O Vasco, representado pelo seu presidente, fez na última segunda-feira (15/12), em São Januário, a apresentação oficial de seu novo treinador para comandar o time Cruz-maltino a partir de 2015. Doriva foi o escolhido pela diretoria e terá a responsabilidade de fazer a equipe vascaína jogar um futebol ofensivo, para frente. O que foi pedido, inclusive, feito pelo próprio Eurico Miranda.
Durante a coletiva de imprensa na apresentação de Doriva, o presidente do clube interrompia toda vez que alguém perguntava sobre o passado ou "coisas óbvias", segundo o Eurico. Porém, quando conseguia responder, o novo técnico (que tem 42 anos de idade e foi campeão do Campeonato Paulista pelo Ituano, em 2014) falou que vai utilizar o fato de conhecer muitos atletas que ainda são desconhecidos dos grandes clubes do Brasil e que pretende reforçar o Vasco com alguns deles. Ele também lamentou a sua saída antecipada do Atlético-PR, de onde foi demitido.
"Agradeço aos torcedores pela aprovação, e representar a marca Vasco da Gama é a grande satisfação. Eu quero agarrar esse projeto com todas as minhas forças, vontade de vencer e simplicidade que eu tenho", disse Doriva. Após responder à pergunta durante a coletiva e ao lado do presidente e do vice de futebol, José Luis Moreira, o treinador recém-contratado confirmou que também espera permanecer no clube até o prazo estipulado pelo mandatário do Vasco, ou seja, pelos próximos três anos. Quanto ao tempo de contrato, Doriva assinou um vínculo por um ano, mas o presidente Eurico Miranda pretende mantê-lo no cargo para que ele permaneça no comando do time até o final do mandato do atual presidente, em 2017.
Doriva também recebeu do vice-diretor e das mãos de Eurico Miranda uma camisa da comissão técnica vascaína com o nome do novo comandante da equipe.
O Vasco escolheu Doriva seguindo uma linha de estilo que o clube buscava para o cargo, lembrando que antes de procurar o ex-técnico do furacão, o Cruz-maltino tentou também a contratação de Marquinhos Santos, do Coritiba, mas que não se concretizou por conta de problemas familiares do treinador do Coxa.
Uma das vantagens que o novo comandante poderá ter é o fato de conhecer dois jogadores do atual elenco vascaíno por já ter trabalhado com eles na disputa do Paulistão 2015 pelo Ituano, são eles o zagueiro Anderson Salles e o atacante Rafael Silva. E quando foi perguntado sobre a qualidade desses atletas, Doriva os elogiou. "Me ajudaram muito na conquista do título na época do Ituano. Eles atuaram em 90% dos jogos na competição (Campeonato Paulista de 2014) e têm um comportamento excelente. E se me ajudaram antes, podem fazer isso novamente nesse novo momento também", elogiou.
Como ex-jogador de futebol, vale lembrar que Doriva tem como uma de suas principais conquistas o título do Mundial de Clubes com o São Paulo, em 1993. Além de ter sido convocado para a Seleção Brasileira na disputa da Copa do Mundo de 1998, na França.
Por João Calvet
Foto: Divulgação
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?