Na última quinta-feira, dia 15 de março, a Academia Britânica de Artes em Cinema e Televisão (BAFTA) anunciou os vencedores da nona edição do Video Games Awards, evento que premiou o game Portal 2 como o melhor jogo de 2011.
Criado pela desenvolvedora Valve, Portal 2 tem perspectiva em primeira pessoa e dá sequência ao enredo do antecessor. Desta vez, a protagonista Chell deve usar portais dimensionais para escapar de um laboratório. Além do prêmio de "Melhor Jogo", o game da Valve conquistou honrarias nas categorias de "Melhor Design" e "Melhor História".
Um game que empatou em quantidade de prêmios com Portal 2 foi Battlefield 3, outro representante de primeira pessoa com o personagem inserido numa guerra moderna. Ele foi eleito como melhor em "Escolha da Audiência", "Experiência Online" e "Áudio".
Batman Arkham City e LittleBigPlanet 2 também não foram esquecidos pela academia britânica. O game com o grande herói da DC conquistou os prêmios de "Melhor Jogo de Ação" e "Melhor Atuação", que foi entregue ao ator-dublador Mark Hamill pela interpretação como Coringa, um trabalho que realiza também nas animações do homem-morcego. Já LittleBigPlanet 2 despontou nas categorias de "Game Família" e "Inovação".
Além dos jogos, a Bafta entregou um prêmio especial a Markus Persson, criador de Minecraft.
Confira a lista de vencedores:
- Jogo de 2011: Portal 2
- Jogo de ação: Batman: Arkham City
- Arte: Rayman Origins
- Áudio: Battlefield 3
- Jogo de estreia: Insanely Twisted Shadow Planet
- Design: Portal 2
- Família: LittleBigPlanet 2
- Inovação: LittleBigPlanet 2
- Portátil: Peggle HD
- Jogo de web: Monstermind
- Experiência online: Battlefield 3
- Trilha Sonora: L.A. Noire
- Atuação: Mark Hamill, pelo Coringa de Batman: Arkham City
- Esporte: Kinect Sports 2
- História: Portal 2
- Estratégia: Total War: SHOGUN 2
- Escolha da audiência: Battlefield 3
- Surpresa do ano: Tick Tock Toys
Por Thiago Motta