Com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, o Brasil ganhou novos estádios, mais modernos e com novas características. Agora, é comum nos estádios as cadeiras numeradas e a maior proximidade com o gramado, o que requer mudanças no comportamento do torcedor.
É esperado que o torcedor se comporte de forma mais organizada, por isso, o “Padrão Fifa” foi tão enfatizado durante a Copa das Confederações. Porém, no primeiro jogo após a competição, um torcedor do Fluminense invadiu o gramado da Arena Pernambuco na partida contra o Botafogo.
Não bastasse isso, outras manifestações negativas também ocorreram no jogo entre Flamengo e Coritiba, em Brasília, no estádio Mané Garrincha. Lá, um torcedor jogou um copo no campo, mas não comprometeu a partida.
Tanto na invasão quanto no episódio do copo, os torcedores foram retirados do estádio, já que as novas estruturas permitem a identificação do torcedor que não se comportar de maneira adequada.
Nos casos em que o torcedor é identificado, o time não é punido. Porém, quando ele não é identificado, o clube pode ser punido com multas e até mesmo com perdas de mando de campo.
Por Robson Quirino de Moraes
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?