Novo PlayStation 5 – Novidades

Novo console deve ter suporte para 8K e retrocompatibilidade com PS4.

Lançado em novembro de 2013, o PlayStation 4 vem sofrendo de alguns downgrades visuais em jogos mais modernos. É por essa razão que, após praticamente seis anos de vida e um pequeno upgrade para o PS4 Pro, a Sony está acelerando o processo de sucessão.

O líder do projeto de arquitetura do sistema do novo console, Mark Cerny, concedeu uma entrevista à revista Wired e deu informações importantes sobre o que ele chama de “console da próxima geração”. Ainda não se sabe o nome do sucessor do PlayStation 4, mas, seguindo a lógica, muitos chamam de PlayStation 5.

Ao contrário do que foi feito no PS4 Pro, o novo console não sofrerá apenas um upgrade básico de suas funções, mas atualização completa nas especificações de seu hardware. Dentre as novidades, destacamos a CPU de oito núcleos que foi baseada na AMD Ryzen. A resolução dos jogos será nada menos do que 8K, apesar de que poucas televisões possuem esta resolução e as que já têm, são bem caras.

Lançamento

Para a tristeza dos sonystas, o lançamento do Playstation 5 não será realizado nesse ano e não há possibilidade de que chegue às lojas em 2019. Na verdade, o Cerny também manteve silêncio sobre quanto serão reveladas novas informações.

No entanto, temos uma dica: Cerny disse que um bom número de estúdios e produtoras já estão com o kit de desenvolvimento para jogos compatíveis com o PS5 e, além disso, a Sony acelerou o seu aperfeiçoamento. Portanto, apesar de não ser tão rápido como gostaríamos, também não vai demorar muito.

Armazenamento SSD

O disco rígido do PS4 será substituído no PlayStation 5 para um SSD, o que reduzirá o tempo de carregamento e o delay que alguns jogos apresentam. A Wired testou uma demonstração de Spider-Man, do PS4, no console de nova geração e afirma que o tempo de resposta é de 0.8 segundos, sendo que o antecessor demorava 15 segundos para responder. Isso porque a revista sequer viu o kit próprio para o PlayStation 5.

Retrocompatibilidade

O PlayStation de nova geração terá um recurso que ficou de lado no PS4 e muitos fãs reclamaram: a retrocompatibilidade. Isso quer dizer que jogos feitos para o PlayStation 4 poderão ser rodados na nova geração.

Isso acontece porque os dois aparelhos têm uma arquitetura semelhante. Por conta disso, a Sony promete continuar a vender cópias físicas dos games, e além disso, grande parte dos títulos será lançada tanto para o PS4 quanto para o PS5 durante a transição de gerações.

A Sony garantiu que o PlayStation VR, dispositivo de realidade virtual do PlayStation4, terá um papel importante para a futura geração de console. Ainda que o representante da Sony evitou contar detalhes, já sabemos que o VR poderá ser utilizado no console de nova geração.

Streaming de jogos

A streaming de jogos também será uma novidade no PlayStation 5. Sabemos que a Sony já possui um serviço para rodar jogos em nuvem (PlayStation Now), mas Mark diz que a Sony será pioneira na área. No entanto, mais uma vez, ele apenas deu um sorrisinho e não disse nada em relação a isso.

Apesar de todo o mistério e silêncio de Mark Cerny, sabemos que o console de nova geração, o provável PlayStation 5, será um grande lançamento e trará jogos de qualidade inquestionável, tanto que muitas televisões ainda não conseguirão rodar sua plenitude. O problema de tempo de resposta será resolvido quase 100% e, é claro, quem possui o PlayStation 4 poderá rodar os seus jogos no novo console, sem precisar comprar tudo de uma vez.

Você está ansioso para o lançamento do console de nova geração? Qual é a novidade que você mais gostou? Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais!

Por: Jéssica Lima Cochete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *