Beach Tennis – O Que é, Benefícios, Onde Praticar em São Paulo (SP)

Saiba aqui o que é Beach Tennism quais os seus benefícios e onde praticar o esporte em São Paulo (SP).

Pode parecer estranho aos mais leigos, mas a modalidade de esporte intitulada beach tennis foi fundada no final da década de 1980, no interior da província de Ravennana, Itália. Já em meados da década de 1990, este mesmo esporte foi progressivamente sendo aperfeiçoado e tornando-se algo profissional. Na atualidade, consiste em uma mescla de tênis tradicional, de vôlei de praia junto de badminton, com regras próprias e práticas que ainda passam por novas mudanças.

No Brasil, o Beach Tennis é uma modalidade de esporte que está começando a se tornar cada vez mais comum, basicamente nas regiões litorâneas, embora, em alguns Estados que não fazem fronteira com o mar, também esteja sendo muito praticado.

Quais são os benefícios sobre a saúde física, que a pratica do beach tennis pode proporcionar?

Entre tantas, está a evidente queima de muitas calorias que diariamente assimilamos, por conta do exercício equilibrado e disciplinado de nosso organismo ao longo de uma partida.

De acordo com diversas pesquisas de campo perpetradas por grandes especialistas na área de medicina, o regular treino sobre a areia ajuda muito a consumir a grande quantidade calorias que temos. A vantagem da areia para um piso de superfície lisa é que a irregularidade daquela, na praia, forma resistência sobre os nossos movimentos, exigindo maior esforço do corpo (esforço saudável), resultando e maior gasto de energia, ou seja, faz emagrecer e cria músculos, em um equilíbrio entre esforço e disciplina corporal.

Auxilia no desenvolvimento ou melhora de nossa coordenação motora, por exigir nossa constante atenção em manter a bola no ar, seguindo todas as regras, proporcionando equilíbrio físico e mental.

Leia também:  Atlético-PR x Criciúma - Jogo da Primeira Liga 2016 Ao Vivo

Trata-se de um esporte bastante inclusivo, pois para a sua prática bastam duas raquetes, uma rede estendida na vertical e uma bolinha de tênis. A quadra é a areia de qualquer praia e um dia ensolarado.

Por ser um esporte que se pratica em praias, portanto, numa ampla área de lazer público, constitui um grande imã para novas amizades, harmonização entre pessoas de todas as classes, que podem se articular em um jogo que exige a colaboração de todos. É um esporte que fortalece e disciplina nossa musculatura. Um esporte que auxilia na diminuição eficaz do estresse no dia-a-dia. Uma espécie de terapia para os tempos atuais.

Alguns especialistas opinam que, quando um grupo de pessoas decide formar uma quadra, o objetivo está em transformar um local público que esteja vazio em um ambiente no qual as pessoas tenham prazer de passar mais tempo, porém, não em ócio, mas praticando esse esporte que une e ativa nosso organismo e nos faz mais vivos.

Estrutura e acessórios para se praticar a modalidade Beach Tennis:

Basicamente, os acessórios necessários, indispensáveis, são uma raquete para beach tennis, que qualquer pessoa pode ter para participar de um jogo, e um conjunto de bolas especiais para tênis. Para ser mais profissional, é importante providenciar uma raquete que pese até 250 gramas, oficial. Para complementar, acessórios mais periféricos, vale a dica de adquirir uma sapatilha de solado tipo neoprene, que serve para proteger os pés do calor da areia, ou do frio e da umidade; também é válida a utilização de munhequeira e da testeira, para evitar desgaste dos punhos e proteger a vista do sol.

Leia também:  Botafogo - Goleiro Jefferson completa 300 Jogos e recebe Homenagem da Diretoria

Onde praticar beach tennis em São Paulo:

Hoje, no Estado de São Paulo, estão disponíveis para os interessados mais de 140 pontos, que abrangem academias, alguns clubes e espaços dentro de condomínios, dispondo de mais de 400 quadras para este esporte.

Na cidade de São Paulo se pode frequentar os seguintes pontos: a Praia Brava Sand Club; o Calçadão Butantã; o Posto 11 e a Casa Flutuar.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *