A campanha do Paraguai nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 não lembra, nem de longe, os feitos do país mais recentes, quando disputou os últimos quatro mundiais. Na atualidade a seleção é a última colocada dos países da América do Sul, de um total de 9.

Só durante as eliminatórias, o país demitiu o treinador três vezes; primeiro foi Gerardo Martino, depois Francisco Arce, e por último Gerardo Pelusso, que estava no comando desde julho de 2012, mas não resistiu ao revés contra o Chile, na última sexta-feira, por 2 a 1.

Apenas quatro seleções da América do Sul garantem vaga diretamente na próxima edição da Copa do Mundo, a ser disputada no Brasil, e quem ficar em quinto lugar disputa uma repescagem; atualmente as cinco primeiras seleções são as seguintes: Argentina, Equador, Colômbia, Chile e Venezuela.

Não é difícil explicar a má fase, e o que mais vem pesando é a reformulação do time, já que grandes jogadores envelheceram e não mais atuam com a camisa da seleção, e os jovens não tiveram muito tempo de se preparar, além da falta de entrosamento.

Por Vinicius Cunha


Após empatar em casa com a Finlândia, a Espanha visitou a França, no "Stade de France", e em respostas às críticas, venceu a seleção do craque Benzema por 1 a 0, gol de Pedro Rodríguez, e assumiu a ponta do grupo I.

Com a vitória, a seleção espanhola chegou aos doze pontos e agora depende apenas de si mesma para conseguir uma das vagas para a Copa de 2014. A Fúria, caso consiga a vaga, disputará pela primeira vez como atual campeã, já que venceu em 2010.

Antes da disputa do Mundial, a seleção comandada por Vicente del Bosque virá até o Brasil em junho, onde jogará a Copa das Confederações, como detentora do título da última Copa do Mundo.

Tanto a França quanto a Espanha, jogarão pelas Eliminatórias da Copa somente no mês de setembro, quando acontecerá a sexta rodada (de um total de oito), sendo os dois jogos fora de casa, com os espanhóis visitando a Geórgia e os franceses a Finlândia; o outro país da chave é Belarus.

As Eliminatórias para a Copa do Mundo 2014 será disputada até 15/10/2013, quando serão definidas as 13 seleções classificadas, que representarão o continente europeu.

Por Vinicius Cunha





CONTINUE NAVEGANDO: