Confira aqui a tabela do Campeonato Brasileiro Série A 2017.

O futebol é o esporte favorito da maioria das pessoas, a cada jogo é uma emoção diferente e os brasileiros não fogem a essa regra. Devido a isto, um dos campeonatos de futebol mais disputados e assistidos no mundo é o Brasileirão. As equipes nacionais são reconhecidas mundo a fora e possuem um número grande de torcedores ao redor do mundo. E a cada início de temporada, a expectativa pelo começo dos jogos é ainda maior por parte dos times e principalmente por parte do público que sempre espera momentos inesquecíveis.

Criado há quase 60 anos com o nome de Taça Brasil. O Campeonato Brasileiro de Futebol passou por várias reformulações ao longo dos anos. Ele é divido em distintas séries, como a série “A”, “B”, “C”. Desde 2003, a competição é disputada no caráter de “Pontos Corridos” e com a participação de 20 agremiações representando os estados brasileiros. A cada edição a lista das equipes participantes corresponde aos times que assegurarem a permanência na Série A ao longo do campeonato do ano anterior.

A equipe que se sagra campeã do torneio é a que conseguir mais vitórias e consequentemente acumular mais pontos. Dessa forma, o torneio se torna um pouco mais longo e um dos fatores determinantes para a boa classificação de uma equipe é a sua regularidade.

Nesta edição de 2017, as bases de regras do Brasileirão continuam as mesmas. Os times duelam entre si em jogos de ida e volta. A competição vai iniciar no dia 13 de maio e o seu término vai acontecer em 03 de dezembro de 2017. A cada rodada são disputados 10 jogos e na primeira os confrontos são entre:

  • Fluminense (Rio de Janeiro) x Santos (São Paulo)
  • Flamengo (Rio de Janeiro) x Atlético Mineiro (Minas Gerais)
  • Palmeiras (São Paulo) x Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
  • Corinthians (São Paulo) x Chapecoense (Santa Catarina)
  • Cruzeiro (Minas Gerais) x São Paulo (São Paulo)
  • Coritiba (Paraná) x Atlético Goianiense (Goiás)
  • Grêmio (Rio Grande do Sul) x Botafogo (Rio de Janeiro)
  • Bahia (Bahia) x Atlético Paranaense (Paraná)
  • Ponte Preta (São Paulo) x Sport (Pernambuco)
  • Avaí (Santa Catarina) x Vitória (Bahia)

Esta primeira rodada um dos jogos mais aguardados é o confronto entre Flamengo e Atlético Mineiro, pois os dois times ao longo dos últimos anos vêm fazendo jogos memoráveis. Se você quer ficar mais por dentro da competição e quer saber os jogos das próximas rodadas, basta acessar este endereço: http://cdn.cbf.com.br/content/201702/20170220180721_0.pdf. Não deixe de conferir, os jogos do seu time de coração.

Isabela Castro


Santa Cruz e Botafogo se enfrentam pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2016.

Na noite desta quarta-feira (19/10/2016), mais precisamente às 21:45 (horário de Brasília), no Estádio do Arruda, o tricolor de Pernambuco continua a sua saga para evitar o iminente rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, contra o Botafogo, que vem embalado por quatro vitórias seguidas e briga para manter a vaga no grupo da Libertadores da América.

O clube da cobra coral soma 23 pontos , parece já ter jogado a toalha no campeonato e começou a planejar 2017, tanto que não vence uma partida a seis jogos. O clube pernambucano ocupa hoje a vice-lanterna no campeonato e tem a defesa mais vazada da competição, mas o discurso dos jogadores é honrar a camisa do Santa Cruz, enquanto o alvinegro carioca soma 50 pontos e ocupa a quinta colocação na tabela, tem a segunda melhor campanha do returno, perdendo apenas para o líder Palmeiras, muito graças ao técnico Jair Ventura e a entrega dos jogadores dentro das quatro linhas.

O Santa Cruz tem os desfalques de Edson Kolln, Tiago Costa, Pisano e Wellington Cézar.

Já o Botafogo tem como desfalques Airton, Diogo Barbosa, Luis Ricardo e Jefferson.

O Santa Cruz vem com Tiago Cardoso, Danilo Pires, Luan Peres, Danny Moraes e Allan; Uillian Corrêa, Derley (Jadson) e João Paulo; Arthur, Keno e Grafite. Técnico: Doriva.

Já o Botafogo vai escalado com Sidão, Alemão, Joel Carli, Emerson Santos e Victor Luiz; Dudu Cearense, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva e Camilo; Rodrigo Pimpão e Neilton (Sassá). Técnico: Jair Ventura.

O jogo terá como equipe de arbitragem o aspirante ao quadro da FIFA, Bráulio da Silva Machado (SC), auxiliado por Alex dos Santos (SC) e Neuza Ines Back (SC).

A venda de ingressos continua durante o dia de hoje e vai até o horário do jogo com o preço a partir de R$15,00. Os ingressos estão sendo vendidos nas bilheterias do Arruda e nas lojas Pequeno Torcedor (Recife, Guararapes, Riomar e Plaza), PE Retrô (Riomar, Boavista e Tacaruna) e no estande Ticket Folia.

Onde Assistir: Rede Globo e Premiere.

Acompanhe também: Rádio Globo/CBN, Transamérica e no site do Lance.

JEFFERSON BRANDAO DA COSTA SILVA


A Série A do Campeonato Brasileiro aproxima-se do fim e isso é motivo de festa para alguns e grande desespero para outros. Considerando isso, o Ministério Público fez pedidos à CBF com intuito de evitar conflitos entre torcidas.

Quem está no topo da tabela quer que as duas últimas rodadas acabem logo para garantirem suas vagas na Libertadores de 2015. Até a 36ª rodada, o Cruzeiro já foi declarado campeão e o São Paulo já confirmou sua vaga, além do Atlético-MG, que venceu a Copa do Brasil e não depende mais de sua posição no Brasileirão para se classificar.

O verdadeiro problema está no final da tabela: faltando duas rodadas, o Criciúma já se despediu matematicamente da Série A e grandes clubes, como o Botafogo e o Palmeiras, estão na degola.

Para o Palmeiras, as duas últimas rodadas são importantíssimas, já que ocupa o 17º lugar, um apenas acima da zona de rebaixamento. Para manter-se na primeira divisão sem se preocupar com seus resultados, é necessário que os quatro times abaixo não somem nenhum ponto em duas rodadas. Como isso é muito difícil de acontecer, ele deverá partir para cima de seus adversários e buscar resultados positivos.

Preocupado com um possível rebaixamento do Palmeiras, o Ministério Público pediu à CBF que o último jogo do campeonato, no domingo, dia 7 de dezembro, não seja disputado no Allianz Parque, nova casa do clube. O MP teme que os torcedores destruam o estádio caso o time caia para a segunda divisão.

Como alternativa, o MP pede que a partida contra o Atlético-PR seja realizada no Pacaembu, já que o antigo estádio possui um alambrado que separa a arquibancada do campo, impedindo que possíveis invasões ocorram no campo.

Outro pedido foi que o jogo entre Corinthians e Criciúma não fosse realizado no mesmo dia que o do Palmeiras, já que os clubes são grandes rivais e isso poderia gerar confronto entre os torcedores nas ruas.

Tal preocupação é porque os jogos da última rodada são programados todos para o mesmo horário, para que um resultado não influencie em outro que estiver ainda ocorrendo. Como ambos os jogos serão realizados na mesma cidade, é possível que as torcidas se deparem em algum momento depois dos jogos.

Por Rannier Ferreira Mendes

Brasileir?o 2014


A final da Copa do Brasil foi merecidamente conquistada pelo Atlético Mineiro, que fez uma campanha incrível do começo ao fim, passando por poucos sustos e aplicando uma goleada histórica no até então atual campeão Flamengo.

O Cruzeiro perdeu sim os dois jogos e viu o Galo dominar o jogo na quarta-feira, onde o placar por 1×0 ficou de bom tamanho para time do Atlético-MG.

O Cruzeiro ganhou o Campeonato Mineiro e o Brasileirão desta temporada. Levantar o caneco do Campeonato Brasileiro por duas vezes seguidas não é tarefa fácil, precisa de uma equipe muito bem estruturada, porque são 38 jogos, onde o vencedor será conhecido por sua regularidade, ou, menos oscilações, como foi o caso do Cruzeiro, o vencedor mais que merecido.

O Cruzeiro foi preparado para vencer o Campeonato Brasileiro e o fruto dessa preparação, além de se sagrar campeão, foi deixar o time tão entrosado que conseguiu também chegar à final da Copa do Brasil. Mas o desgaste da equipe deve ser levado em conta também. São muitas partidas e o Cruzeiro sempre jogou em alto nível, o que com certeza provoca um desgaste muito grande nos jogadores. O Cruzeiro jogou as duas partidas que antecederam as finais da Copa do Brasil no domingo, enquanto que o Atlético no sábado. Não que isso seja a desculpa plausível pelas duas derrotas, mas os jogadores ainda estavam cansados e focados no título do Campeonato Brasileiro. Mas o Cruzeiro jogou bem as duas partidas e mostrou porque é hoje o melhor time do Brasil. Um time aguerrido e unido, com uma preparação acima de qualquer outra equipe nacional.

Com certeza, o Atlético Mineiro seja talvez hoje a única equipe a fazer frente com o Cruzeiro. Ao analisar os jogos, vemos um Atlético articulado e junto com a equipe da Raposa, farão um incrível Campeonato Mineiro, que deve ficar por conta das duas equipes a decisão.

Parabéns ao Cruzeiro, por tudo que realizou em 2014!

Por Luciana Viturino

Cruzeiro campe?o mineiro 2014

Cruzeiro campe?o brasileiro 2014

Fotos: Divulgação


Domingo (16), foi um dia  inesquecível para Paulão. O zagueiro do Internacional em uma bela atuação deixou sua marca.

Pela 34ª rodada do Brasileirão, o Colorado enfrentou o Goiás no Beira Rio. Um jogo de casa cheia com sua torcida a espera de um resultado positivo.

O Inter, que  teve  uma  rodada  antecipada contra o São Paulo, em que empataram em 1 a 1, precisava de  uma  vitória para  ficar no G4.

Já o Goiás vem em busca de uma  vitória, pois sua campanha não é das piores no campeonato e ocupa a 11º posição.

O jogo é  disputado, os dois times já se conhecem  bem, então partem para o ataque. O Colorado precisa da vitória, precisa e  muito desses 3 pontos para se manter vivo na disputa pela vaga para a Libertadores 2015, já que esse passa a ser o título do ano.

O Internacional é ofensivo, ataca o adversário, bolas são levantadas na área, mas o gol parece não sair.

Segundo tempo e mais pressão. Com desfalques de Alex e Nilmar, o Inter  tenta o gol  e acha com Paulão.

Em uma cobrança de escanteio a bola sobra para Paulão que dá uma linda bicicleta e marca aos 33 minutos do  segundo tempo.

Festa  no Beira  Rio, choro de D’Alessandro, o  time parece mesmo estar unido.

E Paulão, o zagueiro que foi muito criticado pela torcida assim como Rafael Moura, era titular do time e  foi para a  reserva. Agora em campo, marca um gol importantíssimo, já  havia  marcado no meio da  semana contra o São Paulo, para delírio da  torcida colorada o  Inter entra novamente  na zona de classificação para a Libertadores.

Como o  futebol é impressionante, os renegados  muitas vezes são quem salvam o time.

Mas  o que  podemos dizer dessa vitória?

Foi uma vitória digna de grupo, onde todos participaram e lutaram para que esses pontos viessem ajudar o time.

E Paulão? Esse  foi  sim o nome  do jogo, pois lutou contra tudo e contra todos com o objetivo de mostrar ao torcedor que podemos sim passar por momentos de baixa, mas também podemos nos superar e de  forma guerreira mostrar aos torcedores que podem contar com ele.

Por Andre Escobar

Gol de Paul?o

Foto: Wesley Santos / Gazeta Press


Após um excelente primeiro turno, o Ceará vive fase conturbada no começo da segunda metade da Série B do Campeonato Brasileiro. Vencendo apenas uma das últimas três partidas (5 a 2 no América-MG), a equipe cearense deixou escapar a chance de assumir a liderança da competição e agora busca recuperar a regularidade que lhe deu a atual 4ª colocação da competição.

As derrotas contra Oeste e Náutico por 3 a 1 e 2 a 1, respectivamente, expuseram uma séria preocupação para o restante da competição: a defesa. O artilheiro do Brasil no momento, Magno Alves, comentou em entrevista ao Globo Esporte sobre as dificuldades e sobre a má fase da zaga da equipe: "O Anderson (zagueiro) está passando uma má fase. Tem condições de jogar, mas não está vindo bem. Mas os culpados somos todos nós", disse o atacante. Ainda sobre as falhas comprometedoras o artilheiro cravou: "Em futebol, não adianta tomar gols seguidos em uma partida. Você não tem como recuperar. Então, não adianta fazer muitos gols se toma muitos lá atrás".

O meia Ricardinho também comentou sobre as falhas, muito ocorridas na derrota contra o Náutico. "Perdemos as chances de fazer gol e voltamos novamente a tomar gol no momento errado. Isso já vem acontecendo em alguns jogos. Tivemos alguns momentos de desatenção e o adversário aproveitou. Tivemos oportunidades de empatar. Se tivéssemos feito um gol no primeiro tempo, poderíamos ter conseguido pelo menos o empate", explicou.

Mesmo com as inconstâncias atuais, o Ceará se mantém na quarta colocação do campeonato com 38 pontos, um a mais que a Ponte Preta, primeiro time fora do G4. Entretanto, o desempenho no segundo turno apenas é um fraco 13º lugar.

Após uma dura geral no elenco após o treino da última segunda-feira, o técnico Sérgio Soares espera uma resposta imediata da equipe. A chance da volta por cima acontece já nesta terça-feira, quando o Ceará enfrenta o Paraná, no Durival de Britto. Para o duelo, o time tem quatro desfalques certos: João Marcos, Assisinho, Magno Alves e Sandro.

Por Torquato Vinício Guimarães

Cear?

Foto: Divulgação


A 20ª rodada do Campeonato Brasileiro teve início ontem. E logo na primeira rodada do segundo turno, um confronto entre alviverdes chamou a atenção: Coritiba e Chapecoense enfrentaram-se nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), no Couto Pereira.

Depois de ter sido eliminado da Copa do Brasil pelo Flamengo, na semana passada, graças à marcação de dois pênaltis polêmicos durante o tempo regulamentar, resta ao Coxa apenas o Campeonato Brasileiro, em que está na zona de rebaixamento, no 17º lugar. A Chape ocupa a 16ª colocação do Brasileirão, empatada em pontos com o time paranaense. Após empate sem gols entre as equipes no primeiro turno da competição, outra igualdade no placar seria ruim para ambos os lados. Por isso, torcedores esperavam muita entrega e vontade das duas equipes na busca pela vitória, o que de fato ocorreu para o Coritiba, que venceu a Chapecoense por 3 a 0.

Para a partida de ontem, o Coritiba não pode contar com o ídolo Alex, o atacante Geraldo e o volante Germano, que estão machucados. A Chapecoense estava desfalcada de vários atletas: o lateral Rodrigo Biro, que está suspenso, além de André Paulino, Ednei, Rafael Lima Tiago Saletti, Nenén e Fabinho Gaúcho, que estão entregues ao Departamento Médico.

O técnico do time paranaense, Marquinhos Santos, resolveu fechar os portões ao longo da semana para preparar a equipe. Apesar de não dar pistas acerca da formação iria iniciar a partida, o Coxa podia contar com Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Carlinhos; Hélder (ou Rosinei), Gil, Elber e Robinho; Martinuccio e Zé Love.

O técnico da Chapecoense, Celso Rodrigues, também não confirmou a escalação. Existia a possibilidade de uma equipe mais defensiva, com três volantes, ou mais ofensiva, como no empate sem gols, em casa, diante do Goiás. A provável escalação era: Danilo; Fabiano, Grolli, Jaílton e Neuton; Wanderson, Diones (ou Dedé), Abuda, Zezinho (ou Tiago Luis) e Camilo; Bruno Rangel.

O árbitro foi Devarly Lira do Rosário, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires e Vanderson Antônio Zanotti – todos do Espírito Santo.

Por Renan Milaré Olivio

Coritiba x Chapecoense

Coritiba x Chapecoense

Fotos: Divulgação


Na metade da série A do Campeonato Brasileiro, o campeão de 2013, Cruzeiro – MG, está em primeiro lugar, com oito pontos à frente do segundo colocado Internacional – RS. O time mineiro está com 42 pontos, seguido pelo Inter, com 34. Em terceiro lugar está o São Paulo, com 33 pontos. Fechando os quatro primeiros colocados, o Corinthians está com 32.

Um dos candidatos ao título, com uma boa campanha, o Corinthians está distante de conseguir o sexto título no Campeonato. O time paulista teve oportunidade de diminuir a diferença de pontos com o Cruzeiro no domingo, 31, na Arena Corinthians, mas ficou somente em um empate de 1 a 1 com o Fluminense.

O meia do Corinthians, Renato Augusto, afirmou, em entrevista ao programa “Bem, Amigos”, do canal Sportv, que a equipe precisará fazer o máximo de pontos possível para que, Até o final do Campeonato Brasileiro, consiga alcançar o primeiro colocado.

Faltam 20 rodadas para o término do Brasileirão. Portanto, os times que ainda quiserem uma chance entre os quatro colocados, ou até mesmo tentarem a primeira colocação, precisam evitar tropeços e torcerem para o Cruzeiro cair diante dos próximos adversários.

No domingo, 7, o líder do Campeonato visita o quinto colocado, Fluminense, no Maracanã, às 16h. O jogo pode influenciar os primeiros colocados na tabela, já que o time carioca também figurou entre os quatro primeiros. O tricolor está com 30 pontos.

Ainda no domingo, às 16h, o São Paulo recebe o Sport no Morumbi e Corinthians joga contra o Criciúma (17º colocado), no Majestoso (Heriberto Hülse). Às 18h30, o Inter recebe o 14º colocado, Figueirense, no Beira-Rio.

Lutando contra o rebaixamento estão: Criciúma, com 17 pontos; Coritiba (18º), com 16; Bahia (19º), com 16; e Vitória (20º), com 15.

O Coritiba joga contra o Bahia na Fonte Nova, domingo, 7, às 18h30. Antes, no sábado, às 16h, o Vitória será visitante do Santos no Pacaembu.

Por Amanda Cristina Mageste

Cruzeiro

Foto: Divulgação


Depois do vexame da Copa do Brasil e perder para o Botafogo no final de semana, o Fluminense joga nesta quarta, dia 20 de agosto, contra o time da Chapecoense precisando da vitória para acalmar os ânimos. O jogo é válido pela 16° rodada do Campeonato Brasileiro e acontece no Estádio da Arena Condá, em Chapecó, às 22 horas.

Links para o jogo ao vivo no Google.

O Fluminense está na quarta colocação com 26 pontos e um revés hoje pode tirar o time carioca do G4 do Brasileirão, o que agravaria o clima na equipe. No lado do Chapecoense, a equipe de Santa Catarina briga para se afastar cada vez mais da zona do rebaixamento da competição. Os catarinenses estão na 13° colocação com 16 pontos.

Para o jogo de hoje, o técnico do Fluinense, Cristóvão Borges não poderá contar com o jogador Wagner, que sentiu uma lesão. Com isso, o treinador deverá manter a base do time que perdeu para o Botafogo no final de semana. Fred continua no time, mas está sendo muito questionado pela torcida.

Os catarinenses de Chapecó empataram na última rodada fora de casa e agora querem fazer o serviço dentro de seus domínios. O técnico Celso Rodrigues poderá contar com o zagueiro Rafael Lima que volta de suspensão. Na lateral direita, Fabiano é dúvida devido a dores que sentiu no jogo passado do Brasileirão.

O jogo contará com a arbitragem de Francisco Carlos do Nascimento, de Alagoas.

A provável escalação da Chapecoense conta com Danilo; Fabiano, Enrique Meza, Rafael Lima e Ednei (Neuton); Wanderson, Dedé, Abuda, Camilo e Zezinho; Bruno Rangel.

O Fluminense deve entrar escalado com Diego Cavalieri; Bruno, Henrique, Elivelton e Carlinhos; Valencia, Jean, Cícero e Conca; Rafael Sobis e Fred.


O Coritiba não conseguiu passar do empate no penúltimo jogo, contra o Internacional, e continua mantendo o jejum de vitórias, seguindo na zona de rebaixamento. Durante o jogo o time perdeu gols, porém teve mais ação que o Internacional. Com a chegada da Copa do Mundo que se encontra cada vez mais próxima, o Coxa estará longe de ter seu objetivo alcançado e o fantasma do rebaixamento já é uma realidade a qual o time tem de se preocupar.

O autor do gol alviverde durante a cobrança de pênalti, o meia Alex, está ciente de que, embora haja esta dificuldade para o time, eles irão conseguir sair de onde estão e transformarão em gols as oportunidades criadas. Segundo ele a evolução é visível e dá ótimas perspectivas para o futuro, além de confiança para continuar trabalhando firme.

Diante disso, o garoto de ouro coxa-branca afirma que o time está demorando a reagir, porém, irão dar a volta por cima e vão dar mais ênfase na área de defesa. O importante, segundo o jogador, é que o time é bem unido e está trabalhando firme para reverter esse quadro. Todavia, nem tudo acontece como eles imaginam e os gols não foram trabalhados pelos adversários, mas oferecidos pelo próprio time.

O meia-atacante Jajá também voltou ao time nos últimos minutos do primeiro tempo e ajudou a equipe com o lance em que resultou a penalidade marcada sobre Keirrison. O jogador evitou mais um tropeço em casa e acredita que o time irá mudar assim que tiverem as próximas vitórias. Diante disso, Jajá diz que o jogo valeu a pena, uma vez que a equipe jogou com bastante garra e o jogo não foi dos mais fáceis, porém, eles estão de olhos fixos no clássico de domingo e os jogadores poderão sim sair com a vitória para reverter a situação.

Por Luciana Viturino

Coxa e Inter

Foto: Divulgação


O Fluminense venceu o São Paulo por 5 a 2 no Maracanã, com dois gols de Walter, na quarta-feira, 21 de maio, à sexta rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Com a vitória, o clube carioca alcança 12 pontos e fica na terceira posição, atingindo a zona classificatória à Copa Libertadores da América 2015. Já o time paulista caiu para a sétima posição.

Na noite do Rio de Janeiro os fatos pareciam positivos ao São Paulo no primeiro tempo. O time conseguiu sair na frente com gols de Rogério Ceni e Alexandro Pato e foi ao segundo tempo com a vantagem de 2 a 1 no placar. Porém, em menos de 45 minutos o Fluminense conseguiu implantar pressão tamanha ao ponto de fazer quatro gols e não sofrer nenhum gol.

Pode-se dizer que o torcedor carioca foi do inferno ao céu durante os dois tempos de jogo. Nos primeiros 45 minutos era evidente que o Fluminense sentia a falta do artilheiro Fred. O São Paulo dominava não apenas as laterais, como também os desarmes no meio de campo. Para se ter uma ideia da supremacia são-paulina, o gol de empate em 1 a 1 dos cariocas foi contra, do zagueiro são-paulino Lucão.

No segundo tempo o Fluminense mudou da água ao vinho, em principal por causa de um nome: Walter. O centroavante de peso marcou dois golaços, sendo que no segundo comemorou de modo literal, ou seja, deitou e rolou na grama do Maracanã, em uma noite em que as saudades dos torcedores de Fred, no primeiro tempo, foram esquecidas e trocadas por vibrações de alegria, em consequência vitória de goleada.

Wagner marcou o quarto gol e foi eleito por grande parte dos críticos esportistas como segundo melhor jogador do Fluminense durante a partida, nada mal para um nome que com o antigo técnico era banco, mas nas mãos de Cristovam Buarque tem a camisa dez e titularidade absoluta no tricolor carioca. Rafael Sobis fechou o placar: 5 a 2.

Por Renato Duarte Plantier

Fluminense

Foto: Nelson Perez/Fluminense


Após uma boa apresentação no segundo tempo, o Atlético Paranaense buscou o empate em 1 x 1 contra o Corinthians. O jogo ocorreu no Estádio do Canindé, somando um ponto importante na classificação do Campeonato Brasileiro 2014. Para Sueliton, o Fucarão desperdiçou uma grande chance de aproveitar o momento de instabilidade do Timão e subir na classificação.

Desta forma, o jogador afirmou que o Corinthians não estava tendo bons momentos e o time também precisava ganhar o jogo. O resultado não foi bom, porque eles esperavam a vitória e precisam dela. Porém, agora tem o clássico. Disse também que não viu mudanças após a saída de Miguel Ángel Portugal ter entrado no comando do time. Com isso, a melhor forma para não cair ainda mais é buscar a melhor pontuação até as proximidades da Copa. Durante o jogo, a participação das duas equipes ocorreu de igual para igual e com o Internacional não há diferença.

O atacante Douglas Coutinho, o qual foi o autor do gol atleticano, entrou na segunda etapa e quase foi o herói da noite. Só não conseguiu essa benesse pelo fato de ter perdido um gol inacreditável dois minutos antes de finalmente balançar as redes. Todavia, só de ter participado da partida, já o deixa ciente de que terá um lugar na equipe. Assim, o principal objetivo do time é lutar pela titularidade e focar em fazer gols nos próximos jogos. Ressalte-se que, tudo ocorrerá de forma que sejam respeitados todos os companheiros da equipe.

Outro diferencial rubro-negro ocorreu com o goleiro Weverton, o qual conseguiu duas grandes defesas no primeiro tempo. O goleiro exaltou o ponto conquistado fora de casa, porém, para o fim de semana a expectativa é que sejam vitoriosos durante o clássico com o Coritiba. Desta vez, o time pretende ir com tudo e levar a vitória para casa.

Por Luciana Viturino

Atletiba

Foto: Divulgação


Na última quarta-feira o Flamengo não conseguiu manter a vitória e terminou empatado com o Bahia por 1 x 1. Diante dessa situação, o meia Everton, afirma que a situação da equipe rubro-negra no Campeonato Brasileiro está péssima. Ao sair de campo, o jogador ainda disse que o time não está conseguindo reagir, embora tenha havido a mudança de treinador. Todavia, se está difícil, está para todos e eles precisam erguer a cabeça para não errar mais.

Durante o jogo o presidente Eduardo Bandeira de Melo voltou a ser alvo de protestos pela torcida rubro-negra, conforme havia ocorrido no último domingo, no Maracanã, durante a partida com o Fluminense. Desta forma, o árbitro apitou o fim do jogo diante do Bahia, em Macaé, após vários torcedores trazerem ofensas contra o dirigente, o qual optou por não comentar o assunto e deixou rapidamente o estádio.

O próximo jogo do Flamengo está marcado para domingo e será realizado contra o Santos, no Morumbi. Os jogadores se reapresentaram na tarde de quinta-feira para avaliação médica e início dos treinamentos. Entretanto, o time precisa reagir e entrar em campo mais motivado, pois isso fará total diferença durante o jogo, além de garantir uma possível vitória. Além disso, os jogadores precisam iniciar o jogo com mais velocidade e força de vontade de vencer. Os passes de bola precisam ser feitos rapidamente para os outros jogadores da equipe. Isso fará total diferença durante a partida.

O time precisa de algumas vitórias para se tornar um diferencial nos próximos jogos. Diante disso, o dirigente pode deixar de sofrer tamanha pressão e contribuir para um melhor aproveitamento da equipe. O fato de ter empatado no último jogo e a pressão sofrida não significa que eles continuarão onde estão. Isso pode ser um ponto positivo para a equipe reagir e tirar gritos de uma torcida feliz com a vitória.

Por Luciana Viturino

Flamengo e Bahia

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo


Náutico x Corinthians jogaram lá na Arena Pernambuco, em jogo que começou às 19h30 deste sábado. Jogão pelo Brasileirão 2013? Nada! Talvez um dos jogos mais sem sal da última rodada do Brasileirão 2013. Jogos do Corinthians sempre atraem muitos torcedores, mas jogar contra a pior equipe disparada da competição é um tanto quanto sem graça. Pior ainda é o seguinte: o Corinthians perdeu! O jogo entre o pior ataque da competição e a melhor defesa do Brasileirão, deu boa pro Náutico que venceu por 1 a zero.

Foi a última partida de Tite como técnico do Corinthians, já que seu contrato acaba no final de 2013, e o Timão resolveu não renovar. Uma pena, já que Tite foi quem trouxe muitas alegrias ao time paulista nos últimos anos, inclusive vencendo o Mundial de Clubes. No lugar dele, entrará provavelmente Mano Menezes, depois de ter sido mandado embora do Flamengo.

O Corinthians fechou o campeonato com 50 pontos. Já o time do Náutico terminou com 20 pontos, com apenas 5 vitórias em 38 jogos. Derrotas foram 28. Fracasso impressionante.

Melhores Momentos e Gol: Náutico x Corinthians

nautico-x-corinthians-ao-vivo-serie-a-brasileirao-2013

Quem apitou o jogo foi Elmo Resende Alves Cunha de Goiás, com assistência do catarinense Eberval Lodetti e de Gean Carlos Menezes de Oliveira de Roraima.

Escalação do Náutico

Ricardo Berna; Auremir, Alison, Leandro Amaro e Bruno Collaço; Gustavo Henrique, Elicarlos, Derley e Tiago Real; Diego Morales e Maikon Leite.

Escalação do Corinthians

Danilo Fernandes; Edenílson, Felipe, Cleber e Alessandro; Ralf e Guilherme; Danilo, Rodriguinho e Romarinho; Alexandre Pato.


Flamengo x Cruzeiro tiveram jogo pelo Brasileirão 2013 da série A, nesta que é a última rodada da competição. O jogo foi realizado no Rio de Janeiro, dentro do Estádio do Maracanã, e começou às 19h. Não foi uma partida que merecesse muito apreço, já que não se tratam de equipes ameaçadas, muito pelo contrário. Fim de jogo: 1 x 1.

Melhores Momentos e Gols: Flamengo x Cruzeiro

O goleiro Felipe e Paulo Victor não jogaram pelo Flamengo (um por dores musculares, e outro por ter arrancado um dente). Wallace (suspenso) e Elias (resolvendo problemas particulares) não jogaram também. Fora estes, o time do Flamengo foi com força total para triturar o Cruzeiro na noite deste sábado, dia 7 de dezembro, 18 dias antes do Natal. Porém, o jogo terminou empatado em 1 a 1.

Jogo Ao Vivo - Flamengo x Cruzeiro - 38ª rodada

O árbitro dessa partida foi o famoso Paulo Henrique Godoy Bezerra, tendo como bandeirinhas assistentes os também famosos Altemir Hausmann (Fifa do Rio Grande do Sul) e Celso Barbosa de Oliveira.

Escalação do Flamengo

O time do Flamengo, que tem Jayme de Almeida como técnico, começará jogando com: César, Leonardo Moura, Marcos González, Samir e André Santos; Amaral, Diego Silva, Luiz Antonio e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.

Escalação do Cruzeiro

Já o time do Cruzeiro, jogará basicamente com jogadores reservas, são eles: Rafael; Mayke, Léo (Victorino), Bruno Rodrigo e Everton; Leandro Guerreiro, Tinga, Souza e Júlio Baptista; Luan e Vinicius Araújo.


A série A do Brasileirão 2013 está chegando ao fim. O Campeonato Brasileiro chegará a sua 38ª rodada neste final de semana, e as equipes (especialmente as que estão na “rabeira” da tabela), estão preocupadas em terem que jogar a série B em 2014.

Pelo G4, a situação do Grêmio já está definida. Ficará entre os primeiros, com toda certeza. Para o resto, a briga ainda continua: Atlético-PR, Botafogo, Goiás e Vitória.

Na parte de baixo da tabela, a zona da degola está bem emocionante. Nela temos o Criciúma, Coritiba, Vasco e Fluminense, que estão bem ameaçados de caírem para a série B (especialmente Vasco e Fluminense). Nesta lista, cabe ainda citar o time “que só empata” do Internacional, com 0,5% de chances de cair pra segunda divisão.

Sabe o que é o mais curioso? Todos os times ameaçados jogarão fora de casa os seus jogos. O Coritiba enfrenta o São Paulo, no Morumbi. O Criciúma pega o Botafogo, no Maracanã. O Vasco pega o Atlético-PR, no estádio do Paraná Clube, em Curitiba. E por fim, o Fluminense tem o jogo teoricamente mais fácil, contra o Bahia (ainda não livre da degola), lá na Fonte Nova.

Os jogos serão realizados no sábado, dia 7 (dois jogos), e no domingo dia 8.

Classificação Série A – Brasileirão 2013

Tabela de Classificação - Brasileirão Série A 2013


Este deve ser o jogo mais parelho da última rodada do Campeonato Brasileiro de futebol da série B. Os times do Avaí e do Boa Esporte se enfrentam hoje, sexta-feira, às 19h30, no Estádio da Ressacada, lá em Florianópolis.

Ambos os times já encerraram suas campanhas para o ano de 2013, já que não possuem chances nem de subir e nem de cair para a série C.

De um lado está o Avaí, que até 10 rodadas atrás parecia que seria um dos times do G4 (assim como o Paraná Clube parecia). No entanto, de lá pra cá tudo mudou. Só para ter noção, o Avaí perdeu todas as últimas partidas que disputou, ou seja, jogou 15 pontos no latão de lixo. Se tivesse ganho as 5 partidas, estaria ao lado da Chapecoense, que é a atual vice-líder da competição.

De outro lado está o Boa Esporte, que não tem um histórico tão bom também nos últimos 5 embates. Venceu só 2 dos 5 confrontos. Menos “tosco” que o time do Avaí, que está com essa campanha nula. Deu branco no time de Floripa!

O árbitro da partida será o cavalheiro Leandro Júnior Hermes, do Estado do Paraná, que será assessorado por Edina Alves Batista e Alex Batista da Silva.

avai-x-boa-esporte-brasileirao-2013-serie-b-campeonato

Escalação do Avaí

Tiago; Alex Reinaldo, Pablo, Bruno Maia e Ricardinho; Anderson Uchôa, Marrone, Higor e Cleber Santana; Luciano e Jean.

Escalação do Boa Esporte

Jônatas; Sheslon, Neylor, Thiago Carvalho e Crystian; Vinícius Hess, Moisés, Jéfferson e Éder Lima; Filipinho e Luiz Paulo.


Este talvez seja o pior jogo de todo o Brasileirão 2013 da série B. Os dois rebaixados ASA-AL e São Caetano se enfrentam pela última rodada do Campeonato Brasileiro da segunda divisão, não tendo mais nenhuma pretensão senão se encaminhar para a série C em 2014.

Com medíocres 32 pontos, e tendo perdido 3 das últimas 5 partidas, o ASA é o lanterninha da competição. Se formos comparar com a série A, no entanto, até que o ASA não está tão ruim assim. O Náutico está bem pior nessa história toda, com apenas 17 pontinhos ganhos.

Do outro lado está o Azulão (São Caetano), que no “alto” dos seus 36 pontos (só 4 acima do ASA), tenta vencer o time alagoana para que a situação termine um pouco menos feia na série B.

O jogo será realizado lá em Alagoas, no estádio Municipal de Arapiraca, e começará às 19h30. Será apitado por Italo Medeiros de Azevedo, do Estado do Rio Grande do Norte.

asa-x-sao-caetano-serie-b-brasileirao-2013-campeonato

Entrarão em campo no ASA-AL

Marcão; Jorginho, Cássio, Fabiano e Samuel; Basílio, Jorginho, Diego Rosa e Kleiton Domingues (Thallysson); Lúcio Maranhão e Elionar Bombinha.

Entrarão em campo no São Caetano

Rafael Santos (Álvaro); Samuel Xavier, Luiz Eduardo (Bruno Alves), Wagner e Renan Luís; Leandro Carvalho, Anselmo, Eder e Danilo Bueno; Anderson Pimenta (Caleb) e Giancarlo.


O Brasileirão 2013 série B está em sua última rodada, e nesta sexta-feira os times do América-MG e ABC se enfrentam pela partida derradeira do Campeonato Brasileiro da segunda divisão. A partida será disputada em Minas Gerais, e começará pontualmente às 19h30. Este promete ser um jogo bem morno, já que ambas as equipes não tem mais muito o que fazer pelo campeonato desse ano.

De um lado, o América de Minas Gerais, que não possui a menor chance de subir para a série A no ano que vem, já que tem só 56 pontos, e chegaria no máximo a 59.

De outro lado, o time do ABC do Rio Grande do Norte, que tem 45 pontos, e não tem nenhuma chance de cair para a série C em 2014. Os únicos times ainda ameaçados pelo rebaixamento são Atlético-GO, Paysandu e Guaratinguetá, que possuem ambos 41, 39 e 41 pontos, respectivamente. Os times do São Caetano e do ASA de Alagoas já estão matematicamente rebaixados para a série C.

O ABC venceu seus dois últimos jogos, e vem embalado para esta partida de despedida do Campeonato de 2013. Já o time de Minas, perdeu sua última partida, e ganhou a penúltima.

Jogo América-MG x ABC-RN série B - Última Rodada

Quem apita o jogo é um árbitro do Distrito Federal: Rodrigo Batista Raposo.

Escalação do América-MG

Matheus; Elsinho, César Lucena, Vitor Hugo e Carlos Renato; Xavier, Andrei Girotto, Ygor e Bady; Marcão e Assis.

Escalação do ABC-RN

Rafael Roballo, Toty, Gilson, Rogélio e Wesley Bigu; Serginho, Michel Schmöller, Rodrigo Santos e Erivelton; Maurinho e Schwenck


Chance de Cair série B - Zona de Rebaixamento

Mais uma rodada se vai, e o perigo de rebaixamento ainda assola algumas equipes. Entre elas, podemos citar o Vasco, Coritiba, Fluminense, Criciúma, Portuguesa, Bahia e Internacional. São 2 vagas para algum desses 5 times.

A notícia da rodada é que a Ponte Preta já era. A série B lhe espera em 2014. É triste pra Macaca, já que triturou o São Paulo na Copa Sulamericana e possivelmente fará a final desta competição contra o Lanus.

Falando em times que ainda podem cair, a situação é basicamente a seguinte: o Vasco ganhou do Cruzeiro, e conseguiu chegar bem perto da porta de saída pra série B. Com 41 pontos, está a apenas 1 pontinho do Coritiba e do Fluminense. Na sequência, podemos observar o Criciúma, que conseguiu galgar apenas um empate na 36ª rodada. Depois vem a Portuguesa, que foi derrotada pelo Bahia, e ainda possui 44 pontos (está a 1 vitória de fugir do rebaixamento). Por fim, o time do Bahia, está a um ponto do Internacional, com 45 pontos, e também precisa de mais uma vitória.

A 37ª rodada promete ser bastante emocionante. As batalhas será de vida ou morte na competição, e alguns times podem marcar ainda nesta rodada o seu passaporte pra série B.

Mas e as chances de cair? Pois vejam. Segundo o matemático Oswald de Souza, as chances são as seguintes: Vasco (67%), Coritiba (49%), Fluminense (33%), Criciúma (25%), Portuguesa (18%). Internacional (0,5%). A Ponte Preta tem apenas 99,999% de chance de cair!

Confira abaixo quais serão as batalhas desses clubes:

Fluminense x Atlético MG (Maracanã) – 30/11 (sábado)

Corinthians x Internacional (Pacaembu) – 30/11 (sábado)

Vasco x Náutico (Maracanã) – 01/12 (domingo)

Criciúma x São Paulo (Heriberto Hülse) – 01/12 (domingo)

Cruzeiro x Bahia (Mineirão) – 01/12 (domingo)

Coritiba x Botafogo (Couto Pereira) – 01/12 (domingo)


Jogo decisivo para ambas as equipes na partida Internacional x Coritiba, em jogo a ser realizado no Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), a partir das 19h30 deste domingo, dia 24/11. O Inter, com 45 pontos, precisa vencer para espantar de vez o risco de cair para a série B em 2014. E o Coritiba, que já se encontra na zona de rebaixamento, não tem outra opção senão vencer também. Ou seja, será um jogo importantíssimo para ambas as equipes. Se o Coritiba vencer, a competição ficará bem interessante lá na parte de baixo da tabela, sem dúvidas. Porém, se o Coritiba for derrotado, o Inter se livra do rebaixamento, e deixa quase certa a queda do Coritiba para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de futebol.

Uma das falhas da equipe do Internacional no campeonato é ter empatado demais. Assim como o Corinthians, são os líderes de empates na competição, o que causou problemas, especialmente na pontuação. Para este jogo, o Inter terá novamente o craque Forlan, que voltou de sua passagem pelo Uruguai, nas eliminatórias para a Copa 2014 no Brasil. Quem é dúvida é Jackson, que não se sabe se irá jogar.

No Coritiba, a situação é crítica. Seu técnico foi mandado embora, e quem está comandando a equipe é o ex-jogador Tcheco, que assumiu de forma interina. Provavelmente a composição tática do time será alterada.

Carlinhos, do Coritiba, afirma: “Eu sou bem ofensivo e me dou bem com a formação jogando como ala.”.

O jogo entre Inter e Coxa será apitado pelo juiz Emerson de Almeida Ferreira, do Estado de Minas Gerais.

Entram em campo no Internacional

Muriel; Nathan Índio (Ednei), Índio, Juan e Fabrício; Willians, Jorge Henrique, Otávio, D’Alessandro e Diego Forlán; Leandro Damião.

Entram em campo pelo Coritiba

Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida (Bonfim) e Chico; Victor Ferraz, Júnior Urso, Willian, Alex e Carlinhos; Julio César e Deivid.

Jogo Internacional x Coritiba série A Brasileirão 2013


Eis um jogo importante: Bahia x Portuguesa fazem um duelo, que será transmitido ao vivo pelos canais fechados + Premiere FC. Ambas as equipes ainda estão ameaçadas pelo rebaixamento, e precisam buscar a vitória para saírem desta situação. A Bahia está em cenário pior (com 42 pontos), porém, jogará em casa na Arena Fonte Nova, em Salvador (Bahia). A Portuguesa está em lençóis “menos piores”, com 44 pontos, e tenta uma vitória fora de casa. Qual o seu palpite para esse jogo?

Ambos os times estão bem embalados, já que o time do Bahia venceu o Náutico, e a Portuguesa superou o Atlético Mineiro. Se a Portuguesa vencer, estará automaticamente sem chances de cair pra série B. Para o Bahia, a vitória significa ficar bem perto desta salvação também.

O técnico do Bahia faz mistério para esta partida. O treino coletivo pré-jogo foi realizado a portas fechadas, e sem dúvidas deve existir alguma modificação para otimizar a equipe nesse clássico.

O zagueiro da Portuguesa afirma: “Teremos uma grande chance se respeitarmos o Bahia como grande time que é.”.

No primeiro turno da competição, a Lusa venceu o time do Bahia pelo placar de 4 a 2, na casa da Portuguesa. Será que a história vai se repetir? É esperar para conferir.

O jogo Bahia x Portuguesa será apitado pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro, do Estado de Minas Gerais.

Escalação do Bahia

Marcelo Lomba; Demerson, Lucas Fonseca e Titi; Madson, Rafael Miranda, Feijão, Hélder e Raul; Marquinhos Gabriel e Fernandão.

Escalação da Portuguesa

Lauro; Luís Ricardo, Lima, Valdomiro e Bryan; Bruno Henrique, Willian Arão, Wanderson e Moisés; Wanderson e Gilberto.

Jogo Bahia x Portuguesa série A Brasileirão 2013


Os times do São Paulo x Botafogo se enfrentam em jogo hoje à noite pelo Brasileirão 2013 da série A. A partida acontecerá na casa do time paulista (Morumbi), e começará às 19h30. Para o São Paulo é uma partida bem irrelevante, já que não almeja mais nada para o Campeonato Brasileiro desse ano. O único benefício desse jogo para o tricolor é arrancar uma vitória para ganhar ânimo para o jogo contra a Ponte Preta na próxima quarta-feira pela Copa Sulamericana. Do lado do Botafogo, a missão é vencer ou vencer, para continuar com chances de ficar dentro do G4 (grupo dos melhores times da competição). O Atlético-PR, em jogo das 17h, venceu o Náutico, e portanto, conseguiu galgar espaço dentro do G4.

Muricy Ramalho comenta: “A gente espera ganhar bem e ir com moral pra cima da Ponte Preta.”.

Segundo o técnico do tricolor, o São Paulo entrará em campo com o elenco titular, ao contrário do fim de semana passado, em que optou pelo time reserva para preservar os titulares contra o jogo com a Ponte Preta no meio de semana. Tática essa que foi totalmente furada, já que o time do São Paulo levou um couro da Macaca dentro do próprio Morumbi e está quase sem chances de avançar às finais da competição.

No jogo deste domingo, o goleiro craque do São Paulo quebrará de vez o recorde de Pelé de partidas por um mesmo clube. Serão ao todo 1117 jogos pelo São Paulo. É mole? O goleiro do tricolor pensa em encerrar a sua carreira, e até o próprio goleiro do Botafogo é cotado para ser o seu substituto.

Do lado do Botafogo, não jogará o zagueiro Bolívar. Contudo, retorna Marcelo Mattos.

Quem apitará este jogo será Paulo Godoy Bezerra, do Estado de Santa Catarina.

Escalação do Tricolor do Morumbi

Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Denilson, Maicon, Douglas e Ganso; Aloísio e Luis Fabiano.

Escalação do Botafogo do Rio de Janeiro

Jéfferson, Edilson, Dankler, Dória e Julio Cesar; Gabriel, Renato, Seedorf, Hiury e Rafael Marques; Elias.

Jogo São Paulo x Botafogo série A Brasileirão 2013


O jogo mais importante do Fluminense do ano? Sim. Este certamente é um jogo decisivo para a equipe carioca, que tem jogo contra o Santos, fora de casa. O jogo será realizado no Estádio Paulo Constantino, em Presidente Prudente (SP), e começa às 17h (horário de Brasília).

O Fluminense tem nesse momento 42 pontos na competição, e está empatado com o Bahia. Se o Coritiba vencer, pode adentrar novamente a zona de rebaixamento, e portanto, a meta é conquistar 45 pontos, e deixar de vez a zona de rebaixamento. Se isso ocorrer, os torcedores cariocas poderão ficar mais tranquilos nesta competição, já que as chances de cair ficarão bem para trás. Com o empate do Criciúma ontem, as coisas ficaram melhores pro lado do Fluminense. No entanto, o Vasco com 41 pontos (mesmos pontos do Coritiba) está “fungando no cangote” do seu arquirrival. Abra o olho tricolor do Rio de Janeiro!

De outro lado há o Santos, que está totalmente sem pretensões na competição. Não há mais nada a realizar para o time nesse momento, já que não tem como chegar ao G4 e também não tem nenhuma chance de cair para a série B. Assim, acredita-se que o Fluminense possa ser beneficiado por esta situação, já que o Santos não tem nenhuma ambição (e nem motivação).

“Esperamos um jogo difícil, em que eles precisam da vitória, mas também queremos ganhar”, disse Aílson, do Santos.

O jogo, que será realizado na casa do Peixe, será apitado por Francisco Carlos do Nascimento, da Fifa de Alagoas.

Escalação da equipe do Santos

Aranha, Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Arouca, Cícero e Montillo; Thiago Ribeiro e Geuvânio.

Escalação da equipe do Fluminense

Diego Cavalieri, Igor Julião, Leandro Euzébio, Anderson e Digão; Edinho, Jean e Wagner; Rhayner, Samuel e Rafael Sobis.

Jogo Santos x Fluminense série A - Brasileirão 2013


Jogo decisivo para a Ponte Preta neste domingo em jogo contra o Grêmio, em Campinas. A equipe da Ponte Preta, que venceu o São Paulo no meio da semana pelo placar de 3 a 1 em pleno Morumbi, tenta ganhar novamente hoje para tentar seus últimos suspiros no campeonato. Se empatar ou perder, garantirá automaticamente uma vaga na série B em 2013. E convenhamos, é o mais lógico que vá acontecer. As chances da Macaca se livrar do rebaixamento são quase nulas, ainda mais com a vitória do Vasco ontem por 2 a 1 no Maracanã.

Com apenas 35 pontos, a Ponte Preta precisa vencer todas as últimas 3 partidas, e torcer para que seus adversários diretos não pontuem.

Já o Grêmio, precisa vencer para não ficar longe da disputa por uma vaga no G4. Ele está bem posicionado (segundo lugar) e não pode bobear nesse momento. Se vencer, estará praticamente garantido na Libertadores da América 2014.

A partida será apitada pelo árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva, do Pará. O jogo começa às 17h.

No primeiro turno da competição, o Grêmio venceu a Ponte Preta pelo placar de 1 a zero (gol do craque Kléber). Quem está devendo muito ainda nesse time é Barcos, que tem feito poucos gols pelo time gaúcho.

Começam jogando na Ponte Preta

Édson Bastos (Roberto); Artur (Régis), César, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fernando Bob, Fellipe Bastos e Elias (Chiquinho); Rildo e Leonardo.

Começam jogando no Grêmio

Dida; Pará, Bressan, Rhodolfo e Alex Telles; Souza, Ramiro, Riveros e Zé Roberto; Kléber e Barcos.

Jogo Ponte Preta x Grêmio série A - Brasileirão 2013


Um jogo morno (pra frio) na tarde deste domingo, em Curitiba. Atlético-PR x Náutico se enfrentam na 36ª rodada da competição, em jogo que provavelmente terá o rubro negro como vencedor. Aliás, o Náutico já passou de 10 derrotas consecutivas na competição e não merece (de longe) fazer parte dos melhores clubes do país.

Para o Atlético Paranaense a missão é ficar dentro do G4, e aproveitar a goleada que o Atlético MG deu no Goiás em jogo realizado no sábado. O Galo enfio 4 gols nas redes do Goiás, que agora está a perigo no G4. Se vencer, o Atlético PR ficará em ótima situação para participar da Libertadores em 2014.

Para o Náutico, é olhar para trás e ver o desastre que se sucedeu em 2013. Ano que vem disputará a série B, e se não se cuidar, com esse time certamente voltará para a série C. O time está horrível e precisa de contratações relevantes para a próxima temporada.

O árbitro desta partida que ocorre em Curitiba (capital do Paraná) é Arilson Bispo da Anunciação, da Bahia.

Escalação do Atlético Paranaense

Weverton, Jonas, Manoel (Dráusio), Luiz Alberto e Juninho (Pedro Botelho); Bruno Silva, João Paulo, Everton e Fran Mérida; Dellatorre e Ederson (Roger).

Escalação do Náutico

Ricardo Berna; Diego, Alison e William Alves; Maranhão, Gustavo Henrique, Elicarlos, Martinez, Tiago Real e Bruno Collaço; Rogério.

Jogo Atlético PR x Náutico série A - Brasileirão 2013


Os dois maiores clubes do Brasil (Flamengo vs Corinthians) tem jogo hoje ao vivo pela série A do Brasileirão 2013. A partida será realizada no Maracanã, e começará a partir de 17h. Além de muita tradição, os dois times possuem uma boa rivalidade.

De um lado está o Flamengo, que precisa empatar ou vencer para eliminar de vez as chances de rebaixamento (que são pequenas, mas existem). Com apenas 45 pontos, o Flamengo faz uma péssima campanha no Brasileirão 2013, porém, está na final da Copa do Brasil, a um jogo de se sagrar campeão. Basta um empate por zero a zero na próxima quarta-feira para o Mengão erguer a taça. Isso se o Atlético Paranaense deixar, é claro! Vamos ver se o Furacão será capaz de acabar com a festa em pleno estádio do adversário.

Do outro lado está o Corinthians, que faz uma campanha que é uma verdadeira piada em 2013. Uma piada dos empates, para dizer a verdade. O preto-e-branco da capital paulista é o líder no ranking de empates na temporada, especialmente pelo placar de zero a zero. Para se ter noção, se o Corinthians convertesse todos os empates em vitórias, estaria superando o Cruzeiro no Brasileirão 2013 com folga. Mas fazer o que né? Não há eficácia de ataque nesta equipe, e assim não tem como ganhar. O time faz muito poucos gols.

No Corinthians, Douglas e Pato não devem jogar. O primeiro será trocado por Danilo, e Pato por não ter conquistado ainda um lugar à sombra no time. Já no Flamengo, não jogarão nem André Santos e nem Chicão, ambos lesionados em virtude do jogo contra o Atlético no meio da semana.

Quem apita o jogo de hoje é Fabricio Neves Corrêa do Estado do Rio Grande do Sul.

Entram em campo no Flamengo

Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir e João Paulo; Amaral, Diego Silva, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.

Entram em campo no Corinthians

Walter; Edenílson, Cleber, Gil e Igor; Ralf e Guilherme; Romarinho, Danilo e Renato Augusto; Emerson.

Jogo Flamengo x Santos série A - Brasileirão


Finalmente um jogo apenas de times do topo da tabela. Os times do Atlético-MG e Goiás jogam na noite deste sábado, às 21h, em mais uma rodada do futebol brasileiro, pelo Brasileirão 2013. Neste momento, o Goiás aparece em terceiro lugar, enquanto o Atlético Mineiro é apenas o 7º colocado.

A equipe do Goiás está muito perto de confirmar em definitivo sua presença no G4. Para isso, basta que vença o Atlético-MG e que o Criciúma ganhe do Vitória. Se a combinação destes dois jogos for favorável, estará tudo 100% encaminhado. O Goiás tem nesse momento 59 pontos, apenas 1 atrás do Grêmio, que está na segunda posição na competição.

É bom frisar o seguinte: se Ponte Preta ou São Paulo forem campeões da Copa Sulamericana, não haverá mais um G4 e sim um G3. Portanto, é bom os times do G4 se espertarem. O Cruzeiro já está garantido, e podem ter só mais 2 vagas, e não 3. Cuidem-se!

Para o Atlético estar ou não no G4 não muda nada, já que já está classificado para a Libertadores no ano que vem. Portanto, daqui pra frente o Galo só terá jogos pra cumprir tabela, e nada de emocionante para se preocupar, a não ser o Mundial Interclubes que acontecerá em dezembro. Desejamos desde já sorte ao time mineiro para que traga a taça dessa competição para o Brasil.

Na equipe do Galo, Réver e Emerson (zagueiros) não devem entrar no campo por conta de estarem lesionados.

O confronto será realizado no Estádio Independência (do América-MG), na linda cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Escalação do Atlético-MG

Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gilberto Silva e Lucas Cândido; Pierre, Josué, Tardelli e Luan; Fernandinho e Jô.

Escalação do Goiás

Renan; Vítor, Rodrigo, Ernando e William Matheus; Amaral, David, Eduardo Sasha e Ramon; Roni e Walter.

Jogo Atlético-MG x Goiás série A - Brasileirão 2013


O jogo mais importante do ano de 2013 para o Vasco? sim! este será.

Jogam hoje Vasco x Cruzeiro pela trigésima sexta rodada do Campeonato Brasileiro 2013 de futebol. O jogo será disputado no Rio de Janeiro, na terra do Vasco, no estádio de seu arquirrival Flamengo (Maracanã), e começará pontualmente às 19h30. Será transmitido ao pela TV fechada e pelo canal Premiere FC.

De um lado, o visitante Cruzeiro, campeão brasileiro com várias rodadas de antecipação. Nada a comentar sobre esse time, que é composto de craques, e certamente é um clube diferenciado dos demais. Por isso a diferença enorme na tabela de classificação. Com 75 pontos, o Cruzeiro está a 15 pontos do segundo lugar (Grêmio, que tem só 60 pontos).

De outro lado nesse jogo dramático está o Vasco, que está a 1 centímetro de cair para a série B. Um empate ou uma derrota significa automaticamente que o Vasco disputará a segunda divisão em 2014. Claro que a torcida vascaína possui esperanças ainda, porém, particularmente achamos que a situação está bem periclitante. É bem improvável que o Vasco consiga vencer os 3 jogos que faltam. O Vasco tem só 38 pontos, e precisa torcer roendo as unhas para que Fluminense, Bahia e Criciúma percam os seus jogos. Tarefa árdua realmente. O Coritiba, que tem 41 pontos irá para Porto Alegre enfrentar o Internacional, e é bem provável que perca. Porém, o Vasco só precisa pensar em si próprio nessa reta final. Qualquer resultado senão a vitória resultará em um caixão.

Para azar do Vasco, o Cruzeiro entrará em campo praticamente com o time completo. Vish! Que fase!

Quem apitará o jogo será Marcos da Penha, do Espírito Santo.

Começam jogando no Vasco

Alessandro, Fagner, Cris, Luan e Yotún; Abuda, Guiñazu, Pedro Ken e Marlone; Edmilson e Thalles.

Começam jogando no Cruzeiro

Rafael, Ceará, Leo, Paulão e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian; Vinicius Araújo.

Jogo Vasco x Cruzeiro série A - Brasileirão 2013


Entram em campo no início da noite deste sábado os clubes do Criciúma e Vitória da Bahia, que abrem a 36ª rodada do Brasileirão 2013, e pretendem apresentar um futebol de alto nível. O jogo começará às 19h30, na casa do Criciúma, mais especificamente no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina.

De um lado está a equipe do Criciúma, que não pode perder, pois senão corre risco de voltar à zona de rebaixamento. Com apenas 42 pontos, uma vitória simples do Coritiba, já faria com que o time paranaense ultrapassasse o Criciúma, caso o time catarinense não vença. Portanto, para o Tigre é questão de ganhar ou ganhar.

Já do lado do Vitória, uma “vitória” é o que interessa, se ainda quiser disputar algo no G4, e sonhar com a Libertadores da América em 2014. Com 54 pontos, o time baiano ainda tem chances de ficar entre os quatro primeiros colocados, porém, se perder, estará fora dessa disputa.

Pelo lado do Criciúma, o goleiro Gallato volta ao time, enquanto do lado do Vitória, o volante Marcelo não jogará.

O árbitro do jogo Criciúma x Vitória será Wilson Luiz Seneme, da FIFA de São Paulo.

Entram em campo no Criciúma

Galatto; Sueliton, Ewerton Páscoa, Fábio Ferreira e Marlon; Henik, Serginho, Elton e Morais; Lins e Wellington Paulista.

Entram em campo no Vitória

Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel, Cáceres e Escudero; William Henrique, Marquinhos e Dinei.

Jogo Criciúma x Vitória série A - Brasileirão 2013


Jogam às 17h20 deste sábado os times do Boa Esporte e do Sport Recife pela 37ª rodada do Brasileirão 2013 da série B. O jogo acontecerá no Estádio Prefeito Dilzon Melo, em Varginha (MG), casa do Boa Esporte.

O Sport Recife tem 59 pontos (mesmos pontos de Figueirense, Icasa e Ceará), e precisa vencer. Se a missão for cumprida, irá a 62 pontos, e estará bem perto de voltar a jogar com grandes clubes em 2014. Se perder, deixará seus adversários com uma chave de entrada para a série A.

O Boa Esporte, com seus 50 pontos, não almeja mais nada na competição (nem subir, nem cair), e portanto, poderá ser presa fácil para o Sport Recife, que o que mais interessa é a vitória, sem sombra de dúvidas. Uma derrota hoje, poderá deixar o time pernambucana em situação ruim para a briga pelas duas vagas que restam para subir a série A no próximo ano.

A equipe do Sport jogará no esquema 4-4-2, e Geninho (técnico do time) confirmou que Toby fará parte da equipe. Do lado do Boa Esporte, uma vez que o time não almeja mais nada no campeonato, jogará basicamente com o time reserva. Sorte para o Sport Recife!

O árbitro que apitará o jogo será Rafael Claus, do Estado de São Paulo.

Escalação da equipe do Boa Esporte

Douglas; Rafinha, Ciro Sena, Thiago Carvalho e Crystian; Moisés Ribeiro, Vinícius Hess, Jefferson e Felipinho; Luiz Paulo e Malaquias.

Escalação da equipe do Sport Recife

Douglas; Rafinha, Ciro Sena, Thiago Carvalho e Crystian; Moisés Ribeiro, Vinícius Hess, Jefferson e Felipinho; Luiz Paulo e Malaquias.

Jogo Boa Esporte x Sport Recife série B - Brasileirão 2013


Jogam pela penúltima rodada da série B do Brasileirão 2013, Palmeiras x Ceará, em jogo a ser realizado no Mato Grosso do Sul, no estádio Morenão, a partir das 17h20. Aliás, para o Palmeiras, este é o penúltimo jogo na série B, depois é só pensar na série A. A equipe do Ceará também sonha com esta vaga, já que está bem posicionada na competição. Assim, não será um jogo fácil para o Palmeiras, assim como não será moleza para o Ceará.

Com 76 pontos, o Palmeiras é líder absoluto da série B, com 10 pontos a mais que a Chapecoense (segundo lugar, que enfrentou o Icasa no Ceará). Pode parecer um jogo “treino” pro Verdão, mas não é isso que os atletas querem que transpareça. Seriedade é palavra de ordem no time verde.

Já o Ceará tem nesse jogo um pingo de esperança para ir para a primeira divisão do futebol brasileiro em 2014. Se vencer, irá a 62 pontos, e ficará em terceiro lugar na competição (mesma condição que o Icasa pode ter, batendo a Chapeocoense).

A notícia ruim é que o Palmeiras jogará praticamente completo pra esse jogo. Neste jogo, retornam à equipe do Ceará o goleiro Fernando Henrique, Potiguar e Ricardinho.

Quem apita o jogo Palmeiras x Ceará é Márcio Chagas da Silva, do Rio Grande do Sul.

Escalação do time do Palmeiras

Fernando Prass; Wendel, André Luiz, Henrique e Juninho; Eguren, Márcio Araújo e Valdivia (Felipe Menezes); Serginho, Leandro e Alan Kardec.

Escalação do time do Ceará

Fernando Henrique; Marcos, Gustavo, Potiguar e Vicente; João Marcos, Ricardinho, Lulinha e Thiago Humberto (Diogo Orlando); Mota e Magno Alves.

Jogo Palmeiras x Ceará série B - Brasileirão 2013 - Kleina


Os times do Icasa e da Chapecoense se enfrentam hoje em jogo importante pela série B do Campeonato Brasileiro 2013 da segunda divisão. O jogo começa às 16h20 e será transmitido pelo Premiere FC (TV fechada). O confronto será realizado no estádio Romeirão, lá em Juazeiro do Norte (Ceará) – “casa” do Icasa.

O time da Chapecoense tem 66 pontos e já está garantido na série A de 2014. Parabéns à Chape por esta conquista, pois foi um time que veio da série C e lutou muito para chegar onde está. Mas não pensem que por causa disso o time do Icasa terá jogo fácil não. O time da Chapecoense é muito bem formado, e só pecou no campeonato por ter tido muitos empates. Se não fosse isso, certamente incomodaria mais o Palmeiras.

O Icasa, por outro lado, está ainda na disputa por uma das vagas para a primeira divisão do futebol Brasileiro. Possui 59 pontos, e tem grandes chances de subir caso vença a partida de hoje. Se isso ocorrer, irá a 62 pontos, e ficará em terceiro lugar no campeonato. Excelente hein?

Quem está na disputa direta por essas 2 vagas que ainda restam são os times do Sport, Figueirense e Ceará. A briga será boa, já que times tradicionais (Sport Recife e Figueirense) podem perder seus tronos para um time de segunda linhagem (Icasa). Vamos aguardar. Seria ótimo!

Escalação do Icasa

João Ricardo; Naylhor, Luis Gustavo e Luiz Otávio; Neilson, Gilmak, Guto, Chapinha e Gustavo Goiano; Juninho Potiguar e Leandro.

Escalação da Chapecoense (Chape)

Danilo; Alemão (Murilo), Rafael Lima, Dão e Radar; Wanderson, Paulinho Dias, Diego Felipe e Danilinho; Potita e Bruno Rangel.

Jogo Icasa x Chapecoense série B - Brasileirão 2013


Tabela de Classificação – série B – Brasileirão 2013

tabela-atualizada-brasileirao-2013-b

No Brasileirão da série B, nada de muito emocionante a acontecer. Palmeiras campeão; Chapecoense e Sport Recife classificados, por enquanto. De resto, a missão é informar quantos pontos cada clube possui passadas 36 rodadas da competição.

Existem ainda mais 6 pontos a serem disputados, e há dois times que estão ainda na briga para subirem para a série A da competição: Icasa e Ceará. Pode bastar apenas uma vitória para que esses times comemorem o retorno à elite do futebol brasileiro.

Na outra ponta, São Caetano e ASA já está basicamente rebaixados, e não possuem chances de se livrar da degola. Se Paysandu e Atlético Goianiense perderem os seus jogos, teremos praticamente a zona de rebaixamento fechada, e nada de mais emocionante ocorrerá na zona do desespero este ano.


Tabela de Classificação – Brasileirão – Série A – 36ª rodada

tabela-a

O Brasileirão 2013 está a 3 semanas de terminar, e você confere a Tabela de Classificação do Campeonato Brasileiro atualizada acima. O campeonato terminará ao redor do fim da primeira semana de dezembro, e alguns times estão com sérias preocupações de caírem para a série B em 2014, entre eles o Vasco, Coritiba, Fluminense e Criciúma.

No alto da tabela, não há dúvidas desde as últimas 2 rodadas. O Cruzeiro é campeão, e fará praticamente “amistosos” nas próximas partidas, já que não tem nenhuma obrigação de vencer os seus jogos. Quem enfrentar o Cruzeiro pode se aproveitar desta situação e se dar bem nos últimos três jogos. Foi o que ocorreu com o Vasco no último sábado, que bateu o Zeiro por 2 a 1.

No meio da tabela, há vários clubes que não tem mais muito o que aspirar este ano no Brasileirão, já que não tem chances de chegar ao G4 e também não tem chances de cair. São eles: São Paulo, Vitória, Atlético MG, Flamengo, Corinthians, Internacional, entre outros.

Lá no final a notícia quente é que a Ponte Preta já foi rebaixada. O Vasco tem 41 pontos, e está um ponto atrás do Coritiba e Fluminense (que tem 42). O jogo do Coritiba terminou empatado em zero a zero, e o Coxa ampliou suas chances de cair, já que terá pedreira pela frente (Botafogo e São Paulo).

Já a Ponte Preta, apesar do rebaixamento iminente, ganhou do São Paulo pela Copa Sulamericana no meio da semana, e provavelmente disputará a final desta competição.

Quem se safou do rebaixamento foi o Flamengo, que venceu hoje o Corinthians, e carimbou a má fase do time paulista.


O jogo entre Cruzeiro e São Paulo foi importante para a Raposa, que encostou na liderança com a vitória por 3 a 0. Já o São Paulo afundou ainda mais em uma crise e agora conta com 10 jogos sem vitória, o que logo pode levar a equipe paulista a Zona de Rebaixamento se não mudar o retrospecto.

O Cruzeiro começou dominando a partida e dava pouco espaço para o São Paulo. O time Tricolor só conseguiu sair da defesa quando Jadson começou a se movimentar na linha dos volantes, armando jogadas. Já o meia Ganso, apareceu pouco e se mostrou bastante lento. O time insistia nos passes pelo meio, que eram cortados pela defesa adversária.

Luís Fabiano chegou a levar perigo, mas não conseguiu marcar para o time visitante. No segundo tempo, o time chegou a ser superior ao Cruzeiro, até a estrela de Luan brilhar. Logo aos seis minutos, o atacante abriu o placar. Após cruzamento, Luan bateu de primeira e fez um golaço.

Mesmo após a mudança de Paulo Autuori, que tirou Luís Fabiano e colocou Aloísio para manter o placar, o time Celeste marcou de novo. Luan fez mais dois gols em jogas iniciadas em contra-ataques, selando a vitória por 3 a 0. O time do São Paulo chegou a ouvi vaias da torcida, indignada com a atuação da equipe.

Por Robson Quirino de Moraes


O líder do Campeonato Brasileiro de 2013 é o Coritiba, mas nem mesmo as últimas campanhas da equipe na Copa do Brasil qualificariam o Coxa como favorito ao título antes da bola rolar.

O time está bem equilibrado e apesar de não contar com um elenco milionário e nem muito grande, mostra muita consistência.

As inovações e a modernidade na postura do clube podem refletir a sua atual situação: o clube aboliu as concentrações dos jogadores, o técnico é um funcionário do clube que veio das categorias de base, grande parte do elenco é formada no próprio clube, os salários estão em dia e o clube garante sempre bom público devido ao grande número de sócios.

A grande dúvida em relação ao Coritiba está residindo na sequência de Alex, o grande jogador da equipe que já tem 36 anos. O meia decidiu os jogos contra o Atlético Mineiro, Flamengo e Atlético Paranaense. Não bastasse isso, a sua presença em campo garante qualidade e poder de definição. Apesar disso, o time ainda não foi testado sem a presença dele, mas se mesmo assim a equipe mantiver o equilíbrio, será sim um grande favorito ao título.

Por José Alberi


O clássico entre Vitória e Bahia no próximo dia 21 já estava marcado para acontecer na Fonte Nova. A disputa é valida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

Tudo já estava certo, mas a diretoria do Vitória solicitou a mudança de campo, pois gostaria que a partida acontecesse no Barradão, estádio de sua propriedade.

Depois de negociações com a Fonte Nova Participações, equipe responsável pela gestão do estádio para a Copa do Mundo, o Vitória voltou atrás e decidiu que a partida será mesmo na Fonte Nova.

Até o final dessa semana, a assessoria de imprensa do Vitória deve confirmar que tudo voltará a ser como antes e que o jogo será realmente na Fonte Nova, ou seja, irá confirmar a alteração do local da partida, que voltou a ser a Fonte Nova.

Esse jogo representa o primeiro encontro entre Vitória e Bahia pela Série A desde 2003, ano em que as duas equipes estiveram na primeira divisão ao mesmo tempo. Na temporada de 2003 cada equipe levou a melhor em um jogo, pois no primeiro turno o Bahia venceu por 2 a 1 e no segundo turno a conquista foi do Vitória, também por 2 a 1.

Por Jéssica Posenato


    A parada do futebol brasileiro devido à Copa das Confederações foi importante para a maioria dos clubes do futebol nacional. Isto porque os treinadores estão tendo tempo suficiente para treinar uma boa formação, realizar testes com os elencos dos times e, principalmente, obter o retorno dos jogadores que estavam contundidos.

O Palmeiras talvez tenha sido o maior beneficiado, já que terá o retorno de todos os jogadores que estavam no departamento médico, como o chileno Jorge Valdívia. Com o plantel reforçado, o volante Léo Gago, que também está se recuperando de uma cirurgia, está otimista com relação à disputa da copa do brasil e do compeonato brasileiro da série b.

Com a eliminação do verdão do Campeonato Paulista e da Taça Libertadores da América, os torcedores se desanimaram com a possibilidade de o time conquistar um título importante esse ano. No entanto, graças a recuperação dos jogadores machucados e a chegada do meia paraguaio Mendieta, surge uma esperança para os torcedores palestrinos.

A diretoria afirma desde o começo do ano que a prioridade do time é retornar para a elite do futebol nacional, mas, como o técnico Gilson Kleina conta com um elenco com muitos jogadores, há quem diga que será possível disputar os dois campeonatos visando o título.

De qualquer forma, ninguém tem dúvida que a Copa do Brasil será muito disputada, pois, além de ser o meio mais fácil de se chegar na Libertadores, será um presente para muitos times que deixaram a desejar no primeiro semestre do futebol nacional, fator este que irá deixar o torneio extremamente competitivo.

Por Renan Valmeida do Nascimento


No último sábado, dia 8 de junho, Vasco e Bahia se enfrentaram pela 5ª rodada do Brasileirão, em jogo que terminou empatado em 1 a 1.

Com o resultado, o Bahia segue com 4 partidas sem perder pelo Brasileirão. Por outro lado, o Vasco deixou de entrar no G4 por conta do empate. O resultado deixou o time carioca na oitava posição, o que não agradou muito o time de São Januário. O público de 3.986 pessoas que compareceu a Volta Redonda viu uma partida agitada e com boas chances para ambas as equipes.

O Vasco tentou muitas vezes encontrar um ponto em que a defesa do Bahia falha-se. O time da casa tentou várias vezes, enquanto o Bahia tentava definir o jogo nos contra-ataques. E foi assim que a equipe Tricolor conseguiu abrir o placar aos 7 minutos de partida. Fernandão passou pelo zagueiro Renato Silva e tocou por cima do goleiro. 1 a 0 para o Bahia.

O Vasco passou a tocar mais a bola e continuou a buscar brechas na defesa adversária. Pedro Ken, Carlos Alberto e Alisson tentavam até cruzamentos na área, mas sem sucesso. Até que aos 21 minutos, Carlos Alberto foi derrubado na área e o juiz marcou pênalti. O próprio camisa 10 bateu e empatou a partida.

No segundo tempo as equipes se revezaram no ataque, porém, o resultado permaneceu o mesmo.

Na próxima rodada, o Bahia enfrenta o Corinthians em casa e o Vasco pega o Internacional em Porto Alegre.

Por Robson Quirino de Moraes


Com a realização da partida entre Coritiba e Fluminense, finalmente temos por encerrada a 4ª Rodada do Brasileirão Série A 2013. Com isso, chegou a hora de vermos como ficou a classificação geral do Campeonato Brasileiro.

Com os resultados, Coritiba, Cruzeiro e Náutico foram as equipes que mais subiram na classificação, ganhando 5 posições. Além deles, Portuguesa, Goiás, Atlético-PR, Vasco, Criciúma, Bahia e Grêmio também subiram na tabela.

Por outro lado, o Corinthians foi a equipe que mais amargou queda na rodada. O Timão perdeu nada mais nada menos do que 8 posições. Além da equipe paulista, São Paulo, Vitória, Botafogo, Fluminense, Atlético-MG, Flamengo, Santos, Ponte Preta e Internacional também acabaram caindo na classificação.

Com isso, o novo líder do Brasileirão é o Coritiba, que possui 8 pontos conquistados. A segunda colocação é do Cruzeiro, que possui 7 pontos. São Paulo e Vitória vem logo em seguida, também com 7 pontos. Grêmio, Botafogo e Bahia também possuem 7 pontos conquistados, porém, acabando ficando de fora do G$ devido aos critérios de desempate.

Do outro lado da tabela temos Portuguesa, Santos, Flamengo e Atlético-MG nas últimas posições. As 3 primeiras equipes citadas possuem 2 pontos conquistados. Enquanto o Atlético-MG possui apenas 1 ponto, só que tem um jogo a menos.

Confira abaixo a classificação completa do Brasileirão Série A 2013:

Classificação Brasileirão 2013


Bahia x BotafogoNesta quarta-feira, dia 5 de junho, teremos a realização do jogo entre Bahia e Botafogo. A partida, válida pela 4ª rodada do Brasileirão, será realizada às 22:00, no estádio do Batistão, em Aracaju.

O Bahia, atual 10º colocado com 4 pontos, vem de vitória fora de casa sobre o Internacional. A equipe deve contar com o apoio de sua torcida para conseguir mais uma vitória e de quebra se aproximar dos líderes do Campeonato.

Já o Botafogo, atual terceiro colocado da competição com 7 pontos, vem de vitória em casa sobre o Cruzeiro. A equipe carioca também deve buscar a vitória, já que ela pode significar a liderança da competição (dependendo para isso também dos resultados dos jogos de São Paulo e Vitória).

O Bahia não poderá contar com Souza, lesionado.

Já o Botafogo terá três desfalques: Jefferson (na Seleção Brasileira), Dória (na Seleção Sub-20) e Lodeiro (também na Seleção).

Bahia e Botafogo já se enfrentaram 33 vezes, com 10 vitórias para cada lado e 13 empates.

A partida de hoje será apitada por Heber Roberto Lopes. Ele terá como auxiliares Kleber Lucio Gil e Carlos Berkenbrock.

O Bahia deverá iniciar o jogo no 4-4-2, com Marcelo Lomba; Madson, Titi, Lucas Fonseca e Jussandro; Fahel, Diones, Hélder e Marquinhos; Ryder e Fernandão.

Já o Botafogo deverá atuar no 4-5-1, com Renan; Lucas, Antônio Carlos, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques.

O jogo será transmitido ao vivo pela Rede Globo e também pelo canal PFC. Quem quiser também poderá acompanhar o lance a lance através do site do GloboEsporte.com, que também irá disponibilizar vídeos e a narração da partida.


Grêmio x VitóriaGrêmio e Vitória realizam nesta quarta-feira (dia 5 de junho) mais uma partida do Brasileirão 2013. O jogo, válido pela 4ª rodada da competição, será realizado às 21:00, na Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS).

O Grêmio, atual 8º colocado com 4 pontos, vem de um empate fora de casa com o Santos. O Tricolor Gaúcho espera vencer hoje para se aproximar de vez dos líderes da competição.

Já o Vitória, atual vice-líder com 7 pontos, vem de uma vitória em casa contra o Vasco. A equipe baiana deve buscar a vitória hoje no intuito de tomar a primeira colocação do São Paulo.

O Grêmio terá 5 desfalques para a partida de hoje: Eduardo Vargas (na Seleção Chilena), Tony (lesionado), Marco Antônio (lesionado), Fábio Aurélio (lesionado) e Fernando (na Seleção Brasileira).

Já o Vitória também terá 5 desfalques: Maxi Biancucchi (lesionado), Renato Cajá (lesionado), Luis Alberto (lesionado), Mansur (lesionado) e Deola (lesionado).

Grêmio e Vitória já se enfrentaram 31 vezes, com 14 vitórias para o Grêmio, 7 vitórias para o Vitória e 10 empates.

A partida será apitada pelo árbitro Marcos André Gomes da Penha. Ele terá como auxiliares Vanderson Antonio Zanotti e Leonardo Mendonça.

O Grêmio deve iniciar a partida no 4-4-2, com Dida; Pará, Bressan, Werley e Alex Telles; Adriano, Souza, Guilherme Biteco e Zé Roberto; Kleber e Barcos.

Já o Vitória deverá atuar também no 4-4-2, com Wilson; Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Danilo Tarracha; Michel, Cáceres, Neto Coruja e Escudero; Vander (Marquinhos) e Dinei.

O jogo será transmitido ao vivo pelo canal PFC. Quem quiser também pode acompanhar o lance a lance da partida no site do GloboEsporte.com.


Ponte Preta e Atlético-PR fazem na noite desta quarta-feira (dia 5 de junho) mais uma partida do Brasileirão 2013. O jogo, válido pela 4ª rodada da competição, irá acontecer às 21:00, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).

A Ponte Preta, atual 11ª colocada com 3 pontos, vem de derrota fora de casa para o Corinthians. A equipe paulistana deverá tentar a todo o custo a vitória, para não se distanciar tanto do pelotão de cima da competição.

Ponte Preta x Atlético-PRJá o Atlético-PR, atual 14º colocado com 2 pontos, vem de um empate com o Flamengo. A equipe paranaense também quer a qualquer custo a vitória nesta partida, uma vez que ainda não venceu na competição.

A Ponte Preta terá um desfalque para o jogo: Ramírez (na Seleção Peruana).

Já o Atlético-PR terá apenas o desfalque de Léo (lesionado).

No histórico entre as duas equipes, Atlético-PR e Ponte Preta já se enfrentaram 21 vezes, com 11 vitórias do Atlético-PR, 6 vitórias da Ponte Preta e 4 empates.

O juiz da partida será Gilberto Rodrigues Castro Junior. Ele terá como auxiliares Cleriston Clay Barreto Rios e Clovis Amaral da Silva.

A Ponte Preta deverá iniciar a partida no 4-4-2, com Edson Bastos; Cicinho, Cleber, Ferron e Uendel; Baraka, Magal, Fernando e Chiquinho; Rildo e William.

Já o Atlético-PR deverá começar também no 4-4-2, com Weverton; Jonas, Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Juninho, João Paulo, Felipe (Elias) e Everton; Ederson e Marcão.

O jogo terá transmissão ao vivo pelo canal PFC. Quem quiser também poderá acompanhar o lance a lance da partida no site do GloboEsporte.com.


Válido pela 4ª Rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, o jogo entre Bahia e Botafogo será realizado no estádio Batistão, às 22:00 de quarta-feira, dia 5 de junho.

O time baiano ocupa a décima posição na tabela de classificação, com 4 pontos ganhos em três rodadas e rendimento de 44,4%. Já o Botafogo está em terceiro, com sete pontos em 3 rodadas e aproveitamento de 77,8%.

O Bahia pretende defender três pontos em casa e conta com o apoio de sua torcida para melhorar sua posição na tabela. Na última rodada, o clube obteve uma vitória importante contra o Internacional no Sul do país.

Pelo lado do Botafogo, que apresenta boa campanha neste início de Brasileirão, o intuito é conseguir três pontos fora de casa e manter-se no topo da tabela do torneio. Para isso, o clube da estrela solitária conta com Seedorf, Marcelo Matos e Lodeiro, alguns de seus principais jogadores. Na última rodada, o Fogão venceu o Cruzeiro em casa pelo placar de 2 a 1 e busca manter a regularidade para terminar o semestre com boa colocação no certame.

Por Marcelo Araújo


O Coritiba receberá o Fluminense pela 4ª Rodada do Campeonato Brasileiro de 2013. O jogo será realizado no dia 6 de junho, às 21:00, no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).

O clube paranaense está na sexta posição da tabela e possui 5 pontos em três jogos, com aproveitamento de 55,6%. Na última rodada, o Coxa empatou com o Goiás fora de casa pelo placar de 1 a 1. Agora, a equipe busca uma vitória em seu estádio para melhorar a posição na tabela. 

Pelo lado do Fluminense, que ganhou do Criciúma na última rodada pelo placar de 3 a 0, o objetivo é vencer a partida fora de casa para conseguir três pontos importantes. O clube está focado no Brasileirão e conseguiu três pontos nos dois jogos que disputou (o Tricolor Carioca tem um jogo a menos). Para o confronto com o Coritiba, o clube do Rio não contará com Fred, seu principal atacante, que está na Seleção Brasileira. Após a eliminação da Copa Libertadores da América neste ano, o clube aposta todas as suas fichas no Brasileirão.

Por Marcelo Araújo


BRASILEIRAOCom o término da 3ª Rodada do Brasileirão 2013, chegou a hora de conferirmos quais serão os próximos jogos da competição.

A 4ª Rodada começará amanhã, dia 3 de junho, com as partida da Série B. Já os jogos da Série A acontecerão nos dias 4 e 5 de junho.

Pela Série B, todos os jogos da rodada serão disputados no mesmo dia (3 de junho). Assim, amanhã teremos os seguintes jogos:

  • Oeste x Ceará (às 19:30)
  • Boa Esporte x ASA (às 19:30)
  • Figueirense x Chapecoense (às 19:30)
  • Palmeiras x Avaí (às 19:30)
  • Paysandu x Paraná (às 19:30)
  • Joinville x América-RN (às 21:50)
  • Icasa x América-MG (às 21:50)
  • ABC x Bragantino (às 21:50)
  • São Caetano x Atlético-GO (às 21:50)
  • Guaratinguetá x Sport (às 21:50)

Já pela Série A, as partidas foram divididas em duas datas. No dia 5 de junho serão disputados 9 jogos, enquanto que no dia 6 de junho acontecerá apenas uma partida.

Os jogos do dia 5 de junho são:

  • São Paulo x Goiás (às 19:30)
  • Criciúma x Santos (às 19:30)
  • Portuguesa x Internacional (às 19:30)
  • Vasco x Atlético-MG (às 21:00)
  • Grêmio x Vitória (às 21:00)
  • Ponte Preta x Atlético-PR (às 21:00)
  • Flamengo x Náutico (às 22:00)
  • Bahia x Botafogo (às 22:00)
  • Cruzeiro x Corinthians (às 22:00.

Já o jogo do dia 6 de junho será:

  • Coritiba x Fluminense (às 21:00)

Pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro 2013, o Criciúma receberá o Santos no estádio Heriberto Hulse, no dia 5 de junho, às 19:30.

O clube de Santa Catarina, que foi derrotado pelo Fluminense por 3 a 0 na última série de jogos, busca a vitória dentro de casa com o apoio de sua torcida para somar mais três pontos e subir na classificação. Atualmente, o clube está na 12ª posição, com três pontos somados em 3 rodadas e possui aproveitamento de 33,3%.

Pelo lado do Santos, time que recentemente perdeu Muricy Ramalho e Neymar, a obrigação de uma vitória fora de casa é grande. A torcida vem criticando a falta de peças de reposição no lugar de Neymar e o clube não tem demonstrado um bom futebol. Para a próxima partida, o alvinegro praiano contará com Montillo, Cícero, Rafael, Léo e Edu Dracena para recuperar o prestígio.

O Santos ocupa a décima quinta posição na tabela de classificação, com dois pontos acumulados em três rodadas e possui aproveitamento de 22,2%. Na busca pelo novo treinador, o nome mais cotado é o de Bielsa.

Por Marcelo Araújo


Pela terceira rodada da Série B, o Palmeiras irá receber o América Mineiro no sábado (1º de junho), às 16:20, no estádio Novelli Júnior, que fica localizado na cidade de Itu, no interior de São Paulo.

O Alviverde Paulista, buscando retornar ao grupo de elite do torneio nacional, conta com o apoio de sua torcida para somar três pontos e manter a regularidade. O clube da Capital Paulista ganhou nas primeiras rodadas e totaliza seis pontos na tabela de classificação, com 100% de aproveitamento.

Provavelmente a escalação do Palmeiras será a seguinte: Bruno; Ayrton, Maurício Ramos, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Charles, Wesley e Tiago Real; Leandro e Vinícius. No último jogo, o Palmeiras venceu o Asa de Arapiraca.

Pelo lado do América Mineiro, o objetivo é conseguir ao menos um empate fora de casa para somar um ponto na tabela de classificação. O time de Minas Gerais entrará em campo com seus principais jogadores. Como a partida não será realizada em São Paulo, a equipe enfrentará menor pressão por parte da torcida do Palmeiras.

Por Marcelo Araújo


Na última quarta-feira (dia 29 de maio), Goiás e Corinthians empataram em 1 a 1 no Serra Dourada. O empate não é bom para nenhuma das equipes, que ainda não ganharam no Brasileirão deste ano. O Corinthians vem de um empate na primeira rodada. Já o Goiás sofreu uma goleada do Cruzeiro.

O Goiás começou mais ofensivo, apostando na rapidez de seus atacantes, mas não conseguia vencer a zaga do Timão. Depois de várias chances perdidas pelos dois lados, o jogo ficou um pouco truncado, com menos chances de gol para ambas as equipes. Somente aos 38 minutos o placar saiu do 0 a 0. Após cobrança de escanteio, Ernani mandou para o fundo da rede.

No segundo tempo, o Corinthians levou mais perigo ao adversário. O placar poderia ser melhor se os atacantes Guerrero e Pato não tivessem perdido tantas chances claras de gol.

O empate só saiu depois de um bate e rebate dentro da área. A bola sobrou para Guilherme, que marcou para o Corinthians e empatou a partida no Serra Dourada.

Ambos os times ainda não venceram no Campeonato Brasileiro 2013.

Por Robson Quirino de Moraes


O Corinthians irá receber a Ponte Preta pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro de 2013. Após empatar com o Goiás na última série de jogos do torneio, o Alvinegro Paulista buscará a vitória em casa para conseguir novo fôlego antes da pausa que será feita no campeonato em virtude da realização da Copa das Confederações.

Com apenas dois pontos conquistados em dois jogos, o clube da Capital entrará com força máxima para o embate, contando com seus atacantes titulares: Romarinho, Emerson e Guerrero. De acordo com as últimas alterações do técnico Tite, é possível que Alexandre Pato seja utilizado no segundo tempo.

O jogo será realizado no dia 1º de junho de 2013, no estádio do Pacaembu, às 21:00.

Pelo lado da Ponte Preta, que fez ótima campanha no Campeonato Paulista de 2013, a expectativa é surpreender o Corinthians no Pacaembu. A Macaca entra em campo contando com sua principal revelação, o lateral direito Cicinho, autor de um golaço na última vitória sobre o Flamengo. A Ponte somou três pontos nas duas rodadas do torneio e precisa da vitória para conseguir boa regularidade na competição.

Por Marcelo Araújo


O Sport acabou com a série de derrotas contra o ABC. Após perder 5 partidas, o Leão tinha a obrigação de vencer em casa pela Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro e foi isso que a equipe fez. O placar magro de 1 a 0 foi o suficiente para dar um pouco de ânimo ao time e amenizar a crise.

O jogo começou bem, mas a equipe do ABC era melhor em campo e teve duas ótimas chances com Alvinho. Na primeira o atacante cabeceou para o gol com perigo. Já na segunda o jogador aproveitou uma cobrança de falta, mas acabou chutando muito fraco. Já o Sport teve apenas uma chance de gol, aos 9 minutos, com Felipe Azevedo.

O placar só mudou no segundo tempo. Aos 2 minutos, Felipe Azevedo finalizou em cima da zaga, mas a bola sobrou para Gabriel, que chutou forte. O gol foi suficiente para aliviar a situação na Ilha do Retiro e levantar a torcida.

Na próxima rodada da Série B, o Sport vai enfrentar o Figueirense fora de casa, no estádio Orlando Scarpelli. Já o ABC irá pegar o Ceará em casa.

Por Robson Quirino de Moraes


O time misto do Atlético Mineiro até que tentou, mas não conseguiu bater o Coxa no Couto Pereira. A estreia de ambas as equipes no Campeonato Brasileiro foi emocionante, com direito a virada do time da casa. O Coritiba venceu por 2 a 1 e começou o campeonato com o pé direito.

Vários jogadores do Atlético Mineiro foram poupados para a partida de volta contra o Tijuana, pela Copa Libertadores. Talvez por isso o primeiro tempo não tenha dado tanta emoção aos torcedores que compareceram ao estádio. Poucas chances reais de gol para ambas as equipes foram a marca registrada da etapa inicial do jogo.

No segundo tempo, o jogo ficou mais emocionante. Em cobrança de falta, Diego Tardelli abriu o placar para os visitantes. Com o resultado, o Coxa partiu para cima buscando o empate, que aconteceu com Deivid, que marcou de cabeça quatro minutos depois. Após o gol, o Coritiba começou a colocar mais pressão sobre o Atlético Mineiro.

Nos acréscimos, Arthur virou para o Coxa. Após cruzamento de Lincoln, o atacante balançou as redes e fez a alegria dos 14 mil torcedores.

Na próxima rodada do Brasileirão o Coritiba vai enfrentar o Bahia. Já o Atlético-MG pega o Grêmio em casa.

Por Robson Quirino de Moraes


Abatido pela eliminação na Libertadores da América, o Grêmio tinha obrigação de ganhar do Náutico em Caxias do Sul, no estádio Alfredo Jaconi. O placar de 2 a 0 fez o time tricolor começar o Campeonato Brasileiro com o pé direito.

Embora o time da casa tenha errado alguns passes, o jogo foi satisfatório segundo os jogadores. Eles estavam com o espírito de equipe bem aflorado, principalmente na troca de passes e nas jogadas de ataque. O primeiro gol saiu logo aos 15 minutos de jogo, quando Barcos recebeu na entrada da área, tocou para Souza e este serviu Zé Roberto, que completou para o gol.

No segundo tempo, o Náutico acordou e passou a atacar mais, porém, aos 20 minutos o Grêmio deu números finais ao jogo, marcando com Elano. O jogador recebeu cruzamento de Souza e tocou de cabeça para redes. 2 a 0 para o Grêmio e festa da torcida

O próximo jogo do Grêmio será contra o Santos, no dia 1º de junho. Já o Náutico recebe o Vitória na quarta-feira, no estádio dos Aflitos.

Por Robson Quirino de Moraes


O duelo entre os campeões estaduais da Bahia e do Rio grande do Sul terminou empatado em 2 a 2 em partida eletrizante. O Vitória chegou a abrir 2 gols de vantagem sob o adversário, mas cedeu a pressão e acabou deixando o Internacional empatar a partida de estreia de ambas as equipes no Campeonato Brasileiro de 2013.

Já aos dois minutos de jogo, o Vitória abriu o placar com o argentino Maxi Biancucchi, que recebeu um cruzamento de Escudero. O Internacional até tentou reagir, mas logo aos 10 minutos o time da casa ampliou após cobrança de falta e cabeçada de Gabriel Paulista.

Durante o primeiro tempo, o Vitória estava mais presente na área adversária com Dinei e Escudero, mas o Internacional estava vivo na partida e aos 29 minutos diminuiu com Diego Forlán, que recebeu um passe de Fred e marcou para o time visitante.

No segundo tempo, Dunga fez mudanças que garantiram o empate na Arena Fonte Nova. Aos 18 minutos, Fred dominou a bola lançada por D’Alessandro e tocou na saída do goleiro.

As duas equipes voltam a jogar durante a semana. O Vitória enfrenta o Náutico na casa do adversário e o Internacional enfrenta o Criciúma em Caxias do Sul.

Por Robson Quirino de Moraes


O Campeonato Brasileiro começou bem para o Vasco. O time, que não foi muito bem no Campeonato Carioca, ainda vendeu Dedé (um dos principais jogadores da equipe nas últimas temporadas) para o Cruzeiro.

Pouco mais de 11 mil torcedores compareceram ao estádio de São Januário para ver o Vasco impor seu jogo e ganhar da Portuguesa pelo placar de 1 a 0. Mesmo com jogadas perigosas do time da Portuguesa, o Vasco teve 63% de posse de bola, além de 11 finalizações contra 3 da Lusa.

Com os desfalques de Carlos Alberto (que ainda não retornou a forma física), do zagueiro Rodolfo e do meia Bernardo (que estão se recuperando de cirurgia), o Vasco ganhou com um gol de Tenório, que marcou após falha do goleiro aos 4 minutos do segundo tempo.

Após o gol, a Portuguesa demonstrou alguma reação e foi para cima do time da casa, porém, teve um jogador expulso. Diogo recebeu cartão vermelho após entrada dura em Wendell, mas já era tarde para a Lusa.

A vitória foi bem vista pelos jogadores do Vasco, que enfrentam o São Paulo fora de casa na próxima rodada. Já a Portuguesa irá receber o Fluminense também pela 2ª rodada da competição.

Por Robson Quirino de Moraes


De acordo com rei do futebol, Pelé, Felipão deveria adotar o hábito de convocar vários jogadores de um time só, pois assim seria construída uma base e com entrosamento. Curiosamente, o Corinthians foi um dos times que Pelé mais marcou gols e o time que ele citou como possível estrutura para o Brasil.

Para Pelé, convocar jogadores de diversos clubes não gera entrosamento no time, ainda mais porque sempre há mudanças e poucos são os dias de treinamento.

O Rei disse que na época dele os treinadores tinham, basicamente, os mesmos problemas; citando como exemplo o que João Saldanha fez, quando usou a base do time do Botafogo e do Santos,para a disputa da Copa de 70.

O pensamento do ídolo brasileiro é que Felipão faça do time corintiano a base do selecionado e acrescente neste alguns atletas para servirem como cereja do bolo, neste caso esta seria o atacante Neymar, ídolo santista e com cogitações muito forte para uma possível ida para o Barcelona.

Neymar, inclusive, tem sido "perseguido" e vigiado pelo "pai" Pelé, que pediu para o jovem santista ser mais reservado e se preocupar somente com futebol.

Conselhos são sempre bem vindos, vindo de um rei ainda, não podem ser desprezados.

Por Vinicius Cunha


E a disputa pela vice-liderança continuou na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda existe uma vaga direta para a disputa da  Libertadores 2013.

O Grêmio, que está na briga pela 2ª posição, jogou contra o Figueirense e ganhou de 4×2. Com gols de Leandro, Souza, Zé Roberto e Elano.

Destaque para o jogador Zé Roberto, que está jogando muito. O jogador Aloisio marcou 2 gols pelo lado do Figueirense.

O Atlético-MG jogou contra o Botafogo e ganhou com o gol de Rever aos 43 minutos do segundo tempo, os outros gols foram marcados por Bernard e Richarlyson. Elkenson e Antônio Carlos marcaram para o Botafogo, que ficou na 7ª posição. Vale lembrar que o Grêmio e o Atlético-MG jogam com seus maiores rivais na última rodada.

Na parte debaixo da tabela, o Sport precisava ganhar mais empatou com o campeão Fluminense. O Sport está em uma difícil situação, pois precisa ganhar o clássico contra o Náutico e torcer pela derrota do Bahia e da Portuguesa.

A Portuguesa ganhou do Internacional por 2×0, com gols de Marcelo Cordeiro e Luis Ricardo.

O São Paulo ficou no 0x0 contra a Ponte Preta. O técnico Ney Franco jogou com seus reservas, priorizando a semifinal da Copa Sul-Americana.

O Corinthians jogou contra o Santos no sábado e ficou no 1×1, com gol de Wallace e Felipe Anderson.

Já o Palmeiras jogou contra o Atlético-GO e perdeu por 2×1. A equipe paulista irá pegar o Santos na última rodada do campeonato.

Por Viviane Nascimento


O Atlético-MG enfrenta neste domingo (18), às 17 horas no estádio Independência (MG), o xará goianiense, em busca de uma classificação direta para a fase de grupos na Taça Libertadores de 2013.

O clube mineiro, que já não tem mais chances matemáticas de conquistar o título da competição nacional, caiu para a 3ª colocação após o empate frente ao Vasco e a vitória do Grêmio encima do São Paulo, na rodada anterior.

Já o Atlético Goianiense, que não aspira mais nada já que foi o primeiro time do campeonato a ter seu rebaixamento matematicamente confirmado, entra em campo somente para cumprir tabela. Mas o discurso dos atletas do clube goiano é de que o confronto vale muito, para terminar a temporada com honra.

Apesar de falar à imprensa que o confronto será difícil, os atletas e a comissão técnica do Atlético Mineiro confirmam que é uma partida de vida ou morte para as pretensões do clube. O Galo precisa vencer e torcer por um empate ou derrota do Grêmio para voltar à segunda colocação do campeonato.

Esse embate poderá selar também o destino de Ronaldinho. O atleta confirma que quer disputar a Libertadores e mesmo que negue, sua permanência no clube mineiro está diretamente condicionada à participação do Galo na competição mais importante da América do Sul.

Por Renato Benevenuto


Neste domingo, dia 18 de novembro, o Flamengo poderá se tornar algoz do Palmeiras na luta do Alviverde em seguir na elite do futebol brasileiro. Com apenas 33 pontos conquistados na Série A, o time paulista necessita desesperadamente da vitória contra o Rubro-Negro a partir das 17h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Pior do que ter de vencer o adversário carioca, o Palmeiras ainda terá de torcer por uma combinação de resultados de rivais diretos na luta contra a degola. Portuguesa (40 pontos), Bahia (40) e Sport (37) enfrentam respectivamente: Grêmio, Ponte Preta e Botafogo e precisam tropeçar para que o Verdão siga na luta pela permanência entre os melhores times do Brasil em 2013.

Lateral-esquerdo com passagem pelo rival Corinthians, Ramon vê a possibilidade de atenuar a crise do lado Alviverde como algo motivador. De forma respeitosa, ele garante não sentir felicidade pela situação da equipe do Palestra Itália, mas ressalta que não há nenhuma chance de sentir pena.

"Se fôssemos nós, ninguém teria piedade. Queremos vencer e não temos nada a ver com o Palmeiras. Jogaremos sem pressão, com alegria, e será uma partida especial caso vençamos e rebaixemos o outro time", avalia o defensor.

Livre da ameaça de rebaixamento, o Flamengo tenta melhorar sua posição no Campeonato Brasileiro para garantir vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana. O Mengão no momento é o 9º colocado, com 47 pontos.

Por Thiago Viana


O Fluminense, clube que se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro de 2012 com 3 rodadas de antecipação, recebe o Cruzeiro pela 36ª rodada do torneio. O jogo será realizado no estádio do Engenhão, às 17:00, no dia 18 de novembro.

O Tricolor carioca apresenta 76 pontos conquistados em 35 rodadas, com média de aproveitamento de 72%. Apesar de já ter conquistado a taça, o Flu pretende continuar mantendo a ótima regularidade e bater recordes de pontos na competição. Além disso, o artilheiro Fred continua sendo perseguido por Luís Fabiano na artilharia e precisa marcar mais gols para garantir a marca pessoal. Na última rodada, o Fluminense venceu o Palmeiras por 3 a 2.

Já o Cruzeiro ocupa a décima posição na tabela, com 46 pontos ganhos em 35 rodadas, apresentando aproveitamento de 43,8%. Para o jogo contra o Fluminense, a equipe mineira pretende brecar o primeiro colocado para mostrar que ainda tem forças no campeonato. Na última série de jogos, o Cruzeiro venceu o Bahia por 3 a 1 e pretende manter a regularidade. O artilheiro do time na competição é Wellington Paulista, que marcou 9 gols.

Por Marcelo Araújo


Caso o Bahia e a Portuguesa vençam seus jogos na próxima rodada, o Palmeiras estará matematicamente rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Apesar de o Alviverde Paulista não depender somente de si para escapar da degola, a diretoria palmeirense descarta pagar qualquer incentivo financeiro para que outra as equipes vençam seus concorrentes diretos.

Segundo divulgação do clube, sua filosofia é evitar qualquer influência externa antes da partida contra o Flamengo, no domingo, às 17 horas no Rio. Segundo o diretor de futebol do Palmeiras, César Sampaio, oferecer dinheiro para que as outras equipes vençam seus adversários diretos seria comprovar da incompetência do clube paulista em conseguir alcançar seus próprios objetivos.

Diante dos vários protestos realizados pela torcida palmeirense contra elenco e diretoria, o pedido feito internamente é que todos se unam a favor do clube, independente da queda ou não para a segunda divisão do torneio nacional.

Após a derrota para o Fluminense, o técnico Gilson Kleina busca blindar os atletas, divulgando o mínimo possível de informações sobre o provável time que entrará em campo em Volta Redonda, com o intuito de preservar os atletas que estarão em campo no possível rebaixamento da equipe.

Além do Fla, o clube paulista irá enfrentar o Atlético-GO (no Pacaembu) e o Santos (na Vila Belmiro).

Por Renato Benevenuto


Jogando em meio a um público próximo dos 46 mil expectadores, Grêmio e São Paulo fizeram um grande duelo em busca de uma vaga na competição mais importante da América do Sul.

Com um grande duelo, o que chamou a atenção foi a súplica da torcida gremista pedindo a renovação do contrato de Vanderlei Luxemburgo, que negocia de forma complicada com o presidente eleito, Fábio Koff.

O primeiro tempo do jogo foi digno de um duelo entre duas excelentes equipes. Após um duelo ofensivo de ambos os times, quem abriu o placar foi Rogério Ceni, após um pênalti cometido por Saimon. Mas o Grêmio não se deixou abalar e foi para cima do adversário, mas em vão, já que o primeiro tempo terminou com a vantagem paulista.

E uma frase popular no futebol se fez verdadeira, quando dizem que banco de reservas também ganha jogo. André Lima, que saiu dos suplentes, empatou a partida aos 15 minutos do segundo tempo. Continuando na pressão, o Tricolor Gaúcho virou a batalha aos 39 minutos com Marcelo Moreno, fazendo a torcida gremista se esbaldar em felicidade. 

Com o resultado positivo, o Grêmio tem vaga confirmada na Libertadores, assumindo a vice- liderança. Já o São Paulo começa a sentir a pressão do Botafogo, que começa a reagir e consequentemente encostar.

Que final de campeonato!

Por Renato Benevenuto


Embaixo de um forte calor, Vasco e Atlético-MG entraram em campo para jogar mais uma partida pelo Campeonato Brasileiro.

Precisando vencer o Cruzmaltino, o time mineiro entrou em forte ritmo para que ainda pudesse sonhar em conquistar o torneio nacional. Até os 5 minutos da primeira etapa, o Atlético atacava o Vasco, surpreendo-o com as bolas paradas do craque Ronaldinho, fazendo o goleiro do adversário trabalhar com boas defesas.

Enquanto era atacado, o Vasco tentava sair em contra-ataque com seus atacantes Tenório e Alecssandro, mas sem sucesso.

O placar foi aberto logo aos 25 minutos, a favor do Atlético, em pênalti cometido por Douglas em cima de Escudero, que foi convertido com sucesso por Ronaldinho Gaúcho. O primeiro tempo terminou com o resultado positivo a favor do Galo. 

No segundo tempo, o Vasco fez duas mudanças, dando nova mobilidade ao time. Pressionando, por estar com um homem a mais (Serginho foi expulso após levar o segundo cartão amarelo), o Vasco conseguiu empatar, após o encerramento do jejum de Alecssandro, que recebeu limpo de Felipe e bateu firme para o gol.

Após o empate, a partida esfriou e ficou sem qualquer tipo de emoção. O último lance do jogo foi de Réver. O zagueiro atleticano cabeceou no ângulo, exigindo uma defesa milagrosa do goleiro Fernando Prass.

Com o resultado, o Galo caiu para 3º (após a vitória do Grêmio sobre o São Paulo), enquanto o Vasco segue com poucas chances de ir à Libertadores. 

Por Renato Benevenuto


O Fluminense é o Campeão Brasileiro de 2012. O título antecipado se deu devido à vitória dramática sobre o Palmeiras e por causa do empate entre Atlético-MG e Vasco. 

A vitória emocionante sobre o time paulista enfatiza a excelente campanha do Tricolor carioca no Campeonato Brasileiro, coroando-o com o merecido título. Título esse que o clube já havia conquistado por outras três vezes (1970,1984 e 2010).

A campanha do clube carioca é de dar inveja: em 35 jogos, foram 22 vitórias, 10 empates e apenas 3 derrotas. Esse foi o melhor aproveitamento da história dos pontos corridos, desde que esse formato foi fundamentado, em 2003.

O torcedor do tricolor lotou as Laranjeiras para comemorar o título Brasileiro junto com o elenco. 

Há informações de que a diretoria do Fluminense já enviou um ofício para que a CBF solicitando o envio do troféu, para que o clube já comemore o título conquistado diante de sua torcida, em confronto frente ao Cruzeiro, no Engenhão (RJ).

Já o Palmeiras fica em delicada situação. O alviverde tem que vencer todos os seus confrontos e torcer para que Bahia ou Portuguesa perca os seus, o que é extremamente complicado. O time paulista só não caiu ainda devido a derrota do Bahia para o Cruzeiro, por 3×1 em Belo Horizonte. 

Por Renato Benevenuto


Em novo teste antes do Mundial do Japão, o Corinthians enfrentou o Coritiba no Pacaembu (SP) e venceu com facilidade a equipe paranaense. 

Mesmo sem qualquer aspiração no campeonato, o Timão segue em ritmo forte, fazendo uma preparação para competir no Mundial de Clubes que acontecerá no Japão. A vítima da vez foi o Coritiba, que saiu goleado com facilidade pelo alvinegro paulista. 

Com início intenso, o Timão definiu o jogo com pouco menos de 20 minutos, ao fazer 3 gols. Envolvente, a equipe paulista era melhor na partida e achava com tranquilidade os espaços deixados pelo Coxa. 

Após estar perdendo por três gols de diferença, o Coritiba descontou com Deivid. Mas a equipe do Corinthians não se abateu e fez mais 2 gols, fechando o placar com a vitória paulista por 5×1 sobre os paranaenses. A vitória foi fácil para o Timão.

Pelo lado do Corinthians, os gols foram marcados por Chicão, Fábio Santos, Guerreiro, Martínez e Paulinho. Pelo lado do Coritiba, como dito anteriormente, o gol foi marcado por Deivid.

De gritos de "olé" da Fiel a provocações sobre o rival Palmeiras, esse é o Corinthians em preparo para o Mundial.

Confira no vídeo os melhores momentos da partida:

Por Renato Benevenuto


Desde o ano de 2001 um clube do Paraná não consegue tomar posse do título do Campeonato Brasileiro. Aliás, o último do Estado a conseguir tal façanha foi o Atlético-PR, atualmente na Série B. O Coritiba, por sua vez, teve o melhor escrete nacional em 1985. Muito pouco se comparado aos 18 títulos dos paulistas ou dos 13 de equipes cariocas.

Porém, se depender das palavras do vice de futebol do Coxa, Paulo Thomaz de Aquino, 2013 terminará com o time alviverde fazendo uma nova volta olímpica em sua história. Pouco conhecido pela torcida, o dirigente é homem de confiança do presidente Vilson Ribeiro de Andrade.

“Meus momentos de lazer são dedicados ao Coritiba e o nosso objetivo é conquistar o Brasileirão”, anuncia Aquino ao Jornal Gazeta do Povo, lembrando que ter repatriado o craque veterano Alex é apenas um dos pontos visando um próximo ano de alegrias para os adeptos do clube.

Atualmente, o Coritiba é apenas o 12º colocado no Brasileiro, com 42 pontos em 33 jogos. Porém, vale lembrar que no segundo turno a campanha da equipe é muito boa, sendo a terceira melhor dentre os 20 clubes. São 23 pontos em 14 jogos, o que afastou qualquer possibilidade de rebaixamento do clube paranaense.

“Ganharmos o segundo turno é uma espécie de compromisso moral que o elenco deve ter”, conclui o dirigente que acredita na força do grupo.

À frente do Coxa, nesta segunda parte da competição, temos o Fluminense (30 pontos) e o São Paulo (27 pontos).

Por Thiago Viana


Mais uma vez sem a presença do jovem craque Neymar, o Santos entrou em campo contra o Vasco neste domingo e conseguiu vencer. Ruim para o Vasco, que com a derrota perdeu sua posição no G4 e agora terá de correr atrás para tentar reconquistar a vaga.

Com o ataque formado por Bill e Miralles e com três volantes em campo, o Santos começou a partida pensando mais em solidificar a defesa. A estratégia deu certo. Mesmo com poucos jogadores ofensivos, o Santos abriu o placar aos 7 minutos. Em bom contra-ataque, Bill lançou Miralles, que só teve o trabalho de tocar para o gol na saída do goleiro. Com o sistema defensivo trabalhando bem, o time paulista conseguia anular as jogadas de ataque do adversário. Nos contra-ataques, o Santos continuava chegando bem. Bruno Peres (duas vezes) e Felipe Anderson tiveram boas chances de ampliar. Os cariocas só chegaram aos 31 minutos. Alecsandro, de cabeça, assustou a torcida santista. Aos 40 minutos, foi a vez de Carlos Alberto levar perigo. Mas, chutando por cima, manteve o placar em 1×0 na etapa inicial.

A história se repetiu no segundo tempo. Porém, ainda mais rápido. Com apenas um minuto, Miralles voltou a marcar e ampliou o placar para o time da baixada. O gol praticamente matou o Vasco. Sem poder de reação, o time da Colina não conseguiu se reencontrar na partida. A única oportunidade que assustou o Santos aconteceu com 30 minutos, quando Fellipe Bastos acertou a trave. Porém, o juiz já marcava impedimento no lance. Assim, a partida se encaminhou lentamente para o seu final, culminando com a vitória do time santista.

Com os três pontos somados, o Santos chega a 41 pontos, ficando na 8ª posição. O Vasco perdeu sua posição no G4, caindo para a 5ª colocação, com 50 pontos.

Por Augusto Cesar


A crise tomou conta do Atlético Mineiro. O time do técnico Cuca não tem conseguido manter o alto desempenho do primeiro turno, quando liderou boa parte do Campeonato Brasileiro. Com isso, o principal rival na disputa pelo título disparou e abriu seis pontos. Para mudar este cenário, o Galo irá enfrentar o Figueirense neste sábado, dia 06 de outubro, no estádio Independência.

Na última rodada os atleticanos enfrentaram a Lusa, no Canindé, e não conseguiram sair de São Paulo com os três pontos. A Portuguesa arrancou um empate em 1 a 1.

Com isso, os atleticanos somaram a quarta partida consecutiva sem vitória. Antes da Lusa, o Atlético Mineiro perdeu para o Náutico (nos Aflitos), empatou com o Grêmio (em casa) e perdeu para o Flamengo (no Engenhão).

Porém, o adversário da próxima rodada pode ser bom para uma recuperação. Penúltimo colocado do campeonato, o Figueirense perdeu as três últimas partidas e está em situação complicada no Brasileiro.

No primeiro turno, os catarinenses quase atrapalharam o Galo. Em um jogo cheio de gols, os mineiros saíram vitoriosos de Florianópolis. Venceram por 4 a 3.

Por Paulo B.


Neste sábado, dia 06 de outubro, o Internacional vai à Vila Belmiro em busca de continuar na luta por uma vaga na Copa Libertadores de 2013. Na sexta posição com 41 pontos, o time gaúcho viu o Vasco (quarto colocado) abrir seis pontos de vantagem e só a vitória interessa na sequência do Campeonato Brasileiro. Do outro lado, o Santos tem poucas chances de chegar ao G4.

O time do técnico Muricy Ramalho vem de um bom resultado conquistado fora de casa contra o Grêmio, terceiro colocado na tabela. Mesmo jogando boa parte do jogo atrás no placar e com um jogador a menos, o Santos conseguiu empatar a partida na segunda etapa e segurou o empenho gremista, em pleno estádio Olímpico.

Porém, o atacante Neymar foi expulso e é desfalque na próxima rodada contra o Colorado. Sem ele, o Peixe não tem conseguido marcar muitos pontos no Brasileirão. O time é apenas o 13º colocado no campeonato.

O Inter vem de um empate, em 0 a 0, contra o Cruzeiro, fora de casa. O resultado não seria ruim se o Vasco não tivesse vencido, ampliando a diferença.

No primeiro turno, Santos e Internacional empataram em 0 a 0, em jogo disputado em Porto Alegre.

Por Paulo B.


A Portuguesa recebe o Sport nesta quinta-feira (dia 04 de outubro), no estádio do Canindé, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para os dois times, só a vitória interessa na luta contra o rebaixamento. De um lado os pernambucanos estão entre os quatro piores, já a Lusa está apenas duas posições acima, seis pontos a frente do time da Ilha do Retiro.

O Sport poderia ter terminado a 27ª rodada fora da área do descenso, mas a derrota para o Corinthians, por 3 a 0, fez o time permanecer com 27 pontos na 17ª colocação. Ao menos o Coritiba, adversário direto, apenas empatou em casa, deixando a disputa lá embaixo totalmente embolada.

A Lusa vem com a moral em alta, apesar da baixa pontuação. O time empatou na última rodada contra o vice-líder Atlético Mineiro e, uma rodada antes, venceu o Santos por 3 a 1. Mas Geninho quer manter a regularidade e abrir uma vantagem considerável, tendo em vista que o Palmeiras também começou a crescer no campeonato e pode ultrapassar os times que estiverem por perto.

No primeiro turno, o Sport conquistou a vitória na Ilha do Retiro, 2 a 1 sobre os paulistas.

Por Paulo B.


O desgaste pode ser o principal adversário do São Paulo no próximo domingo, dia 30 de setembro, quando a equipe enfrenta o Coritiba no Couto Pereira, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A equipe Tricolor fez uma longa viagem, de mais de 20 horas, para o Equador, onde empatou com a LDU de Loja na última quarta-feira, pela Copa Sul-Americana. A equipe enfrentou o mesmo trajeto de volta, desembarca em São Paulo e depois terá que partir para Curitiba, agora, para enfrentar os donos da casa e continuar firme na luta por uma vaga na Libertadores.

Na quinta posição com 42 pontos, um resultado positivo pode colocar os são-paulinos dentro do G4. Porém, o Couto Pereira não traz boas recordações ao elenco tricolor. Foi lá que o Coxa bateu o São Paulo por 2 a 0 no primeiro semestre, eliminando o time da Copa do Brasil. A eliminação, dias depois, resultaria na queda do técnico Émerson Leão.

Do lado do alviverde a partida é crucial para fugir da zona de rebaixamento. O time ocupa a 16ª colocação e tem apenas um ponto a mais que o Sport, que hoje seria o primeiro rebaixado.

No primeiro turno, no Morumbi, o São Paulo levou a melhor e venceu 3 a 1.

Por Paulo B.


O Grêmio, equipe que está na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, recebe neste domingo (dia 30 de setembro) o Santos pela vigésima sétima rodada do torneio.

O time gaúcho comandado por Vanderlei Luxemburgo continua na luta para levantar a taça da competição nacional. Para isso, precisa de três pontos dentro de casa. A meta é continuar perseguindo de perto do Atlético Mineiro, segundo colocado. O tricolor gaúcho apresenta uma campanha com 62,8% de aproveitamento, contando com 49 pontos nas 26 rodadas que participou. O principal artilheiro da equipe na competição é Marcelo Moreno, autor de 8 gols até agora. Na última série de jogos, o time dos pampas empatou com o Galo fora de casa (0x0).

Com uma campanha decepcionante no Campeonato Brasileiro, o time do Santos encontra-se em posição delicada. Apesar de estar longe da zona de rebaixamento, sofre cobranças da diretoria e dos torcedores. Liderando a equipe está o técnico Muricy Ramalho, que apesar de 2 títulos conquistados pelo clube, precisa de uma boa série de vitórias para fazer o time ascender no Brasileirão. O Santos está na décima segunda posição, tem 33 pontos em 26 rodadas e apresenta campanha com 42,3% de aproveitamento.

O jogo será realizado no estádio Olímpico, às 18h30.

Por Marcelo Araújo


O Bahia joga contra o Botafogo pela vigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro de 2012.

Com o apoio de sua torcida, o clube baiano tem o objetivo de se afastar ainda mais da zona de rebaixamento, terminando o torneio na parte intermediária da tabela. O time apresenta-se na décima quinta posição da classificação, contabilizando 31 pontos em 26 rodadas. O aproveitamento da equipe no torneio é de 39,7% e seus principais jogadores na competição são: Souza, Gabriel, Fahel e Hélder. Na última rodada, o Bahia foi derrotado pelo Internacional fora de casa pelo placar de 3 x 1. Para a partida com o Botafogo, o setor defensivo passa por forte treinamento.

Pelo lado do Botafogo a situação é um pouco melhor. O time da estrela solitária está na cola das equipes do G4 e apresenta 40 pontos nas 26 séries de jogos disputadas. Com aproveitamento de 51,3%, a equipe carioca está na sexta posição e encara a partida contra o Bahia como o início de uma retomada rumo à zona de classificação para a Copa Libertadores da América do ano que vem. A equipe conta com o holandês Seedorf (que tem feito apresentações memoráveis nos últimos jogos) e com o habilidoso Andrezinho.

Por Marcelo Araújo


Na 27ª rodada do Brasileirão 2012, diversos jogos serão de extrema importância para o G4 e para a zona de rebaixamento. E essa série de jogos coloca frente a frente dois times que se encontram nestas áreas da tabela de classificação. O Vasco, quarto colocado, recebe o Figueirense, penúltimo colocado, em casa.

Pelo lado do Vasco, a meta é manter uma regularidade de vitórias para continuar no G4 e manter a distância do São Paulo, clube que o segue de perto. O clube do Rio de Janeiro encontra-se na quarta posição, contabilizou 44 pontos em 26 jogos e apresenta uma campanha com 56,4% de aproveitamento. Para conseguir se manter na Zona de Classificação para a Copa Libertadores da América 2013, o Vasco conta com o goleador Alecsandro, autor de nove gols na competição.

O Figueirense encontra-se em uma situação mais complicada. O time catarinense vem de uma derrota para o Palmeiras e não consegue sair da zona de rebaixamento a várias rodadas. O clube precisa desta vitória contra o Vasco para somar mais três pontos e subir no Z4, pois pode ultrapassar o Palmeiras, que tem apenas um ponto a mais na classificação.

Por Marcelo Araújo


Ninguém segura o Vitória. Esse é o sentimento dos torcedores na Bahia, em virtude do aproveitamento do time no Campeonato Brasileiro da Série B.

Com apenas três derrotas em 26 partidas disputadas, a equipe do técnico Paulo Cesar Carpegiani chegou a 11ª partida sem perder e contra um dos principais adversários, o Goiás. Agora, os baianos vão a Santa Catarina para consolidar a liderança diante do Avaí, na Ressacada, neste sábado, dia 29 de setembro.

Os catarinenses também estão animados. Com a vitória sobre o Guaratinguetá, por 2 a 0, o time busca uma sequência de vitórias para conseguir se aproximar do G4 e do tão sonhado acesso. Com 40 pontos, a equipe ocupa a nona colocação e está nove pontos atrás dos clubes que conquistam o acesso a Série A.

Mas para isso é preciso fazer valer o fator casa, mesmo contra o líder do campeonato. E a tarefa do Avaí não será fácil, pois o aproveitamento do Vitória tem sido excelente também distante do Barradão. 

Quando Avaí e Vitória se enfrentaram no primeiro turno, os baianos se deram melhor e venceram a partida por 2 a 0.

Por Paulo B.


No jogo mais esperado da rodada, entre Atlético-MG e Grêmio, quem mais comemorou foi o Fluminense. Isso porque com o empate entre os dois, o time carioca vê os rivais mais distantes da liderança.

Com aproximadamente 20 mil pessoas apoiando, o Galo começou a partida indo para cima do Grêmio. Carlos César, Leandro Donizete e Guilherme fizeram o goleiro Marcelo Grohe trabalhar. O Grêmio só foi aparecer no ataque aos 20 minutos, quando Werley cabeceou e Victor, encontrando seu ex-clube, fez uma defesa segura. 3 minutos depois, o Atlético levantou a torcida. Carlos César arriscou um chute e acertou o travessão do gol gremista. O jogo caiu de ritmo e só voltou a esquentar aos 41 minutos. Dessa vez, foi o Grêmio que acertou o travessão com Elano. No rebote, Souza ainda teve a oportunidade de marcar, mas acabou desperdiçando, deixando o placar como começou.

Sem querer perder para não ver o Fluminense disparar, nenhum dos times se arriscava no ataque no segundo tempo. Bem truncado, as chances de gols demoraram a aparecer. Na melhor delas, Marcelo Moreno perdeu um gol incrível para o Grêmio. Pouco tempo depois, Kleber foi quem tentou, mas finalizou por cima. O Atlético, que não conseguia entrar na área do adversário na segunda etapa, tentou ganhar mais velocidade com a entrada de Neto Berola, mas a tática não surtiu muito efeito e nenhuma chance mais foi criada, deixando o placar igualado da forma como começou.

O resultado acabou sendo ruim para os dois times. O Galo fica com 52 pontos, 4 atrás do Fluminense, na 2ª posição. Vale lembrar que o time mineiro ainda possui um jogo a menos. O Grêmio fica com 49 pontos, logo atrás do próprio Atlético Mineiro.

Por Augusto Cesar


E lá se foram as primeiras rodadas do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Líder absoluto da competição, com 56 pontos, o Fluminense se mantém bem forte na briga por mais um título nacional para a sua sala de troféus. Vale salientar que a variação de aproveitamento entre os turnos dos comandados do técnico Abel Braga é bastante parecido faltando 13 jogos para o término do torneio.

Porém, em um breve comparativo dos números do primeiro e do segundo turno, pegando apenas os dados dos primeiros sete duelos, apesar da média continuar boa no comparativo de pontos, tanto o ataque quanto a defesa pioraram.

Confira abaixo os números:

No primeiro turno:

  • Pontos: 15.
  • Vitórias: 4.
  • Empates: 3.
  • Derrotas: 0.
  • Gols marcados: 14.
  • Gols sofridos: 5.
  • Artilheiros: Samuel (3 gols).
  • Principal resultado: 4 a 1 na Portuguesa (em 16/06) e 4 a 1 no Atlético-GO (em 24/06).
  • Pior resultado: 2 a 2 com o Figueirense (em 27/05), 1 a 1 com o Santos (em 06/06) e 0 a 0 com o Internacional (em 10/06).
  • Jogos sem marcar: 1.
  • Jogos sem sofrer gols: 2.

No segundo turno:

  • Pontos: 14.
  • Vitórias: 4.
  • Empates: 2.
  • Derrotas: 1.
  • Gols marcados: 12.
  • Gols sofridos: 7.
  • Artilheiros: Fred e Wellington Nem (3 gols).
  • Principal resultado: 3 a 1 no Santos (em 06/09) e 3 a 1 no Náutico (em 22/09).
  • Pior resultado: Derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO (em 15/09).
  • Jogos sem marcar: 0.
  • Jogos sem sofrer gols: 2.

Por Thiago Viana


O início da temporada começou como um sonho para o Santos, mas o momento atual é de bastante apreensão. Após a conquista do Campeonato Paulista, o clube teve de lidar com muitos baques e não tem mostrado poderio suficiente para conseguir uma classificação honrosa no Brasileiro, onde tem figurado no máximo entre os dez primeiros.

No último revés da equipe, que aconteceu no sábado contra a Portuguesa, o técnico Muricy Ramalho mostrou desconforto na entrevista coletiva realizada após o jogo. Quando perguntado se o grupo estava sofrendo em campo devido à falta de treinos específicos, o comandante do Peixe não pensou duas vezes antes de destilar toda a sua fúria.

"Se assistissem aos treinos, não garanto que entenderiam. E quando faço vocês ficam fora, lá na rua", disse o treinador, lembrando que nos momentos de jogadas ensaiadas e situações de posicionamento os jornalistas não são liberados para acompanharem os lances.

O descontrole de Muricy também se dá devido aos baques do ano. O primeiro foi a eliminação da Copa Libertadores pelo Corinthians, depois os problemas pessoais e técnicos de jogadores que acabaram deixando o clube (casos de Elano, Borges e Ibson). Isto, sem falar na venda de alguns jogadores (como a saída praticamente obrigada de Ganso para o São Paulo) e a chegada de outros que ainda não se encaixaram no elenco (como João Pedro e Bernardo). Não bastasse isso, o clube ainda sofre com as lesões de alguns jogadores importantes, como Adriano e Henrique.

Para completar, ainda existe a "Neymardependência" do Alvinegro Praiano. De acordo com os números do Globo Esporte, sem Neymar o Santos ganhou apenas 18 de 51 pontos disputados. Ou seja, um pífio aproveitamento de 25%.

Por Thiago Viana


Na última semana, a diretoria do Flamengo fechou um "pacotão" de reforços para a equipe antes do fechamento da janela de transferências do Campeonato Brasileiro.

O zagueiro Renato Santos e o meio-campo Cleber Santana, oriundos do Avaí; e o armador Wellington Bruno, do Ipatinga, foram apresentados e serão mais três opções para o técnico Dorival Junior tentar encontrar um time-base ideal.

O trio chega sem muita pompa e custando quase nada aos cofres do clube. O primeiro possui 60% dos direitos federativos ligados ao empresário Eduardo Uram, o segundo fará com que o Rubro-Negro empreste Negueba ao São Paulo no próximo ano e o terceiro foi colocado no clube graças a parceria com o Banco BMG.

Entretanto, enquanto contrata reforços, a dívida do clube só tende a aumentar. E na fila para os pagamentos, há conhecidos ex-jogadores sem 'papas na língua'.

Denílson, atualmente comentarista da Rede Bandeirantes, disse ao vivo – no Programa "Terceiro Tempo" – a mágoa que nutre contra o clube da Gávea. O ex-meia atuou pelo Flamengo em 2000, emprestado pelo Bétis (ESP), atuando por seis meses e não tendo sido pago desde então.

"Eles não pagam nada. Contratam todo mundo, mas pagar a quem devem não o fazem", disse o ex-jogador ao apresentador Milton Neves, quando este comentava sobre o noticiário do time carioca.

De acordo com o balançado patrimonial do clube, apresentando em maio, a dívida total do clube chega a R$ 434 milhões. Porém. não há informações de quanto Denílson tem direito a receber do Flamengo pela sua passagem no Mais Querido.

Por Thiago Viana


O empate contra o líder Vitória, em casa, no último sábado, não pode ser considerado de todo mal pela equipe do Guarani. Com 35 pontos, o time do técnico Vadão está a 11 pontos do quarto colocado e ainda sonha com uma vaga na Série A do Campeonato Brasileiro. Mas para isso, precisa conquistar pontos fora de casa e esse é o desafio desta sexta-feira (dia 21 de setembro) contra o ABC de Natal, no estádio Frasqueirão.

Na décima quinta posição, o time do Rio Grande do Norte ainda não fugiu completamente dos riscos de rebaixamento. O empate em 3 a 3  contra o CRB, 16º colocado, serviu para que o Guaratinguetá (SP), hoje primeiro time da zona de rebaixamento, se aproximasse. São apenas cinco pontos entre o ABC e os times que serão rebaixados para a Série C.

O bugre tem um desfalque para o confronto. Durante os treinamentos, Schwenck sofreu uma contusão e não deve enfrentar a equipe potiguar. O atacante é o artilheiro da equipe na Série B, com oito gols. Porém, o jogador vinha sendo criticado pela falta de tentos. A última vez que marcou foi contra o CRB, ainda na 18ª rodada.

No primeiro turno em Campinas, as equipes empataram em 1 a 1.

Por Paulo B.


Domingo, dia 23 de setembro, o Sport irá enfrentar o Coritiba pela 26ª Rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada na Ilha do Retiro, às 18h30.

Os dois clubes lutam contra o alto risco de rebaixamento. Especialistas apontam que entre os times com maior risco de queda, Sport e Coritiba são as duas equipes com futebol mais qualitativo em campo, fato que pode apimentar ainda mais a partida disputada em Recife. Os paranaenses possuem 28 pontos, apenas 04 pontos a mais do que o Sport, situado no topo da lista da zona da decola.

Na última partida, os pernambucanos conquistaram um empate histórico contra o Cruzeiro, em Minas Gerais. Para a partida contra o Coritiba, o Sport não poderá contar com três jogadores de sua equipe principal: Edcarlos (suspenso), Magrão (lesionado) e Reinaldo (também lesionado).

O Sport deve entrar em campo com o seguinte time: Saulo, Cicinho, Bruno Aguiar, Diego Ivo, Renê, Topi, Rithelly, Moacir, Hugo, Felipe Azevedo e Gilsinho.

O Coritiba tem oito desfalques no departamento médico: Sérgio Manoel, Roberto, Rafinha, Keirrison, Jackson, Emerson, Cleiton e Bonfim. A direção do clube paranaense não ambiciona fazer novos investimentos para repor as peças lesionadas.

Por Renato Duarte Plantier


No próximo domingo, dia 23 de setembro, às 16:00, a cidade do Rio de Janeiro vai poder acompanhar pela TV aberta a partida entre Atlético-GO e Flamengo. O jogo será disputado em Goiás, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O sinal de alerta está ligado para as duas equipes, que neste ano lutam de forma direta contra o rebaixamento para a série B.

Notícias do Flamengo:

Os protestos por causa da situação do rubro-negro carioca começam a explodir por todo o país, principalmente após a partida displicente realizada contra o Grêmio, no Rio de Janeiro, pela 25ª rodada.

Léo Moura, que agora atua no meio-campo, desfalca o time flamenguista em consequência do excesso de cartões amarelos. Maldonado, Matheus, Renato e Welinton estão no departamento médico.

A provável escalação da equipe é: Felipe, Wellington Silva, Frauches, Marcos Gonzáles, Ramon, Luiz Antônio, Victor Cáceres, Bottinelli, Ibson, Liedson e Vagner Love.

Notícias do Atlético-GO:

Por outro lado, os rubro-negros de Goiás, mesmo em posição inferior na tabela, estão embalados com a vitória conquistada em cima do líder, Fluminense. A partida foi realizada em Volta Redonda.

Apesar disso, a equipe não poderá contar com os seguintes jogadores lesionados: Adriano Pimenta, Felipe Brisola, Leonardo e Rafael Cruz.

Por Renato Duarte Plantier


Nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro 2012, o Internacional afastou-se do G4, gerando atritos entre o técnico Fernandão e o grupo de jogadores.

Na última série de jogos, o Inter perdeu a chance de colar nos times do G4, pois amargou um empate no Beira Rio contra o Sport.

Pela 26ª rodada do torneio nacional, a equipe irá enfrentar o Bahia e precisa somar três pontos caso queira continuar sonhando com a Copa Libertadores da América 2013.

Para se aproximar do grupo de classificação, o Colorado conta com os gols de Leandro Damião (que já marcou seis vezes no campeonato) e com a experiência do goleiro Lauro, que tem realizado boas partidas nas últimas rodadas.

Do outro lado da tabela, o Bahia aparece mais preocupado com a permanência na Série A do campeonato. O tricolor baiano vem de uma vitória em casa por 2 a 1 contra o Figueirense e conseguiu manter-se na décima terceira posição da tabela, a sete pontos do primeiro colocado da zona de rebaixamento.

O jogo será realizado no estádio do Beira Rio, no dia 23 de setembro, às 18h30.

Por Marcelo Araújo


Um dos jogos mais esperados da vigésima sexta rodada do Campeonato Brasileiro de 2012 não tem nenhum time do G4. Por incrível que pareça, este jogo decisivo será disputado entre dois times que figuram na zona de rebaixamento: Figueirense e Palmeiras.

Ambos os clubes desempenharam fracas campanhas no torneio nacional e se encontram, respectivamente, na antepenúltima e penúltima posição na classificação. Desta forma, este confronto é  um jogo dos desesperados, pois quem sair derrotado se afunda cada vez mais no Z4 e corre sérios riscos de rebaixamento.

O Palmeiras está em uma fase ruim, pois além da posição ruim, vem de derrota contra o arquirrival Corinthians por 2 a 0, além de ter perdido o técnico Luiz Felipe Scolari, que teve sua demissão extremamente criticada pela imprensa especializada.

Já o Figueirense apresenta apenas 22 pontos acumulados em 25 séries de jogos, ficando com aproveitamento de 29,3%, um índice um pouco acima do Palmeiras. O time catarinense vem de derrota fora para o Bahia em um placar de 2 a 1 e espera ascender nesta rodada.

Para isso, conta com o apoio de sua torcida e do empenho de jogadores como Aloísio e Caio, os dois artilheiro da equipe.

Por Marcelo Araújo


Pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo irá enfrentar o Corinthians no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). A partida será realizada no dia 23 de setembro (domingo), às 16:00.

Notícias do Botafogo:

De terça-feira a sexta-feira o time fica concentrado na CBV (Confederação Brasileira de Vôlei). A principal incumbência do técnico Oswaldo de Oliveira está na recuperação de dez atletas. O técnico está preocupado com falta de tempo para a adaptação dos atletas recém-chegados.

A principal notícia dos botafoguenses está na volta do meia Clarence Seedorf. Elkeson também retorna ao time após cumprir efeito suspensivo.

No ataque, o Botafogo deve contar com a presença de Rafael Marques. Esta pode ser a chance do jogador se firmar na equipe e acabar com as dúvidas da torcida.

Notícias do Corinthians:

Os corintianos estão embalados após a vitória contra o Palmeiras no Pacaembu. Danilo e Fábio Santos estão suspensos. Douglas conta com outra oportunidade para manter-se no plantel principal que está sendo formado para disputar o Campeonato Mundial, no Japão, em dezembro.

Por Renato Duarte Plantier


O São Paulo Futebol Clube quer aproveitar a sequência de dois jogos em casa para somar seis pontos. A primeira parte dessa estratégia já foi concluída, pois a equipe ganhou da Portuguesa de Desportos por 3 a 1 na última rodada do torneio nacional.

Na vigésima sexta rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, o tricolor paulista receberá o Cruzeiro em seu estádio. Para somar três pontos, o clube paulista conta novamente com o apoio de sua torcida, a experiência do goleiro Rogério Ceni, a velocidade do jovem Lucas e os gols do matador Luis Fabiano, que já marcou 11 vezes na competição.

O Cruzeiro, que há algumas rodadas atrás figurava entre os concorrentes do G4, teve uma queda de rendimento e atualmente ocupa a oitava posição na tabela, com 35 pontos ganhos em 25 rodadas, oito pontos atrás do último classificado no G4, o Vasco. Para vencer o São Paulo no Morumbi e ganhar mais três pontos, o Cruzeiro conta com os gols do artilheiro Wellington Paulista (autor de 9 gols no torneio), as boas defesas do goleiro Fábio e oportunismo do atacante Borges.

O jogo será realizado no dia 23 de setembro, às 16h, no estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi).

Por Marcelo Araújo


Fechando a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta irá receber o Botafogo no estádio Moisés Lucarelli.

Em boa fase, a Ponte Preta não tem nenhum jogador suspenso para a partida. Há 6 jogos sem perder, o time paulista conta com os gols do atacante Roger para poder superar o Botafogo, quem vem sondando as primeiras colocações. Com o atacante Giancarlo lesionado, André Luís e Rildo disputam uma vaga no ataque da equipe. A meta da equipe é conseguir a vitória para se garantir no grupo dos times que vão a Sul-Americana, o que seria um feito inédito na história da Ponte.

Pelo lado botafoguense, a maior falta sentida será do craque holandês Seedorf. Ainda se recuperando de lesão, o jogador não irá para a partida. Outro desfalque importante será o meia atacante Elkeson, suspenso. Com isso, Rafael Marques deve voltar ao time. Sem os dois principais jogadores, Andrézinho assume a responsabilidade de comandar a equipe na busca pelo G4. Lodeiro e Fellype Gabriel devem completar o meio campo.

O jogo será às 18h30 e terá arbitragem de Dewson Fernando Freitas da Silva, com auxílio de Roberto Braatz e Kleber Lucio Gil.

Por Augusto Cesar


Dois times de muita tradição entram em campo no início da noite deste domingo. Flamengo e Grêmio se enfrentam pela 25ª rodada, relembrando grandes embates do passado.

Diferentemente dos tempos de glória, nesta temporada o Flamengo enfrenta muitas dificuldades. Com uma campanha ruim no campeonato, a preocupação já é contra o rebaixamento. Para fugir disso, o técnico Dorival Júnior vai fazer mudanças em seu time. Vagner Love ganhará Liédson como seu companheiro de ataque. Léo Moura, lateral de origem, ocupa uma vaga no meio campo, juntamente com o jovem Luiz Antônio. Renato, machucado, continua fazendo grande falta para o esquema de Dorival.

Por sua vez, o Grêmio apresenta boa campanha. Terceiro colocado e na briga pelo título, o time gaúcho terá poucos desfalques para o confronto. Dos jogadores que já vinham jogando, apenas Fernando (suspenso) não jogará. Sendo assim, Vanderlei Luxemburgo mais uma vez apostará na dupla Kleber/Marcelo Moreno, que vem dando certo na temporada. No meio, Elano e Zé Roberto continuam sendo os maestros da equipe e prontos para mais uma vez fazer o Grêmio sair com a vitória.

O jogo acontece no Rio de Janeiro, às 18h30, e será arbitrado por Ricardo Marques Ribeiro.

Por Augusto Cesar


Depois do empate contra o Botafogo, na última quinta-feira, o Internacional volta a campo no início da noite deste domingo, para enfrentar um Sport que segue na luta contra o rebaixamento.

Buscando se reaproximar do G4, o Internacional terá diversos desfalques para essa partida. O treinador Fernandão não poderá contar com Juan, Kleber, Nei, Ygor, Otávio, Mike, Rafael Moura e Dagoberto, vetados pelo departamento médico. Para complicar ainda mais, o time tem o lateral Fabrício e o volante Elton suspensos. Com tantas baixas, o antigo jogador colorado e agora treinador poderá ter de improvisar alguém para a posição de volante, já que Josimar também é dúvida para o confronto. Outra opção é escalar o jovem Jair.

Por outro lado, o Sport não terá muito o que mudar em relação aos últimos jogos. Somente o zagueiro Diego Ivo (suspenso) e o atacante Gilberto (que está emprestado pelo Inter e tem uma cláusula que o impede de jogar) não atuarão na partida. Para seus lugares, devem entrar, respectivamente, Bruno Aguiar e Felipe Azevedo. Tentando fugir das últimas posições, voltar com um empate de Porto Alegre é visto como uma vitória.

O jogo acontece no Beira-Rio, às 18h30, e será apitado por Héber Roberto Lopes.

Por Augusto Cesar


A vitória em cima do Cruzeiro nesta quarta-feira, por 2 a 0, deixou o Figueirense mais esperançoso na luta contra o rebaixamento. A equipe catarinense agora está há cinco pontos do Flamengo, que hoje seria o primeiro a escapar, e busca contra o Bahia subir mais uma posição no campeonato. O jogo acontece em Pituaçu, neste domingo (dia 16 de setembro), às 16:00. 

Apesar de não ter um retrospecto tão bom fora de casa (tem a quinta pior campanha como visitante), os catarinenses esperam repetir a única vitória que conquistaram longe de Florianópolis, quando venceram o Sport na 16ª rodada. 

Do outro lado, o Bahia também não tem aproveitado bem os jogos em Pituaçu. Venceu apenas duas partidas em casa em todo o campeonato.

Os baianos estão com 28 pontos, na 15ª posição, e esperam ampliar a distância da zona de rebaixamento, justamente contra um dos principais candidatos a queda.

Na última rodada, o empate com o Sport em 1 a 1, na Ilha do Retiro, rendeu uma posição ao time do técnico Jorginho. Porém, o time ainda está na 15ª colocação.

No primeiro turno, no Orlando Scarpelli, Figueirense e Bahia ficaram no empate em 1 a 1.

Por Paulo B.


Dois times que sofreram derrotas na última rodada se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro de 2012. O apelido do clássico entre São Paulo e Portuguesa é Norte-Sul Paulistano, devido à localização dos estádios dos clubes: o Morumbi ao sul e o Canindé na região norte da capital paulista.

Em posições bem diferentes no Brasileirão, o São Paulo ainda tenta perseguir os times do G4, enquanto a Portuguesa luta para continuar na zona intermediária da tabela e se manter longe do chamado Z4.

O tricolor paulista foi derrotado na última rodada pelo Atlético Mineiro e busca uma recuperação em seu estádio. Contando com o apoio de sua torcida, o time aposta no jovem Lucas e na experiência de Rogério Ceni para vencer a Lusa e conseguir os três pontos.

Pelo lado da Portuguesa, derrotada pelo Fluminense na última rodada, a expectativa é de conseguir ao menos um empate no Morumbi. Para isso, a Lusa conta os gols de Bruno Mineiro, que já marcou oito vezes no campeonato.

O jogo será realizado no dia 15 de setembro, às 18h30, no estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

Por Marcelo Araújo


Há cinco jogos sem vencer, o Náutico tem um confronto difícil neste domingo, dia 16 de setembro, às 16h, contra o vice-líder Atlético Mineiro, nos Aflitos.

Os pernambucanos começam a se preocupar na tabela, pois estão apenas cinco pontos acima da zona de rebaixamento e a fuga é o principal objetivo do time do técnico Alexandre Gallo.

Do lado mineiro, a busca pelo líder Fluminense continua. A torcida do Atlético está de bem com a vida. O time volta a brigar por um título brasileiro e vem de vitória sobre o São Paulo, na última quarta-feira, por 1 a 0. Com um jogo a menos que o rival carioca, o galo pode ultrapassá-lo, caso vença a partida contra o Flamengo, em data ainda a ser definida. No entanto, para isso, o time de Cuca precisa continuar vencendo e a partida contra o Náutico é fundamental, principalmente porque o oponente do Flu é o lanterna do campeonato, o Atlético Goianiense.

Mas se depender do confronto no primeiro turno, os mineiros não tem com que se preocupar. O galo passou por cima do Náutico, venceu por 5 a 1 no jogo que marcou a estreia de Ronaldinho Gaúcho com a camisa atleticana. O meia, inclusive, deixou a sua marca.

Por Paulo B.


Iniciando a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fluminense e Atlético Goianiense irão se enfrentar, no começo da noite deste sábado, às 18h30, no estádio Raulino de Oliveira. 

12 jogos sem perder e na liderança do campeonato, o Fluminense entra em campo buscando a manutenção da mesma. Para isso, terá de superar a ausência do artilheiro Fred, além das ausências dos meias Deco e Wágner, que se recuperam de lesão.

Em contrapartida, o time carioca poderá contar com a volta de Valencia, que estava defendendo a seleção colombiana. A aposta da torcida fica em cima do jogador Wellington Nem, que vem fazendo um bom campeonato e vai caindo cada vez mais nas graças dos torcedores.

Diferentemente do Flu, o Atlético, que luta para escapar da zona de rebaixamento, vem há 6 jogos sem vencer. Sua última vitória foi na 18ª rodada, quando venceu o Palmeiras por 2×1. Depois disso, foram 2 empates e 4 derrotas, deixando o time na última colocação.

Para o díficil teste contra o líder, o time goiano não terá Wesley e Joílson suspensos, além de Ricardo Bueno, Rafael Cruz e Felipe machucados. O goleiro Márcio fica sendo a principal arma da equipe, já que, além de defender bem, é a principal arma nas bolas paradas da equipe.

O árbitro da partida será Márcio Chagas e terá auxílio de Altemir Hausmann e Rafael da Silva Alves.

Por Augusto Cesar


Parece até que é talismã. Desde que Deivid chegou e começou a atuar pelo Coritiba, o Alviverde evoluiu no Campeonato Brasileiro. As vitórias contra Flamengo (3 a 0) e Atlético-GO (2 a 1) diminuíram o perigo da proximidade da zona da degola e devolveu a confiança ao elenco.

Confiante, o atacante crê que ainda poderá render mais e chegar ao ápice na competição. Atualmente, o Coxa possui 28 pontos e ocupa a 13ª colocação.

Contra o Dragão, Deivid fez o seu primeiro gol pelo time do Couto Pereira. Com o tento marcado, ele chegou aos 80 gols na história da competição, na qual possui 182 jogos realizados e dois títulos conquistados: em 2003 (pelo Cruzeiro) e em 2004 (pelo Santos). Esta é a décima edição do torneio que ele atua na carreira.

"Alcancei um número legal. A minha história no Coritiba ainda está só começando. Posso conquistar muita coisa positiva ainda", assegura o camisa 9 por intermédio da Tática Assessoria de Comunicação.

Visando a terceira vitória consecutiva no Brasileiro, o Coritiba terá um novo desafio no próximo domingo. O time irá enfrentar o Santos, no Couto Pereira, às 16h, pela 25ª rodada.

Por Thiago Viana


Jogando em seus domínios, o Grêmio entrou em campo contra o Náutico para se reencontrar com a vitória. Contando com força máxima, o time gaúcho não encontrou muitas dificuldades e conseguiu superar a equipe pernambucana.

Demorou muito tempo para acontecer a primeira chance da partida. Sem apresentar criatividade, nenhum dos times chegou com perigo no ataque na primeira meia hora de jogo. Foi somente aos 32 minutos que o Grêmio levantou sua torcida. Em cobrança de falta de Elano, Souza conseguiu o cabeceamento e mandou no travessão do goleiro Gideão.

Tentando pressionar um pouco mais, o time gaúcho chegou novamente em chute de Fernando, mas a bola foi pra fora. O Náutico conseguiu chegar no último lance do primeiro tempo. Patric saiu do campo de defesa, invadiu a área gremista e chutou, mas a bola acabou passando ao lado da baliza, deixando o placar do jeito que havia começado.

Com as entradas no segundo tempo de Marco Antônio e Leandro, o Grêmio veio a campo mais agressivo. E a dupla acabou sendo a solução. Aos 3 minutos, Leandro teve a sua primeira chance, mas finalizou ao lado da trave. Alguns minutos depois, Marco Antônio acertou bonito chute, de muito longe, e abriu o placar para o time da casa.

Com a superioridade no placar, o Grêmio não mostrava mais nenhuma pressa. Mesmo assim, o Náutico não apresentava reação e era o time gaúcho que continuava a ter chances. Léo Gago, Pará e Elano obrigaram Gideão a salvar o Timbu. No fim do jogo, o Grêmio ainda ampliou o placar. Kleber recebeu, girou e mandou para o gol, dando números finais a partida.

Com a vitória, o Grêmio chega a 47 pontos e se mantém firme na 3ª posição. O Náutico permanece com 28 pontos, ficando na 14ª colocação.

Por Augusto Cesar


Acabou a era Scolari no Palmeiras. Desde 2012 no comando do clube, Felipão foi demitido na tarde desta quinta-feira, após uma longa sequência de maus resultados. A derrota contra o Vasco acabou culminando na saída do renomado treinador.

Voltando ao Palmeiras depois de ter passado 7 anos na Europa, Luiz Felipe veio com status irretocável. Campeão da Copa Libertadores na primeira passagem pelo clube paulista, o treinador tinha completo respaldo da diretoria e da torcida. Porém, as coisas não aconteceram como o esperado.

Sem conseguir nenhum título nas duas primeiras temporadas, o treinador, em alguns momentos, já balançava no cargo. Mesmo assim, mantido no cargo, Felipão conseguiu o maior feito desde a sua volta. Levou um Palmeiras desacreditado ao título da Copa do Brasil deste ano e, consequentemente , classificou o time para a Libertadores do próximo ano.

Se com o alívio do título muitos já pediam a renovação de Scolari, ninguém esperava que as coisas voltassem a piorar. Sem conseguir engatar uma boa sequência no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras acabou se complicando muito e hoje encontra-se na penúltima colocação. Assim, Felipão não resistiu e acabou sendo demitido do clube, mesmo contando com o respeito de todos.

Agora, o Palmeiras busca um novo nome. Inicialmente, sem grandes nomes a disposição, foram lembrados Gilson Kleina , Jorginho e Emerson Leão

 Por Augusto Cesar


Depois de quatro partidas sem vitória, o Santos voltou a vencer no dia 12/09, no Campeonato Brasileiro. Em jogo na Vila Belmiro, o time do técnico Muricy Ramalho passou por cima do Flamengo e chegou aos 30 pontos na competição, na 11ª colocação.

Já os cariocas somam a sexta partida sem vencer e estão apenas quatro pontos a frente da zona de rebaixamento. Ambos iniciaram a rodada com 27 pontos no campeonato e olhando os times da zona de rebaixamento se aproximarem na tabela.

Mas apesar dos lances perigosos durante o primeiro tempo e boa parte do segundo, a partida seguiu empatada em 0 a 0, até os minutos finais do jogo. Porém, em apenas dois minutos, o alvinegro garantiu a vitória.   Victor Andrade entrou no lugar de André, já aos 38 da etapa final. Ele mesmo recebeu ótimo passe Bruno Peres, invadiu a área e tocou por cima de Felipe, abrindo o placar na Vila Belmiro.

Pouco depois, Neymar deu números finais a partida. O atacante fez bela jogada e também encobriu o goleiro flamenguista, garantindo os 2 a 0.  O Santos está há 12 pontos da zona de classificação da Libertadores, mas ainda sonha. Na próxima rodada, vai a Curitiba enfrentar o time da casa. Já o Flamengo busca ampliar a diferença para o descenso contra o Grêmio, no Engenhão.

Por Paulo B.


Sabendo da importância de vencer para não deixar o Fluminense escapar, o Atlético Mineiro não deu fôlego ao São Paulo, na partida disputada ontem (12/09) no Estádio Independência.

O time do técnico Cuca dominou todas as ações da partida, desde os minutos iniciais e conseguiu a vitória por 1 a 0, mantendo a diferença para o líder Fluminense em apenas dois pontos no Campeonato Brasileiro.  

Já o tricolor acumulou a quarta partida sem vencer no campeonato e pode cair para a sétima posição, dependendo dos resultados desta quinta-feira.  Porém, o time do técnico Ney Franco tem do que reclamar.

Ainda na primeira etapa, o lateral Douglas foi expulso, em jogada duvidosa. O jogador escorregou e atingiu Leandro Donizeti. O árbitro Sandro Meira Ricci não titubeou e botou para fora o atleta são paulino. Com um a menos, o domínio que já era do Atlético passou a ser todo do time mineiro, apesar do São Paulo ter conseguido se segurar por boa parte do jogo.

O gol só saiu aos 16 minutos da etapa final, em cabeçada de Leonardo. A defesa são paulina e o goleiro Rogério seguraram o impeto de Ronaldinho Gaúcho, Guilherme e Bernard, mas sem posse de bola, Jadson, Lucas e Osvaldo pouco fizeram para assustar o golerio Vitor.  

Agora, o galo vai ao Recife enfrentar o Náutico, enquanto o São Paulo tem clássico contra a Lusa, no Morumbi

Por Paulo B.


Precisando vencer para não ver o Fluminense abrir vantagem na ponta da tabela, o Atlético-MG recebeu o São Paulo em Minas Gerais com seu time quase completo. Dominando a partida do início ao fim, o Galo confirmou o favoritismo e manteve-se perto da liderança do campeonato.

Contando novamente com Réver, que voltou da seleção brasileira, o Galo começou o jogo calmamente. Sem pressa para atacar o time paulista, o Atlético trocava passes até encontrar uma chance de investida. A primeira veio aos 13 minutos. Leonardo recebeu um cruzamento e desviou para o gol, mas Rogério Ceni conseguiu fazer a defesa. Com uma boa marcação, o São Paulo conseguia dificultar o jogo atleticano. Com a expulsão do lateral Douglas, o tricolor, que não havia chegado nenhuma vez com perigo ao ataque, recuou ainda mais. Ronaldinho Gaúcho, em belo chute, quase marcou para os mineiros, mas Rogério mais uma vez salvou. Aos 38 minutos, Bernard, que renovou contrato com o clube, fez boa jogada e assustou mais uma vez Ceni, mas o goleiro estava atento e pegou novamente. Com uma zaga bem postada, o São Paulo conseguiu descer para os vestiários com a igualdade no placar.

Em vantagem numérica, o Atlético voltou para o segundo tempo ainda mais presente no ataque. Com a presença do veloz Neto Berola em campo, o Galo apostava nas jogadas laterais para chegar ao gol. Ronaldinho, aos 5 minutos, teve a primeira boa chance da segunda etapa. Réver, aos 9 minutos, teve outra chance, mas cabeceou por cima. 4 minutos depois, foi a vez de Leandro Donizete tentar, para mais uma defesa do goleiro são-paulino. Após tanta pressão, o Atlético foi recompensado. Bernard cruzou e Leonardo abriu o placar para o galo mineiro. 4 minutos depois do gol, Rogério Ceni, trabalhando muito na partida, fez outra boa defesa em chute de Leandro Donizete. Já com a vantagem no placar, o Galo diminuiu o ritmo e começou a trocar passes, sem correr perigos na defesa. Ainda assim, encontrava chances para ampliar. Neto Berola parou na trave, enquanto Ronaldinho cobrou falta perigosa para fora. Marcos Rocha, aos 44 minutos, teve a última grande chance, em lance que Rogério Ceni novamente fez bela defesa.

Com os 3 pontos somados, o Atlético-MG chega a 51 pontos, 2 a menos que o líder Fluminense. O time mineiro possui um jogo a menos. O São Paulo, por outro lado, fica com 36 pontos, na 6ª colocação.

Por Augusto Cesar





CONTINUE NAVEGANDO: