O sobe e desce dos times entre as divisões nos campeonatos estaduais espalhados pelo Brasil vem gerando cada vez mais equipes estreantes na primeira divisão das competições regionais, muitos desses clubes fundados recentemente e que se revezam principalmente com os clubes considerados pequenos ou de menor expressão. Por conta disso, atualmente, em 2015, teremos ao todo 15 times debutando na Série A em 12 estados brasileiros, e incluindo todas as regiões do país. São eles o Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Goiás, Pará, Sergipe, Paraíba, Mato Grosso e Acre.

Confira abaixo a lista com os campeonatos estaduais que terão estreantes na primeira divisão em 2015, os times novatos e um pouco das suas histórias (incluindo o ano de fundação):

·         Campeonato Carioca:

– Barra Mansa:

Fundação do clube: 1908

Principal destaque: Meio-campo Paulinho (ex-Sport e Atlético-MG)

Obs.: É o mais antigo dos estreantes em 2015.

·         Campeonato Paulista:

– RB Brasil:

Fundação do clube: 2007

Principais destaques: Zagueiro Fabiano Eller (campeão do Mundial de Clubes em 2006, pelo Internacional) e o lateral-direito Jonas (ex-Vasco e Coritiba)

Obs.: Vai disputar o Campeonato Paulista 2015 após ter sido vice-campeão da Série A2 do estadual, em 2014.

– Capivariano:

Fundação do clube: 1918

Principal destaque: Volante Amaral, de 41 anos (ex-Corinthians, Vasco e Palmeiras)

Obs.: Venceu a Série A2 do Paulistão, em 2014, e ganhou o direito de subir para a elite em 2015.

·         Campeonato Paranaense:

– F.C. Cascavel:

Fundação do clube: 2008

Obs.: Foi fundado pelo ex-jogador e comentarista esportivo Belleti, e em 2012 quase fechou após desistir da disputa da divisão de acesso do estadual. Mas o clube foi vendido, reergueu-se e foi campeão da Série B do Paranaense, em 2014.

·         Campeonato Gaúcho:

– União Frederiquense:

Fundação do clube: 2010

Principal destaque: Atacante Josiel (artilheiro do Brasileirão em 2007, pelo Paraná Clube)

Obs.: O clube subiu para a Série A por ter ficado em terceiro lugar da divisão de acesso, em 2014.

·         Campeonato Capixaba:

– Sport:

Fundação do clube: 2013

Obs.: É o mais novo dos times estreantes nos estaduais de 2015. Ganhou o direito de disputar a Série A após ser campeão da divisão de acesso logo na primeira vez que a disputou.

– Atlético-ES:

Fundação do clube: 1965

Obs.: Foi fundado por torcedores do Atlético-MG e por isso tem o escudo semelhante ao da equipe mineira. Foi vice-campeão da divisão de acesso, em 2014, e subiu para a elite do Campeonato Capixaba.

·         Campeonato Pernambucano:

– Atlético-PE:

Fundação do clube: 2006

Obs.: Foi vice-campeão da divisão de acesso, em 2014, e será o time mais novo da Série A, em 2015.

·         Campeonato Goiano:

– Caldas Novas:

Fundação do clube: 1982

Principal destaque: O experiente técnico Mauro Fernandes

Obs.: Ganhou o acesso após ser campeão da Série B do Campeonato Goiano, em 2014.

·         Campeonato Paraense:

– Tapajós:

Fundação do clube: 2012

Obs.: Foi vice-campeão da primeira fase do Campeonato Paraense, em 2014, e subiu para a elite do estadual.

– Parauapebas:

Fundação do clube: 1989

Obs.: Ganhou o acesso para a Série A após ser campeão da primeira fase do Campeonato Paraense, em 2014.

·         Campeonato Sergipano:

– Boquinhense:

Fundação do clube: 1965

Obs.: Vai disputar a Série A após ser vice-campeão da divisão de acesso do estadual de Sergipe.

·         Campeonato Paraibano:

– Lucena:

Fundação do clube: 2008

Obs.: Foi campeão do Campeonato Paraibano Série B no primeiro ano que a disputou, em 2014, e vai jogar na elite do estadual.

·         Campeonato Matogrossense:

– Poconé:

Fundação do clube: 2012

Obs.: Foi vice-campeão da divisão de acesso no estadual, em 2014, e ganhou o direito de disputar a Série A. É o segundo time mais novo entre os estreantes de todos os estaduais do país, em 2015.

·         Campeonato Acreano:

– Amax:

Fundação do clube: 2009

Obs.: Vai disputar a elite do estadual após ter sido campeão da divisão de acesso do Campeonato Acreano, em 2014.

Por João Calvet

Campeonatos Estaduais


O Palmeiras fez uma de suas piores campanhas da história no Campeonato Brasileiro, mas acabou se salvando de ter que disputar mais uma vez a tão temida segunda divisão.   O time alviverde poderia se salvar sozinho com uma vitória, mas foi graças à derrota do Vitória para o rival Santos, que os palmeirenses puderam respirar aliviados. No último domingo (7), o time empatou com o Atlético-PR por 1 a 1 em um jogo sofrido.

Dentro do Allianz Parque, um gol de Ricardo Silva logo no início da partida fez com que o coração dos palmeirenses batesse mais depressa na última rodada do campeonato, o Palmeiras chegou a ficar entre os quatro piores quando o Bahia também saiu na frente do Curitiba. Tudo estava se encaminhando para um fim trágico para o time da casa, mas um pênalti marcado por uma bola na mão de Dráusio ainda no primeiro tempo começou a mudar o rumo da partida, ou melhor, da tabela do campeonato, pois a partida não mudou quase nada desde então, mesmo com uma pressão maior do Palmeiras o gol da virada não aconteceu e o time segue sem nenhuma vitória dentro da nova casa.

O destaque do Palmeiras mais uma vez foi o goleiro Fernando Prass, que fez excelentes defesas, principalmente no primeiro tempo, entretanto os jovens revelados nas categorias de base do time se mostraram melhores que jogadores mais experientes, o que pode ser um bom sinal para um time quase sem esperança. Valdivia, muito criticado pela ausência em jogos decisivos, mesmo não marcando gols fez um bom jogo mesmo não estando em seu melhor estado de saúde, com bons passes e sempre pedindo a bola, infelizmente, a defesa não demonstrava a mesma segurança e mostrou o ponto mais fraco do time alviverde.

Após o final da partida os jogadores continuaram em campo, o pesadelo ainda não tinha acabado. Quando foi anunciado o gol de Thiago Ribeiro, do Santos, a torcida foi à loucura, como se fosse um gol do próprio time. O choro de alívio dentro do Allianz Parque não era só dos torcedores, Valdivia e Fernando Prass também foram às lágrimas.

Henrique, autor do gol e artilheiro da equipe no campeonato declarou que o Palmeiras merece títulos no ano que vem. "Representamos milhões de torcedores apaixonados, eles não merecem isso. Tivemos exemplos de times que brigaram até o último momento e no ano seguinte conseguiram títulos. Então a gente espera que o Palmeiras consiga títulos", disse ao Rádio Globo.

Por Tom Freitas

Palmeiras permanece na S?rie A

Foto: Divulgação


Náutico x Corinthians jogaram lá na Arena Pernambuco, em jogo que começou às 19h30 deste sábado. Jogão pelo Brasileirão 2013? Nada! Talvez um dos jogos mais sem sal da última rodada do Brasileirão 2013. Jogos do Corinthians sempre atraem muitos torcedores, mas jogar contra a pior equipe disparada da competição é um tanto quanto sem graça. Pior ainda é o seguinte: o Corinthians perdeu! O jogo entre o pior ataque da competição e a melhor defesa do Brasileirão, deu boa pro Náutico que venceu por 1 a zero.

Foi a última partida de Tite como técnico do Corinthians, já que seu contrato acaba no final de 2013, e o Timão resolveu não renovar. Uma pena, já que Tite foi quem trouxe muitas alegrias ao time paulista nos últimos anos, inclusive vencendo o Mundial de Clubes. No lugar dele, entrará provavelmente Mano Menezes, depois de ter sido mandado embora do Flamengo.

O Corinthians fechou o campeonato com 50 pontos. Já o time do Náutico terminou com 20 pontos, com apenas 5 vitórias em 38 jogos. Derrotas foram 28. Fracasso impressionante.

Melhores Momentos e Gol: Náutico x Corinthians

nautico-x-corinthians-ao-vivo-serie-a-brasileirao-2013

Quem apitou o jogo foi Elmo Resende Alves Cunha de Goiás, com assistência do catarinense Eberval Lodetti e de Gean Carlos Menezes de Oliveira de Roraima.

Escalação do Náutico

Ricardo Berna; Auremir, Alison, Leandro Amaro e Bruno Collaço; Gustavo Henrique, Elicarlos, Derley e Tiago Real; Diego Morales e Maikon Leite.

Escalação do Corinthians

Danilo Fernandes; Edenílson, Felipe, Cleber e Alessandro; Ralf e Guilherme; Danilo, Rodriguinho e Romarinho; Alexandre Pato.


Flamengo x Cruzeiro tiveram jogo pelo Brasileirão 2013 da série A, nesta que é a última rodada da competição. O jogo foi realizado no Rio de Janeiro, dentro do Estádio do Maracanã, e começou às 19h. Não foi uma partida que merecesse muito apreço, já que não se tratam de equipes ameaçadas, muito pelo contrário. Fim de jogo: 1 x 1.

Melhores Momentos e Gols: Flamengo x Cruzeiro

O goleiro Felipe e Paulo Victor não jogaram pelo Flamengo (um por dores musculares, e outro por ter arrancado um dente). Wallace (suspenso) e Elias (resolvendo problemas particulares) não jogaram também. Fora estes, o time do Flamengo foi com força total para triturar o Cruzeiro na noite deste sábado, dia 7 de dezembro, 18 dias antes do Natal. Porém, o jogo terminou empatado em 1 a 1.

Jogo Ao Vivo - Flamengo x Cruzeiro - 38ª rodada

O árbitro dessa partida foi o famoso Paulo Henrique Godoy Bezerra, tendo como bandeirinhas assistentes os também famosos Altemir Hausmann (Fifa do Rio Grande do Sul) e Celso Barbosa de Oliveira.

Escalação do Flamengo

O time do Flamengo, que tem Jayme de Almeida como técnico, começará jogando com: César, Leonardo Moura, Marcos González, Samir e André Santos; Amaral, Diego Silva, Luiz Antonio e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.

Escalação do Cruzeiro

Já o time do Cruzeiro, jogará basicamente com jogadores reservas, são eles: Rafael; Mayke, Léo (Victorino), Bruno Rodrigo e Everton; Leandro Guerreiro, Tinga, Souza e Júlio Baptista; Luan e Vinicius Araújo.


A Tabela de Classificação do Brasileirão 2013 chega a sua última rodada de atualizações. Com 38 partidas que se passaram, já sabemos que o Cruzeiro é o campeão, que Grêmio, Atlético-PR e Botafogo entraram no G4, e que Vasco e Fluminense foram para a segunda divisão do futebol brasileiro. Triste fim para os dois times cariocas. A boa notícia é que o campeonato da série B ficará mais movimentado em 2014.

Aliás, sobre o G4, há um fato extra que pode acontecer. Se a Ponte Preta se sagrar campeã da Copa Sulamericana na próxima quarta-feira, não haverá mais 4 times com ingresso a Libertadores da América 2014, e sim só 3 times. No caso, tudo isso viraria um G3. Portanto, para quem está no G4 é torcer contra a Macaca.

Tabela Final de Classificação série A

Tabela Final Brasileirao 2013 série A - Classificaçao Final

 


Se você chegou até aqui é porque deseja saber qual o risco do seu time participar da série B em 2014, certo? Pois bem.

Entre as equipes ameaçadas, devemos citar o Internacional, Criciúma, Coritiba, Vasco e Fluminense. Ou seja, são 2 ingressos pra série B a serem disputados por 5 equipes.

Náutico e Ponte Preta já estão rebaixados. A Ponte Preta confirmou sua vaga na série B depois do empate do Fluminense com o Atlético-MG na última rodada. Quem deixou de ter chances de rebaixamento foram os times do Bahia e também da Portuguesa.

Risco de Cair

  • Internacional: 0,5%
  • Criciúma: 9,5%
  • Coritiba: 47%
  • Vasco: 63%
  • Fluminense: 80%

Em suma, podemos ver dois times cariocas caírem simultaneamente para a série B em 2014. Pelo menos dessa forma haverá clássicos na segunda divisão. 🙂

De outro lado, se o Criciúma se salvar, pela primeira vez na história teremos três times do Estado de Santa Catarina na primeira divisão do Futebol Brasileiro.

Já o Estado do Paraná pode manter apenas um clube (Atlético-PR) na série A. Se o Coritiba cair, fará companhia ao Paraná Clube na série B.

Zona de rebaixamento - série B - chance de cair - riscos
Palmeiras comemora a ida pra série A com bolo aos que vão integrar a série B.

A série A do Brasileirão 2013 está chegando ao fim. O Campeonato Brasileiro chegará a sua 38ª rodada neste final de semana, e as equipes (especialmente as que estão na “rabeira” da tabela), estão preocupadas em terem que jogar a série B em 2014.

Pelo G4, a situação do Grêmio já está definida. Ficará entre os primeiros, com toda certeza. Para o resto, a briga ainda continua: Atlético-PR, Botafogo, Goiás e Vitória.

Na parte de baixo da tabela, a zona da degola está bem emocionante. Nela temos o Criciúma, Coritiba, Vasco e Fluminense, que estão bem ameaçados de caírem para a série B (especialmente Vasco e Fluminense). Nesta lista, cabe ainda citar o time “que só empata” do Internacional, com 0,5% de chances de cair pra segunda divisão.

Sabe o que é o mais curioso? Todos os times ameaçados jogarão fora de casa os seus jogos. O Coritiba enfrenta o São Paulo, no Morumbi. O Criciúma pega o Botafogo, no Maracanã. O Vasco pega o Atlético-PR, no estádio do Paraná Clube, em Curitiba. E por fim, o Fluminense tem o jogo teoricamente mais fácil, contra o Bahia (ainda não livre da degola), lá na Fonte Nova.

Os jogos serão realizados no sábado, dia 7 (dois jogos), e no domingo dia 8.

Classificação Série A – Brasileirão 2013

Tabela de Classificação - Brasileirão Série A 2013


Santos x Atlético-PR tem jogo às 19h30 deste domingo, 1º de dezembro. É uma disputa mais importante ao Atlético, já que quer se manter no grupo do G4 do Brasileirão 2013. Para o Santos, será somente um jogo de cumprimento de tabela.

Uma vitória hoje do Atlético o garantirá na Libertadores da América em 2014. Vencer significa ter 64 pontos, e estar matematicamente dentro do G4 (e até mesmo do G3, caso a Ponte Preta vença a Copa Sulamericana).

Para o Santos, que tem só 51 pontos, não há mais nada a fazer além de demonstrar a torcida que 2013 foi ruim, mas 2014 poderá ser melhor. Como fará isso? Vencendo hoje.

Apesar de jogar fora de casa, esta é uma partida que precisa ser encarada como uma decisão para o Atlético Paranaense. Apesar de estar ainda desanimado por ter perdido a Copa do Brasil para o Flamengo no meio da semana, o time do Paraná precisa arrancar esta vitória do Santos para continuar a sonhar em ser campeão do mundo (antes ganhar a Libertadores, lógico).

Por falar em campeão do mundo, na metade de dezembro é o Atlético Mineiro que irá ao Marrocos disputar o mundial de clubes.

Jogo Santos x Atlético PR ao vivo série A Brasileirão 2013

Escalação do Santos

Aranha, Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alan Santos, Alison (Marcos Assunção ou Renato Abreu), Cícero e Montillo; Thiago Ribeiro e Geuvânio.

Escalação do Atlético Paranaense

Weverton, Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, Zezinho, Paulo Baier e Everton; Marcelo e Ederson.


Grêmio x Goiás fazem jogo na noite deste domingo pela trigésima sétima (e penúltima) rodada do Campeonato Brasileiro da série A. Trata-se de um jogo bem importante para ambas as equipes, já que está em jogo a soma de 3 pontinhos que serão úteis na briga pelo G4.

Com 61 pontos, o Grêmio está a praticamente uma vitória que conseguir se manter no G4. Tendo 64 pontos, é praticamente certa a sua presença na Libertadores da América em 2014. A vantagem do Grêmio é estar jogando em casa, com o apoio irrestrito de sua torcida, dentro da Arena Grêmio.

O Goiás não está muito atrás não. Tem 59 pontos, e com uma vitória, ultrapassará o Grêmio da tabela de classificação. O destaque para o Goiás é que Walter retorna ao time, e poderá ser decisivo no jogo desta noite.

No Grêmio, o atacante e craque Kleber deve retornar ao time. Rhodolfo, recuperado de problemas físicos, retorna também ao grupo no jogo deste domingo, dia 01/12.

A partida começará 19h30, e será apitada pelo experiente árbitro paranaense Heber Roberto Lopes, com assistência dos bandeiras Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse.

Jogo Grêmio x Goiás ao vivo Série A Brasileirão 2013 37ª rodada

Escalação do Grêmio

Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Zé Roberto; Kleber, Barcos e Vargas.

Escalação do Goiás

Renan; Vítor, Valmir Lucas, Ernando e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Eduardo Sasha, Renan Oliveira e Hugo; Walter.


Vitória x Flamengo-RJ fazem jogo morno nesta 37ª rodada do Brasileirão 2013 – série A, começando pontualmente às 17h (horário de Brasília). Por que morno? Porque nenhum dos times possuem obrigações extras no Campeonato Brasileiro. Resta então cumprir tabela.

Existe uma chance mínima (bem mínima) de o Vitória ainda conseguir chegar no G4, porém, é quase uma missão impossível. É bem improvável que isso ocorra, apesar de o técnico Ney Franco empurrar o time pra cima do Mengão. Se para o Botafogo (que tem 3 pontos a mais, e jogará contra o Coritiba) já está difícil de chegar ao G4, imagina pro vitória que enfrenta o Flamengo na tarde de hoje. Difícil mesmo.

O time do Vitória se mostrou mais aguerrido nas últimas 5 partidas que disputou, tendo perdido só um confronto. Já o Flamengo, perdeu 2 dos últimos 5 jogos disputados.

Pelo Vitória, voltam ao time Victor Ramos e Kadu. Já o Flamengo deve colocar em campo a sua formação habitual.

Quem apitará a partida será o famoso árbitro Paulo César de Oliveira, sendo assistido pelos bandeirinhas Carlos Berkenbrock (de Santa Catarina) e Rogerio Pablos Zanardo (de São Paulo).

Jogo Vitória x Flamengo ao vivo série A Brasileirão 2013

Escalação do Vitória

Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel, Luís Cáceres e Escudero; Marquinhos, Dinei e William Henrique.

Escalação do Flamengo

Felipe, Digão, Wallace, Samir e João Paulo; Cáceres, Luiz Antônio, Adryan e Gabriel; Rafinha e Hernane.


Vasco x Náutico fazem importantíssimo jogo neste domingo pelo Brasileirão 2013 da série A (quer dizer, série A só pro Vasco (por enquanto) pois o Náutico já foi rebaixado e jogará a série B no ano que vem).

Uma vitória! É só isso que importa ao Vasco em jogo desta 37ª rodada do Brasileirão. Jogando em casa, e contra uma equipe que já foi rebaixada muitas rodadas atrás, o Vasco precisa triturar o time pernambucano para continuar sonhando em se manter na série A em 2014.

Uma vitória lhe deixará em uma zona um pouco mais confortável; irá a 44 pontos, ultrapassando inclusive o seu arquirrival Fluminense, que empatou ontem contra o Atlético-MG. E vejam que situação curiosa: hoje jogam também Coritiba x Botafogo, e se o Botafogo vencer, ajudará tanto Vasco quanto Fluminense a sonharem em se manter na primeira divisão.

O Vasco vem com uma sequência razoável nas últimas partidas, tendo empatado duas, vencido duas, e perdido só uma. Já o Náutico, o que dizer? Não é possível lembrar quando foi a última vez que ganhou algum jogo. Nas 10 últimas rodadas perdeu absolutamente todos os jogos. É mole? Se não se cuidar, desse jeito cairá para a série C em 2015.

jogo-vasco-x-nautico-brasileirao-2013-serie-A-37-rodada

Escalação do Vasco

Alessandro; Fagner, Cris, Luan e Yotún; Guiñazu, Abuda, Pedro Ken e Marlone; Thalles e Edmilson.

Escalação do Náutico

Ricardo Berna; Maranhão, Alison, Leandro Amaro e Bruno Collaço; Derley, Gustavo Henrique, Martinez e Tiago Real; Rogério e Maikon Leite.

Quem apita o jogo é Anderson Daronco, do Rio Grande do Sul.


Portuguesa x Ponte Preta jogam às 17h (horário de Brasília) deste domingo (01/12/2013) pela série A do Brasileirão 2013. A partida é de suma importância para a Lusa, já que vencendo estará salva da série B no ano que vem. A Ponte Preta, que apesar de estar na final da Copa Sulamericana, já está rebaixada do Brasileirão da série A.

Com o resultado de ontem entre Fluminense x Atlético-MG, a Ponte Preta está matematicamente rebaixada para a série B em 2013, e de lá não deve voltar tão cedo, já que tem feito jogos muito miúdos, com uma equipe que só não é pior despreparada que o Náutico, que faz a pior campanha da era de pontos corridos da história.

Sem importância pra Macaca, mas de fundamental importância pra Portuguesa. Uma vitória hoje sobre a Ponte Preta fará com que o time do interior do Estado de São Paulo, garanta presença na série A em 2014. Ganhando, irá a 47 pontos, e não terá matematicamente chances de cair para a segunda divisão. Além de ganhar, é bom também torcer para resultados ruins do Vasco, Coritiba, Bahia e Criciúma.

Neste clássico interiorano paulista, o lógico é que a Lusa vença. Mas vamos ver o que a Macaca tem para mostrar, já que é finalista da Copa Sulamericana, tendo derrotado o São Paulo nas semifinais.

Jogo Portuguesa x Ponte Preta ao vivo série A Brasileirão 2013

O jogo será disputado no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).

Escalação da Portuguesa

Lauro; Luís Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Willian Arão, Bruno Henrique, Moisés e Souza; Wanderson e Gilberto.

Escalação da Ponte Preta

Edson Bastos, Régis, Betão, Ferron e Ferrugem; Magal, Alef, Adrianinho e Chiquinho; Adailton e William.


Cruzeiro x Bahia fazem jogo pela penúltima rodada do Brasileirão 2013 da primeira divisão. O jogo certamente é de importância só para um dos times, no caso o Bahia. O Cruzeiro já é campeão do Brasileirão, e portanto, não está jogando sua vida nessa partida.

O time do Bahia, que tem 45 pontos, tenta arrancar um empate ou uma vitória para se safar da zona da degola deste ano. Com 46 pontos, é bem provável que o time não tenha mais riscos de cair. Ontem, com o empate entre Fluminense e Galo, as equipes do Vasco, Coritiba, Criciúma e Bahia se beneficiaram deste tropeço, e podem brigar com unhas e dentes hoje para sair da parte de baixo da tabela.

O jogo, no entanto, será realizado dentro do Mineirão (casa do Cruzeiro), e o time mineiro quer fazer sua última partida em casa entregando um bom resultado a sua torcida. Aliás, todos os jogos do Cruzeiro tem sido só festa ultimamente, além de um espetáculo de futebol. Jogam muito.

Nas últimas 5 partidas, o Cruzeiro ganhou 3, perdeu 1 e empatou 1. No caso do Bahia, a situação é similar. Das 5, ganhou as duas últimas, empatou 2 e perdeu 1.

Jogo Cruzeiro x Bahia ao vivo - Série A - Brasileirão 2013

Escalação do Cruzeiro

Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Henrique (Leandro Guerreiro), Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Dagoberto e Borges.

Escalação do Bahia

Marcelo Lomba; Rafael Miranda, Demerson, Titi e Raul; Fahel, Hélder, Anderson Talisca e William Barbio; Marquinhos e Fernandão.


Criciúma x São Paulo jogam na tarde deste 1º domingo de dezembro, pela série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. O jogo acontecerá na cidade de Criciúma, e será um jogo-chave para a equipe de Santa Catarina que pretende se manter na série A.

Para o São Paulo, é um jogo não tão importante, já que não tem chances nem de cair, e nem de subir. Porém, para a moral do time, é bom voltar de Santa Catarina com uma vitória. A campanha do São Paulo na temporada 2013 não foi das melhores, e os jogadores querem provar para a torcida que poderão fazer um 2014 melhor.

Para o Criciúma, uma vitória hoje significa a chance de fugir em definitivo da zona de rebaixamento. É praticamente certo que chegando a 46 pontos, não haverá necessidade de torcer para nenhum resultado de adversários na última rodada. Hoje o Criciúma tem os mesmos pontos do Fluminense (que empatou ontem com o Galo).

Se o Criciúma conseguir se superar, e se manter na primeira divisão, o Estado de Santa Catarina poderá pela primeira vez na história contar com três times na série A: Chapecoense, Figueirense e Criciúma. Aliás, destaque para a “Chape”, que derrotou o Palmeiras na última rodada do Brasileirão da série B, e conseguiu ser o time que menos perdeu na competição (só seis vezes), apesar de ter empatado demais.

Jogo ao Vivo - Criciúma x São Paulo - Brasileirão 2013 - Série A

Escalação do Criciúma

Galatto; Sueliton, Ewerton Páscoa, Fábio Ferreira e Marlon; João Vitor, Serginho, Elton e Morais; Lins e Wellington Paulista.

Escalação do São Paulo

Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Wellington, João Schmidt, Maicon e Jadson; Ademilson (Osvaldo) e Luis Fabiano.


Coritiba x Botafogo-RJ tem jogo pelo Brasileirão 2013 da série A na tarde deste domingo, dia 1º de dezembro. A partida será disputada no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, casa do Coxa.

Com o sofrido empate entre Fluminense e Atlético-MG ontem, o Coxa ganhou uma excelente chance de sobrevida neste jogo contra o Botafogo. Ganhando a partida, sairá da zona de rebaixamento, e colocará o Fluminense em seu lugar. O mesmo pode acontecer com o Vasco, que pode ir a 44 pontos. O Coritiba tem 42 pontos, e pode caminhar até 45.

Para o Botafogo, é um jogo de suma importância por conta de sua existência no G4. Se perder hoje, complicará bastante a sua situação, já que não terá mais chances de ir a Libertadores da América em 2014.

O Coritiba, que começou o campeonato a todo vapor, hoje é um time que realmente tem decepcionado a sua torcida. Só pra termos ideia da “tragédia”, nos últimos 5 jogos, não ganhou nenhuma partida, tendo perdido 3 e empatado 2. Podemos lembrar, ainda, que o Coritiba estava a quase 10 pontos na frente do São Paulo, enquanto este se encontrava na zona de rebaixamento cerca de 15 rodadas atrás.

Botafogo está com 58 pontos, e ainda sonha em chegar ao G4. As chances são boas, já que o time paranaense parece morto, e Grêmio e Goiás se enfrentam hoje, também pela 37ª rodada.

jogo-coritiba-x-botafogo-brasileirao-2013-serie-A-37-rodada

O jogo será apitado pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro, com assistência de Janette Mara Arcanjo e Pablo Almeida da Costa, todos eles do Estado de Minas Gerais.

Escalação do Coritiba

Vanderlei, Luccas Claro, Bonfim e Chico; Victor Ferraz, Júnior Urso, Willian Farias (Germano), Alex e Carlinhos; Geraldo (Julio César) e Deivid.

Escalação do Botafogo

Jéfferson, Gilberto, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Seedorf, Hyuri e Rafael Marques; Bruno Mendes.


Corinthians x Internacional jogam pela série A do Brasileirão 2013 na noite deste sábado, dia 30 de novembro de 2013. O jogo começa às 21h (horário de Brasília), e será disputado longe dos territórios do Internacional.

Não se trata de um jogo lá muito relevante, já que ambas as equipes não possuem mais ambições no campeonato.

De um lado está o Internacional, que vem fazendo uma péssima campanha no segundo turno da competição. Das últimas 5 partidas, só venceu uma. E de outro o Corinthians, o time que mais empata na competição, que no alto de seus 50 pontos, venceu só 2 das últimas 5 partidas que disputou.

O jogo terá também homenagem aos operários que perderam suas vidas no desabamento parcial do Itaquerão (Arena Corinthians) no meio da semana.

Para este jogo o Corinthians contará com a volta de Alessandro e também de Paulo André. O ex-craque Alexandre Pato, começará a partida no banco. Apesar de estar numa má fase, Pato é o artilheiro do Corinthians no Campeonato Brasileiro, com 10 gols marcados.

Apesar do time do Internacional ter empatado sem gols contra o Coritiba no último domingo, o técnico Clemer deve repetir a escalação para este jogo, já que o Inter jogou razoavelmente bem (só faltou objetividade para fazer gols).

Jogo ao Vivo Corinthians x Internacional - Série A - Brasileirão 2013

Formação Corinthians x Internacional

Formação Corinthians x Internacional - Brasileirão 2013 - Série A

O jogo será apitado por Felipe Gomes da Silva, do Rio de Janeiro, e será assistido pelos bandeirinhas Bruno Boschilia e Fernanda Colombo Uliana.

Escalação do Corinthians

Walter; Edenílson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf e Guilherme; Romarinho, Danilo e Renato Augusto; Emerson.

Escalação do Internacional

Muriel; Ednei, Índio, Juan e Fabrício; Willians e Josimar; Jorge Henrique, D’Alessandro e Otávio; Leandro Damião.


Jogo decisivo para ambas as equipes na partida Internacional x Coritiba, em jogo a ser realizado no Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), a partir das 19h30 deste domingo, dia 24/11. O Inter, com 45 pontos, precisa vencer para espantar de vez o risco de cair para a série B em 2014. E o Coritiba, que já se encontra na zona de rebaixamento, não tem outra opção senão vencer também. Ou seja, será um jogo importantíssimo para ambas as equipes. Se o Coritiba vencer, a competição ficará bem interessante lá na parte de baixo da tabela, sem dúvidas. Porém, se o Coritiba for derrotado, o Inter se livra do rebaixamento, e deixa quase certa a queda do Coritiba para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de futebol.

Uma das falhas da equipe do Internacional no campeonato é ter empatado demais. Assim como o Corinthians, são os líderes de empates na competição, o que causou problemas, especialmente na pontuação. Para este jogo, o Inter terá novamente o craque Forlan, que voltou de sua passagem pelo Uruguai, nas eliminatórias para a Copa 2014 no Brasil. Quem é dúvida é Jackson, que não se sabe se irá jogar.

No Coritiba, a situação é crítica. Seu técnico foi mandado embora, e quem está comandando a equipe é o ex-jogador Tcheco, que assumiu de forma interina. Provavelmente a composição tática do time será alterada.

Carlinhos, do Coritiba, afirma: “Eu sou bem ofensivo e me dou bem com a formação jogando como ala.”.

O jogo entre Inter e Coxa será apitado pelo juiz Emerson de Almeida Ferreira, do Estado de Minas Gerais.

Entram em campo no Internacional

Muriel; Nathan Índio (Ednei), Índio, Juan e Fabrício; Willians, Jorge Henrique, Otávio, D’Alessandro e Diego Forlán; Leandro Damião.

Entram em campo pelo Coritiba

Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida (Bonfim) e Chico; Victor Ferraz, Júnior Urso, Willian, Alex e Carlinhos; Julio César e Deivid.

Jogo Internacional x Coritiba série A Brasileirão 2013


Eis um jogo importante: Bahia x Portuguesa fazem um duelo, que será transmitido ao vivo pelos canais fechados + Premiere FC. Ambas as equipes ainda estão ameaçadas pelo rebaixamento, e precisam buscar a vitória para saírem desta situação. A Bahia está em cenário pior (com 42 pontos), porém, jogará em casa na Arena Fonte Nova, em Salvador (Bahia). A Portuguesa está em lençóis “menos piores”, com 44 pontos, e tenta uma vitória fora de casa. Qual o seu palpite para esse jogo?

Ambos os times estão bem embalados, já que o time do Bahia venceu o Náutico, e a Portuguesa superou o Atlético Mineiro. Se a Portuguesa vencer, estará automaticamente sem chances de cair pra série B. Para o Bahia, a vitória significa ficar bem perto desta salvação também.

O técnico do Bahia faz mistério para esta partida. O treino coletivo pré-jogo foi realizado a portas fechadas, e sem dúvidas deve existir alguma modificação para otimizar a equipe nesse clássico.

O zagueiro da Portuguesa afirma: “Teremos uma grande chance se respeitarmos o Bahia como grande time que é.”.

No primeiro turno da competição, a Lusa venceu o time do Bahia pelo placar de 4 a 2, na casa da Portuguesa. Será que a história vai se repetir? É esperar para conferir.

O jogo Bahia x Portuguesa será apitado pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro, do Estado de Minas Gerais.

Escalação do Bahia

Marcelo Lomba; Demerson, Lucas Fonseca e Titi; Madson, Rafael Miranda, Feijão, Hélder e Raul; Marquinhos Gabriel e Fernandão.

Escalação da Portuguesa

Lauro; Luís Ricardo, Lima, Valdomiro e Bryan; Bruno Henrique, Willian Arão, Wanderson e Moisés; Wanderson e Gilberto.

Jogo Bahia x Portuguesa série A Brasileirão 2013


Os times do São Paulo x Botafogo se enfrentam em jogo hoje à noite pelo Brasileirão 2013 da série A. A partida acontecerá na casa do time paulista (Morumbi), e começará às 19h30. Para o São Paulo é uma partida bem irrelevante, já que não almeja mais nada para o Campeonato Brasileiro desse ano. O único benefício desse jogo para o tricolor é arrancar uma vitória para ganhar ânimo para o jogo contra a Ponte Preta na próxima quarta-feira pela Copa Sulamericana. Do lado do Botafogo, a missão é vencer ou vencer, para continuar com chances de ficar dentro do G4 (grupo dos melhores times da competição). O Atlético-PR, em jogo das 17h, venceu o Náutico, e portanto, conseguiu galgar espaço dentro do G4.

Muricy Ramalho comenta: “A gente espera ganhar bem e ir com moral pra cima da Ponte Preta.”.

Segundo o técnico do tricolor, o São Paulo entrará em campo com o elenco titular, ao contrário do fim de semana passado, em que optou pelo time reserva para preservar os titulares contra o jogo com a Ponte Preta no meio de semana. Tática essa que foi totalmente furada, já que o time do São Paulo levou um couro da Macaca dentro do próprio Morumbi e está quase sem chances de avançar às finais da competição.

No jogo deste domingo, o goleiro craque do São Paulo quebrará de vez o recorde de Pelé de partidas por um mesmo clube. Serão ao todo 1117 jogos pelo São Paulo. É mole? O goleiro do tricolor pensa em encerrar a sua carreira, e até o próprio goleiro do Botafogo é cotado para ser o seu substituto.

Do lado do Botafogo, não jogará o zagueiro Bolívar. Contudo, retorna Marcelo Mattos.

Quem apitará este jogo será Paulo Godoy Bezerra, do Estado de Santa Catarina.

Escalação do Tricolor do Morumbi

Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Denilson, Maicon, Douglas e Ganso; Aloísio e Luis Fabiano.

Escalação do Botafogo do Rio de Janeiro

Jéfferson, Edilson, Dankler, Dória e Julio Cesar; Gabriel, Renato, Seedorf, Hiury e Rafael Marques; Elias.

Jogo São Paulo x Botafogo série A Brasileirão 2013


O jogo mais importante do Fluminense do ano? Sim. Este certamente é um jogo decisivo para a equipe carioca, que tem jogo contra o Santos, fora de casa. O jogo será realizado no Estádio Paulo Constantino, em Presidente Prudente (SP), e começa às 17h (horário de Brasília).

O Fluminense tem nesse momento 42 pontos na competição, e está empatado com o Bahia. Se o Coritiba vencer, pode adentrar novamente a zona de rebaixamento, e portanto, a meta é conquistar 45 pontos, e deixar de vez a zona de rebaixamento. Se isso ocorrer, os torcedores cariocas poderão ficar mais tranquilos nesta competição, já que as chances de cair ficarão bem para trás. Com o empate do Criciúma ontem, as coisas ficaram melhores pro lado do Fluminense. No entanto, o Vasco com 41 pontos (mesmos pontos do Coritiba) está “fungando no cangote” do seu arquirrival. Abra o olho tricolor do Rio de Janeiro!

De outro lado há o Santos, que está totalmente sem pretensões na competição. Não há mais nada a realizar para o time nesse momento, já que não tem como chegar ao G4 e também não tem nenhuma chance de cair para a série B. Assim, acredita-se que o Fluminense possa ser beneficiado por esta situação, já que o Santos não tem nenhuma ambição (e nem motivação).

“Esperamos um jogo difícil, em que eles precisam da vitória, mas também queremos ganhar”, disse Aílson, do Santos.

O jogo, que será realizado na casa do Peixe, será apitado por Francisco Carlos do Nascimento, da Fifa de Alagoas.

Escalação da equipe do Santos

Aranha, Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Arouca, Cícero e Montillo; Thiago Ribeiro e Geuvânio.

Escalação da equipe do Fluminense

Diego Cavalieri, Igor Julião, Leandro Euzébio, Anderson e Digão; Edinho, Jean e Wagner; Rhayner, Samuel e Rafael Sobis.

Jogo Santos x Fluminense série A - Brasileirão 2013


Jogo decisivo para a Ponte Preta neste domingo em jogo contra o Grêmio, em Campinas. A equipe da Ponte Preta, que venceu o São Paulo no meio da semana pelo placar de 3 a 1 em pleno Morumbi, tenta ganhar novamente hoje para tentar seus últimos suspiros no campeonato. Se empatar ou perder, garantirá automaticamente uma vaga na série B em 2013. E convenhamos, é o mais lógico que vá acontecer. As chances da Macaca se livrar do rebaixamento são quase nulas, ainda mais com a vitória do Vasco ontem por 2 a 1 no Maracanã.

Com apenas 35 pontos, a Ponte Preta precisa vencer todas as últimas 3 partidas, e torcer para que seus adversários diretos não pontuem.

Já o Grêmio, precisa vencer para não ficar longe da disputa por uma vaga no G4. Ele está bem posicionado (segundo lugar) e não pode bobear nesse momento. Se vencer, estará praticamente garantido na Libertadores da América 2014.

A partida será apitada pelo árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva, do Pará. O jogo começa às 17h.

No primeiro turno da competição, o Grêmio venceu a Ponte Preta pelo placar de 1 a zero (gol do craque Kléber). Quem está devendo muito ainda nesse time é Barcos, que tem feito poucos gols pelo time gaúcho.

Começam jogando na Ponte Preta

Édson Bastos (Roberto); Artur (Régis), César, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fernando Bob, Fellipe Bastos e Elias (Chiquinho); Rildo e Leonardo.

Começam jogando no Grêmio

Dida; Pará, Bressan, Rhodolfo e Alex Telles; Souza, Ramiro, Riveros e Zé Roberto; Kléber e Barcos.

Jogo Ponte Preta x Grêmio série A - Brasileirão 2013


Um jogo morno (pra frio) na tarde deste domingo, em Curitiba. Atlético-PR x Náutico se enfrentam na 36ª rodada da competição, em jogo que provavelmente terá o rubro negro como vencedor. Aliás, o Náutico já passou de 10 derrotas consecutivas na competição e não merece (de longe) fazer parte dos melhores clubes do país.

Para o Atlético Paranaense a missão é ficar dentro do G4, e aproveitar a goleada que o Atlético MG deu no Goiás em jogo realizado no sábado. O Galo enfio 4 gols nas redes do Goiás, que agora está a perigo no G4. Se vencer, o Atlético PR ficará em ótima situação para participar da Libertadores em 2014.

Para o Náutico, é olhar para trás e ver o desastre que se sucedeu em 2013. Ano que vem disputará a série B, e se não se cuidar, com esse time certamente voltará para a série C. O time está horrível e precisa de contratações relevantes para a próxima temporada.

O árbitro desta partida que ocorre em Curitiba (capital do Paraná) é Arilson Bispo da Anunciação, da Bahia.

Escalação do Atlético Paranaense

Weverton, Jonas, Manoel (Dráusio), Luiz Alberto e Juninho (Pedro Botelho); Bruno Silva, João Paulo, Everton e Fran Mérida; Dellatorre e Ederson (Roger).

Escalação do Náutico

Ricardo Berna; Diego, Alison e William Alves; Maranhão, Gustavo Henrique, Elicarlos, Martinez, Tiago Real e Bruno Collaço; Rogério.

Jogo Atlético PR x Náutico série A - Brasileirão 2013


Os dois maiores clubes do Brasil (Flamengo vs Corinthians) tem jogo hoje ao vivo pela série A do Brasileirão 2013. A partida será realizada no Maracanã, e começará a partir de 17h. Além de muita tradição, os dois times possuem uma boa rivalidade.

De um lado está o Flamengo, que precisa empatar ou vencer para eliminar de vez as chances de rebaixamento (que são pequenas, mas existem). Com apenas 45 pontos, o Flamengo faz uma péssima campanha no Brasileirão 2013, porém, está na final da Copa do Brasil, a um jogo de se sagrar campeão. Basta um empate por zero a zero na próxima quarta-feira para o Mengão erguer a taça. Isso se o Atlético Paranaense deixar, é claro! Vamos ver se o Furacão será capaz de acabar com a festa em pleno estádio do adversário.

Do outro lado está o Corinthians, que faz uma campanha que é uma verdadeira piada em 2013. Uma piada dos empates, para dizer a verdade. O preto-e-branco da capital paulista é o líder no ranking de empates na temporada, especialmente pelo placar de zero a zero. Para se ter noção, se o Corinthians convertesse todos os empates em vitórias, estaria superando o Cruzeiro no Brasileirão 2013 com folga. Mas fazer o que né? Não há eficácia de ataque nesta equipe, e assim não tem como ganhar. O time faz muito poucos gols.

No Corinthians, Douglas e Pato não devem jogar. O primeiro será trocado por Danilo, e Pato por não ter conquistado ainda um lugar à sombra no time. Já no Flamengo, não jogarão nem André Santos e nem Chicão, ambos lesionados em virtude do jogo contra o Atlético no meio da semana.

Quem apita o jogo de hoje é Fabricio Neves Corrêa do Estado do Rio Grande do Sul.

Entram em campo no Flamengo

Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir e João Paulo; Amaral, Diego Silva, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.

Entram em campo no Corinthians

Walter; Edenílson, Cleber, Gil e Igor; Ralf e Guilherme; Romarinho, Danilo e Renato Augusto; Emerson.

Jogo Flamengo x Santos série A - Brasileirão


Finalmente um jogo apenas de times do topo da tabela. Os times do Atlético-MG e Goiás jogam na noite deste sábado, às 21h, em mais uma rodada do futebol brasileiro, pelo Brasileirão 2013. Neste momento, o Goiás aparece em terceiro lugar, enquanto o Atlético Mineiro é apenas o 7º colocado.

A equipe do Goiás está muito perto de confirmar em definitivo sua presença no G4. Para isso, basta que vença o Atlético-MG e que o Criciúma ganhe do Vitória. Se a combinação destes dois jogos for favorável, estará tudo 100% encaminhado. O Goiás tem nesse momento 59 pontos, apenas 1 atrás do Grêmio, que está na segunda posição na competição.

É bom frisar o seguinte: se Ponte Preta ou São Paulo forem campeões da Copa Sulamericana, não haverá mais um G4 e sim um G3. Portanto, é bom os times do G4 se espertarem. O Cruzeiro já está garantido, e podem ter só mais 2 vagas, e não 3. Cuidem-se!

Para o Atlético estar ou não no G4 não muda nada, já que já está classificado para a Libertadores no ano que vem. Portanto, daqui pra frente o Galo só terá jogos pra cumprir tabela, e nada de emocionante para se preocupar, a não ser o Mundial Interclubes que acontecerá em dezembro. Desejamos desde já sorte ao time mineiro para que traga a taça dessa competição para o Brasil.

Na equipe do Galo, Réver e Emerson (zagueiros) não devem entrar no campo por conta de estarem lesionados.

O confronto será realizado no Estádio Independência (do América-MG), na linda cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Escalação do Atlético-MG

Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gilberto Silva e Lucas Cândido; Pierre, Josué, Tardelli e Luan; Fernandinho e Jô.

Escalação do Goiás

Renan; Vítor, Rodrigo, Ernando e William Matheus; Amaral, David, Eduardo Sasha e Ramon; Roni e Walter.

Jogo Atlético-MG x Goiás série A - Brasileirão 2013


O jogo mais importante do ano de 2013 para o Vasco? sim! este será.

Jogam hoje Vasco x Cruzeiro pela trigésima sexta rodada do Campeonato Brasileiro 2013 de futebol. O jogo será disputado no Rio de Janeiro, na terra do Vasco, no estádio de seu arquirrival Flamengo (Maracanã), e começará pontualmente às 19h30. Será transmitido ao pela TV fechada e pelo canal Premiere FC.

De um lado, o visitante Cruzeiro, campeão brasileiro com várias rodadas de antecipação. Nada a comentar sobre esse time, que é composto de craques, e certamente é um clube diferenciado dos demais. Por isso a diferença enorme na tabela de classificação. Com 75 pontos, o Cruzeiro está a 15 pontos do segundo lugar (Grêmio, que tem só 60 pontos).

De outro lado nesse jogo dramático está o Vasco, que está a 1 centímetro de cair para a série B. Um empate ou uma derrota significa automaticamente que o Vasco disputará a segunda divisão em 2014. Claro que a torcida vascaína possui esperanças ainda, porém, particularmente achamos que a situação está bem periclitante. É bem improvável que o Vasco consiga vencer os 3 jogos que faltam. O Vasco tem só 38 pontos, e precisa torcer roendo as unhas para que Fluminense, Bahia e Criciúma percam os seus jogos. Tarefa árdua realmente. O Coritiba, que tem 41 pontos irá para Porto Alegre enfrentar o Internacional, e é bem provável que perca. Porém, o Vasco só precisa pensar em si próprio nessa reta final. Qualquer resultado senão a vitória resultará em um caixão.

Para azar do Vasco, o Cruzeiro entrará em campo praticamente com o time completo. Vish! Que fase!

Quem apitará o jogo será Marcos da Penha, do Espírito Santo.

Começam jogando no Vasco

Alessandro, Fagner, Cris, Luan e Yotún; Abuda, Guiñazu, Pedro Ken e Marlone; Edmilson e Thalles.

Começam jogando no Cruzeiro

Rafael, Ceará, Leo, Paulão e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian; Vinicius Araújo.

Jogo Vasco x Cruzeiro série A - Brasileirão 2013


Entram em campo no início da noite deste sábado os clubes do Criciúma e Vitória da Bahia, que abrem a 36ª rodada do Brasileirão 2013, e pretendem apresentar um futebol de alto nível. O jogo começará às 19h30, na casa do Criciúma, mais especificamente no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina.

De um lado está a equipe do Criciúma, que não pode perder, pois senão corre risco de voltar à zona de rebaixamento. Com apenas 42 pontos, uma vitória simples do Coritiba, já faria com que o time paranaense ultrapassasse o Criciúma, caso o time catarinense não vença. Portanto, para o Tigre é questão de ganhar ou ganhar.

Já do lado do Vitória, uma “vitória” é o que interessa, se ainda quiser disputar algo no G4, e sonhar com a Libertadores da América em 2014. Com 54 pontos, o time baiano ainda tem chances de ficar entre os quatro primeiros colocados, porém, se perder, estará fora dessa disputa.

Pelo lado do Criciúma, o goleiro Gallato volta ao time, enquanto do lado do Vitória, o volante Marcelo não jogará.

O árbitro do jogo Criciúma x Vitória será Wilson Luiz Seneme, da FIFA de São Paulo.

Entram em campo no Criciúma

Galatto; Sueliton, Ewerton Páscoa, Fábio Ferreira e Marlon; Henik, Serginho, Elton e Morais; Lins e Wellington Paulista.

Entram em campo no Vitória

Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel, Cáceres e Escudero; William Henrique, Marquinhos e Dinei.

Jogo Criciúma x Vitória série A - Brasileirão 2013


Tabela de Classificação – Brasileirão – Série A – 36ª rodada

tabela-a

O Brasileirão 2013 está a 3 semanas de terminar, e você confere a Tabela de Classificação do Campeonato Brasileiro atualizada acima. O campeonato terminará ao redor do fim da primeira semana de dezembro, e alguns times estão com sérias preocupações de caírem para a série B em 2014, entre eles o Vasco, Coritiba, Fluminense e Criciúma.

No alto da tabela, não há dúvidas desde as últimas 2 rodadas. O Cruzeiro é campeão, e fará praticamente “amistosos” nas próximas partidas, já que não tem nenhuma obrigação de vencer os seus jogos. Quem enfrentar o Cruzeiro pode se aproveitar desta situação e se dar bem nos últimos três jogos. Foi o que ocorreu com o Vasco no último sábado, que bateu o Zeiro por 2 a 1.

No meio da tabela, há vários clubes que não tem mais muito o que aspirar este ano no Brasileirão, já que não tem chances de chegar ao G4 e também não tem chances de cair. São eles: São Paulo, Vitória, Atlético MG, Flamengo, Corinthians, Internacional, entre outros.

Lá no final a notícia quente é que a Ponte Preta já foi rebaixada. O Vasco tem 41 pontos, e está um ponto atrás do Coritiba e Fluminense (que tem 42). O jogo do Coritiba terminou empatado em zero a zero, e o Coxa ampliou suas chances de cair, já que terá pedreira pela frente (Botafogo e São Paulo).

Já a Ponte Preta, apesar do rebaixamento iminente, ganhou do São Paulo pela Copa Sulamericana no meio da semana, e provavelmente disputará a final desta competição.

Quem se safou do rebaixamento foi o Flamengo, que venceu hoje o Corinthians, e carimbou a má fase do time paulista.


Botafogo e Atlético Paranaense se enfrentam hoje em jogo que pode passar ao vivo pelo SporTV. Os dois times, que fazem parte do G4, lutam para se manter por lá até o final. A equipe do Paraná tem mais pontos na competição, e está em situação mais saudável para concluir esta meta. Já o Botafogo precisa remar um pouco mais, pois tem somente 54 pontos contra 58 do Atlético-PR.

O jogo será realizado às 19h30 deste dia 16 de novembro, e o palco do espetáculo será o Maracanã. Na luta pelo G4 ainda estão times como o Grêmio, Goiás, Atlético Mineiro, entre alguns outros que podem subir um pouco mais nesta rodada. O São Paulo, por exemplo, se conseguir vencer seu jogo contra o Fluminense neste domingo, pode ir a 52 pontos, e afundar ainda mais o tricolor carioca. Se isso ocorrer, o São Paulo ficará a apenas 4 pontos do G4 (e pensar que 10 rodadas atrás o São Paulo estava pensando em não cair para a Série B). Crise passou!

Ao contrário do Botafogo, seus arqui-rivais cariocas estão fazendo um campeonato espetacularmente RUIM. O Vasco está na zona de rebaixamento, o Fluminense quase na zona, e o Flamengo um pouquinho mais acima apenas. Com certeza algum carioca cairá, e é possível que sejam até 2 (Vasco e Fluminense, no caso). Para o Flu seria uma tragédia, já que foi campeão do Brasileirão 2012. Seria a falta de Fred?

botafogo-atletico-pr

No time do Atlético-PR não entram em campo Paulo Baier (poupado), e também Deivid (cumprindo suspensão). No caso do Botafogo, não deve haver mudanças frente ao time que jogou contra  a Portuguesa.

Escalação do Botafogo

Jéfferson; Edílson, Dória, Bolívar e Júlio César; Gabriel, Renato, Seedorf, Hyuri e Rafael Marques; Elias.

Escalação do Atlético-PR

Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Juninho; João Paulo, Zezinho, Everton e Frán Mérida (Felipe); Dellatorre (Marcelo) e Ederson.

Trio de Arbitragem para o jogo Botafogo x Atlético-PR

O trio é todo paulista, contado com o apito de Wilson Luiz Seneme, Émerson de Carvalho e Bruno Salgado Rizo.


Coritiba e Criciúma se enfrentam neste sábado 16/11 pela 35ª rodada do Brasileirão 2013 da série A. O jogo acontecerá na cidade de Curitiba, capital do Paraná, no estádio do Coxa (Couto Pereira), a partir das 21h. Trata-se de um jogo decisivo para ambas as equipes, especialmente para o Criciúma, para fugir da zona de rebaixamento. Logicamente, se o Coxa perder, será ele que estará em maus lençóis.

O Coritiba, com apenas 41 pontos, está a apenas 2 da zona da degola, e não pode nem pensar em perder em casa. Se isso ocorrer, a situação ficará crítica, e já podem começar a pensar em enfrentar o Paraná Clube na série B de 2014.

Pro lado do Criciúma, a situação é mais complicada. Tem 39 pontos (os mesmos pontos do Bahia, que é o primeiro clube a estar dentro da zona dos desesperados). Com mais uma derrota, o risco é gigantesco de fazer parte do Z4, e não é isso que obviamente os catarinenses querem.

O empate é um resultado péssimo para ambas as equipes, e portanto, devemos ter um jogo aberto no estádio do alvi-verde curitibano.

Na equipe do Criciúma, o técnico Argel não poderá contar com dois jogadores que estão suspensos: Gallato (goleiro) e Matheus Ferras (zagueiro).

coritiba-criciuma

Escalação do Coritiba

Vanderlei; Gil, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Júnior Urso, Willian, Robinho e Alex; Julio César (Vitor Júnior) e Deivid.

Escalação do Criciúma

Bruno; Sueliton, Ewerton Pascoa, Fábio Ferreira e Marlon; Henik, Serginho, João Vitor, Ricardinho; Lins e Wellington Paulista.

Trio de Arbitragem pra Coritiba x Criciúma

Todo o trio de arbitragem é de Minas Gerais. São eles: Cleisson Veloso Pereira, Frederico Soares Vilarinho e Marconi Helbert Vieira.

Coletiva com o técnico do Coritiba


Depois de mais uma rodada do Brasileirão 2013, conheça as chances de seu time cair para a série B em 2013. Lógico que aqui não estamos falando de Cruzeiro (campeão), Atlético Paranaense, Grêmio, Botafogo, Goiás, entre outros, mas sim dos possíveis pertencentes ao “seleto” grupo que será enterrado para a segunda divisão no ano que vem.

Nesse grupo o Náutico já está presente faz algumas rodadas, porém, logo logo a Ponte Preta deve se juntar a esta turma que não tem apresentado um grande futebol. Além da Macaca, o Fluminense (campeão do Brasileirão 2012) e também o Criciúma (campeão catarinense) estão muito ameaçados pelo risco de cair. O Vasco, não por menos, também tem quase 50% de chances de conhecer as redes da série B.

Quem adentrou ao grupo dos que com certeza não vão cair é o São Paulo, que com 46 pontos, não será rebaixado.

Veja abaixo as chances de queda (os times não listados, não possuem mais nenhuma chance de cair):

chances-de-cair

Para encerrar o caso, creio que podemos dizer que:

  • Náutico já está rebaixado;
  • Ponte Preta fechará seu caixão em uma ou duas rodadas;
  • Um dos seguintes times serão os dois outros rebaixados: Bahia, Vasco, Criciúma ou Fluminense.

Triste é ver a situação de um clube, que ano passado foi campeão brasileiro, estar prestes a cair pra segundona. Um drama ridículo para o tricolor carioca. Seria a falta do artilheiro Fred? É bastante provável. Ele fazia toda diferença naquele time de 2012.


Na tarde deste domingo, dia 10/11, se enfrentam as equipes da Ponte Preta e do Vitória pela 33a. rodada da série A do Brasileirão 2013. A partida será realizada no estádio da Macaca, que está lutando com unhas e dentes para sair da posição incômoda que é a zona de rebaixamento. Para isso, deverá vencer o jogo e torcer para que Vasco e Fluminense não avancem posições na tabela. A situação é realmente crítica para o time do interior do Estado de São Paulo. O jogo começará às 17h.

O time da Ponte Preta vem embalado por conta do Copa Sulamericana, após ter vencido o time do Vélez, já está nas semifinais, mesma situação que se encontra o tricolor do Morumbi, que empatou fora de casa. Porém, a Ponte Preta precisa esquecer o mais rápido possível esse resultado, já que sua situação no Brasileirão 2013 está realmente PRETA (ou melhor, vermelha). Na zona de rebaixamento há várias rodadas, está mais do que na hora de embalar para sair dessa situação ruim.

vitoria

De outro lado está a equipe do Vitória, que não tem mais muitas pretensões no Brasileirão deste ano, e já projeta 2014. É basicamente “mais um jogo”, já que não há mais muito o que fazer pela frente. Neste jogo, o Vitória já deve contar com Maxi Biancuchi.

No time da Ponte Preta, Felipe Bastos e Ferron não devem jogar por estarem lesionados.

Agora é esperar para ver o que ocorrerá entre os dois times no Moisés Lucarelli à partir das 17h deste domingo.

Escalação do time da Ponte Preta

Roberto; Artur, Cesar, Betão (Diego Sacoman) e Uendel; Baraka, Fernando Bob, Alef e Adrianinho; Adaílton (Rildo) e Leonardo (William).

Escalação do time do Vitória

Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Danilo Tarracha; Marcelo, Cáceres, Renato Cajá e Escudero; Marquinhos e Dinei.

Trio de Arbitragem

Leandro Vuaden (árbitro central) e os bandeirinhas Altemir Hausmann e Fabiano da Silva Ramires.


O líder do Brasileirão Cruzeiro enfrentará o Grêmio pelo trigésima terceira rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. E detalhe: o Cruzeiro pode ser campeão já nessa rodada. Como? Simples! Se o Cruzeiro vencer o Grêmio e o São Paulo empatar com o Atlético Paranaense, o time mineiro erguerá a taça com 5 rodadas de antecedência, e será tricampeão brasileiro. O que isso significa? Que o campeonato ficará sem graça. Portanto, hora do Grêmio ganhar uma, e do São Paulo continuar sua seqüência de vitórias.

Os jogadores do Cruzeiro estão nitidamente empolgados com a possível conquista do campeonato brasileiro, porém, o técnico cruzeirense tenta passar uma tranquilidade para que os jogadores não se empolguem demais. O time do Grêmio é muito bom, e fará questão de não deixar que isso ocorra, naturalmente. Contudo, jogando em casa, missão será um tanto quanto simples para o time mineiro.

gremio

De outro lado segue o Grêmio, que está traumatizado com a saída da Copa do Brasil, frente ao Atlético Paranaense. Porém, cabe ressaltar que o Grêmio tem a segunda melhor campanha do Brasileirão 2013 jogando fora de casa. Portanto, é bom a Raposa ficar de olhos bem abertos, pois o Grêmio irá com tudo para sair com uma vitória.

No time do Cruzeiro, quem não jogará serão apenas Bruno Rodrigo (lesão) e Tinga (suspensão). Já na equipe do Grêmio, quem não jogará certamente é Eduardo Vargas, que está suspenso, e que também foi convocado para a seleção de seu país.

Escalação do time do Cruzeiro

Fábio; Ceará, Dedé, Léo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Ricardo Goulart e Everton Ribeiro; Dagoberto e Borges.

Escalação do time do Grêmio

Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro, Riveros e Zé Roberto (Maxi Rodríguez ou Werley); Kleber e Barcos.

Trio de Arbitragem

Wilson Luiz Seneme (árbitro central) e seus auxiliares Marcelo Carvalho Van Gasse e Carlos Berkenbrock.

Vídeo da Conexão Tricolor, direto da Arena do Grêmio


Jogam hoje no estádio do Paraná Clube, em Curitiba, os times do Atlético Paranaense e do São Paulo, em partida que será exibida pelos canais abertos de televisão brasileira. O jogo entre o Furacão e o Tricolor promete ser bastante emocionante, já que o Atlético PR pretende continuar ocupando a segunda posição na tabela, enquanto o time do São Paulo ainda sonha com uma classificação entre os quatro melhor times do campeonato (o que seria um feito realmente incrível).

De um lado o São Paulo (tricolor do Morumbi) quer continuar sua sequência incrível de vitórias, depois da chegada de Muricy Ramalho. Atualmente está com 46 pontos na competição, e luta pelos 49 pontinhos para estar a apenas 4 pontos da classificação entre os quatro primeiros. O que isso significaria? aumentar e muito as chances de ir a libertadores em 2014. E mais que isso! Um time que estava durante 10 rodadas ameaçado pelo rebaixamento pode conseguir um feito inédito.

sp

De outro lado, o time paranaense, vice-líder da competição, não deixará por menos. No meio da semana deixou claro para o Grêmio na Copa do Brasil que não está para brincadeiras, e no dia 20/11 começa a disputar a final da competição contra o Flamengo. Certamente o jogo será bem duro para o tricolor na tarde deste domingo. Não será fácil para o São Paulo sair com sorriso no rosto. Um empate não é bom pra nenhum dos times, porém, no caso do São Paulo, estaria já matematicamente fora do rebaixamento, com 47 pontos.

Escalação do time do Atlético Paranaense

Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Juninho; Deivid, Zezinho, Everton e Paulo Baier; Dellatorre e Ederson.

Escalação do time do São Paulo

Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Denilson, Maicon, Douglas e Ganso; Ademilson (Luis Fabiano) e Aloísio.

Trio de Arbitragem

Paulo Godoy Bezerra (árbitro) e seus assistentes Márcio Eustáquio e Nadine Schramm.

#3Cores1SóTorcida


Pela 33a. rodada do Brasileirão 2013 série A jogam Internacional e Botafogo, em jogo que passará ao vivo pelos canais payperview a partir das 17h deste domingo, dia 10/11/2013. O jogo será na casa do Internacional, em Porto Alegre. O Internacional é um dos times que mais empatou no campeonato (perde só para o Corinthians, que é o campeão brasileiro de empates! kkk). De outro lado está o Botafogo, que quer voltar a ocupar a segunda posição na competição. Seus outros adversários cariocas estão em maus lençóis (Vasco e Fluminense) com grandes chances de irem pra série B no ano que vem.

internacional

Se o Botafogo perder essa partida, vai precisar a começar a se preocupar (e muito) com quem vem atrás e que podem lhe roubar uma vaga entre os quatro melhores times do Brasil, ou seja, roubar sua vaga para a Libertadores no ano que vem. Portanto, é uma partida decisiva para o Fogão neste domingo. De outro lado, o empata-team do Internacional, precisa provar de vez que não é um time de um homem só. Tendo em vista a má fase de Leandro Damião, o time gaúcho só pode contar ultimamente com a habilidade de D’Alessandro, seu grande craque.

Detalhe: o time do Inter tem só 42 pontinhos, e ainda está a 5 de ficar livre do rebaixamento. Eita! será que dá?

No Botafogo a situação é um pouco mais triste, psicologicamente falando, depois de ter sido desovado pelo Flamengo, na Copa do Brasil, pelo placar de 4 a zero. O técnico Oswaldo de Oliveira precisará operar um milagre no time para voltar a motivar a equipe carioca.

Escalação do time do Internacional

Muriel, Ednei, Alan, Jackson e Fabrício; João Afonso, Willians, Otávio e D’Alessandro; Caio (Jorge Henrique) e Scocco.

Escalação do time do Botafogo

Jéfferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Gegê, Seedorf e Rafael Marques; Elias.

Trio de Arbitragem

Heber Roberto Lopes (árbitro) e seus assistentes Alessandro de Matos e Neuza Back.

Reformas no estádio do Internacional continuam


Jogo da degola: este pode ser chamado o jogo entre Ponte Preta x Criciúma, pela 32ª rodada do Brasileirão 2013.

No jogo, que acontecerá no estádio do Criciúma, em Santa Catarina, se enfrentam duas equipes que estão pra lá de ameaçadas em cair para a série B em 2014. A equipe da Ponte Preta tem 33 pontos, e a do Criciúma 32. Talvez esse seja definitivamente o jogo decisivo para ambas as equipes. Quem perder, estará praticamente com o passaporte série B carimbado.

Quem vencer, ainda ganha uma sobrevida. O Náutico já confirmou sua presença na série B, após perder por 5 a zero para a equipe do Atlético Mineiro.

De vantagem para o Criciúma neste jogo podem ser as condições físicas. A Ponte Preta teve jogo no meio de semana pela Copa Sul-Americana, competição esta que o Criciúma não participa.

A peleja começa às 19h30 no estádio Heriberto Hulse, e será transmitido ao vivo pelo canal Premiere FC (payperview).

“Mesmo perdendo a gente sabe que o time teve uma crescente, teve uma melhora muito grande”, disse Wellington Paulista.

Escalação do Criciúma

Galatto; Ezequiel, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Ewerton Páscoa, João Vitor, Ricardinho e Ivo; Lins e Wellington Paulista.

Escalação da Ponte Preta

Roberto; Régis, Artur, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fernando Bob, Fellipe Bastos e Chiquinho; Rafael Ratão e Leonardo.

Árbitro que apitará Criciúma x Ponte Preta: Ricardo Marques Ribeiro.

Auxiliares (bandeirinhas): Fabricio Vilarinho da Silva e Pablo Almeida da Costa.

Classificação da Ponte Preta no Brasileirão 2013 - Série A.
Classificação da Ponte Preta no Brasileirão 2013 – Série A.

O Internacional, que é o segundo time que mais empata no Brasileirão 2013, enfrentará o time do Atlético do Paraná, pela 32ª rodada do campeonato. O Inter tem só 42 pontos, e se bobear pode ficar perto da zona de rebaixamento em breve. Portanto, hoje é um jogo importantíssimo para o time colorado.

O jogo será realizado no cidade de Curitiba, mais especificamente no Estádio do Paraná Clube, e começará pontualmente às 19h30 deste domingo, dia 3 de novembro de 2013.

A equipe do Atlético tem só uma missão: vencer para permanecer no G4. Se ganhar, a equipe vai a 55 pontos, e dará um bom passo para ganhar uma das vagas para a Libertadores 2014. A missão não é tão difícil assim, já que bateu inclusive o Grêmio, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil. Tendo em vista que o time do Inter é mais fraco, é bastante provável que saia do jogo como vencedor.

Pelo Internacional, não entrarão em campo João Afonso (suspensão automática) e o atacante Leandro Damião (preservado, devido a uma lesão na coxa).

Pelo time paranaense, não jogarão o craque Paulo Baier e Pedro Botelho (preservados).

“Temos os um caminho difícil”, diz Vagner Mancini (técnico do Atlético).

Escalação do Internacional

Muriel; Gabriel, Alan, Jackson e Kleber; Aírton, Willians, Jorge Henrique, D’Alessandro e Alex; Scocco.

Escalação do Atlético Paranaense

Weverton; Léo, Dráusio, Luiz Alberto e Juninho; Deivid, João Paulo, Zezinho, Everton e Frán Mérida; Dellatorre e Ederson.

Árbitro do jogo: Luiz Flavio de Oliveira.

Bandeirinhas: Danilo Ricardo Simon Manis e Bruno Salgado Rizo.

Classificação do Internacional no Brasileirão 2013 - Série A.
Classificação do Internacional no Brasileirão 2013 – Série A.

No jogo entre Flamengo e Fluminense pelo Brasileirão 2013, série A, o Mengão tenta empurrar o Fluminense definitivamente a caminho da segunda divisão. Com os mesmos pontos do Vasco, o time do Fluminense não terá outro resultado senão vencer a partida pra afastar um pouco o perigo de cair para a série B em 2014.

O time do Flamengo também não tem uma situação das melhores na competição. Com apenas 41 pontos, ainda não está livre de cair, e está totalmente sem chances de chegar ao G4. Ou seja, pro Flamengo, a única tarefa pra 2013 ainda é não cair e tentar ter um bom desfecho na Copa do Brasil (está nas semifinais, com boas chances).

O clássico Fla Flu é um dos mais populares do futebol brasileiro, e certamente atrairá um público grande neste jogo que será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no estádio do Maracanã.

Na equipe do Flamengo, são vários os jogadores titulares que não atuarão. Entre eles, podemos citar: Léo Moura, André Santos, Chicão, Carlos Eduardo e Paulinho.

“Não vamos ganhar título, mas se vencermos o clássico vamos crescer para as próxima rodadas.”, disse o zagueiro Gum, do Fluminense.

Escalação do Flamengo

Paulo Victor, Digão, Marcos González, Wallace e João Paulo; Amaral, Val, Luiz Antônio e Gabriel; Rafinha e Hernane.

Escalação do Fluminense

Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Ronan; Edinho, Diguinho, Jean e Rafinha; Biro Biro e Rafael Sóbis.

Classificação do Flamengo no Brasileirão 2013 - Série A.
Classificação do Flamengo no Brasileirão 2013 – Série A.
Hernane, craque do Flamengo.
Hernane, craque do Flamengo.

O vice-líder do Brasileirão 2013 (Botafogo) enfrentará na tarde deste domingo a equipe do craque Walter. Ambos os times estão fazendo uma boa campanha neste campeonato brasileiro, e estão brigando pela permanência no G4. Se o Goiás vencer, há chances de superar o Atlético Paranaense e assumir a quarta posição na competição.

Se vencer, o Botafogo irá a 56 pontos, e estará ainda bem longe do Cruzeiro, que já tem 65, e ainda joga hoje também. A missão de alguém bater o Cruzeiro é quase impossível. O time mineiro realmente deve erguer a taça este ano, com uma campanha memorável.

Pelo Botafogo, o destaque é o retorno de Elias, que não jogava desde o começo de outubro, em partida contra o Náutico. Dória não jogará por conta de suspensão automática.

“Trata-se de um jogo em que vamos ter poucas oportunidades para decidir e com certeza temos que aproveitar.”, disse o latarel Júlio César, do time do Goiás.

“Se nós ganharmos do Goiás, vamos abrir uma distância muito grande para o quinto colocado”, disse Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo.

Escalação do Botafogo

Jéfferson; Edílson, André Bahia, Bolívar e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel, Gegê, Seedorf e Rafael Marques; Elias.

Escalação do Goiás

Renan; Vítor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Thiago Mendes, David, Hugo, Eduardo Sasha e Roni; Júnior Viçosa.

Quem apitará a partida de hoje será Sandro Meira Ricci, que será auxiliado pelos bandeirinhas Márcia Bezerra Caetano e Clóvis da Silva.

Classificação do Botafogo no Brasileirão 2013 - Série A.
Classificação do Botafogo no Brasileirão 2013 – Série A.

Grêmio e Bahia fazem jogo decisivo pelo Brasileirão da Série A, a ser realizado na Arena do Grêmio, no Rio Grande do Sul. O jogo será transmitido ao vivo pelo canal Premiere FC (fechado), a partir das 17h deste domingo, 3 de novembro.

De um lado, a equipe do Grêmio luta para permanecer entre os 4 primeiros colocados, e assim garantir passaporte para a Libertadores 2014. Mas qual deveria ser o foco do Grêmio? Brasileirão ou Copa do Brasil? Pela Copa do Brasil, esta semana o Grêmio perdeu por 1 a zero para a equipe do Atlético Paranaense, que vem fazendo um excelente Brasileirão. E o pior, perderam e não convenceram. O time gaúcho jogou muito mal e mereceu a derrota.

De outro lado está a equipe do Bahia, que ainda está tentando espantar o fantasma do rebaixamento. Neste momento está com 37 pontos, e precisa urgentemente de uma vitória para chegar na casa de 40 pontos, empatar com o Coritiba, e relaxar um pouco. Na situação que está, na próxima rodada, com o Vasco vencendo, já ficará na zona de rebaixamento. Portanto, é ganhar ou ganhar.

O xis da questão é o seguinte: o Bahia nunca venceu o Grêmio em Porto Alegre. Será hoje o dia D?

Escalação do Grêmio

Dida; Pará, Werley, Rhodolfo e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros; Kleber, Vargas e Barcos.

Escalação do Bahia

Marcelo Lomba, Fabrício Lusa, Lucas Fonseca, Titi e Jussandro; Feijão, Rafael Miranda, Fahel e Souza; William Barbio e Obina.

Para este jogo teremos como árbitro Alício Pena Júnior (mineiro), e os bandeirinhas serão: Nadine Bastos (catarinense) e Marrubson Melo Freitas (do distrito federal).

Classificação do Grêmio no Brasileirão 2013 - Série A.
Classificação do Grêmio no Brasileirão 2013 – Série A.

O Corinthians joga contra o Vitória hoje em partida a ser transmitida ao vivo pela televisão brasileira. O jogo acontecerá às 17h (devido ao horário de verão), e será disputado no gramado do time do Vitória.

Neste momento o Corinthians está com 41 pontos (em 31 jogos), com uma fraca campanha no Brasileirão 2013. Além de estar empatando demais, o Corinthians já está fora da Copa do Brasil 2013, pois perdeu para o Grêmio (que está nas semifinais). O Corinthians possui 1% de chances de conseguir uma vaga para a Libertadores. Acreditamos, sinceramente, que já era.

O time do Vitória está com uma campanha melhor: 47 pontos. Se ganhar, vai a 50 pontos, e ficará bem perto do G4. Neste momento, o pior time do G4 é o Atlético Paranaense, com 52 pontos; portanto, é hora de torcer para o Furacão perder algumas partidas. 🙂

Quem voltará hoje como titular do Corinthians será Romarinho, que estava cumprindo uma suspensão automática. Em contrapartida, como desfalques terá Cássio (machucado), Paolo Guerreiro e Fábio Santos.

Já no time do Vitória, quem não irá jogar são Kadu e Victor Ramos (ambos por suspensão automática). Luiz Gustavo e Renato Santos serão os seus substitutos na partida de hoje.

Escalação do Vitória

Wilson; Ayrton, Renato Santos, Luiz Gustavo e Juan; Marcelo e Cáceres; Marquinhos, Renato Cajá e Escudero; Dinei.

Escalação do Corinthians

Walter; Edenílson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf e Guilherme; Romarinho, Douglas e Emerson; Renato Augusto.

O árbitro do jogo será Jean Pierre Gonçalves Lima, do Rio Grande do Sul, auxiliado por Carlos Jorge Titara da Rocha (alagoano) e Ricardo Bezerra Chianca (pernambucano).

Classificação do Corinthians no Brasileirão 2013 - Série A.
Classificação do Corinthians no Brasileirão 2013 – Série A.

O quase campeão brasileiro Cruzeiro enfrentará o Santos pela vigésima segunda rodada do Brasileirão 2013. O jogo será realizado na casa santista (o time tem 44 pontos, e foi superado ontem pelo tricolor paulista, que agora tem 46 pontos). Já o Cruzeiro, sem comentários: possui 65 pontos, pode ir a 68, e se isso ocorrer, já podem ir comprando a cera para lustra a taça de campeão 2013.

O jogo será realizado no novo horário das partidas de domingo à tarde: 17h (horário de Brasília).

A equipe do Cruzeiro está fazendo um campeonato maravilhoso, com 70% de aproveitamento (20 vitórias em 31 jogos). Um verdadeiro show, frente às outras equipes. Além de ter muitos craques, o time do Cruzeiro possui muito entrosamento.

Já o time do Santos faz uma campanha bem mais ou menos na competição. Com seus 44 pontinhos já não almeja mais grande coisa pelo Brasileirão 2013, e muito menos por qualquer outra competição este ano.

“Temos que tentar tirar o espaço deles. O Cruzeiro é muito forte, tem o melhor ataque da competição”, disse Edu Dracena.

O destaque do Cruzeiro é o atacante BORGES, que já jogou pelo Santos anteriormente.

No primeiro turno, o jogo entre Cruzeiro x Santos terminou empatado sem gols, em jogo realizado lá em Minas Gerais, no estádio Mineirão.

Escalação do Cruzeiro

Fábio; Ceará, Dedé, Léo e Egídio; Lucas Silva, Nilton, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Dagoberto e Borges.

Escalação do Santos

Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Arouca, Cícero e Montillo; Willian José e Everton Costa.

Quem apitará a partida do líder do campeonato será Marcelo de Lima Henrique, e terá como assistentes Bruno Boschilia e Neuza Inês Back.

Classificação do Cruzeiro no Brasileirão 2013 - Série A.
Classificação do Cruzeiro no Brasileirão 2013 – Série A.

t_99438_no-primeiro-turno-santos-e-cruzeiro-empataram-por-0-a-0-no-mineirao-foto-juliana-flister-vipcomm


Quer assistir ao vivo o jogo entre Vitória e Botafogo pela série A? O Botafogo tenta uma vitória para conseguir ultrapassar o Atlético Paranaense (que tem 51 pontos) na zona do G4. E o Vitória, tenta se aproximar a qualquer custo do G4.

Os times do Vitória e Botafogo jogam hoje pela 29a. rodada do Brasileirão 2013.

De um lado o Vitória, que tem 49 pontos no campeonato, e ocupa a 4ª (quarta) posição na competição. O empate lhe deixa com 50 pontos e a vitória com 52 pontos.

De outro lado Botafogo, que tem 40 pontos e tenta vencer a partida. Atualmente está na 7ª (sétima) colocação. Se ganhar terá 43 pontos e se empatar 41.

4

Escalação Vitória

Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Reniê e Juan; Marcelo, Cáceres e Renato Cajá; Marquinhos e Dinei

Escalação Botafogo

Jéfferson; Edílson, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Renato, Gegê, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques

Detalhes sobre o jogo

Estádio: Barradão (Salvador-BA)
Rodada: 29
Horário: 21h
Árbitro: Alício Pena Júnior
Bandeiras: Altemir Hausmann e Fábio Pereira


Quer assistir ao vivo o jogo entre Vasco e Goiás pela série A? Esta é uma partida decisiva para o Vasco da Gama, que luta para sair definitivamente da zona de rebaixamento que tanto lhe assombra desde algumas rodadas atrás.

Os times do Vasco e Goiás jogam hoje pela 29a. rodada do Brasileirão 2013.

De um lado o Vasco, que tem 32 pontos no campeonato, e ocupa a 18ª (décima oitava) posição na competição. O empate lhe deixa com 33 pontos e a vitória com 35 pontos.

De outro lado Goiás, que tem 40 pontos e tenta vencer a partida. Atualmente está na 10ª (décima) colocação. Se ganhar terá 43 pontos e se empatar 41.

2

Escalação Vasco

Diogo Silva; Fágner, Jomar, Cris e Henrique; Pedro Ken, Fellipe Soutto, Jhon Cley e Juninho Pernambucano; Marlone e André

Escalação Goiás

Renan; Vítor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Hugo, Roni e Eduardo Sasha; Walter

Detalhes sobre o jogo

Estádio: Cláudio Moacyr (Macaé-RJ)
Rodada: 29
Horário: 19h30
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Bandeiras: Emerson de Carvalho e Márcio Santiago


Quer assistir ao vivo o jogo entre Atlético-PR e Atlético-MG  pela série A? Para o duelo contra o Furacão, o técnico Cuca não poderá conta com o zagueiro Leonardo Silva e nem com o volante Pierre (cartões amarelos).

Os times do Atlético-PR e Atlético-MG  jogam hoje pela 29a. rodada do Brasileirão 2013.

De um lado o Atlético-PR, que tem 48 pontos no campeonato, e ocupa a 4ª (quarta) posição na competição. O empate lhe deixa com 49 pontos e a vitória com 51 pontos.

De outro lado Atlético-MG , que tem 42 pontos e tenta vencer a partida. Atualmente está na 5ª (quinta) colocação. Se ganhar terá 45 pontos e se empatar 43.

Foto: torcida do Atlético Paranaense (Fanáticos)
Foto: torcida do Atlético Paranaense (Fanáticos)

Escalação Atlético-PR

Weverton; Léo, Manoel, Dráusio e Pedro Botelho; Deivid (Bruno Silva), João Paulo, Éverton e Paulo Baier; Marcelo e Ederson

Escalação Atlético-MG

Giovanni (Victor); Marcos Rocha, Jemerson, Emerson e Júnior César; Leandro Donizete, Josué, Tardelli e Luan; Fernandinho e Alecsandro

Detalhes sobre o jogo

Estádio: Vila Capanema (Curitiba-PR)
Rodada: 29
Horário: 21h50
Árbitro: Celio Amorim
Bandeiras: Rogerio Pablos Zanardo e Daniel Paulo Ziolli


Quer assistir ao vivo o jogo entre Grêmio e Corinthians pela série A? O técnico Renato Gaúcho não poderá contar com os atacantes Kleber e Vargas na Arena. Já o Corinthians teve a sorte de não ter perdido para o São Paulo no final de semana, com a ajuda de Rogério Ceni.

Os times do Grêmio e Corinthians jogam hoje pela 29a. rodada do Brasileirão 2013.

De um lado o Grêmio, que tem 49 pontos no campeonato, e ocupa a 3ª (terceira) posição na competição. O empate lhe deixa com 50 pontos e a vitória com 52 pontos.

De outro lado Corinthians, que tem 37 pontos e tenta vencer a partida. Atualmente está na 11ª (décima primeira) colocação. Se ganhar terá 40 pontos e se empatar 38.

Arena do Grêmio, em Porto Alegre, capital do RS.
Arena do Grêmio, em Porto Alegre, capital do RS.

Escalação Grêmio

Dida; Pará, Werley, Rhodolfo e Alex Telles; Souza, Ramiro, Elano, Maxi Rodríguez (Adriano) e Zé Roberto (Bressan); Barcos

Escalação Corinthians

Cássio; Edenílson, Cleber, Gil e Igor; Ralf e Guilherme; Diego Macedo, Douglas e Romarinho; Emerson

Detalhes sobre o jogo

Estádio: Arena do Grêmio (Porto Alegre-RS)
Rodada: 29
Horário: 21h50
Árbitro: Sandro Meira Ricci
Bandeiras: Kleber Lúcio Gil e Clóvis da Silva


Quer assistir ao vivo o jogo entre Flamengo e Bahia pela série A? Apesar de os resultados do fim de semana não terem ajudado, os dois treinadores demonstraram enorme confiança nos seus respectivos elencos.

Os times do Flamengo e Bahia jogam hoje pela 29a. rodada do Brasileirão 2013.

De um lado o Flamengo, que tem 37 pontos no campeonato, e ocupa a 10ª (décima ) posição na competição. O empate lhe deixa com 38 pontos e a vitória com 40 pontos.

De outro lado Bahia, que tem 36 pontos e tenta vencer a partida. Atualmente está na 12ª (décima segunda) colocação. Se ganhar terá 39 pontos e se empatar 37.

fla1

Escalação Flamengo

Felipe, Leonardo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Amaral, Elias, André Santos e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane

Escalação Bahia

Marcelo Lomba, Madson, Titi, Demerson e Raul; Feijão, Hélder, Rafael Miranda e William Barbio; Wallyson e Fernandão

Detalhes sobre o jogo

Estádio: Maracanã (Rio de Janeiro-MG)
Rodada: 29
Horário: 21h50
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Bandeiras: Cleriston Rios e Bruno Rizo


Quer assistir ao vivo o jogo entre Criciúma e Portuguesa pela série A? A equipe paulista vem de duas derrotas consecutivas – contra Atlético-PR e Goiás.

Os times do Criciúma e Portuguesa jogam hoje pela 29a. rodada do Brasileirão 2013.

De um lado o Criciúma, que tem 32 pontos no campeonato, e ocupa a 17ª (décima sétima) posição na competição. O empate lhe deixa com 33 pontos e a vitória com 35 pontos.

De outro lado Portuguesa, que tem 34 pontos e tenta vencer a partida. Atualmente está na 14ª (décima quarta) colocação. Se ganhar terá 37 pontos e se empatar 35.

Foto: torcida do Criciúma fazendo espetáculo.
Foto: torcida do Criciúma fazendo espetáculo.

Escalação Criciúma

Galatto; Ezequiel, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Serginho, Elton, Ricardinho e Morais; Lins e Wellington Paulista

Escalação Portuguesa

Lauro; Luis Ricardo, Moisés Moura, Lima (Diego Augusto), Rogério, Correa, Bruno Henrique, Moisés e Souza; Gilberto e Bergson

Detalhes sobre o jogo

Estádio: Heriberto Hulse (Criciúma-SC)
Rodada: 29
Horário: 21h
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira
Bandeiras: Fabiano da Silva Ramires e Ivan Bohn


Quer assistir ao vivo o jogo entre Ponte Preta e Coritiba pela série A? O treinador coxa-branca destacou a importância do confronto e promete um time competitivo em campo.

Os times do Ponte Preta e Coritiba jogam hoje pela 29a. rodada do Brasileirão 2013.

De um lado o Ponte Preta, que tem 26 pontos no campeonato, e ocupa a 19ª (décima nona) posição na competição. O empate lhe deixa com 27 pontos e a vitória com 29 pontos.

De outro lado Coritiba, que tem 34 pontos e tenta vencer a partida. Atualmente está na 16ª (décima sexta) colocação. Se ganhar terá 37 pontos e se empatar 35.

Foto: estádio da Ponte Preta (local do jogo de hoje contra o Coritiba)
Foto: estádio da Ponte Preta (local do jogo de hoje contra o Coritiba)

Escalação Ponte Preta

Roberto; Régis, César, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Alef, Fellipe Bastos e Adrianinho; Rildo e William

Escalação Coritiba

Vanderlei; Gil, Leandro Almeida, Chico (Luccas Claro) e Diogo; Júnior Urso (Victor Ferraz), Germano, Alex e Robinho; Geraldo e Julio César

Detalhes sobre o jogo

Estádio: Moisés Lucarelli (Campinas-SP)
Rodada: 29
Horário: 21h
Árbitro: Fabricio Neves Correa
Bandeiras: Cleriston Clay Barreto Rios e Katiuscia M Berger Mendonça


Quer assistir ao vivo o jogo entre São Paulo e Náutico pela série A? Para muitos, o time do Náutico apenas cumpre tabela até cair matematicamente para a segunda divisão. Será mesmo? Não parece que haverá afrouxamento.

Os times do São Paulo e Náutico jogam hoje pela 29a. rodada do Brasileirão 2013.

De um lado o São Paulo, que tem 34 pontos no campeonato, e ocupa a 15ª (décima quinta) posição na competição. O empate lhe deixa com 35 pontos e a vitória com 37 pontos.

De outro lado Náutico, que tem 17 pontos e tenta vencer a partida. Atualmente está na 20ª (vigésima) colocação. Se ganhar terá 20 pontos e se empatar 18.

Foto: musa do São Paulo F.C. (Brasilierão 2013 série A)
Foto: musa do São Paulo F.C. (Brasilierão 2013 série A)

Escalação São Paulo

Rogério Ceni; Wellington, Rodrigo Caio, Edson Silva e Reinaldo; Denilson, Maicon, Ganso e Jadson (Rafael Toloi); Ademilson e Aloísio

Escalação Náutico

Ricardo Berna; Dadá (Auremir), Alison, William Alves e Bruno Collaço; Derley, Elicarlos, Martinez e Tiago Real; Maikon Leite e Olivera

Detalhes sobre o jogo

Estádio: Morumbi (São Paulo-SP)
Rodada: 29
Horário: 21h
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha
Bandeiras: Neuza Ines Back e João Patrício de Araújo


Quer assistir ao vivo o jogo entre Santos e Internacional pela série A? O técnico Clemer deve repetir a formação que goleou o Timbu no último domingo.

Os times do Santos e Internacional jogam hoje pela 29a. rodada do Brasileirão 2013.

De um lado o Santos, que tem 39 pontos no campeonato, e ocupa a 9ª (nona) posição na competição. O empate lhe deixa com 40 pontos e a vitória com 42 pontos.

De outro lado Internacional, que tem 40 pontos e tenta vencer a partida. Atualmente está na 7ª (sétima) colocação. Se ganhar terá 43 pontos e se empatar 41.

Foto: VIla Belmiro (estádio do Santos Futebol Clube)
Foto: VIla Belmiro (estádio do Santos Futebol Clube)

Escalação Santos

Aranha; Bruno Peres, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Emerson Palmieri; Alison, Arouca, Cícero e Montillo; Thiago Ribeiro e Everton Costa

Escalação Internacional

Muriel; Gabriel, Jackson, Juan e Kleber; Aírton, Willians, Caio e D’Alessandro; Scocco e Leandro Damião

Detalhes sobre o jogo

Estádio: Vila Belmiro (Santos-SP)
Rodada: 29
Horário: 19h30
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro
Bandeiras: Bruno Raphael Pires e Ricardo Chianca


Quer assistir ao vivo o jogo entre Cruzeiro e Fluminense pela série A? Tranquilidade, na visão dos dois treinadores, deverá ser a principal arma para se buscar a vitória na partida desta quarta-feira.

Os times do Cruzeiro e Fluminense jogam hoje pela 29a. rodada do Brasileirão 2013.

De um lado o Cruzeiro, que tem 59 pontos no campeonato, e ocupa a 1ª (primeira) posição na competição. O empate lhe deixa com 60 pontos e a vitória com 62 pontos.

De outro lado Fluminense, que tem 35 pontos e tenta vencer a partida. Atualmente está na 13ª (décima terceira) colocação. Se ganhar terá 38 pontos e se empatar 36.

111

Escalação Cruzeiro

Fábio, Ceará, Leo, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Ricardo Goulart e Everton Ribeiro; Willian e Borges

Escalação Fluminense

Kléver, Gum, Edinho e Leandro Euzébio; Bruno, Fábio Braga, Jean, Wágner e Rafinha; Rhayner e Rafael Sobis

Detalhes sobre o jogo

Estádio: Mineirão (Belo Horizonte-MG)
Rodada: 29
Horário: 19h30
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra
Bandeiras: Fabrício Vilarinho da Silva e Nadine Bastos


A próxima rodada (29) do Brasileirão 2013 será disputada nos dias 16 e 17 de outubro de 2013.

Agora faltam apenas 10 rodadas para o fim do campeonato.

Confira abaixo a listagem dos jogos e veja os confrontos:

Cruzeiro
x
Fluminense
19h30 – 16/10

 

Flamengo
x
Bahia
22h – 16/10

 

São Paulo
x
Náutico
22h – 16/10

 

Grêmio
x
Corinthians
22h – 16/10

 

Ponte Preta
x
Coritiba
22h – 16/10

 

Criciúma
x
Portuguesa
22h – 16/10

 

Atlético-PR
x
Atlético-MG 
22h – 16/10

 

Santos
x
Internacional
22h – 16/10

 

Vasco
x
Goiás
19h30 – 17/10

 

Vitória
x
Botafogo
21h – 17/10

Na ponta inferior da tabela, Atlético-GO e Figueirense fazem o jogo dos desesperados pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será no estádio Serra Dourada, em Goiânia, às 21h de quinta-feira (dia 19 de julho).

Os donos da casa jogam para tentar conseguir a primeira vitória na competição, já que até agora a equipe conquistou apenas dois empates e perdeu as últimas sete partidas. O Dragão está na lanterna do Brasileirão, com apenas dois pontos conquistados.

A situação do Figueirense no campeonato também não é das melhores. A equipe catarinense venceu apenas uma vez na competição e está beirando a zona de rebaixamento, na 16ª posição, com 8 pontos, apenas um a mais que o Coritiba, primeiro da degola.

O atacante Louco Abreu foi a grande estrela do time catarinense na derrota por 4×3 para o líder Atlético-MG e deve entrar em campo novamente na cidade de Goiânia. O técnico Argel Fucks também deve contar com o retorno do volante Túlio (que estava suspenso) e do lateral Guilherme Santos (que não pôde jogar por questões contratuais). O Figueirense não vence uma partida há 56 dias. Contra o Galo esteve perto da vitória, pois vencia por 3×1, mas sofreu a virada após a substituição do atacante Louco Abreu.

Por Mozart Artmann


Na quinta-feira, dia 19 de julho, o estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, será palco de uma partida entre dois times completamente opostos no Campeonato Brasileiro. O Fluminense ocupa a 3ª posição na tabela, com 19 pontos, apenas três a menos que o líder Atlético-MG. Já o Bahia, por outro lado, está na 18ª colocação, com 7 pontos, na zona de rebaixamento para a Série B.

O Fluminense tem mais uma chance de alcançar o topo da tabela, já que no fim de semana empatou com o rival Botafogo no mesmo Engenhão, por 1×1. O meia Deco, principal criador de jogadas do tricolor das Laranjeiras, deve voltar ao time no jogo de quinta-feira, entrando no lugar do elogiado Wagner.

Se para o lado do tricolor carioca as coisas parecem ir bem, no Bahia só pioram. O time entra em campo no Rio de Janeiro pressionado para voltar a vencer, o que só aconteceu uma vez no campeonato. Se não bastasse a posição desconfortável, o time do técnico Falcão perdeu os destaques Gabriel e Fahel, por contusão e suspensão, respectivamente. Vander deve substituir Gabriel e Falcão ainda tem dúvidas quanto a quem entra no lugar de Fahel. O treinador não revelou a equipe que deve começar jogando.

Por Mozart Artmann


Em uma das partidas mais aguardadas da décima rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo recebe o Corinthians, atual campeão da Copa Libertadores da América, nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio do Engenhão.

O jogo marca o duelo das duas maiores torcidas do futebol brasileiro, embora nenhum dos clubes esteja brigando pela ponta da tabela.

A maior novidade no rubro-negro é a volta do lateral-direito Léo Moura, que estava longe da bola há um mês devido a uma contusão na coxa esquerda. Quem também retorna à equipe da Gávea é o atacante Vagner Love, que cumpriu suspensão no fim de semana, quando o Flamengo venceu o Bahia por 2×1. O time comandado por Joel Santana está na 9ª posição da tabela, com 15 pontos ganhos.

Já o Corinthians, ainda não conseguiu emplacar no Campeonato Brasileiro. O time do Parque são Jorge priorizou a Libertadores e se sagrou campeão, mas agora ocupa a 14ª posição na competição nacional, com apenas 8 pontos. Buscando a reação, o time de Tite conta com a volta do atacante Jorge Henrique, que estava contundido há duas semanas.

Por outro lado, o atacante Émerson e o meia Danilo são dúvidas e nem treinaram com os demais titulares. O meia Alex, já negociado com o futebol do Qatar, deve ficar de fora e ceder lugar a Douglas. O ligeirinho Liedson não renovou contrato e não é mais opção para o banco de reservas corintiano.

Por Mozart Artmann





CONTINUE NAVEGANDO: