Dicas de jogos que ensinam programação para as crianças

Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, muitos jovens vem se interessando por adentrar cada vez mais sedo ao segmento.

E os jogos tem sido uma grande porta de entrada para este interesse. Sendo assim, além da diversão os games podem ser uma forma de ensinar as crianças sobre programação logo cedo, para despertar o interesse destas para que no futuro possam fazer uso do aprendizado em suas carreiras.

Muitos jovens atualmente vem crescendo e se desenvolvendo imersos na era da tecnologia. Os games se destacam como um dos principais pontos de contato com este mundo. São várias horas investidas em jogatinas que podem transformar a vida destes jovens para algo ainda melhor. As habilidades adquiridas com os jogos, como lógica, solução de problemas e concentração podem ser ferramentas muito úteis.

Isso, pois as lógicas usadas nos jogos é muito semelhante aos desafios enfrentados pelos programadores, por exemplo. Neste processo os jogadores podem aprender e muito a respeito de novas linguagens, desenvolvendo um raciocínio lógico maior e assim poderão avançar aos poucos em suas habilidades de programação através dos jogos de forma rápida.

Confira alguns jogos que podem ajudar as crianças e adolescentes a desenvolver habilidades na programação!

CodinGame

A plataforma garante uma coleção de minigames que possuem suporte para mais de 25 linguagens de programação. É ideal para devs ainda em um nível mais intermediário e avançado, mas que querem desenvolver suas habilidades ainda mais. Vale destacar, que o jogo é tão importante que empresas do ramo de tecnologia, como a Nintendo, patrocinam competições e até mesmo garantem aos vencedores destes cargos em suas dependências.

SQL Murder Mystery

O jogo parte de um crime que acontece em SQL City. Para conseguir descobrir quem é o assassino, os jogadores precisam usar de suas habilidades em SQL para desvendar os mistérios. Este é um jogo rápido e que os jogadores podem desenvolver alguns princípios que fazem parte de linguagem de banco de dados, como, por exemplo, as conhecidas chaves primárias e também funções de agregação e junções de tabela.

7 Billion Humans

O jogo se passa em um planeta totalmente dominado por robôs, e você atua como supervisor de uma fábrica responsável por empregar todos os humanos que restaram no planeta. A sua função dentro do jogo é dizer a cada um deles o que eles devem fazer. As instruções que serão dadas, entretanto, são todas feitas em forma de códigos de programação. Estes então serão atribuídos aos que estão na fila para receber as ordens.

Roblox

Atualmente o jogo conta com mais de 48 milhões de usuários ativos e mais de 200 milhões no total. Um dos maiores sucessos, o jogo conta com várias experiências que são imersivas e que podem garantir para os usuários um desenvolvimento de outros jogos usando a caixa de ferramentas de programação amigável. O interessante é que o jogo pode ser aproveitado por crianças a partir de 10 anos.

Screeps

Este é um jogo que usa o código aberto, onde o jogador programa as unidades de inteligência artificial para controlar uma colônia usando da linguagem em JavaScript. Além disso, é importante destacar que o jogo é um MMORPG e que todo o processo de desenvolvimento de estratégias é feito em tempo real, o que exigirá dos jogadores maior conhecimento em programação. Mas ele também conta com um ponto positivo, é bem mais aberto a tentativas e erros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *