Técnico Dunga irá revelar os jogadores convocados para os amistosos da Seleção Brasileira contra as seleções de Costa Rica e Estados Unidos no dia 13 de agosto.

O técnico Dunga anuncia, nesta quinta-feira (13), os jogadores escalados para integrar a Seleção Brasileira, para a participação de jogos amistosos contra as seleções de Costa Rica e Estados Unidos, respectivamente. As partidas contra os times acontecem no mês de setembro.

O anúncio será feito na sede da CBF, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.  A entidade afirma em sua página oficial na web que a convocação será transmitida ao vivo pela CBF TV, que trará cobertura exclusiva sobre o evento, além de entrevistas com a comissão técnica.

Tudo indica que o jogador Neymar será escalado, ao menos foi o que sugeriu Gilmar Rinaldi, coordenador técnico da seleção, em entrevista à agência Reuters, no dia 5 de agosto. Na ocasião, ele afirmou que jogadores com “a qualidade técnica de Neymar devem ser convocados”, quando é possível integrá-los ao time.

Seleção feminina:

A seleção feminina já está em ritmo de preparação para as próximas partidas do time, como o amistoso contra a França, no dia 19 de setembro. As jogadoras estão treinando na cidade de Itu, no interior de São Paulo. Segundo informações da CBF, elas tiveram dez dias de folga após conquistarem o ouro no Pan-Americano que ocorreu em Toronto, no Canadá. Os treinos desta semana são focados apenas na parte física e, posteriormente, as jogadoras passarão por treinamento com bola, de acordo com a CBF.

O jogo contra as jogadoras francesas acontece na cidade de Le Havre, que fica cerca de 196 km de Paris. O jogo será realizado no Stade Océanee está marcado para as 19h no horário local (14h – no horário de Brasília).  As jogadoras também vão enfrentar a seleção norte-americana em dois amistosos que acontecem nos dias 21 e 25 de outubro. O primeiro jogo deste clássico mundial está previsto para ser realizado na cidade de Seattle e a segunda partida deve ocorrer em Orlando. 

Por Letícia Veloso

Seleção Brasileira


A Seleção Brasileira volta a campo neste começo de mês para realizar os dois últimos amistosos internacionais do ano de 2014, após passar um ano nada bom, sendo eliminada da Copa do Mundo da FIFA dentro de casa, em um vexame de 7 x 1 para o time da Alemanha, que foi campeã sobre a Argentina no Maracanã.

O técnico da seleção brasileira no momento, Dunga, que está em sua segunda passagem como comandante da seleção, já recebeu alguns jogadores no domingo (09/11) na Turquia, onde será realizado o primeiro jogo.

O jogo na Turquia será contra a seleção da casa, na quarta-feira, dia 12 de novembro de 2014, no Şükrü Saracoğlu Stadium, às 16h30 (horário de Brasília).

O segundo compromisso da Seleção Principal masculina será contra a Áustria, na terça-feira da próxima semana, no dia 18 de novembro de 2014. O jogo acontecerá em Viena, na Áustria, no Estádio Ernst Happel, às 16h (horário de Brasília).

Para esses amistosos, o técnico Dunga convocou seus 23 jogadores, de forma a poupar desfalques nos times brasileiros, que encaminham para as rodadas finais do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sulamericana. Dessa forma, o professor deu oportunidade para outros jogadores que não foram convocados nos jogos anteriores, como no amistoso contra o Japão e o Super Clássico das Américas contra a Argentina, ambos disputados no mês de outubro.

A lista dos convocados para os próximos dois jogos conta com os goleiros Rafael Cabral, Neto e Diego Alves, os zagueiros David Luiz, Miranda e Thiago Silva, os laterais Mario Fernandes, Felipe Luís, Alex Sandro e Danilo, os volantes Luiz Gustavo, Fernandinho, Rômulo e Casemiro. No meio de campo, foram convocados Oscar, Roberto Firmino, Phillippe Coutinho e William. No ataque, o Brasil contará com Lucas, Luiz Adriano, Douglas Costa e Neymar.

Dentre as novidades no time, estão os goleiros Diego Alves e Neto, o zagueiro Thiago Silva (que jogou a Copa do Mundo, mas não foi convocado para os amistosos anteriores), os meias Casemiro e Roberto Firmino e os atacantes Douglas Costa e Luiz Adriano.

Por Rannier 

Sele??o Brasileira

Foto: Divulgação


O técnico Vicente Del Bosque, da Espanha, divulgou na última sexta-feira (07/11) a lista dos jogadores convocados para as disputas de dois jogos, um no dia 15 de novembro, válido pelas Eliminatórias da Eurocopa, contra a Seleção da Bielorrússia, e outra partida amistosa diante da atual campeã mundial Alemanha, no dia 18 de novembro.

A permanência de alguns jogadores veteranos como Fàbregas, Casillas e Sérgio Ramos não surpreenderam, assim como o nome de alguns jovens atletas também eram esperados, como Calléjon, Morata, Nolito e Camacho.

Na convocação também teve alguns destaques como o meia Isco, que foi considerado um dos melhores atletas do Real Madrid em outubro desse ano, e o zagueiro Piquét, que apesar de ficar atualmente no banco de reservas do Barcelona comandado pelo técnico Luiz Henrique, parece ainda ter a confiança do treinador de sua seleção nacional. "Isso não é uma imposição, o Piquét está querendo vir e é por isso que nós contamos com ele", disse Vicente Del Bosque sobre a convocação do zagueiro.

Outra forte ausência sentida na lista é o atacante Diego Costa, do Chelsea, que sofre com lesões e está sendo obrigado a desfalcar seu clube e a seleção. O jogador parece até ter ganhado uma folga, mesmo que forçada, após ter ficado no meio de um desentendimento entre o treinador do Chelsea, o português José Mourinho, e o espanhol Del Bosque. Diego é vice-artilheiro do Campeonato Inglês, a Premier League, com nove gols. "Ele queria ter vindo, mas entendeu que precisava descansar. Em primeiro lugar vem a saúde. Ele estava com um desconforto no púbis e decidimos fazer uma pausa por isso", completou o técnico da Fúria, agora sobre Diego Costa.

Segue abaixo a lista completa da convocação para a Seleção da Espanha para a disputa de um jogo das Eliminatórias e um amistoso no mês de novembro:

– Goleiros: De Gea, Kiko Casilla e Iker Casillas;

– Laterais: Azpilicueta, Jordi Alba, Juanfran, Juan Bernar e Raúl Albiol;

– Zagueiros: Gerard Piquet, Bartra e Sérgio Ramos;

– Volantes: Koke, Sergio Busquets, Camacho;

– Meias: Cesc Fàbregas, Santi Cazorla, Isco, Callejón e Nolito;

– Atacantes: Pedro, Morata, Raúl Garcia e Paco Alcácer.

Por João Calvet

Sele??o da Espanha

Foto: Divulgação


O atacante argentino Carlitos Tevez, que joga atualmente pela Juventus-ITA, foi convocado novamente pelo técnico Tata Martino (ex-Barcelona) para disputar junto à Seleção Argentina dois jogos amistosos, um no dia 12 de novembro, diante da Croácia, em Londres, na Inglaterra, e outro contra a Seleção de Portugal, em Manchester, também na Inglaterra, no dia 18 de novembro, onde reencontrará um companheiro dos tempos de Manchester United, Cristiano Ronaldo.

Tevez também deve ter a companhia em campo, mas como companheiro de Seleção, de Lionel Messi, que apesar das especulações sobre um mal relacionamento com Carlitos Tevez e de ter jogado lesionado contra o Real Madrid, no último sábado (25/10), o que se sabe é que Messi está convocado e a cada oportunidade que têm, ambos (Messi e Tevez) garantem ter um bom relacionamento entre si. Havia três anos e quatro meses que Tevez não vestia a camisa da Seleção de seu país, mais precisamente desde o dia 16 de julho de 2011, quando atuou pela sua equipe nacional pela última vez, na Copa América. E essa última ocasião foi um tanto amarga para o atual atacante da Juventus, pois perdeu um pênalti contra a Seleção Uruguaia na fase de quartas de final, e depois disso ficou um longo período afastado da Seleção pelo ex-técnico Alejandro Sabella, que comandou a equipe na última Copa do Mundo, no Brasil.

Já nos números, Carlitos Tevez tem ao todo 64 jogos disputados pela Seleção Argentina e 14 gols marcados. Além de ter ganho uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.

Confira abaixo a lista dos convocados para a Seleção Argentina para a disputa dos dois amistosos em novembro:

– Goleiros: Willy Caballero, Sergio Romero e Nahuel Guzmán;

– Laterais: Pablo Zabaleta, Facundo Ronclaglia, Cristian Ansaldi e Marcos Rojo;

– Zagueiros: Nicolás Otamendi, Martín Demichelis, Ezequiel Garay, Federico Fernández e Federico Vazio;

– Volantes: Javier Mascherano e Lucas Bíblia;

– Meias: Angel Di Maria, Javier Pastore, Roberto Pereyra, Éver Banega, Erik Lamela, Enzo Perez e Nicolás Gaitán;

– Atacantes: Sergio Agüero, Lionel Messi, Gonzalo Higuaín e Carlos Tevez.

Por João Calvet

Tevez e Messi foram convocados para amistosos

Foto: Divulgação


Foi anunciada na última quinta-feira (23/10) mais uma convocação da Seleção Brasileira realizada pelo técnico Dunga, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para a disputa de dois amistosos em novembro.

Um no dia 12 de novembro, contra a Turquia, em Istambul, e outro diante da Áustria, em Viena, no dia 18. Essa será a última lista do treinador em 2014.

Entre as novidades tem o retorno do zagueiro Thiago Silva, que foi o capitão da equipe na Copa do Mundo, os goleiros Diego Alves e Neto, os meias Roberto Firmino e Casemiro, e os atacantes Douglas Costa, Lucas e Luiz Adriano.

Dessa vez, Dunga resolveu não chamar atletas que atuam no Brasil, tendo o bom senso de reconhecer que é importante nesse momento não desfalcar os times brasileiros que terão decisões importantes em disputa no período dos amistosos.

"O futebol brasileiro é representado pela nossa Seleção, e temos que pensar nisso. Nós mantemos contato com os presidentes e treinadores dos clubes (brasileiros), sabemos da nossa responsabilidade e somos sensíveis a isso. Sabemos também que um momento é diferente de outro. Esse momento é oportuno para todos cederem um pouco, demos oportunidades para alguns jogadores de fora do país e pudemos abrir mão de alguns que jogam no Brasil", explicou o técnico Dunga.

Segundo a própria CBF, a entidade pediu ao Dunga e ao Gilmar que os atletas que atuam no Brasil não fossem convocados solicitando à comissão técnica que analisasse a melhor maneira para conciliar a convocação, considerando a reta final das competições brasileiras.

"Gostaria de agradecer aos dirigentes que trabalham nos clubes brasileiros, com quem nós mantemos contato. Solicitamos ao Gilmar e ao técnico Dunga que fizessem uma conciliação das necessidades dos clubes no Brasil com a convocação da Seleção", garantiu o presidente da CBF, José Maria Marin.

O presidente explicou também a questão da convocação do técnico da Seleção Brasileira Sub-21, Gallo, que chamou atletas do Santos e Atlético-MG que também estão envolvidos nas competições nacionais.

Marin falou que convidou Gallo para as reuniões com à comissão técnica e garantiu também que, nesse momento, os clubes terão prioridade em relação às convocações desde as categorias de base até o time principal da Seleção, e que poderá ocorrer a "desconvocação" de algum jogador se for preciso.

"Temos que ter nossos parâmetros e começaremos pela Seleção principal, mas o Gallo já está tomando providências para que os clubes no Brasil tenham total prioridade também em relação à Seleção Sub-21. Todos vão ceder, se sacrificar e refazer a convocação para não prejudicar nenhum clube", completou o presidente da CBF.

Confira abaixo a lista dos jogadores convocados pelo técnico Dunga para a disputa dos amistosos da Seleção Brasileira em novembro:

– Goleiros: Rafael Cabral (Napoli-ITA), Diego Alves (Valencia-ESP) e Neto (Fiorentina-ITA);

– Laterais: Filipe Luiz (Chelsea-ING), Mario Fernandes (CSKA-RUS), Danilo (Porto-POR) e Alex Sandro (Porto-POR);

– Zagueiros: David Luiz (PSG-FRA), Thiago Silva (PSG-FRA), Marquinhos (PSG-FRA) e Miranda (Atlético de Madri-ESP);

– Volantes: Fernandinho (Manchester City-ING), Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Casemiro (Porto-POR) e Rômulo (Spartak Moscou-RUS);

– Meias: Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Oscar (Chelsea-ING) e Roberto Firmino (Hoffenheim-ALE);

– Atacantes: Lucas (PSG-FRA), Willian (Chelsea-ING), Neymar (Barcelona-ESP), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk-UCR) e Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk-UCR).

Por João Calvet

Foto: divulgação


alemanha-x-inglaterra-amistoso

Duas grandes seleções do futebol mundial se enfrentam em Amistoso nesta terça-feira, a partir das 18h (horário de Brasília): Inglaterra x Alemanha. Este é um verdadeiro clássico na Europa, e certamente deverá ser uma brilhante partida, com ótimos jogadores em campo, que se preparam para a Copa do Mundo no Brasil em 2014.

De um lado está a equipe inglesa, criadora do futebol, que possui um retrospecto razoável em seus últimos 5 jogos. Ganhou 3 partidas (contra Polônia, Montenegro e Moldávia), empatou uma (contra a Ucrânia) e perdeu uma (para o Chile, que será adversário do Brasil na noite desta terça-feira também). Portanto, é importante que a Seleção do Brasil fique atenta, pois o Chile está em ótima fase.

Do outro lado está a excepcional seleção da Alemanha, que conta com muitos craques em seu elenco. Não foi à toa que em seus últimos jogos, empatou apenas uma partida contra a Itália (1 a 1), e ganhou as outras 4 partidas (contra Suécia, Irlanda, Áustria e Ilhas Faroe (norte da Escócia)).

Nos confrontos entre as duas seleções, o retrospecto mais recente é favorável à Alemanha, que venceu por 4 a 1 seu último embate contra a Inglaterra. No entanto, historicamente, desde 2000, foram 4 vitórias da Inglaterra e apenas 1 da Alemanha.

O confronto será bastante acirrado, já que este será o último amistoso de 2013 para ambas as delegações.


espanha-x-africa-do-sul

Nesta terça-feira, dia 19/11, mais um amistoso irá agitar o futebol mundial, como preparação para a Copa do Mundo Brasil 2014. O confronto será entre as equipes da Espanha e da África do Sul, que jogarão em sólo africano a partir das 17h (horário de Brasília).

A Espanha, que é um dos favoritos a conquistar novamente o mundial em 2014, espera realizar um ótimo jogo, pois ótimos jogadores já possui. Sua derrota para o Brasil por 3 a zero, no último confronto entre os dois países, parece ter sido um deslize em seu caminho.

Nos últimos 5 jogos, a Espanha foi arrasadora. Venceu 4 partidas (contra Guiné, Geórgia, Bielorússia e Finlândia) e empatou com a Seleção do Chile, que enfrentará o Brasil também nesta terça-feira, um pouco mais tarde; partida esta que será transmitida ao vivo pelo TV Globo.

O caso da África do Sul não é tão saudável: das últimas 5 partidas, perdeu 3 delas (contra o Zimbabwe, Nigéria e Etiópia), venceu a Seleção de Botswana e empatou com Marrocos. Portanto, percebe-se que a Espanha deve ter larga vantagem nesse jogo, e deve ocorrer um goleada nas cores vermelho e amarelo.


As seleções da Itália e Nigéria se enfrentam na tarde desta segunda-feira, dia 18/11 às 17h45 (horário de Brasília) em jogo a ser realizado na casa do time italiano. O último jogo entre as duas seleções ocorreu em 1994, tendo a Itália vencido a Nigéria pelo placar de 2 a 1.

Nas últimas 5 partidas, o retrospecto da Itália não é dos melhores (empatou 3 e ganhou 2). Os empates foram contra Alemanha, Armênia e Dinamarca, e as vitórias contra República Tcheca e Bulgária.

No caso da Nigéria, o retrospecto é bem melhor: das últimas 5 partidas, ganhou todas. Os jogos foram contra a Etiópia, Burkina Faso, Malawi e África do Sul. Lógico que os adversários foram de bem inferior qualidade, se comparado aos que Itália enfrentou, mas enfim. Acredita-se num excelente jogo no fim da tarde desta segunda-feira (noite na Itália).

Também faz amistoso hoje a Seleção da Argentina, que enfrentará em casa a Seleção da Bósnia, às 23h30 (horário de Brasília).

nigeria-x-italia


A Seleção Brasileira está se preparando para mais um amistoso, desta vez contra a Zâmbia. A partida acontecerá na terça-feira, às 8:45 (hora de Brasília), no estádio conhecido como Ninho do Pássaro. O palco é espetacular e começou a ser construído em dezembro de 2003, custando uma verdadeira fortuna: aproximadamente US$ 450 milhões.

O estádio é fenomenal (algo que muito torcedor espera que seja o jogo!). Há uma clara referência arquitetônica aos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, visível tanto pelas placas de publicidade como pela decoração das laterais do campo. A tecnologia está impregnada em todo o espaço, notadamente nos diversos televisores espalhados pelo cenário.

No espaço dedicado aos ídolos destas e de outras eras, o Brasil está bem representado por César Cielo e Maureen Maggi. Afinal, 2008 não foi mesmo um ano para ter o futebol como melhor lembrança, uma vez que amargamos um bronze, conquista após uma derrota por 3 a 0 para os argentinos nas semifinais.

Desta vez, embora se trate de um amistoso, os jogadores esperam que a partida revele a nova cara da seleção. No confronto entre Brasil e Zâmbia, a ser transmitido pela rede Globo e suas congêneres, torcemos para ver os fantasmas de derrotas passadas completamente sepultados.

Por Michelle de Oliveira


O que já era previsto e, inclusive, estava sendo noticiado nos últimos dias, foi confirmado: Brasil e Portugal se enfrentarão em amistoso, no mês de setembro, dia 09, na cidade de Boston, EUA; três dias antes a seleção brasileira fará amistoso no Brasil, contra adversário ainda não definido.

O último jogo entre os países foi na Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, quando eram do mesmo grupo e se enfrentaram na última rodada da primeira fase, empatando em 0 a 0.

Depois da disputa da Copa das Confederações, o Brasil fará noves amistosos, e sabe-se que o primeiro deles será contra a Suíça, no dia 14 de agosto; no término do ano ainda acontecerá o Super-Clássico das Américas, contra a Argentina, quando somente jogadores que atuam no futebol sul-americano poderão ser convocados.

A lista para a disputa da Copa das Confederações sai no dia 15 de maio, e depois da convocação, serão apenas dois amistosos antes da estreia na competição, contra o Japão, 15 de junho: um contra a Inglaterra,no dia 02 de junho, e outro contra a França, no dia 09 do mesmo mês.

Por Vinicius Cunha


Sempre presente nas convocações de Mano Menezes, com Felipão não tem sido diferente, Paulinho, jogador do Corinthians, que jogou praticamente todos os últimos jogos da seleção brasileira, exceção feita aos dois últimos, contra Itália e Rússia, quando foi convocado, mas depois cortado, devido a uma leve lesão na coxa esquerda.

Fernandoe Hernanes formaram a dupla de volantes titulares nos dois últimos jogos e jogaram bem, mas como vinha atuando com a camisa 5 do Brasil ao lado de Ramires, Paulinho espera ser lembrado novamente e ser um dos selecionados para o amistoso contra a Bolívia, no dia 6 de abril, em Santa Cruz de la Sierra.

Ao contrário do que acontece em outros casos, Paulinho mostrou-se ético e até elogiou as atuações de seus companheiros, porém não acredita na perda de seu espaço. No amistoso contra os bolivianos apenas jogadores que atuam no futebol brasileiro poderão ser convocados; penúltima chance para aqueles que ainda sonham em disputar a Copa das Confederações.

O atleta volta a campo no domingo, 31 de março, contra o São Paulo, em partida válida pelo Paulistão, campeonato em que o Corinthians é quinto colocado, com 26 pontos.

Por Vinicius Cunha


Após Lucas ser cortado por conta de lesão no tornozelo esquerdo, o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, convocou Osvaldo, meia do São Paulo, para substituí-lo. Com isso, o cearense irá integrar o grupo que enfrentará a Itália, no dia 21 de março, na Suíça, e a Rússia, quatro dias depois, na Inglaterra.

Osvaldo tem se destacado na equipe paulista desde o ano passado, mas só agora foi lembrado. O jogador é habilidoso, rápido e tem facilidade para trocar passes com velocidade. E a convocação veio em momento decisivo, afinal restam apenas quatro jogos para a definição da lista final dos convocados para a Copa das Confederações da FIFA, em junho.

Se tiver boa atuação, Osvaldo pode ser convocado também para o jogo da seleção brasileira contra a Bolívia, no dia 6 de abril, em Santa Cruz de la Sierra, jogo que ocorrerá em memória do jovem Kevin Spada, que morreu após ser atingido por um sinalizador disparado pela torcida do Corinthians, no dia 20 de fevereiro, no jogo contra o San José pela Libertadores.

Felipão comandou apenas um jogo a frente da seleção brasileira. E começou com o pé esquerdo. Derrota para a Inglaterra, por 2 a 1, em Londres. Para fechar a preparação do Brasil para a competição, está previsto um amistoso contra o Chile, no dia 24 de abril, no Mineirão.

Por Julio Abreu





CONTINUE NAVEGANDO: