Tanto uma apuração interna da própria Portuguesa quanto uma investigação do Ministério Público apontam que ex-integrantes da diretoria da Lusa receberam dinheiro pela escalação do jogador Heverton na partida contra o Grêmio, pela última rodada do Brasileirão 2013.

As duas apurações indicam que tanto o ex-presidente do clube paulista quanto alguns dos seus ex-colaboradores receberam benefícios para escalarem intencionalmente o jogador que estava irregular e não poderia atuar naquela partida. Gerando com isso a perda de quatro pontos para a Portuguesa e, consequentemente, o rebaixamento do clube. O que gerou uma crise e, posteriormente, também o rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro em 2015 de um dos clubes mais tradicionais do futebol, além de culminar com a possibilidade de o clube vender, pelo menos, uma parte do terreno do também tradicional estádio Canindé, em São Paulo/SP, que pertence à Portuguesa.

"Há uma apuração de que no mínimo dois ex-integrantes da diretoria da Portuguesa receberam benefícios para que essa situação tenha ocorrido, e estamos convencidos disso", disse o promotor do Ministério Público de São Paulo que apura o caso, Roberto Senise.

Roberto Senise aponta como responsáveis pela omissão do erro que levou a Lusa a ser rebaixada ao ex-presidente Manuel da Lupa, o ex-vice-presidente Roberto dos Santos, o advogado Valdir Rocha, e ainda mais dois funcionários que não tiveram os seus nomes revelados.

Foi publicado, inclusive, no jornal "O Estado de S. Paulo", a informação de que o inquérito concluiu que a Portuguesa recebeu dinheiro para escalar de forma irregular o jogador Heverton, e que agora o Ministério Público de São Paulo tenta descobrir quem foi que pagou para que a Lusa cometesse o erro que levou o clube ao rebaixamento. E diz também que ainda não houve conclusão do inquérito e que há agendamento para as pessoas deporem até fevereiro de 2015. E ainda tem a investigação interna, feita pela própria Portuguesa, que visa descobrir quem participou desse esquema ou facilitou para que acontecesse para puni-los.

Pelo fato de o ex-presidente da Lusa vim sendo apontado como principal alvo das investigações, o presidente do Conselho Administrativo diz que pretende processar civil e criminalmente o ex-presidente Manuel da Lupa e cobrar dele até R$ 30 milhões pelo ocorrido. Até mesmo o técnico Guto Ferreira disse na última segunda-feira (10/11), quando ainda estava no comando do time, que "tinha ideia do que havia acontecido", mas que por falta de provas não podia "ficar falando" nada sobre o caso.

É importante lembrar também que no último dia 29 de outubro, o atual presidente da Portuguesa, Ilídio Lico, em entrevista ao jornalista Jorge Nicola, do Portal Yahoo, afirmou que teria sido "premeditada" a participação do atleta de maneira irregular, na última partida do Campeonato Brasileiro 2013.

Por João Calvet

Jogador Heverton

Foto: Divulgação


Nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2013, será julgada a equipe da Portuguesa pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva. Caso a Portuguesa não consiga se defender adequadamente, pode carimbar sua vaga para a série B no lugar do Fluminense.

No caso da Portuguesa, em tese o jogador Héverton teria sido escalado inadvertidamente para jogar contra o Grêmio, e portanto, a Lusa perderia 4 pontos nessa partida. Detalhe é que o jogador entrou nos minutos finais da partida, não havendo “maldade” alguma por parte da equipe paulista nesse sentido.

É bastante triste que um episódio tão irrisório possa fazer com que um time, que conquistou seus pontos com hombridade, tenha que cair para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Se o jogador está irregular, como ele pôde entrar em campo? Não deveria ter sido feita uma checagem antes? Qual a responsabilidade do time nisso? A própria organização do campeonato já deveria conceber quais jogadores estarão aptos a participar da rodada seguinte. Chega a ser ridículo que um time caia para a série B por causa de tamanha desorganização.

jogador-heverton-portuguesa-futebol


O jogo entre Portuguesa x Grêmio ocorreu neste domingo às 17h (horário de Brasília), no Estádio Canindé, em São Paulo (SP). Foi o jogo menos importante desta última rodada da competição, haja vista que o Grêmio já está classificado entre os times do G4, e a Portuguesa não tem mais chances de cair para a série B. Por isso que neste jogo sequer houve gols. Acabou em zero a zero.

Melhores momentos de Portuguesa x Grêmio

Quem apitou Portuguesa x Grêmio foi o árbitro Emerson de Almeida Ferreira que foi auxiliado por Fábio Pereira e Marrubson Melo Freitas. Nome diferenciado, hein? “Marrubson”.

Portuguesa x Grêmio Jogo ao Vivo Brasileirão 2013 série A

Escalação da Portuguesa (Lusa)

Lauro; Luís Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Henrique, Moisés e Souza; Bruno Henrique e Gilberto.

Escalação do Grêmio

Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro, Zé Roberto e Vargas; Kleber e Barcos.


Portuguesa x Ponte Preta jogam às 17h (horário de Brasília) deste domingo (01/12/2013) pela série A do Brasileirão 2013. A partida é de suma importância para a Lusa, já que vencendo estará salva da série B no ano que vem. A Ponte Preta, que apesar de estar na final da Copa Sulamericana, já está rebaixada do Brasileirão da série A.

Com o resultado de ontem entre Fluminense x Atlético-MG, a Ponte Preta está matematicamente rebaixada para a série B em 2013, e de lá não deve voltar tão cedo, já que tem feito jogos muito miúdos, com uma equipe que só não é pior despreparada que o Náutico, que faz a pior campanha da era de pontos corridos da história.

Sem importância pra Macaca, mas de fundamental importância pra Portuguesa. Uma vitória hoje sobre a Ponte Preta fará com que o time do interior do Estado de São Paulo, garanta presença na série A em 2014. Ganhando, irá a 47 pontos, e não terá matematicamente chances de cair para a segunda divisão. Além de ganhar, é bom também torcer para resultados ruins do Vasco, Coritiba, Bahia e Criciúma.

Neste clássico interiorano paulista, o lógico é que a Lusa vença. Mas vamos ver o que a Macaca tem para mostrar, já que é finalista da Copa Sulamericana, tendo derrotado o São Paulo nas semifinais.

Jogo Portuguesa x Ponte Preta ao vivo série A Brasileirão 2013

O jogo será disputado no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).

Escalação da Portuguesa

Lauro; Luís Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Willian Arão, Bruno Henrique, Moisés e Souza; Wanderson e Gilberto.

Escalação da Ponte Preta

Edson Bastos, Régis, Betão, Ferron e Ferrugem; Magal, Alef, Adrianinho e Chiquinho; Adailton e William.


A viagem marcada para a Ásia e Europa está complicando a situação do São Paulo perante o Campeonato Brasileiro. O clube solicitou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que adiasse a partida contra a Portuguesa devido ao retorno da delegação do São Paulo no dia 9 de agosto.

O time paulista está indo para os continentes distantes a fim de competir nas Copas Eusébio (Portugal), Soruga (Japão) e Audi (Alemanha).

O adiamento solicitado pelo clube é de somente um dia e se for aceita pela Comissão, esta será a quarta modificação requerida pela agremiação à CBF neste Campeonato Brasileiro. O São Paulo tem conseguido modificar outros jogos por conta dessas Copas.

Nesta etapa vivida pelo time paulista nas Copas referidas, a equipe terá o último evento marcado para dia 7 de agosto contra o Kashima Antlers, ou seja, o desgaste físico da equipe fica evidente, mesmo com a intenção de Autuori de poupar pelo menos quatro jogadores para refrescar a equipe perante a Lusa.

Desta vez, acredita-se que o São Paulo não será agraciado pela postergação da partida visto as dificuldades geradas pela disputa entre Corinthians e Vitória no Estádio Pacaembu. Isso poderia trazer transtornos entre as torcidas rivais. Neste caso, a Polícia Militar dificilmente autorizaria a troca da data.

Por Melina Menezes


A coisa não anda bem para os corintianos que somente empataram contra a Portuguesa. A partida, válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro 2013, não agradou muito a torcida presente no Pacaembu, que pediu uma atuação melhor do atacante Alexandre Pato, comprado do Milan por R$ 40 milhões e ainda não rendeu o investimento.

Com apenas 6 pontos, o Timão ainda não se encontrou no Campeonato Brasileiro de 2013. O atual campeão mundial não demonstrou o mesmo futebol apresentado contra o Chelsea. Mas nem tudo foi culpa do Timão. A zaga montada pela Lusa fez um bom papel ganhando boas disputas de bola e não deixou os atacantes finalizarem em várias jogadas.

O time da portuguesa estava bem posicionado e tentou aproveitar os espaços, mas sem sucesso. Parecia que empatar com um dos favoritos ao título estava de bom tamanho para a Lusa, que ainda amarga na zona de rebaixamento. O destaque ruim da partida foi a lesão do zagueiro Paulo André, substituído pelo estreante Ibson.

O time do Corinthians tem uma pequena folga por conta da Copa das Confederações e volta a jogar somente no mês que vem, mas já se apresenta no dia 17 para treinamentos. A Lusa enfrenta o Fluminense em jogo atrasado, na quarta-feira e tem a chance de sair da zona de rebaixamento.

Por Robson Quirino de Moraes


Na Série-A2 do Campeonato Paulista, a Portuguesa entrou em campo para enfrentar o Osasco. Porém, no Canindé os torcedores estavam em ritmo de Carnaval e os animados compareceram em pouca quantidade: apenas 998 torcedores acompanharam o show da Lusa. 

A equipe paulista, que faz parte da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, disputa a divisão de acesso do campeonato regional, devido à má campanha realizada no ano anterior (2012), o que culminou na queda do clube para o segundo escalão paulista.

Com oito pontos na tabela de classificação, a Portuguesa soma duas vitórias e dois empates, figurando apenas na sétima colocação. Já o Osasco, que contratou Viola (ex-Corinthians), encontra-se na oitava colocação.

O jogo:

Com uma equipe rápida e envolvente, a Portuguesa logo partiu para o ataque. Sem reação, o Osasco não se segurou e acabou facilmente goleado pela Lusa. O grande destaque da partida foi o atacante Diego Viana, que anotou dois gols no placar. Além dele, Moisés e Marcelo Cordeiro também marcaram pela Portuguesa.

As duas equipes já pensam no preparo para os próximos confrontos que podem selar o destino dos clubes na competição.

Por Renato Benevenuto


Pela trigésima sexta rodada do Campeonato Brasileiro 2012, a Portuguesa recebe o Grêmio no estádio do Canindé, às 19h30, do dia 18 de novembro. Este jogo será importante para duas partes da tabela, o G4 e o Z4.

Presente no primeiro grupo, o tricolor gaúcho precisa de uma vitória fora de casa para manter a regularidade e terminar o torneio na segunda posição, garantindo uma melhor posição na Copa Libertadores da América de 2013.

Para ganhar da Portuguesa no Canindé, o clube gaúcho conta com os gols do artilheiro Marcelo Moreno, que já marcou 10 gols e é o artilheiro da equipe na competição, além de ter garantido a vitória contra o São Paulo na última rodada. O tricolor gaúcho apresenta 66 pontos em 35 jogos, com aproveitamento de 62,9%.

A Portuguesa de Desportos, com 40 pontos em 35 rodadas e aproveitamento de 38,1%, não apresentou boa campanha no segundo turno, aproximando-se da zona de rebaixamento. Para se distanciar do Z4, a equipe paulista precisa vencer os últimos jogos, mas ainda depende apenas de seus resultados. O artilheiro do clube na competição é Bruno Mineiro, que maçou 14 vezes até a última rodada.

Por Marcelo Araújo


Pela trigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro 2012, o Botafogo recebe a Portuguesa e tem o objetivo de aproximar-se do São Paulo na classificação. Para entrar no G4 e se classificar para a Copa Libertadores da América de 2013, o time carioca precisa de um bom aproveitamento nesta fase final do torneio, pois está a oito pontos do tricolor paulista.

A campanha do Botafogo, até agora, é a seguinte: 51 pontos ganhos em 34 jogos e aproveitamento de 50%, o mesmo do Internacional. Para o jogo contra a Portuguesa, o clube conta com sua torcida para sair com a vitória do Engenhão.

No caso da Portuguesa, a situação é bem diferente. A Lusa demonstrou queda de rendimento nas últimas rodadas e, agora, está próxima da zona de rebaixamento. O time paulista precisa da vitória fora de casa para se afastar do Z4 e continuar na série A do campeonato.

A campanha da Portuguesa apresenta 40 pontos nos 34 jogos disputados, com aproveitamento de 39,2%. Para passar pelo Botafogo com a vitória, a Lusa conta com os gols do artilheiro Bruno Mineiro e a experiência do goleiro Dida.

O jogo será realizado no estádio Engenhão, dia 10/11, às 19h30.

Por Marcelo Araújo


A cada rodada que passa a Portuguesa prova que conseguirá se manter na Série A do Campeonato Brasileiro.

Nesta quinta-feira, 04/10, a equipe do técnico Geninho não tomou conhecimento do Sport e goleou os pernambucanos por 5 a 1, afundando ainda mais o Leão da Ilha na zona de rebaixamento. O resultado deixou a Lusa entre os 10 melhores do Campeonato, com 36 pontos.

Quem vê um placar tão elástico não imagina que a Portuguesa saiu atrás no marcador. Hugo aproveitou cruzamento para abrir o placar, aos 15 minutos da primeira etapa. Porém, a noite era de Bruno Mineiro, novo artilheiro isolado do Campeonato. Primeiro, ele aproveitou cruzamento para empatar a partida, ainda no primeiro tempo.

Na etapa final, começou o show no Canindé. Logo aos dois minutos, novamente ele, Bruno Mineiro, virou o placar para o time paulista. O Sport tentou reagir e o técnico Waldemar Lemos mexeu na equipe para tentar pressionar a Portuguesa. Mas mais uma vez Bruno Mineiro recebeu na área e fez o terceiro da Lusa. Foi seu 14º gol no Campeonato.

E a Portuguesa estava impossível. Aos 36 minutos Moisés fez um golaço com direito a drible de letra e uma bomba. Aos 45, ainda teve tempo de Rodriguinho dar números finais a maior goleada do time no campeonato: 5 a 1.

Do outro lado, o Sport permanece na 17ª posição e pode cair mais uma neste sábado, caso o Palmeiras vença o São Paulo. De quebra o Coritiba venceu e abriu cinco pontos de distância dos pernambucanos.

Por Paulo B.


No próximo Sábado, o atacante estrela da Vila, não poderá entrar em campo para enfrentar o Internacional, pois cumpre suspensão automática, após expulsão ocorrida na partida contra o Grêmio.

Ainda de acordo com o portal de esporte do R7, sem um dos principais ídolos do time, o Santos repete a estratégia adotada há 10 dias, em jogo contra Portuguesa, vendendo ingresos a R$1,00, para sócios e acompanhantes. Assim, pretende lotar a Vila Belmiro, mas vale lembrar que o preço promocional é apenas para a arquibancada.

Os demais setores continuam com o mesmo preço, e a exemplo da promoção anterior, não terão seus valores reduzidos.

Os ingressos já estão disponíveis no site www.sociorei.com.br, e poderão ser adquiridos neste endereço virtual, até às 14hs de sexta-feira, véspera do jogo.

Para aqueles que não são sócios, as compras poderão ser feitas na bilheteria da clube, e nos postos autorizados da baixada santista e da capital paulista.

Na última ocasião em que a diretoria realizou esta promoção, também para compensar a ausência de Neymar que cumpria outra suspensão, o peixe não foi feliz e perdeu com placar de 3 a 1.

Desta vez, seus torcedores esperam que jogando em casa, a equipe tenha mais sorte do que no dia 22 de Setembro, no Pacaembu, e placar seja bem diferente.

Por Stefania Cardoso


A Portuguesa recebe o Sport nesta quinta-feira (dia 04 de outubro), no estádio do Canindé, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para os dois times, só a vitória interessa na luta contra o rebaixamento. De um lado os pernambucanos estão entre os quatro piores, já a Lusa está apenas duas posições acima, seis pontos a frente do time da Ilha do Retiro.

O Sport poderia ter terminado a 27ª rodada fora da área do descenso, mas a derrota para o Corinthians, por 3 a 0, fez o time permanecer com 27 pontos na 17ª colocação. Ao menos o Coritiba, adversário direto, apenas empatou em casa, deixando a disputa lá embaixo totalmente embolada.

A Lusa vem com a moral em alta, apesar da baixa pontuação. O time empatou na última rodada contra o vice-líder Atlético Mineiro e, uma rodada antes, venceu o Santos por 3 a 1. Mas Geninho quer manter a regularidade e abrir uma vantagem considerável, tendo em vista que o Palmeiras também começou a crescer no campeonato e pode ultrapassar os times que estiverem por perto.

No primeiro turno, o Sport conquistou a vitória na Ilha do Retiro, 2 a 1 sobre os paulistas.

Por Paulo B.


Durante muitas rodadas, a partida a menos do Atlético Mineiro foi usada como justificativa pela perda da liderança da equipe do técnico Cuca para o Fluminense, no Campeonato Brasileiro.

Mas na última quarta-feira, os torcedores atleticanos começaram a desconfiar de que o título está cada vez mais longe. Depois de perder para o Flamengo por 2 a 1, o Galo tenta se recuperar agora e vai a São Paulo enfrentar a Portuguesa, neste sábado, no estádio do Canindé.

A derrota manteve o time quatro pontos atrás do líder Fluminense, e ainda teve um gostinho especial para os torcedores do rubro negro, que  viram Ronaldinho Gaúcho ficar apagado durante o jogo. O craque esteve no Flamengo até o meio do ano, quando se transferiu para o clube mineiro, e entrou na justiça para receber salários atrasados.

O técnico Cuca reclamou muito da arbitragem, e disse que o time não foi bem no primeiro tempo, e que quando se recuperou e conseguiu o empate, o gol de Liedson, sacramentou o resultado. Mas o treinador está confiante e acredita que a partida contra a Lusa pode marcar uma virada.

Na 13ª colocação, o time do técnico Geninho quer fazer valer o fator casa para espantar de vez os receios do rebaixamento. A Portuguesa está apenas cinco pontos a frente do primeiro a cair.

Por Paulo B.


O vice-líder do Campeonato Brasileiro de 2012, Atlético Mineiro, enfrenta a Portuguesa fora de casa pela vigésima sétima rodada do torneio nacional. Nas últimas rodadas, o Galo perdeu a primeira colocação para o Fluminense e agora precisa manter a regularidade de vitórias se quiser continuar almejando o título.

Com uma das melhores campanhas da competição, a equipe vai até o estádio do Canindé (Zona Norte de São Paulo) para enfrentar um clube que conta com um dos artilheiros da competição e uma torcida que, apesar de pequena, costuma apoiar a Lusa do início ao fim.

A Portuguesa vem embalada por uma vitória no clássico contra Santos na última rodada do Brasileirão por 3 a 1. O clube do Canindé figura na décima segunda colocação do torneio, apresentando 32 pontos em 26 séries de jogos, com aproveitamento de 41%.

Para conseguir mais três pontos contra o Atlético Mineiro, a Lusa conta com as defesas do experiente goleiro Dida e os gols de Bruno Mineiro, que já balançou as redes por 11 vezes no Brasileiro.

O jogo será realizado no dia 29 de setembro, às 18h30, no estádio Canindé.

Por Marcelo Araújo


Santos e Portuguesa entraram em campo, na noite deste sábado, para se enfrentarem pela 26ª rodada do Brasileirão. Sem poder contar com Neymar, o Santos não conseguiu se encontrar na partida e viu o time visitante comemorar a vitória.

Com o ingresso custando apenas R$ 1, 17 mil torcedores santistas compareceram ao estádio. E não gostaram do que viram. Com um primeiro tempo fraco para ambos os lados, quem se deu melhor foi a Portuguesa, no final. Tendo apenas uma boa chance com Victor Andrade aos 6 minutos, o Santos foi castigado com gols de Bruno Mineiro e Léo Silva, aos 37 e 42 minutos, e foi para o intervalo perdendo por dois gols.

Precisando reverter a desvantagem no segundo tempo, o Santos não obteve êxito. A Lusa, bem na partida, levou perigo ao gol santista logo no segundo minuto, quando Moisés fez linda jogada individual, driblou o goleiro e, sozinho, acertou a trave. O lance acabou por não fazer falta, já que Bruno Mineiro, na marca de 17 minutos, marcou mais um e ampliou o placar: 3×0.

Satisfeita com o resultado, a Portuguesa diminuiu o ritmo para não correr riscos. Mesmo assim, o Santos conseguiu descontar com André, mas o gol acabou servindo apenas como consolação.

Com a vitória, a Portuguesa chega a 32 pontos e assume, por ora, a 12ª colocação. O Santos tem um ponto a mais, estando em 11º.

Por Augusto Cesar


Dez pontos separam o Santos da zona de classificação para a Libertadores. Mas o time do técnico Muricy Ramalho ainda acredita em sucesso no Campeonato Brasileiro. Para isso, é fundamental vencer o clássico contra a Portuguesa, neste sábado (22/09), no Pacaembu.

Do lado da lusa, o objetivo é apagar o péssimo desempenho apresentado contra o São Paulo, na última rodada, e, principalmente, espantar cada vez mais o perigo da zona de rebaixamento.

O alvinegro praiano vem de vitória fora de casa contra o Coritiba, em grande atuação de Neymar. O atacante, que está na seleção brasileira para disputar o Superclássico das Américas contra a Argentina, fez uma grande partida e garantiu a virada no estádio Couto Pereira. Foi a segunda vitória seguida do time (antes havia vencido o Flamengo), que chegou aos 33 pontos e está entre os 10 melhores da competição.

E o craque santista deve estar ainda mais endiabrado. Foi de Neymar o gol que deu a vitória ao Brasil sobre a Argentina, nesta quarta-feira.

Ao contrário da Portuguesa, que vem duas derrotas seguidas e espera reverter isso neste sábado. O time do técnico Geninho está com 29 pontos e a 14ª colocação. No primeiro turno do campeonato, pela sétima rodada, Portuguesa e Santos não saíram do zero no placar (0 a 0), no Canindé.

Por Paulo B.


O Santos passa por um momento delicado no Campeonato Brasileiro de 2012. Após conquistar o Campeonato Paulista no início do ano, a diretoria e os torcedores tinham grandes expectativas para a equipe.

Apesar disso, o time não correspondeu e, atualmente, encontra-se em uma posição intermediária na tabela, com pequenas chances de classificação para a Copa Libertadores da América de 2013. A equipe da baixada apresenta 33 pontos acumulados em 25 rodadas, figurando no décimo lugar com aproveitamento de 44%, o mesmo apresentado pela Ponte Preta.

Na vigésima sexta rodada do torneio nacional, o Santos enfrentará a Portuguesa com mando de campo no Pacaembu e precisa dos três pontos para ascender novamente na competição.

Pelo lado da Portuguesa, que voltou à Série A neste ano, a briga é para se manter entre a elite do futebol nacional, afastando-se da zona de rebaixamento rodada a rodada.

A Lusa está cinco pontos à frente do Sport, primeiro time do Z4, e precisa dos três pontos para evitar o descenso. Para isso, o time do Canindé conta com o goleiro pentacampeão Dida (contratado este ano) e com o artilheiro Bruno Mineiro, um dos destaques do time na competição.

O jogo ocorre no dia 22 de setembro, no Pacaembu, às 21h.

Por Marcelo Araújo


Dois times que sofreram derrotas na última rodada se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro de 2012. O apelido do clássico entre São Paulo e Portuguesa é Norte-Sul Paulistano, devido à localização dos estádios dos clubes: o Morumbi ao sul e o Canindé na região norte da capital paulista.

Em posições bem diferentes no Brasileirão, o São Paulo ainda tenta perseguir os times do G4, enquanto a Portuguesa luta para continuar na zona intermediária da tabela e se manter longe do chamado Z4.

O tricolor paulista foi derrotado na última rodada pelo Atlético Mineiro e busca uma recuperação em seu estádio. Contando com o apoio de sua torcida, o time aposta no jovem Lucas e na experiência de Rogério Ceni para vencer a Lusa e conseguir os três pontos.

Pelo lado da Portuguesa, derrotada pelo Fluminense na última rodada, a expectativa é de conseguir ao menos um empate no Morumbi. Para isso, a Lusa conta os gols de Bruno Mineiro, que já marcou oito vezes no campeonato.

O jogo será realizado no dia 15 de setembro, às 18h30, no estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

Por Marcelo Araújo


A Portuguesa entrou em campo na noite desta quarta-feira (12/09) para desafiar o líder do Campeonato, o Fluminense, buscando mais 3 pontos para se consolidar no grupo dos que vão à sul-americana, enquanto o Flu procurava a manutenção da liderança.

Sem medos, a Lusa criou a primeira oportunidade logo no primeiro minuto, com duas chances seguidas. Léo Silva cabeceou para excelente defesa de Diego Cavalieri. Na sequência, Bruno Mineiro arriscou e o goleiro voltou a praticar mais uma boa defesa. Com o jogo aberto, o Flu também ia para o ataque. Dida salvou a Portuguesa em duas oportunidades, aos 8 e 9 minutos. A Lusa não se intimidava, e criou mais chances aos 11 e 13 minutos. Sem conseguir ultrapassar os goleiros, o jogo caiu um pouco de ritmo. Aos 26 minutos, Ananias teve outra chance para o time do Canindé, que continuava melhor no jogo, mas nada de gols.

O cenário no segundo tempo começou praticamente igual. Bem na partida, A Portuguesa ia comandando as ações. Aos 14 minutos, Moisés quase conseguiu abrir o placar. 2 minutos depois, o meia voltou a ter chance, mas acabou rematando para fora. O Fluminense queria mostrar que não estava entregue. Em chute do lateral Carlinhos, a bola desviou e exigiu uma grande defesa do goleiro Dida, impedindo o gol tricolor. Quando o ritmo havia caído de novo, o Fluminense abriu o placar. Jean, contando com desvio da zaga, chutou e fez 1×0. Empolgado com o gol, o Flu logo tratou de ampliar. A zaga da Lusa deu bobeira, Wellington Nem roubou a bola, driblou o goleiro Dida e marcou seu quarto gol no Brasileirão. A Lusa tentou pressionar depois, mas parou no goleiro Diego Cavalieri e na trave, não conseguindo mais reagir.

Com a vitória, o Fluminense chegou a 53 pontos e se mantém como líder isolado. Já, a Portuguesa estacionou nos 29 pontos, na 11ª colocação, podendo ainda ser ultrapassada na rodada.

Por Augusto Cesar


Considerados os clubes de São Paulo com maior risco de queda no Campeonato Brasileiro, Ponte Preta e Portuguesa cresceram na competição e estão à frente de grandes clubes como Palmeiras e Santos.

A equipe de Campinas está na décima posição com 31 pontos, e está mais perto da zona de classificação para a Libertadores, do que da zona de rebaixamento. Os lusitanos vem uma posição atrás com 29 pontos.   Os pontepretanos mostraram boa reação, após serem goleados pelo São Paulo, no Morumbi.

Depois disso, foram cinco jogos, com três vitórias e um empate contra o então líder Atlético Mineiro, fora de casa. A Portuguesa também mostrou força de reação e conquistou grandes resultados como a vitória contra o Grêmio, em pleno estádio Olimpico, e a goleada para cima do Palmeiras por 3 a 0.  

Os resultados fizeram as equipes embalarem e, por enquanto, espantar o fantasma do rebaixamento. As duas equipes retornaram à elite do futebol nacional este ano. Na próxima rodada, a Ponte Preta vai a São Paulo enfrentar o Corinthians. Já a Portuguesa recebe o líder Fluminense, no Canindé.   

O primeiro time a ser rebaixado, se o campeonato terminasse hoje, é o Sport com 22 pontos. O Palmeiras é hoje o paulista mais preocupante com apenas 20 pontos e a 18ª colocação.

Já o Santos, se afastou um pouco do perigo da degola, mas não vence há quatro jogos.

Por Paulo B.


Entre altos e baixos no Campeonato Brasileiro, a Portuguesa visa a parte de cima da tabela neste segundo turno. Com 42% dos pontos ganhos até o momento, a Lusa ocupa atualmente a 11ª colocação, com 29 pontos. Entretanto, a equipe poderia estar degraus acima se não fosse um incômodo dado: o jejum de vitórias contra times do Rio de Janeiro.

Nesta edição, o escrete do Canindé acumula três derrotas e dois empates diante dos cariocas. A chance de mudar tal panorama já tem data e hora, mas o adversário será o mais indigesto possível: o líder Fluminense, na quarta-feira, dia 12 de setembro, às 19h30, em São Paulo. O detalhe é que o Tricolor das Laranjeiras, em 23 rodadas, só perdeu uma vez (1 a 0 para o Grêmio, fora de casa, em 25 de julho).

Dentre os times da Cidade Maravilhosa, a Portuguesa primeiro enfrentou o Vasco. O gol de Alecsandro selou o 1 a 0 para o Cruz-maltino em 26 de maio, no Canindé, pela 2ª rodada. Três rodadas depois, a Lusa levou uma goleada por 4 a 1 do Fluminense, no Engenhão. Em 16 de junho, Wellington Nem, Anderson, Lanzini e Fred marcaram. Ricardo Jesus fez o gol solitário do Rubro-Verde.

Pela 12ª rodada, o primeiro empate: sem gols contra o Flamengo, no Engenhão, em 26 de julho. Para fechar, igualdade frente ao Botafogo, no 1 a 1 em casa, no dia 12 de agosto. Elkeson abriu o placar e Bruno Mineiro deu números finais ao duelo.

Pelo segundo turno, um novo duelo contra o Vasco. E o resultado? Novo revés. Desta vez, em São Januário, 2 a 0 para o Gigante da Colina. Alecsandro e Tenório balançaram as redes no dia 1º de setembro. E assim foram completados cinco jogos de jejum contra os cariocas. Uma nova página poderá ser escrita na quarta, ou não.

Por Thiago Viana


A cada rodada o Campeonato Brasileiro torna-se mais indefinido. Tanto no G4 como na zona de rebaixamento, ainda não há nada certo. Pela vigésima quarta rodada do torneio nacional, a Portuguesa recebe o líder do campeonato e terá uma tarefa difícil para sair com a vitória de seu estádio, o Canindé.

A equipe paulista está conseguindo se distanciar cada vez mais da zona da degola, mantendo-se regularmente em uma parte intermediária da tabela. A Lusa apresenta 29 pontos em 23 rodadas jogadas e um aproveitamento de 42%. A Portuguesa conseguiu um importante empate com o Atlético-GO na última rodada e espera manter as boas atuações.

Pelo lado do Fluminense, a pressão para continuar em primeiro lugar pode ser um fator positivo, mas também causar nervosismo no tricolor das Laranjeiras. O clube carioca venceu o Internacional na última rodada e ficou pela segunda vez consecutiva no topo da tabela. Um dos principais jogadores do Fluminense é o atacante Fred, que já balançou as redes por 11 vezes no Brasileirão e tem sido decisivo.

A partida será disputada no dia 12 de setembro, às 19h30.

Por Marcelo Araújo


O Campeonato Brasileiro entrou em sua fase de returno, em que todas as equipes se enfrentam novamente. Contando com as rodadas do primeiro turno, a próxima será a vigésima segunda. Para esta rodada, a Portuguesa recebe o Coritiba no estádio do Canindé.

A Lusa ocupa a décima quarta posição e tem 25 pontos acumulados em 21 rodadas. O time do Canindé vem de derrota contra o Vasco da Gama na última rodada e tenta se reabilitar para continuar mantendo-se longe da zona de rebaixamento. A Portuguesa de Desportos conta com os gols do artilheiro Marcelo Cordeiro, que retorna ao time. Além dele, o atacante Bruno Mineiro tem seis gols na competição.

O Coritiba está em uma situação um pouco mais complicada do que a do time paulista. O Coxa está a apenas três pontos acima do Sport, o primeiro no grupo da degola. Apesar de vir de derrota de 2 a 0 contra o Botafogo na última rodada, o Coxa investiu com a contratação do artilheiro David, ex-atacante do Flamengo, mas que não joga contra a Lusa. Além disso, haverá o retorno dos jogadores Chico e Escudero.

O jogo ocorre no dia cinco de setembro, às 19h30.

Por Marcelo Araújo


Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, que ocorre entre os dias 29 e 30 de agosto, a Portuguesa de Desportos recebe o Palmeiras no estádio do Canindé. Apelidado de Clássico das Colônias, o jogo será de extrema importância para as duas equipes, que tentam se distanciar a cada rodada da Zona de Rebaixamento.

A Lusa, comandada pelo técnico Geninho, vem de uma derrota para a Ponte Preta e almeja a recuperação no clássico paulista. No início do ano, o time do Canindé foi rebaixado do Campeonato Paulista e sofre pressão da torcida para continuar na primeira divisão do Brasileiro.

O Palmeiras, apesar de ter ganhado a Copa do Brasil, apresenta uma campanha ruim no Campeonato Brasileiro e tem mantido uma colocação muita próxima aos times que estão na zona da degola. A equipe alviverde vem de derrota contra o Santos na última rodada e espera iniciar uma reação no returno do torneio.

Na história do Clássico das Colônias, o Palmeiras leva vantagem. São 95 vitórias do time dos imigrantes italianos contra 47 da equipe de origem lusitana. Em todos os confrontos, foram 47 empates.

Por Marcelo Araújo


O Botafogo tem um bom elenco, um bom estádio, um bom técnico e uma camisa respeitada, mas não consegue valer o mando de jogo e já acumula 4 derrotas em casa. Em compensação, jogando como visitante somou a maioria dos pontos conquistados (13 pontos como visitante e 10 pontos como mandante).

O jogo mais cadenciado, com toque de bola e jogando em um esquema que prioriza a posse de bola faz o adversário recuar e ocupar os espaços, deixando um jogo mais trucado e menos veloz.

Seedorf e Renato são craques e comandam o meio de campo com maestria. Jefferson dispensa elogios quanto às suas atuações e sua segurança, mas o grande problema é o ataque, pouco efetivo.

Elkesson é um bom jogador, mas não é centroavante, e Rafael Marques ainda não conseguiu mostrar seu futebol desde a contratação, o que faz com que o time finalize pouco e não converta a supremacia de posse de bola em gols. A bola alta também é um ponto fraco do time.

Quando atua fora de casa, normalmente o adversário sai mais para o jogo, deixando o meio campo mais livre para a criação de jogadas, coisa que não acontece quando recebe times que jogam recuados.

Mesmo atuando em casa, a Lusa não deve fazer um jogo muito agressivo e deve atuar recuado e procurando os contra-ataques. Resta ver como o Botafogo vai agir jogando contra mais um time recuado e ver se conseguirá furar a retranca com gols.

Por José Alberi


Um dos pontos mais negativos do time da Portuguesa de Desportos, na opinião do técnico Geninho, tem sido a baixa produtividade gerada pelos inúmeros erros de finalização.

O próximo jogo da Lusa será contra o Cruzeiro, que busca reabilitação fora de casa. O jogo ocorrerá no Canindé e o time da capital paulista contará com o apoio de sua torcida para reverter o quadro obtido na última rodada, em que a equipe foi derrotada por 2 a 1 contra o Sport.

Quando perguntado sobre a atuação da Portuguesa no jogo, Geninho fez questão de enfatizar a melhora do time na etapa final. Porém, mesmo com esse aumento da produtividade nos momentos finais, a equipe falhou na hora de decidir, o que deverá ser corrigido nos dias de treinamento antes de enfrentar o Cruzeiro.

A cobrança aumenta pelo fato do time rubro-verde estar oscilando bem próximo à zona de rebaixamento, somando apenas oito pontos. O Coritiba, primeiro time da zona da degola, está apenas a um ponto da Lusa. A preocupação de Geninho requer uma reação imediata do time.

Ocupando a décima quinta posição na tabela do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa joga contra o time mineiro na quarta-feira (18/07), às 20h30. 

Por Marcelo Araújo





CONTINUE NAVEGANDO: