O Brasileirão 2013 está chegando ao seu final. Faltam somente 3 rodadas, e alguns times estão no desespero para não cair. Entre eles, podemos citar o Vasco, Fluminense, Coritiba, Bahia e Criciúma. No caso de Ponte Preta e Náutico, as chances já se esvaíram, e estão rebaixados para a série B em 2014. Há ainda 2 vagas, e quem tem até 45 pontos pode ser alvo da degola para o ano que vem.

Na casa dos 45 pontos estão Flamengo e Inter, que estão fazendo campanhas sinistras no Campeonato Brasileiro, e possuem 1% de chances para cada de cair. Com uma campanha tão ruim no Brasileirão, é até difícil de acreditar que o Flamengo está na final da Copa do Brasil. O Atlético Paranaense certamente chegou a final devido a seus méritos, já o Flamengo foi mais questão de sorte.

Continuemos… A Ponte Preta, em tese, tem 99% de chance de cair. Para nós, ela já está na segundona. Agora terá chance de conseguir pelo menos conquistar a Copa Sulamericana (se o São Paulo deixar). O que parece mesmo é que não terá sucesso nem mesmo nesta competição.

Falemos agora do Vasco. São 80% as chances do Vasco participar mais uma vez da série B em 2014. Por uma análise fria, diríamos que é um tanto quanto improvável escapar da degola. Com apenas 38 pontos, está a 3 pontos do Coritiba, que é o primeiro a encabeçar a zona de rebaixamento.

Por falar em Coritiba, vamos a ele. O time paranaense, que chegou a ser líder do campeonato, com belos jogos, agora está ameaçado de cair. O time do craque Alex pouco fez no segundo turno do Brasileirão, e é um candidato fortíssimo a cair. Possui nesse momento 50% de chances de ser rebaixado, porém, se considerarmos os próximos jogos do Coxa, não dá pro torcedor ter muitas esperanças. O Coritiba enfrentará o Internacional fora de casa, o Botafogo em casa e o São Paulo dentro do Morumbi. Missão quase impossível também, especialmente porque Botafogo está lutando para permanecer no G4.

O caso de Fluminense, Bahia e Criciúma é basicamente o mesmo. Analisando os jogos a seguir, notaremos que o Bahia tem um pouco mais de chances de cair (com 31%), porém, Fluminense (17%) e Criciúma (15%) também precisam ficar espertos.

Em resumo, pela nossa análise, os rebaixados serão exatamente os times que estão na zona de rebaixamento, ou seja: Náutico, Ponte Preta, Vasco e Coritiba.

Histórico da Zona de Rebaixamento

Infográfico: lancenet.com.br
Infográfico: lancenet.com.br

Depois de mais uma rodada do Brasileirão 2013, conheça as chances de seu time cair para a série B em 2013. Lógico que aqui não estamos falando de Cruzeiro (campeão), Atlético Paranaense, Grêmio, Botafogo, Goiás, entre outros, mas sim dos possíveis pertencentes ao “seleto” grupo que será enterrado para a segunda divisão no ano que vem.

Nesse grupo o Náutico já está presente faz algumas rodadas, porém, logo logo a Ponte Preta deve se juntar a esta turma que não tem apresentado um grande futebol. Além da Macaca, o Fluminense (campeão do Brasileirão 2012) e também o Criciúma (campeão catarinense) estão muito ameaçados pelo risco de cair. O Vasco, não por menos, também tem quase 50% de chances de conhecer as redes da série B.

Quem adentrou ao grupo dos que com certeza não vão cair é o São Paulo, que com 46 pontos, não será rebaixado.

Veja abaixo as chances de queda (os times não listados, não possuem mais nenhuma chance de cair):

chances-de-cair

Para encerrar o caso, creio que podemos dizer que:

  • Náutico já está rebaixado;
  • Ponte Preta fechará seu caixão em uma ou duas rodadas;
  • Um dos seguintes times serão os dois outros rebaixados: Bahia, Vasco, Criciúma ou Fluminense.

Triste é ver a situação de um clube, que ano passado foi campeão brasileiro, estar prestes a cair pra segundona. Um drama ridículo para o tricolor carioca. Seria a falta do artilheiro Fred? É bastante provável. Ele fazia toda diferença naquele time de 2012.





CONTINUE NAVEGANDO: