Arena Tricolor, mas esta discussão nem foi levantada pelas direções.

Os dois clubes estão bem colocados no Campeonato Brasileiro, o Internacional está em 5° e o Grêmio em 4°, com 31 e 34 pontos, respectivamente. O equilíbrio também deve ser observado em campo, pois os times são equivalentes em quase todas as posições e o Grenal de número 393 deve ser de placar apertado e decidido em detalhes.

Por José Alberi


O Fluminense ainda deve atuações condizentes com seu elenco e todo o investimento feito para torná-lo em um dos melhores do Brasil.

Apesar das vitórias acontecerem, sempre são por placar apertado e a equipe não consegue demonstrar um futebol vistoso e ofensivo.

Contando no elenco com Fred, Thiago Neves, Deco, Wellington Nem, Rafael Sobis, Carlinhos, e entre outros no banco como Abel Braga, o Flu deveria jogar bem e conquistar vitorias de maneira mais fácil.

Atuando em casa ou fora, o que se vê é um time desorganizado, sem jogadas ensaiadas e a maioria dos gols sai de bola parada, alçada para a área e em falhas adversárias.

Mas a qualidade do elenco é tão grande que mesmo atuando de forma irregular e pouco convincente, as vitórias acontecem e a equipe se mantém firme na zona de classificação da Libertadores e correndo atrás do Galo mineiro, que ainda é líder isolado.

O próximo jogo do tricolor carioca é contra o Cruzeiro, em Minas Gerais, mas mesmo sofrendo um revés, continuará nas primeiras colocações. Afinal está com 35, 4 a mais que o Grêmio, que está em 4º.

Por José Alberi


O palco será o mesmo, as camisas também, mas de 1981 muita coisa mudou para o São Paulo e Grêmio.

Se em 1981 só o São Paulo era campeão brasileiro e o Grêmio conquistava o primeiro título nacional, hoje são multicampeões, um é tricampeão e o outro é bicampeão da Libertadores, isso só citando título continental.

Apesar dos títulos os times vêm de anos de jejum e de campanhas irregulares. Neste Brasileiro as campanhas são semelhantes e o jogo promete muita disputa e disposição, com obrigação de vitória para que não se distanciem do G4.

Os dois clubes caíram nas semifinais da Copa do Brasil, o São Paulo para o Coritba e o Grêmio para o Palmeiras, e disputam uma vaga no grupo de times que vão à Libertadores.

Ney Franco já conta com a participação efetiva de Rogério Ceni, mas a presença de Luis Fabiano ainda é dúvida, pois ainda tenta se recuperar de uma contusão muscular e nem enfrentou o Fluminense na rodada passada.

Wanderlei Luxemburgo deve contar com o grupo completo – levando em conta que Fábio Aurélio e Júlio Cesar não participaram de nenhum jogo do Brasileirão devido às suas contusões.

Jogo equilibrado e com resultado que deve ser muito apertado.

Por José Alberi


Um dos confrontos mais disputados desta 13ª rodada do Campeonato Brasileiro deve ser entre Coritiba e Grêmio, que será disputado no Couto Pereira, em Curitiba (PR)

Os dois times foram semifinalistas da Copa do Brasil, sendo que o Coritiba chegou à final enquanto o tricolor caiu diante do campeão Palmeiras.

Os dois times vêm de vitórias e devem mostrar muita disposição, apesar de estarem com objetivos distintos no momento, enquanto o Grêmio tenta encostar nos líderes e firmar sua condição de favorito ao título, o Coritiba tenta se recuperar, e nada melhor que uma vitória diante de sua torcida.

A presença de Robinho melhorou muito o poderio ofensivo do time paranaense, enquanto Kleber desfalca a equipe gaúcha.

Destaque negativo para o valor do ingresso: varia de R$ 95,00 a R$ 190,00. Menores, estudantes e idosos pagam meia-entrada. Se levarmos em conta o tempo de jogo, é mais de R$ 1,00 por minuto de futebol, um absurdo levando em conta o nível do futebol brasileiro e a média de renda do povo brasileiro.

O jogo deverá ser disputado com muito frio e chuva. E como inicia às 18h30 a previsão é de que termine com baixas temperaturas.

Favorito: Grêmio.

Destaque: Zé Roberto.

Pode desequilibrar: Émerson.

Por José Alberi


Nesta quinta-feira (21), vamos conhecer que será o outro finalista da Copa do Brasil 2012. Depois de o Coritiba ter se classificado com a vitória de 2 a 0 sobre o São Paulo, chegou a vez de Palmeiras e Grêmio duelarem por uma vaga na decisão do torneio nacional que dá uma vaga na Libertadores 2013.

Os dois se enfrentam na Arena Barueri, em Barueri, a partir das 21 horas (horário de Brasília). Na semana passada, o Palmeiras venceu fora de casa o Grêmio pelo placar de 2 a 0. Com isso, o Porco pode até perder de um gol de diferença que está classificado.

O tricolor gaúcho precisará de três gols para sair com a vaga na decisão. A situação do time de Luxemburgo fica mais complicada ainda caso tome um gol do Verdão, aí teria que fazer quatro gols para se classificar.

No time de Felipão, a dúvida ainda é se Valdivia entra como titular no jogo de logo mais. Ele sofreu um sequestro relâmpago recentemente e ainda se sente abalado. Se entrar no primeiro tempo, ele pega a vaga de Daniel Carvalho.

Quem desfalca o time é Luan, lesionado, deixando a vaga nas mãos de Maikon Leite ou Mazinho.

Já no Grêmio, mesmo com todas as adversidades do jogo, o time acredita que pode reverter a situação. Souza, que ficou de fora da última partida no Brasileirão contra o Náutico, agora volta contra o Palmeiras. A dupla do setor ofensivo, que será responsável pelos gols do Grêmio, será formada por Kleber e Marcelo Moreno.

Confira a Ficha Técnica de Palmeiras e Grêmio –


Em 8º lugar no Campeonato Brasileiro, o Flamengo terá a semana tranquila para se preparar para o próximo jogo do campeonato que ocorrerá contra o Grêmio, três posições acima, nesse domingo (24/06), às 16h00, no estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).

Fora da Libertadores e sem disputar a Copa do Brasil desse ano, o rubro-negro aposta todas as suas fichas no Brasileirão, único torneio que restou na temporada.

Com duas vitórias e três empates na competição, o time do técnico Joel Santana segue invicto no campeonato. Mesmo assim, as fracas atuações com vitórias magras têm causado irritação em boa parte da torcida.

Reflexo disso foram as vaias direcionadas aos jogadores Renato e Magal após mais um jogo fraco tecnicamente do rubro-negro contra a equipe reserva do Santos, no último domingo (17/06), no Engenhão.

Contando com todos os titulares em campo, o Flamengo bateu o Peixe com um simples 1 x 0, após marcação polêmica de um pênalti, convertido por Bottinelli. Muitos atribuem o mau momento vivido à saída conturbada de Ronaldinho Gaúcho do clube.

Para que o cenário na gávea mude, a torcida espera pela chegada de reforços. De acordo com o Diretor Executivo do clube carioca, Zinho, a diretoria estuda a contratação de até três reforços para compor o elenco.

A nação rubro-negra não aguenta mais. Por isso, espera ansiosa e quer que os bons ares voltem a soprar vermelho e preto.

Por Ramon Raleandro





CONTINUE NAVEGANDO: