O argentino Messi negou envolvimento na negociação que trouxe o técnico Gerardo Martino para o time do Barcelona. Após o amistoso do Barça contra o Bayern o qual terminou em derrota para o time espanhol, o atleta foi questionado acerca de Martino, o jogador afirmou que ele nunca conheceu pessoalmente o treinador e disse que não tem que dar nenhuma explicação.

Diz que a decisão de contratar Martino foi do presidente do clube. Quando a dietoria pediu a sua opinião sobre o técnico ele apontou que era um bom treinador, mas diz que esta afirmação não influenciou a decisão dos dirigentes.

Gerardo Martino chegou ao Barcelona com contrato assinado por duas temporadas. O último time do treinador foi o Newell’s Old Boys. Ele se transforma no quarto técnico argentino da equipe inglesa, por ela já passaram Roque Olsen, César Luis Menotti e Helenio Herrera.

O treinador teve o apogeu da sua carreira de jogador no Newell’s, ele jogou como Professional entre os anos 80 e 90. Como treinador atuou pela Seleção Paraguaia entre 2006 e 2011, voltando ao time do coração, Newell’s em 2012.

Por Melina Menezes.


O novo técnico do Barcelona será um argentino. Gerardo Martino, de 50 anos, agora será o responsável por manter a equipe catalã no topo, entre as melhores do futebol mundial.

Martino, que havia negado o acerto com clube na noite anterior, foi declarado como novo comandante do super time na manhã de terça-feira (23/07). Assim ele se torna o 4° técnico argentino no comando do Barcelona, sendo que a última vez foi em 1984 com César Luiz Menotti, em uma equipe que contava com o fenomenal Maradona. O acordo entre as partes prevê um contrato com duração de dois anos.

O currículo que credencia o argentino ao comando da equipe catalã se baseia em duas campanhas específicas: Levar o Newell’s Old Boys às semifinais da Taça Libertadores deste ano e a campanha feita com o Paraguai na Copa do Mundo da África do Sul (perdeu nas quartas de final para a campeã, Espanha).

Martino chega à equipe para substituir Tito Vilanova, assistente do ex-técnico do Barça, Pepe Guardiola, que assumiu a equipe após a saída desse. Guardiola agora treina o Bayern de Munique, enquanto Vilanova teve que se retirar para o tratamento de um câncer.

Marcelo Bielsa é o treinador no qual Martino se apoia para articular sua equipe. O técnico foi treinado por Bielsa e tenta implementar muito do que aprendeu com seu ídolo pelos clubes que passa, o que não deve ser diferente no Barcelona.         

As principais conquistas de Gerardo Martino como treinador foram: 4 campeonatos paraguaios (sendo um com o Cerro Porteño e 3 com o Libertad), uma taça do campeonato argentino (conquistada neste ano com o Newell’s Old Boys) e também um vice-campeonato da Copa América (com o Paraguai, em 2011). 

Por Natália Mayrink De Lazzari





CONTINUE NAVEGANDO: