Fidget Toy – O que é?, Benefícios para Crianças e Adultos

Entenda o que são os Fidget Toys e os benefícios que eles trazem às crianças e adultos.

Em meio ao segundo ano de pandemia, a rotina se tornou cada vez mais exaustiva para muitos pais que precisaram aprender a lidar com a presença das crianças dentro de casa ao longo do dia inteiro, diante de um cotidiano completamente diferente, onde muitos tiveram que se adaptar para trabalhar em casa. Os pequenos, assim como seus pais, ao longo destes quase dois anos dentro de casa e sem muitas distrações passaram a viver uma rotina um tanto quanto cansativa e tediosa.

Diante disso, um novo brinquedo surgiu no mercado e se tornou uma verdadeira febre entre as crianças. O Fidget Toy acabou se espalhando rapidamente através das redes sociais, onde cada vez mais crianças apareciam se interessando pelo novo item. Se você convive com alguma criança é provável que neste momento tenha ouvido falar, mesmo que rapidamente, deste novo item.

A categoria acabou passando por algumas mudanças e ganhou muito mais destaque com o surgindo de várias ofertas diferenciadas do produto, como o Bubble Fidget Toy, que são peças confeccionadas em silicone e que imitam o conhecido plástico bolha, muito utilizado para transportar produtos sensíveis e que podem se quebrar facilmente. O novo brinquedo, para muitas pessoas, pareceu muito simples e sem grandes atrativos, entretanto, pode trazer diversos benefícios para as crianças e, até mesmo, para os adultos.

A psicóloga e terapeuta integrativa, Bianca Liberati, falou a respeito do brinquedo e destacou que ele pode ser muito útil, e não somente utilizado como um brinquedo para distrair as crianças. De acordo com a psicológica, o item que se tornou sensação pode ser utilizado também por pessoas que passam por crises de ansiedade e também crises de estresse. Ele pode auxiliar nestes momentos e ajuda estas pessoas a lidarem com os sintomas de doenças somatizadas.

Leia também:  Star Wars: Battlefront será lançado em 17 de novembro

De acordo com a terapeuta, o aumento na procura a e popularização do brinquedo aconteceu devido ao fato de que a situação vivida atualmente no Brasil e no mundo traz uma grande carga de estresse, e isso não tem só sido visto em adultos, mas também crianças que estão ficando cada vez mais cansadas da situação de terem que ficar isoladas dentro de casa a maior parte do tempo para evitar as contaminação com o Covid-19.

Na pandemia os Fidget Toys chegaram até mesmo a configurar no Google Trends de consumo, que se trata de uma ferramenta capaz de monitorar o comportamento de vendas online. Este é um claro sinal de que muitas pessoas têm buscado pelo novo brinquedo como uma alternativa de lidar com a situação vivida atualmente.

Além de ser utilizado nestas questões para aliviar crises psicológicas, o brinquedo apresenta várias cores e texturas diferenciadas e que podem ser utilizadas para outras áreas, como o desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor de crianças que necessitam deste tipo de auxílio ou que estejam em fase de desenvolvimento ainda. A psicóloga destaca que as peças podem ser uma ótima oportunidade destas crianças terem uma interação maior com os pais através de brincadeiras que podem ser criadas com o novo item.

A repetição fornecida pelos Fidget Toys também algo interessante de se levar em consideração, pois podem facilitar para que as crianças se desenvolvam e consigam obter mais coordenação motora fina. As peças fazem com que elas consigam ter mais velocidade nas suas atividades. Outro ponto positivo é que as peças podem ser usadas para desenvolver as habilidades matemáticas das crianças, além do fato de que facilita muito na diminuição do estresse e traz alívio e satisfação para os pequenos neste período complicado pela qual todos estão passando devido a pandemia, visto que as crianças também têm passado por pios de estrese e situações de agitação neste novo cenário que passaram a viver.

Leia também:  Rock Band 3 - Lista de Músicas e Nova Guitarra Fender

Por Nayara Silva Guimarães

Fidget toy

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *