O ex-jogador de futebol, o francês Michel Platini, hoje presidente da UEFA, "luta" para que diversas mudanças aconteçam no esporte; em inúmeras passagens de seu livro, "Falemos de Futebol", o diretor sugere que cada partida possa ter cinco substituições por time, que aconteça a extinção do limite de idade dos árbitros e a implantação do cartão branco.
A justificativa para o número de substituições é o fator da maioria dos clubes terem plantéis numerosos; assim, durante os intervalos, além das três substituições possíveis, cada treinador poderia mexer em mais duas peças. Sobre o cartão branco, este teria o objetivo de coibir as inúmeras reclamações aos árbitros, pois quem o recebesse ficaria 10 minutos fora da partida.
Sobre os árbitros (juízes), de acordo com resolução da Fifa, eles podem apitar jogos oficiais somente até os 45 anos de idade; para Platini, muitos deles estariam em condições de continuar apitando, tendo em vista a preservação do condicionamento físico e a experiência alcançada. Em caso de partidas amadoras, não há restrição para esses profissionais, sendo esse o recurso após a "expulsão" das competições oficiais.
No futebol soçaite, com regras parecidas com o futebol de campo, algumas novidades já foram implementadas, como as substituições ilimitadas, limite de cinco faltas por cada jogador; quanto aos cartões, existem em três cores: o amarelo obriga o jogador a ficar dois minutos fora da partida; o azul o jogador fica fora o resto da partida, mas pode ser substituído, no entanto somente após dois minutos "extramuros"; já o vermelho o atleta fica fora o resto da partida, sendo que o clube punido fica com um a menos o resto do jogo.
Michel Platini, a princípio, não oficializou suas ideias junto a algum órgão ou federação, contudo a ideia é de que até o final do ano tudo esteja documentado, para que as propostas possam ser analisadas por quem de direito, para então, caso aceitas, sejam colocadas em prática.
Por Vinicius Cunha
Foto: Divulgação
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
A maior estupidez do futebol é a regra do Impedimento,o "off side"de um jogador oponente fora de uma linha imaginária perto do goleiro inimigo....isto é o que provoca as maiores injustiças em um jogo,as vezes definindo a vitória ou a derrota,com gol anulado ou um que não foi off side,e muitas vezes na visão errada do juiz ou do bandeira lateral,quando também é o caso de jogo deliberadamente "comprado" .....se simplesmente acabar com isto,todos os jogadores,tanto de um lado como do outro,estão livres para fazer gols a vontade,ai a defesa,de ambos os lados, que se posicione melhor e o ataque o mesmo do outro lado....e pronto....haverá muito mais gols,afinal não é isso que os torcedores querem mais ver em uma partida futebolistica?