Gerardo Martino – Novo Técnico do Barcelona

O novo técnico do Barcelona será um argentino. Gerardo Martino, de 50 anos, agora será o responsável por manter a equipe catalã no topo, entre as melhores do futebol mundial.

Martino, que havia negado o acerto com clube na noite anterior, foi declarado como novo comandante do super time na manhã de terça-feira (23/07). Assim ele se torna o 4° técnico argentino no comando do Barcelona, sendo que a última vez foi em 1984 com César Luiz Menotti, em uma equipe que contava com o fenomenal Maradona. O acordo entre as partes prevê um contrato com duração de dois anos.

O currículo que credencia o argentino ao comando da equipe catalã se baseia em duas campanhas específicas: Levar o Newell’s Old Boys às semifinais da Taça Libertadores deste ano e a campanha feita com o Paraguai na Copa do Mundo da África do Sul (perdeu nas quartas de final para a campeã, Espanha).

Martino chega à equipe para substituir Tito Vilanova, assistente do ex-técnico do Barça, Pepe Guardiola, que assumiu a equipe após a saída desse. Guardiola agora treina o Bayern de Munique, enquanto Vilanova teve que se retirar para o tratamento de um câncer.

Marcelo Bielsa é o treinador no qual Martino se apoia para articular sua equipe. O técnico foi treinado por Bielsa e tenta implementar muito do que aprendeu com seu ídolo pelos clubes que passa, o que não deve ser diferente no Barcelona.         

As principais conquistas de Gerardo Martino como treinador foram: 4 campeonatos paraguaios (sendo um com o Cerro Porteño e 3 com o Libertad), uma taça do campeonato argentino (conquistada neste ano com o Newell’s Old Boys) e também um vice-campeonato da Copa América (com o Paraguai, em 2011). 

Por Natália Mayrink De Lazzari

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies