Situação financeira dos times brasileiros



Profissionais da Área de Crédito do Banco Itaú BBA produziram uma análise criteriosa sobre a situação financeira dos clubes de futebol do Brasil, ou seja, a chamada "visão do sistema financeiro desses clubes". Por mais que os dados apresentados possam ser questionados, a análise é eminentemente técnica, foi feita por quem conhece do negócio, por quem trabalha no sistema financeiro.

A fonte das informações é única e exclusivamente o balanço financeiro divulgado pelos próprios clubes; é aquilo que por meio do qual os dirigentes prestam conta aos associados, adeptos e demais pessoas da "cúpula" do clube. Não é a primeira vez que estudos semelhantes são produzidos.



Em 2011 foi divulgado o estudo "Como o mundo das finanças enxerga o futebol"; no ano posterior os profissionais do Itaú BBA divulgaram outro estudo, dessa vez com o seguinte título: "Clubes apresentam evolução econômico-financeira na visão do Itaú BBA”.

Já em 2013, as pesquisas não ficaram restritas a somente uma publicação, assim, diversos foram os títulos dos estudos divulgados ao público, como "Não falta dinheiro", “Nem tudo é festa: impostos em atraso, dívidas em alta".



No ano de 2014, com dados referentes ao ano passado, o Itaú BBA chegou à conclusão que a atual situação financeira dos clubes brasileiros não é boa; diante dos fatos titularizou sua pesquisa dessa forma: "Dinheiro na mão é vendaval". Em 2011 e 2012 as receitas dos clubes do Brasil aumentaram e inúmeras contratações foram feitas, muitas delas sem critérios e não deram resultados em campo.

Salários astronômicos, promessas, prestações… a conta chegou, a situação chega a ser caótica em alguns clubes. Cada clube com suas dificuldades, uns mais e outros menos.

Leia também:  Após grandes conquistas Palmeiras passa por situação difícil

O futebol brasileiro não está bem em campo nem fora dele. É preciso mudanças. Os dados disponibilizados pelos clubes são divergentes entre si, mas nada que impedisse que o Itaú BBA finalizasse sua pesquisa com fundamentos.

Por Vinicius Cunha

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *