O Campeonato Brasileiro está a uma rodada do fim, porém já possui os times que jogarão a Libertadores de 2015 já definidos. A única indefinição é qual será a ordem dos dois últimos lugares disponíveis, com as vagas pertencendo ao Corinthians e ao Internacional.

Mesmo sem os nomes de todos os times já definidos, será realizado nessa terça-feira, dia 2 de dezembro de 2014, às 22h (horário de Brasília), o sorteio dos grupos e dos confrontos da primeira fase da Copa Libertadores da América de 2015, pela Conmebol.

O Cruzeiro, já consagrado campeão do Brasileirão 2014, juntamente com o Atlético-MG, tem sua vaga garantida na fase de grupos da competição, inclusive são dois cabeças de chave. O São Paulo também possui sua vaga na fase de grupos garantida, porém entrará no pote 2 para o sorteio.

A indefinição do terceiro e quarto lugares interfere justamente em quem irá diretamente para a fase de grupos (entrando no pote 2 do sorteio juntamente com o São Paulo) e quem jogará a chamada Pré-Libertadores. O resultado será conhecido no sábado, dia 6 de dezembro de 2014, quando iniciará a última rodada do Brasileiro, justamente com os dois jogos dos times em questão.

Essas partidas foram adiantadas em um dia, já que a última rodada do Campeonato teria todos os jogos no mesmo horário. O Corinthians receberá o Criciúma, já rebaixado há algumas rodadas, na Arena Corinthians, às 16h30. O Internacional enfrentará o Figueirense, jogando fora de casa, no Estádio Orlando Scarpelli, no mesmo horário.

A primeira fase da competição (Pré-Libertadores) será disputada nos dias 4 e 11 de fevereiro. A fase de grupos em si terá jogos em 7 datas, nos dias 18 e 25 de fevereiro, 4 e 18 de março e 1, 15 e 22 de abril. Os confrontos das oitavas de final acontecerão nos dias 29 de abril e 6 e 13 de maio. As quartas serão disputadas nos dias 20 e 27 de maio.

Haverá uma pausa na competição, devido à realização da Copa América, então as semifinais acontecerão nos dias 15 e 22 de junho, depois os dois jogos da grande final serão nos dias 29 de julho e 5 de agosto.

Por Rannier Ferreira Mendes

Libertadores 2015


O Tribunal Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) suspendeu o técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo, por seis partidas por conta da confusão envolvendo a sua equipe e o Huachipato pelo último jogo da fase de grupos da Copa Libertadores. Luxa também terá de pagar uma multa no valor de US$ 25 mil.

Na ocasião, Luxa teria provocado a comissão técnica e os jogadores do Huachipato, o que teria causado uma briga generalizada. Irritados, os adversários partiram para cima do treinador e dos atletas gremistas, distribuindo socos e pontapés até serem contidos pela polícia. Por essa razão, muitos jogadores do Huachipato também foram punidos pelo Tribunal Disciplinar, embora já estejam eliminados da competição.

Além de Luxemburgo, o auxiliar técnico do Grêmio (Emerson da Rosa) foi suspenso por oito jogos e o zagueiro Douglas Grolli por outros cinco. Com isso, é provável que o auxiliar Roger Machado comande a equipe gaúcha no jogo contra o Santa Fé, na próxima quarta-feira, em jogo válido pelas oitavas de final da Libertadores.

Insatisfeito com a punição, o Grêmio entrará com uma representação à Conmebol pedindo absolvição da pena.

Por Júlio Abreu


Depois de confusão na última partida da primeira fase da Copa Libertadores, contra o Huachipato, no Chile; Grêmio, Vanderlei Luxemburgo e o zagueiro Douglas Grolli, estão sendo processados disciplinarmente pela Conmebol.

Na súmula da partida o árbitro não chegou a detalhar a confusão, porém depois que a entidade desportiva analisou fotos e vídeos do jogo, não teve dúvidas, e instaurou o procedimento contra as partes citadas.

Caso seja punida, a equipe gaúcha deverá pagar multa à entidade, a ser efetivada antes da primeira partida das oitavas de final da competição, contra o Independiente de Santa Fé, da Colômbia.

Já Vanderlei Luxemburgo e Grolli deverão ser suspensos de uma ou mais partidas da Libertadores, porém, antes de trânsito em julgado a equipe brasileira poderá fazer sua defesa.

A partida contra a equipe colombiana será disputada no Grêmio Arena, já que o Independiente foi primeiro de seu grupo e tem a vantagem de jogar a segunda partida do confronto em casa.

A confusão teve início logo no começo do jogo, quando os treinadores das equipes foram se cumprimentar e membros da comissão técnica chilena alegaram que o brasileiro desdenhou deles, fazendo com que jogadores de ambas as equipes também entrassem no tumulto.

Por Vinicius Cunha


Apesar de ter marcado gol contra o Bragantino na noite de sábado (23/03), Luís Fabiano não comemorou. Sequer saiu radiante do campo por se manter líder na competição estadual. O clube superou, em casa, seu adversário por 2 a 0, mas as comemorações ficaram de lado.

O grande motivo para a apatia de Luis Fabiano é a má fase do time na Copa Libertadores da América e a decisão da Conmebol, que o puniu com suspensão de quatro jogos após ser expulso da partida contra o Arsenal de Sarandí, realizada no dia 7 de março, que acabou empatada em 1 a 1.

A suspensão foi aplicada pelo fato de o jogador ter ofendido o árbitro da partida. Em entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo”, ele negou e disse que não merecia a condenação, apontando a punição como a responsável por sua tristeza no duelo contra o Bragantino.

Se no Paulistão a campanha do São Paulo é motivo de aplausos, o mesmo não se pode dizer da atuação na Libertadores. O empate e a derrota para o time argentino Arsenal de Sarandí complicaram a situação do clube paulistano, que tem remotas chances de se manter na competição.

Por Gabriel Perline





CONTINUE NAVEGANDO: