Com a chegada do final do ano, começam a aparecer os destaques sobre diversos assuntos que repercutiram durante os meses. Para os amantes de futebol, um dos destaques mais esperados é a premiação do gol mais bonito do ano, chamado de Prêmio Puskas.

O ano de 2014 foi notável pela realização da Copa do Mundo de Futebol, que reuniu craques do mundo inteiro no Brasil. Não podendo ficar de fora, ente os dez finalistas do Puskas deste ano, três foram marcados durante a Copa e dois desses estão entre os três grandes finalistas.

A premiação do grande vencedor, assim como de outros prêmios do futebol, acontecerá no dia 12 de janeiro, no prêmio de gala da FIFA, que tem como maior intuito entregar a Bola de Ouro (premiação para o melhor jogador do ano) para um dos três finalistas: o argentino Lionel Messi, o alemão Manuel Neuer e o português Cristiano Ronaldo, vencedor da última edição.

Concorrendo ao Puskas e uma grande novidade na categoria, está a irlandesa Stephanie Roche, que marcou um belo gol durante uma partida da Liga Irlandesa Feminina. O gol só pôde concorrer porque o técnico do time adversário estava filmando a partida e capturou o momento em que a jogadora recebeu a bola, livrou-se da marcadora, dominou e bateu para marcar um golaço. O vídeo foi postado na internet e chamou a atenção de muita gente, até que foi indicado ao prêmio. Caso vença, Roche será a primeira mulher a ganhar o Puskas.

Concorrendo com a irlandesa, está o gol marcado pelo holandês Robin Van Persie, durante a partida contra a Espanha na fase de grupos da Copa do Mundo. O jogador recebeu um lançamento e deu um peixinho, cabeceando a bola sobre o goleiro Casillas, deixando o espanhol sem chances de defesa.

Para fechar o grupo, está o gol do artilheiro da Copa do Mundo de 2014, o colombiano James Rodríguez, marcado na partida de oitava de final contra o Uruguai. O artilheiro recebeu a bola fora da área, matou no peito e chutou forte conta o gol. A verdade é que os gols do colombiano e de Stephanie Roche foram bastante parecidos.

A votação acontece no site da FIFA e é possível assistir aos gols antes de votar pelos links: Stephanie Roche, Robin Van Persie e James Rodríguez.

Por Rannier Ferreira Mendes

Pr?mio Puskas

Foto: Divulgação


A FIFA liberou nesta terça-feira, dia 12 de novembro de 2014, a lista dos 10 gols que vão concorrer ao Prêmio Puskas 2014. O Puskas é organizado para premiar o gol mais bonito feito entre os meses de outubro do ano anterior e outubro do ano corrente. A votação é aberta ao público, que poderá dar sua opinião no site oficial da FIFA até 12 de janeiro de 2015, sendo realizada a entrega do prêmio ao goleador. A seguir está a lista dos indicados:

1) Camilo Sanvezzo: o jogador do Vancouver Whitecaps concorre a um gol marcado de voleio durante uma partida contra o Portland Timbers, após receber um cruzamento na área.  A partida era válida pela Major League Soccer, disputada dia 6 de outubro de 2013.

2) Zlatan Ibrahimovic: o vencedor do prêmio no ano passado e jogador do PSG marcou o gol contra o Bastia, em uma partida válida pelo Capeonato Francês,  em uma jogada que começou como brasileiro Lucas.  A partida ocorreu no dia 19 de outubro de 2013.

3) Stephanie Roche: a jogadora do Peamont United marcou contra o Wexford Youths em uma partida da Liga Feminina Irlandesa, realizada no dia 20 de outubro de 2013, demonstrando grande habilidade e equilíbrio com a bola na entrada da grande área.

4) Pajtim Kasami: marcou um belo gol contra o Crystal Palace, atuando pelo Fulham, em um jogo do Campeonato Inglês, matando a bola no peito e dando um chute certeiro com a perna direita.  A partida ocorreu no dia 21 de outubro de 2013.

5) Diego Costa: o brasileiro naturalizado espanhol marcou de bicicleta jogando pelo Atlético de Madrid, em uma partida válida pelo Campeonato Espanhol, contra o Getafe. O jogo foi disputado no dia 23 de novembro de 2013.

6) Marco Fabian: outro  brasileiro na lista, que atua no Cruz Azul, time que recentemente contratou Ronaldinho Gaúcho, marcou um gol de cobertura contra o Puebla, em um jogo pelo Campeonato Mexicano. A partida aconteceu no dia 15 de fevereiro de 2014.

7) Hisato Sato: em um jogo pelo Campeonato Japonês, o jogador do Sanfrecce Hiroshima marcou contra o Kawasaki Frontale,  no dia 8 de março de 2014. O japonês ajeitou a bola de fora da área e chutou sem deixar chances para o goleiro.

8) Robin van Persie: o jogador da Seleção Holandesa marcou contra a Espanha em uma partida da fase de grupos da Copa do Mundo realizada no Brasil. O jogo foi no dia 13 de junho de 2014 e o holandês fez o gol de peixinho sobre o goleiro Casillas.

9) Tim Cahill: durante outro jogo do mesmo grupo da Copa do Mundo, o australiano marcou contra a Holanda.  Ao receber a bola na entrada da área, ele chutou direto, encobrindo o goleiro holandês. A partida ocorreu no dia 18 de junho de 2014.

10) James Rodríguez: o artilheiro e destaque da Copa do Mundo no Brasil marcou um gol de bem longe, em jogo válido pela competição, atuando pela Seleção Colombiana, em um partida contra o Uruguai.  A partida ocorreu no dia 28 de junho de 2014.

Por Rannier 

Pr?mio Puskas 2014

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: