Futebol feminino Game FIFA – Petição para conseguir inclusão

É uma realidade que o futebol é uma esporte com grande popularidade na categoria masculina. Já na categoria feminina, ainda há um certo desprezo por parte dos amantes do esporte e de potenciais patrocinadores, sem um motivo aparente. Nos games esportivos a coisa não é diferente, mas há mobilizações para mudar esse “tabu”.

A jogadora de futebol da seleção espanhola, Verónica Giadans, iniciou uma petição pública na internet com o intuito de conseguir assinaturas para a inclusão da categoria na série FIFA, um dos games de futebol mais bem-sucedidos, ao lado da série Pro-Evolution Soccer (antigo Winning Eleven). A petição foi feita no changes.org, e já possui mais de 30.000 assinaturas (ainda são necessárias 5.000). O argumento mais utilizado, é de que nos EUA 47% dos jogadores são mulheres, que gostam de games de futebol.

A inclusão de um modo com times e seleções femininas pode ser uma diferencial interessantes para as desenvolvedoras, podendo atrair um público maior, além de apresentar algo que muitas pessoas sabem que existe, mas que não dão a devida atenção. Contudo, a adesão do modo deve ser vista com cautela: em 2000, foi lançado um game para Nintendo 64 intitulado Mia Hamm Soccer, game de futebol feminino que levava o nome da famosa jogadora da seleção americana da época. O game foi um fracasso de vendas e crítica, e de lá para cá não houve nenhuma outra iniciativa.

A Eletronic Arts, empresa responsável pela série FIFA, ainda não se pronunciou a respeito da petição. O futebol feminino tem ganhado uma repercussão tímida no mundo do esporte, será que seria rentável para a produtora sua inclusão?

Por Willian Gonçalves

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies