Um dos principais ídolos da história recente do Flamengo, Léo Moura, está de partida. E pegou todo mundo na Gávea de surpresa. Conforme antecipado pela coluna do jornalista Ancelmo Gois, do Jornal O Globo, o lateral-direito está muito próximo de acertar com o Fort Lauderdale (Strikers), dos Estados Unidos, clube que tem Ronaldo Fenômeno como um de seus principais acionistas.

Quem confirmou as negociações foi o empresário Eduardo Uram, que cuida do gerenciamento da carreira de Léo Moura. Uram disse que, para o jogador ser anunciado, restam apenas alguns detalhes burocráticos.
A notícia pega o Flamengo de surpresa por alguns motivos, entre eles: o clube não foi comunicado em nenhum momento sobre a negociação e não tem um substituto imediato para a posição. A relação entre Léo Moura e o clube rubro-negro veio se desgastando com o tempo. Léo pedia a renovação do contrato até o final do ano, enquanto a diretoria insistia em um período mais curto, que seria até o final do Campeonato Carioca.

Léo Moura também não vinha apresentando bons resultados em campo. Tanto que foi barrado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, o que não acontecia desde 2012. Na ocasião, Léo ficou na reserva de Wellington Silva, que atualmente atua no Fluminense.

O convite do Fort Lauderdale (Strikers) acabou pesando por conta do futuro incerto na Gávea. Como não queria jogar em outro clube brasileiro pela história de amor que tem com o Flamengo, a proposta do clube norte-americano acabou sendo aceita.

Eduardo Uram, que confirmou que o Flamengo não tinha conhecimento da negociação, afirmou que espera fechar negócio nos próximos dias. Além disso, rechaçou a desconfiança de que o jogador iria ganhar uma fortuna salarial.

"Lá existe um limite salarial. O salário não é tão alto, portanto não é a questão financeira", afirmou Uram.

Até o término da negociação, estima-se que o clássico contra o Botafogo, no dia 1º de março, seja o último do lateral-direito com a camisa do Flamengo.

Por Julio Abreu

L?o Moura

Foto: Divulgação


Após as duas decisões das semifinais da Copa do Brasil 2014, algo ficou muito evidente: que grande fase vive o futebol de Minas Gerais.

Foram duas grandes batalhas travadas, uma em Belo Horizonte e a outra em Santos, no mesmo dia e no mesmo horário, onde os dois times mineiros mostraram muita força e raça e o porquê de estarem em destaque estre os melhores times do país.

Assim como aconteceu no segundo jogo das quartas de final da competição, o Atlético-MG entrou em campo precisando reverter um placar e fazer 3 gols de diferença para se classificar. E da mesma forma como foi no jogo contra o Corinthians, o time de belo-horizontino conseguiu um novo milagre dentro do Mineirão, desta vez contra o Flamengo, que havia vencido o primeiro jogo da semifinal por 2 a 0 no Rio de Janeiro. Outra curiosidade sobre o que se pode chamar de “o milagre atleticano”, é que nos dois jogos que aconteceram no Mineirão, tanto contra o Corinthians quanto contra o Flamengo, logo no primeiro tempo o time mineiro saiu atrás no placar e teve que lutar muito mais para alcançar a classificação. No final do primeiro tempo o Atlético conseguiu o empate e no segundo tempo, no calor da torcida e na raça, os mineiros conseguiram fazer os outros três gols que precisavam para se classificar, sendo que o último e o mais sofrido deles foi marcado aos 40 minutos do segundo tempo.

Já em Santos, o time da Vila Belmiro também precisa reverter uma vantagem, pois havia perdido no primeiro jogo por 1 a 0 para o Cruzeiro. E logo aos 2 minutos do primeiro tempo, o time santista conseguiu o seu primeiro gol, dando esperanças a sua torcida. Mas foram necessários apenas 5 minutos para que Marcelo Moreno empatasse a partida. No final do primeiro tempo o time mineiro sofreu um pênalti bem duvidoso, que foi convertido e deixou a equipe da Vila na frente do placar outra vez. Aos 13 minutos do segundo tempo, o Santos marcou seu 3º gol, e com este resultado, o time paulista estava garantindo sua vaga na final da Copa do Brasil. Foi aí que o “moço do bigode”, o atacante Willian, carrasco do Santos na primeira partida no Mineirão, resolveu acabar com a empolgação santista e marcou 2 gols empatando novamente a partida. E este último gol, foi marcado nos acréscimos do segundo tempo, já aos 50 minutos de jogo e garantiu assim a vaga ao time celeste.

Sem dúvida alguma foi uma noite mágica para os amantes do bom futebol e principalmente para os mineiros, que desfilam orgulhosos com seus mantos sagrados pelas ruas de Belo Horizonte e por todo país.

Os locais e as datas para a final mineira da Copa do Brasil já foram definidos. Em sorteio realizado pela CBF nesta quinta-feira, o primeiro jogo da final será na próxima quarta-feira, dia 12 de novembro, na Arena Independência, com mando de campo do Atlético-MG. A segunda partida da final será no dia 26 também deste mês no Gigante da Pampulha – Mineirão, com mando de campo do Cruzeiro.

Uma final eletrizante do início ao fim e com apenas uma certeza: A Taça de Campeão da Copa do Brasil 2014, já pertence aos mineiros.

Por André F.C.

Flamengo x Atl?tico Mineiro

Cruzeiro x Santos

Fotos: Divulgação


Jogão em Belo Horizonte pela  Copa do Brasil, o Flamengo foi em busca de  um empate, pois o placar do  último  jogo permitia isso.

Um jogo onde o Mengão tinha o  controle, pois  havia  ganho de  2 a 0, então era  apenas  segurar o resultado.

Mas isso não foi  passado para o Atlético Mineiro, o Galo entrou em campo em busca não só do resultado, mas da classificação.  Sua torcida levou  faixas de “Eu Acredito” e gritos  de  incentivo empolgaram o Galo na  noite de quarta-feira.

O Mineirão estava fervoroso para apoiar o Galo e o Flamengo tinha  uma  grande missão pela  frente.

O jogo começa, os  times  sabem  bem o que  fazer  e partem para a  batalha, batalha essa que teve o  domínio do Atlético Mineiro.

O Galo queria mesmo a  vitória, estava em  busca do seu objetivo e parecia passear em campo, mas  as  finalizações não ocorriam como o planejado e  isso  foi deixando sua  torcida  angustiada, mas não desacreditada.

E foi isso que  aconteceu, o Flamengo não conseguiu segurar o Galo, não conseguiu manter a  vantagem que  havia conquistado no  último jogo e milhões de  Flamenguistas pelo Brasil viram um time apático  ser  dominado na  casa do adversário.

Um time que  no  jogo no Maracanã mostrou-se  ser um guerreiro em campo, um time  dedicado e que queria sim o título, mas  isso não  foi o suficiente, pois  no Mineirão quem mandou  foi o Galo que  além de  jogar  bem goleou o Flamengo e se classificou para a  final da  Copa do Brasil que agora enfrentará o seu maior rival.

O que  aconteceu de  errado? Não sei, sei apenas o que  vi, e  vi sim um  time que  parecia  não estar  presente, não parecia o mesmo que  ganhou no último  jogo, que foi um guerreiro em campo junto a sua  torcida.

Alguns podem  dizer que  são coisas do futebol, já outros podem dizer e até afirmar que foi excesso de  confiança.

Por Andre Escobar


O Cruzeiro, por mais um ano vai mostrando ao Brasil que atualmente é o melhor clube! E nem a goleada sofrida para o Flamengo abalou o clube, que está confiante e bem estruturado e agora está totalmente focado na Copa do Brasil!

A derrota por 3 a 0 para o Flamengo não abalou a confiança do clube mineiro que segue firme nas suas metas para este ano e agora o Cruzeiro vai até Natal onde irá enfrentar o ABC, já nas quartas de final do torneio.

O Cruzeiro perdeu os últimos dois jogados, mas mantém uma boa vantagem sobre os demais clubes do G4, resultado de sua excelente campanha desde o início do ano.

Diferente dos demais clubes, o Cruzeiro não deixou para se preocupar com vitórias no final do campeonato, durante todo o ano o clube mineiro mostrou um excelente desempenho em campo, com uma equipe bem montada. Agora, colhe os frutos de todo o desempenho que demonstrou ao longo do ano.

Marcelo Oliveira, técnico do Cruzeiro, já garantiu que a derrota por 3 a 0 para o Flamengo não trouxe nenhum tipo de instabilidade ao clube. O técnico reconheceu a maturidade do time que tem como principais características a união e o bom futebol.

E o melhor para o clube, é que esta opinião não é somente do técnico, todos os jogadores compartilham essa certeza e sabem que uma hora ou outra o time ia perder uma ou mais partidas e que o importante é seguir adiante, com determinação e mantendo o mesmo espírito que vem mostrando até agora.

A mídia vem pressionando muito o Cruzeiro por ter sofrido duas derrotas seguidas, mas diante da firma do clube, fica claro que o time mineiro está muito bem estruturado e que tem tudo para ser o campeão brasileiro, pela sua maturidade, saber lidar com as derrotas e principalmente, por ser um time de ótimos profissionais.

Mas o técnico do Cruzeiro sabe que o Internacional, o Corinthians e o São Paulo estão fazendo de tudo para conseguirem alcançar a Raposa, então, é jogar muito mais na próxima partida para não dar nenhuma chance de ter um outro time disputando o primeiro lugar tão de perto.

Por Russel

Jogo Cruzeiro vs. Flamengo

Foto: Divulgação


Na última quarta-feira o Flamengo não conseguiu manter a vitória e terminou empatado com o Bahia por 1 x 1. Diante dessa situação, o meia Everton, afirma que a situação da equipe rubro-negra no Campeonato Brasileiro está péssima. Ao sair de campo, o jogador ainda disse que o time não está conseguindo reagir, embora tenha havido a mudança de treinador. Todavia, se está difícil, está para todos e eles precisam erguer a cabeça para não errar mais.

Durante o jogo o presidente Eduardo Bandeira de Melo voltou a ser alvo de protestos pela torcida rubro-negra, conforme havia ocorrido no último domingo, no Maracanã, durante a partida com o Fluminense. Desta forma, o árbitro apitou o fim do jogo diante do Bahia, em Macaé, após vários torcedores trazerem ofensas contra o dirigente, o qual optou por não comentar o assunto e deixou rapidamente o estádio.

O próximo jogo do Flamengo está marcado para domingo e será realizado contra o Santos, no Morumbi. Os jogadores se reapresentaram na tarde de quinta-feira para avaliação médica e início dos treinamentos. Entretanto, o time precisa reagir e entrar em campo mais motivado, pois isso fará total diferença durante o jogo, além de garantir uma possível vitória. Além disso, os jogadores precisam iniciar o jogo com mais velocidade e força de vontade de vencer. Os passes de bola precisam ser feitos rapidamente para os outros jogadores da equipe. Isso fará total diferença durante a partida.

O time precisa de algumas vitórias para se tornar um diferencial nos próximos jogos. Diante disso, o dirigente pode deixar de sofrer tamanha pressão e contribuir para um melhor aproveitamento da equipe. O fato de ter empatado no último jogo e a pressão sofrida não significa que eles continuarão onde estão. Isso pode ser um ponto positivo para a equipe reagir e tirar gritos de uma torcida feliz com a vitória.

Por Luciana Viturino

Flamengo e Bahia

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo


Nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2013, será julgado o Flamengo pela escalação irregular de jogador, através do STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva). Além do Flamengo, a Portuguesa também está em maus lençóis.

No caso do Flamengo, acusa-se de o time rubro-negro ter escalado irregularmente o jogador André Santos para a partida contra o Cruzeiro. Caso o Flamengo seja condenado, terá que pagar uma série B em 2014. No entanto, se a Portuguesa também for condenado, é ela quem se encaminhará para a segunda divisão do campeonato brasileiro.

O advogado do Flamengo afirma que essa discussão é inválida com base que o jogador André Santos teria cumprido essa suspensão no jogo contra o Vitória, pela 37ª rodada do Brasileirão 2013 da série A.

Mas afinal… por que antes das partidas não é feita uma lista com os jogadores que podem ou não podem entrar em campo? É muito mais óbvio que a organização do torneio permita ou não a participação de um jogador em campo, do que ficarem discutindo depois nos tribunais.

jogador-andre-santos-flamengo-futebol


Flamengo x Cruzeiro tiveram jogo pelo Brasileirão 2013 da série A, nesta que é a última rodada da competição. O jogo foi realizado no Rio de Janeiro, dentro do Estádio do Maracanã, e começou às 19h. Não foi uma partida que merecesse muito apreço, já que não se tratam de equipes ameaçadas, muito pelo contrário. Fim de jogo: 1 x 1.

Melhores Momentos e Gols: Flamengo x Cruzeiro

O goleiro Felipe e Paulo Victor não jogaram pelo Flamengo (um por dores musculares, e outro por ter arrancado um dente). Wallace (suspenso) e Elias (resolvendo problemas particulares) não jogaram também. Fora estes, o time do Flamengo foi com força total para triturar o Cruzeiro na noite deste sábado, dia 7 de dezembro, 18 dias antes do Natal. Porém, o jogo terminou empatado em 1 a 1.

Jogo Ao Vivo - Flamengo x Cruzeiro - 38ª rodada

O árbitro dessa partida foi o famoso Paulo Henrique Godoy Bezerra, tendo como bandeirinhas assistentes os também famosos Altemir Hausmann (Fifa do Rio Grande do Sul) e Celso Barbosa de Oliveira.

Escalação do Flamengo

O time do Flamengo, que tem Jayme de Almeida como técnico, começará jogando com: César, Leonardo Moura, Marcos González, Samir e André Santos; Amaral, Diego Silva, Luiz Antonio e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.

Escalação do Cruzeiro

Já o time do Cruzeiro, jogará basicamente com jogadores reservas, são eles: Rafael; Mayke, Léo (Victorino), Bruno Rodrigo e Everton; Leandro Guerreiro, Tinga, Souza e Júlio Baptista; Luan e Vinicius Araújo.


Vitória x Flamengo-RJ fazem jogo morno nesta 37ª rodada do Brasileirão 2013 – série A, começando pontualmente às 17h (horário de Brasília). Por que morno? Porque nenhum dos times possuem obrigações extras no Campeonato Brasileiro. Resta então cumprir tabela.

Existe uma chance mínima (bem mínima) de o Vitória ainda conseguir chegar no G4, porém, é quase uma missão impossível. É bem improvável que isso ocorra, apesar de o técnico Ney Franco empurrar o time pra cima do Mengão. Se para o Botafogo (que tem 3 pontos a mais, e jogará contra o Coritiba) já está difícil de chegar ao G4, imagina pro vitória que enfrenta o Flamengo na tarde de hoje. Difícil mesmo.

O time do Vitória se mostrou mais aguerrido nas últimas 5 partidas que disputou, tendo perdido só um confronto. Já o Flamengo, perdeu 2 dos últimos 5 jogos disputados.

Pelo Vitória, voltam ao time Victor Ramos e Kadu. Já o Flamengo deve colocar em campo a sua formação habitual.

Quem apitará a partida será o famoso árbitro Paulo César de Oliveira, sendo assistido pelos bandeirinhas Carlos Berkenbrock (de Santa Catarina) e Rogerio Pablos Zanardo (de São Paulo).

Jogo Vitória x Flamengo ao vivo série A Brasileirão 2013

Escalação do Vitória

Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel, Luís Cáceres e Escudero; Marquinhos, Dinei e William Henrique.

Escalação do Flamengo

Felipe, Digão, Wallace, Samir e João Paulo; Cáceres, Luiz Antônio, Adryan e Gabriel; Rafinha e Hernane.


Flamengo x Atlético-PR ao vivo em jogo final da Copa do Brasil 2013. A partida será transmitida pela TV Globo, e ao SporTV caberá a transmissão de São Paulo x Ponte Preta. A final da Copa do Brasil começa às 21h50 e será disputada dentro da casa do Flamengo, no Estádio Jornalista Mário Filho, vulgo Maracanã (ou simplesmente “Maraca”).

O primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2013 aconteceu no dia 20 de novembro na cidade de Curitiba, no estádio do Paraná Clube (uma vez que a Arena do Atlético-PR está em reforma para a Copa do Mundo 2014). O jogo inicial terminou empatado em 1 gol (com 2 belos gols, para falar a verdade). Assim, o time paranaense cedeu um gol ao visitante, deixando a partida de retorno (de hoje), com vantagem para o time da casa (Flamengo). Para o rubro-negro do Rio de Janeiro, um empate por 0 a 0 já resolve a sua situação, e poderá erguer a taça se ficar na retranca. Porém, sendo uma partida realizada no Maracanã, espera-se ver um Flamengo aguerrido, indo pra cima e marcando gols (muitos gols).

Na equipe do Flamengo, apesar de ter se contundido no primeiro jogo, André Santos estará de volta ao time, e faz questão de jogar, apesar de ainda afirmar que possui dores. Já Chicão, não está ok para o jogo ainda, e não estará presente na partida de hoje; em seu lugar entra Samir.

No Atlético Paranaense, a princípio haverá só uma modificação, entrando Felipe no lugar de Éverton, por conta de sua boa atuação no jogo contra o Náutico, pelo Brasileirão 2013 da série A (jogo este disputado na cidade de Joinville, em Santa Catarina).

Flamengo x Atlético Paranaense - Final da Copa do Brasil 2013 - Segundo Jogo

O jogo será apitado pelo árbitro experiente Leandro Pedro Vuaden, da Fifa do Rio Grande do Sul, sendo assistido pelos bandeirinhas Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse, ambos da Fifa de São Paulo.

Escalação do Flamengo (Mengo)

Felipe, Leonardo Moura, Samir, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antonio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.

Escalação do Atlético-PR (Furacão)

Weverton, Juninho, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, Zezinho, Felipe e Paulo Baier; Marcelo e Ederson.

“Posso dizer sim que temos uma vantagem, mas ela é pequena, já que o adversário tem muita qualidade”, disse o tímido técnico do Flamengo, Jayme de Almeida.

Melhores momentos Atlético-PR 1 x 1 Flamengo – Primeiro Jogo


A Rede Globo transmite o jogo Flamengo x Atlético-PR ao vivo para os seguintes Estados: RJ, RS, SC, PR, MG, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O SporTV e o Premiere FC mostram o duelo ao vivo para todo o Brasil.

O jogo entre os rubro-negros do Rio e de Curitiba começa às 21h50 (horário de Brasília) e promete ser um confronto especialmente entre experiências: de um lado Paulo Baier, o craque do Atlético Paranaense, com 39 anos de idade, que pretende encerrar sua carreira em breve, mas sem no entanto antes levar mais um título para casa. De outro, Léo Moura, ídolo do Flamengo, e que pretende levantar mais uma vez uma taça pela equipe do Mengão.

Confira quem levanta a taça da Copa do Brasil 2013 de acordo com os resultados:

  • 0 x 0: Flamengo;
  • 1 x 1: Pênaltis;
  • 2 x 2 ou empate superior: Atlético-PR;
  • Vitória simples: quem ganhar, leva.

No Flamengo, não jogam Chicão (lesionado) e Cáceres (que só retorna em 2014). No Atlético-PR, Éverton não joga (3 cartões amarelos) e Bruno Silva + Roger não podem jogar, por já terem disputado jogos da Copa do Brasil por outros times.

Nossa opinião

Se o Atlético-PR jogar da mesma forma como na última partida, de quarta-feira passada, podem esquecer. O Furacão não jogou nem metade do que ele tem jogado no Brasileirão 2013. Porém, caso seja o time coeso de sempre, as chances do Flamengo faturar a Copa do Brasil serão mínimas. O time paranaense tem jogadores bem melhor preparados, e certamente poderão levar esse título para casa. Cuidado Flamengo!

Goiás com olho gordo

A equipe do Goiás, que ainda pretende garantir uma vaga na Libertadores 2014 através do Brasileirão 2013, torcerá para o Atlético Paranaense na noite de hoje. Para o Goiás, se o Atlético-PR vencer, estará isento do G4, e concederá mais chances ao time esmeraldino.

“espero que eles possam fazer um grande jogo e ganhar esse título”, disse Ernando, zagueiro do Goiás.

Atlético x Flamengo – Primeiro Jogo – Copa do Brasil

Copa do Brasil 2013 - Flamengo e Atlético Paranaense - Jogo Final


Os time do Atlético-PR x Flamengo se enfrentam logo mais pela final da Copa do Brasil 2013 (segunda partida), e as equipes já estão escaladas para este jogo a ser realizado no Maracanã a partir das 21h50 (horário de Brasília).

No Flamengo, o time contará com o goleiro Felipe, e os jogadores Leonardo Moura, Samir, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antonio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho, além do craque de bola Hernane.

No Atlético-PR, a escalação começa com Weverton no gol, tendo como estrelas na linha Juninho, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, Zezinho, Felipe e Paulo Baier (o maior craque dos últimos tempos do Atlético); Marcelo e o artilheiro do Brasileirão 2013, Ederson.

No lado do Atlético Paranaense, além dos jogadores que vão tentar arrancar uma vitória pra cima do Flamengo, cerca de seis mil torcedores também viajaram pro Rio de Janeiro para acompanhar a final da Copa do Brasil, e vão empurrar o time pra cima do rubro-negro carioca.


É hoje! Os rubro-negros do Rio de Janeiro (Flamengo) e de Curitiba (Atlético-PR) se enfrentam em jogo a ser realizado no estádio do Maracanã, que será palco para o jogo final da Copa do Brasil 2013. A partida será transmitida ao vivo pelos canais abertos, e também pelo SporTV e Premiere FC. Em Curitiba, na última quarta-feira, o jogo terminou empatado pelo placar de 1 a 1, com belos gols de fora da área.

Jogando fora de casa, o time do Atlético Paranaense tenta convencer sua torcida de que o jogo da última quarta-feira de fato não foi dos melhores. Nós, que temos acompanhado as partidas do Atlético-PR pelo Brasileirão 2013 sabemos que o futebol apresentado pelo time paranaense realmente não condiz ao que o time está desenvolvendo no Campeonato Brasileiro de futebol. O time parecia com medo de jogar bola na última quarta-feira, dia 20/11/2013. Assim sendo, espera-se um melhor desempenho da equipe curitibana no jogo de hoje contra o Flamengo.

Já a equipe do Flamengo, que jogará dentro de seu território, já tem um placar ao seu favor: o zero a zero. Se a partida terminar empatada sem gols, o time carioca levantará a taça, conquistando a Copa do Brasil 2013. No entanto, se terminar em 1 a 1, a partida irá para a cobrança de penalidades máximas (pênaltis). Por fim, qualquer empate por 2 ou mais gols concede automaticamente o título da Copa do Brasil ao Atlético Paranaense, por ter marcado mais gols fora de casa. E é claro, qualquer um dos times que vencer a partida, levará a taça pra casa.

A partida começa às 21h50, e é esperado um bom público para preencher as arquibancadas do novo Maracanã. Faz tempo que o Flamengo não ganha nenhuma competição relevante, e portanto, chegou a hora de sua torcida novamente abrir o sorriso no rosto e ir às ruas comemorar uma nova conquista. Para o Atlético-PR, que nunca ganhou a Copa do Brasil, esta será uma partida histórica, que certamente tentarão fazer de tudo para levar o troféu da Copa do Brasil para a capital paranaense.

Jogo Flamengo x Atlético-PR Final da Copa do Brasil 2013 Maracanã


O clássico entre Flamengo e Botafogo foi muito disputado. No primeiro tempo o Botafogo levou a melhor, foi mais criativo, impetuoso e organizado. Já no segundo tempo a melhor foi do Flamengo, o time foi mais persistente, insinuante e mostrou mais disposição. O jogo foi tão equilibrado que o resultado não poderia ser diferente: empate por 1 a 1.

Os destaques do clássico foram Seedorf e Elias. Seedorf conduziu o Alvinegro como já era esperado, pois sua atuação vem sendo assim em todos os últimos jogos. Oswaldo Oliveira comandou a equipe com muita calma, enquanto dentro de campo Seedorf gesticulava, dava orientações, criticava e elogiava seus companheiros. Esse foi o primeiro jogo do camisa 10 no estádio do Maracanã.

Mesmo Elias não mostrando tanto talento quanto Seedorf, ele tem uma postura de líder e demonstrou uma grande entrega no último jogo. Mano Menezes declarou que Elias é um jogador importante para o time, não é a toa que ele marcou o gol do empate aos 49 minutos do segundo tempo. Elias também marcou dois outros gols, porém a arbitragem anulou os mesmos. 

Por Jéssica Posenato


Nesta quinta-feira foi liberada a venda de ingressos para os donos de assentos cativos no Estádio do Maracanã. Os ingressos que estão à venda são para o jogo do Flamengo contra o Botafogo, no próximo domingo.

Esta disputa será realizada pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Os bilhetes poderão ser retirados até 27 de Julho na Sala das Camisas, Ginásio do Maracanãzinho nos horários definidos a seguir: na quinta-feira, o atendimento será das 13 horas às 18 horas, na sexta, de 9 às 18 horas e sábado de 10 às 17 horas.

Para quem for retirar as entradas no mesmo dia do jogo, deverá pegá-las no Portão A que fica perto da rampa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Se o proprietário da cadeira cativa não puder retirar o ingresso, um representante legal munido de procuração registrada em cartório poderá pegá-las.

As cadeiras cativas continuam sendo recadastradas até o mês de agosto, logo após, a Secretaria de Estado da Casa Civil colocará no Diario Oficial os proprietários habilitados a participar do novo sorteio que definirá os locais das cadeiras no estádio.

Por Melina Menezes


O Flamengo já tem um nome/desejo para ocupar a lateral-esquerda do time no restante da temporada: André Santos, atualmente no Arsenal; o jogador conta com a simpatia de Mano Menezes, principalmente pelo fato de ambos já terem trabalhados juntos, no Corinthians e na seleção brasileira.

A negociação não é uma das mais simples tarefas, já que no primeiro semestre o jogador estava emprestado ao Grêmio, e com o fim do contrato por empréstimo, foi devolvido ao Arsenal, que não cogita emprestá-lo novamente; o contrato de André com o clube inglês vai até o meio de 2015.

Para dificultar ainda mais o fesfecho do negócio, o clube teria que correr contra o tempo, já que a janela de transferências de jogadores vindo do exterior se encerra no próximo sábado, e além disso a proposta do clube carioca não seria de compra, o que faria com que o Arsenal provavelmente rejeitasse a oferta.

Os próprios diretores do Flamengo consideram a transferência complicada, e já foram mais otimistas sobre o negócio; como não deve ter chances no Arsenal e não se acerte com o Flamengo, André Santos deve ser negociado com outro clube europeu, e em definitivo, como quer o clube inglês.

Por Vinicius Cunha


Após alguma reuniões a diretoria do Flamengo chegou a um acordo com o Complexo Maracanã Entretenimento S.A, e nos próximos seis meses o "time do povo" terá o ex-maior do mundo como casa, a exemplo do que vai acontecer com o rival Fluminense, que também chegou a um acordo com a administradora do estádio.

Ao contrário do Fluminense, que assinou contrato válido por 35 anos, o do Flamengo tem mais um caráter experimental, e a volta do clube ao palco mais famoso do futebol brasileiro já tem data marcada: 28 de julho, pelo Campeonato Brasileiro, frente ao rival Botafogo.

Por se tratar de uma espécie de contrato teste, as partes afirmaram que existe uma cláusula no mesmo, denominada de confidencialidade, que os impedem de darem maiores detalhes dos valores; o vice-presidente de finanças do Flamengo, Rodrigo Tostes, limitou-se a dizer que novamente o "Maraca" é do Flamengo, e que clube e Compolexo estão felizes.

O Complexo Maracanã Entretenimento S.A administrará o estádio até 2048, após acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro; apesar do acordo, a diretoria do Flamengo afirmou que jogará os cinco jogos em Brasília, no estádio Mané Garrincha, como tinha previsto.

Por Vinicius Cunha


O Flamengo anunciou oficialmente a proposta para a compra de Emerson. O jogador que atua no Corinthians deverá ter o seu contrato rescindido com o time para poder juntar-se a equipe rubro-negra. Para a felicidade da torcida do time carioca, as negociações entre os clubes está bastante adiantada.

Segundo o que foi antecipado, o Timão poderá liberar o atacante somente após finalizar a participação do time na Recopa, isso acontecerá no segundo jogo da final que está marcado para a quarta-feira, 17 de Julho contra o São Paulo. Ou seja, o time da Gávea deverá liberar o atacante após o final da temporada.

O Flamengo ofereceu um contrato até final e 2015 e um salário mensal de R$ 400 mil para o atleta.

A outra forte negociação que envolvia o time carioca não rendeu frutos e Leandro Castán não virá para o Brasil. Nem sua  vontade de voltar a defender um time brasileiro foi suficiente para a Roma liberar o jogador. Como o time está irredutível quanto a possibilidade de perder o atleta, o Flamengo entende que a compra de Castán será praticamente impossível.

Por Melina Menezes.


Depois de se recuperar de um incômodo no joelho direito, o goleiro Felipe já voltou a treinar normalmente no Ninho do Urubu. Felipe está confirmado para viajar junto com a delegação para Brasília. O treino na manhã de sexta-feira ocorreu normalmente, porém, na quinta o goleiro ficou de fora da atividade tática proposta por Mano Menezes.

No último treino antes do time jogar contra o Coritiba no sábado, no Mané Garrincha, Mano Menezes permitiu que os jogadores disputassem um recreativo. Nesse recreativo, Felipe que sempre joga na linha, atuou no gol.

Depois do rachão, os atletas treinaram a bola parada. Gabriel, Val e João Paulo treinaram as faltas, enquanto Rafinha, Carlos Eduardo, Hernane, Paulinho, Léo Moura, Adryan e Marcelo Moreno cobraram pênaltis.

Ao todo, Mano Menezes relacionou 24 jogadores para viajar para Brasília. Os volantes relacionados foram: Val, Luiz Antônio, Diego Silva, Amaral, Elias e Cáceres. Nas laterais: Ramon, João Paulo e Léo Moura. Os zagueiros relacionados foram: Renato Santos, Samir, Wallace e Gonzáles. Os meias e atacantes foram: Nixon, Rafinha, Hernane, Moreno, Adryan, Carlos Eduardo, Paulinho e Gabriel. Por fim, os goleiros convocados foram: Luan, Victor e Felipe.

Por Jéssica Posenato


Com a temporada europeia de futebol cada vez próxima do início, os clubes do velho continente ficam "ouriçados" na busca de novos reforços, principalmente por aqueles que atuam no futebol sul-americano, que tendem a custar menos e dar retorno dentro e fora de campo.

Quem não foge à "regra" é o Catania, que estaria interessado numa das revelações da base do Flamengo, Ádryan, meia-atacante de 18 anos. A informação foi confirmada pelo presidente do clube italiano, na apresentação dos novos uniformes, para o início  da temporada 13/14.

O interesse do Catania é tão grande, que uma proposta já teria sido feita aos dirigentes do rubro-negro carioca, mas foi rejeitada, pois o Flamengo espera manter o jogador, ainda mais depois da chegada de Mano Menezes. O presidente do time italiano afirmou que o negócio, no momento, está parado, mas espera novidades.

Adryan teve seu contrato renovado em abril deste ano, e tem vínculo com o Flamengo até março de 2016. A multa rescisória para algum time do exterior tirar o jogador do Flamengo é de R$ 130 milhões, o mesmo valor fixado para Rafinha, atacante do clube.

Por Vinicius Cunha


O Campeonato Brasileiro ainda não voltou de "férias", pois a Copa das Confederações ainda está em disputa, e só voltará a ter bola rolando no mês de julho, mas não é por isso que os times do Brasileirão ficarão apenas treinando, e, assim, uns viajaram para o exterior, para disputar pequenos torneios, e outros farão amistosos, com o intuito de entrosar ainda mais seus jogadores.

Flamengoe São Paulo não se deram ao luxo de focar apenas nos trabalhos técnicos e táticos, e na sexta-feira, dia 21 de junho, representantes do dois clubes estiveram em Uberlândia, onde acordaram a disputa de um amistoso na cidade, no dia 29 de junho, às 19h, no Parque do Sabiá.

Os responsáveis por "costurar" o amistoso foram Paulo Pelaipe, diretor executivo do Flamengo, e Gilberto Ratto, diretor de marketing do São Paulo; de acordo com estes, os dois clubes colocarão em campo seus jogadores principais, tendo em vista a proximidade da volta dos jogos do Brasileirão.

A partida amistosa marcará a estreia oficial de Mano Menezes no comando do Rubro-Negro carioca, enquanto que para o São Paulo, é o teste que antecipa a disputa da final da Recopa Sul-Americana, contra o Corinthians, com data do primeiro jogo marcada para o próximo dia 3.

Por Vinicius Cunha


O clima de tensão no elenco do Flamengo é convertido em trabalho no Ninho do Urubu pelo treinador Mano Menezes. Após a dmissão de Jorginho por queda de rendimento e insatisfação do elenco, o novo treinador montou programação pesada para os atletas e já começa a buscar sue padrão de jogo no rubro-negro.

Após a dispensa de Renato Abreu, os atletas parecem ter entendido o recado da diretoria quanto à atos de indisciplina e já treinam no esquema de Mano, que montou o trio ofensivo com Paulinho, Carlos Eduardo e Marcelo Moreno.

O time titular da atividade desta quinta-feira foi formado por Felipe, Léo Moura, González, Wallace e João Paulo; Cáceres, Elias, Paulinho, Carlos Eduardo e Marcelo Moreno. Os reservas foram Paulo victor, Digão, Renato Santos, Samir e Ramon; Diego Silva, Luiz Antônio, Val e Rodolfo; Rafinha e Hernane

Mano Menezes não poupou orientações aos seus comandados e já se prepara para  a próxima semana, onde o elenco fará um período de treinamento em Pinheiral, no Su Fluminense. A equipe volta a campo no dia 6 de julho, onde enfrentará o Coritba pelo Campeonato Brasileiro.

Por Marcos Junior


Renato Abreufoi demitido nesta segunda-feira pelo clube carioca. Em um comunicado divulgado pelo site do Flamengo, o rubro-negro informou que não conta mais com o camisa 11. Vale lembrar que o contrato do jogador iria até dezembro de 2013.

A decisão não pegou apenas os torcedores de surpresa, mas sim o próprio jogador, que estava se preparando para voltar aos treinos, nesta terça-feira. O destrato, no entanto, ainda não foi assinado. 

Segundo o site, não houve qualquer tipo de reunião entre as partes. O rubro-negro informou ao empresário Cláudio Guadagno a decisão na segunda à tarde. O clube deixou bem claro que pagará os salários do jogador até o fim do ano, e que, Renato já está liberado, caso outra equipe tenha interesse pelo jogador. 

Para que todos entendam a demissão do ex-jogador rubro-negro, a diretoria alegou que o meio cometeu infrações graves durante os últimos meses. De acordo com o Globo Esporte, ainda tentando entender a decisão da diretoria, Renato pode ir para o Bahia, sendo que o clube tem interesse muito grande no jogador. Porém, especulações sempre ocorrem, mas ainda nada foi confirmado.

Agora só resta aguardar qual time irá contratar o ex-jogador flamenguista.


Os dirigentes flamenguistas prometem reformular o futebol do clube, e segundo os tais a reformulação começou há poucos dias atrás com a contratação do ex-técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, e este assinou contrato até o término de 2014, mesmo com a insistência do clube, que queria vínculo até fim de 2015.

Com o intuito de "presentear" o treinador, a cúpula flamenguista promete abrir os cofres na contratação de reforços, e o nome da vez é o de Diego, ex-Santos, atualmente no Wolfsburg da Alemanha, mas que de lá estaria de saída; outro clube interessado é o Atlético de Madri, time que Diego já atuou, durante uma temporada.

De acordo com Wallim Vasconcellos, vice-presidente de futebol do Flamengo, há algumas negociações de jogadores em andamento, e agora, com a contratação de Mano Menezes, o treinador analisará as negociações e dará o aval para a diretoria prosseguir ou não.

Quando da assinatura do contrato, Mano mostrou-se empolgado em poder comandar o time de maior torcida do país, mas deixou bem claro que sozinho não faz milagres, ou seja, precisa de reforços; Wallim disse que ouvirá o treinador a respeito de Diego, mas não escondeu que se assustou com o atual salário do meia-atacante.

Por Vinicius Cunha


O Flamengo anunciou Mano Menezes como o novo técnico da equipe. Mano, que ocupa o seu primeiro cargo desde que deixou a Seleção Brasileira, chega juntamente com o seu auxiliar técnico, Sidnei Lobo. Além disso, o novo técnico também terá como auxiliar Joelton Urtiga, membro da comissão técnica anterior que o Flamengo manteve.

Mano Menezes é tido como a salvação da lavoura para um time que foi um desastre no primeiro semestre: eliminado de maneira vexatória do Campeonato Carioca e na parte de baixo da tabela no início do Campeonato Brasileiro, com apenas uma vitória em cinco jogos disputados.

O presidente Eduardo Bandeira de Mello e o vice de futebol Wallim Vasconcellos consideram Mano Menezes a pessoa mais indicada para comandar a reestruturação de futebol da equipe, já que tem como características principais a disciplina, valorização da hierarquia e a liderança.

O Flamengo (através do seu Site Oficial) e Mano Menezes (através do seu Twitter pessoal) confirmaram o acordo. A expectativa é de que Mano se apresente o quanto antes ao elenco e aproveite o intervalo de 15 dias por conta da Copa das Confederações para implementar o seu trabalho.

Por Júlio Abreu


Poucos dias depois de sua demissão do Flamengo, o treinador Jorginho, tetracampeão com a seleção brasileira, na época de jogador, concedeu entrevista coletiva no escritório de seu empresário, Cláudio Guadagno, explicando detalhes sobre sua demissão do Rubro-Negro carioca.

Na entrevista, Jorginho evitou criticar atletas e diretores; o treinador comandou o Flamengo em apenas 14 oportunidades, e vê a falta de reforços de peso como fator primordial para o insucesso à frente do clube, reiterando que antes de assumir sabia da situação financeira do time.

Entre jogar no Flamengo e treinar o time, a primeira opção seria mais fácil, de acordo com Jorginho, mostrando-se incomodado com o grande número de vazamento de informações, não sabendo dizer quem, no entanto frisou que existem pessoas no Flamengo que levam "picuinhas" à imprensa.

Apesar da situação financeira não ser das melhores no Flamengo, Jorginho afirmou que durante o tempo que por lá esteve recebeu em dia; outro ponto tocado foi o relacionamento com o grupo de jogadores, com o qual Jorginho disse não ter tido problemas, nem mesmo com Renato Abreu, que durante uma partida discutiu com o treinador após ser substituído.

Por Vinicius Cunha


marcelo-moreno-marcou-o-gol-da-virada-o-da-vitoria-sobre-o-sao-paulo-1352668210369_1024x768Nesta quinta-feira, dia 9 de maio, o Flamengo anunciou a contratação de mais um jogador para esta temporada. O novo reforço da equipe é o atacante Marcelo Moreno, que estava no Grêmio.

A negociação entre Marcelo Moreno e o Flamengo já vinha se desenrolando há uma semana, porém, detalhes burocráticos estavam atrapalhando a contratação. Com estes detalhes resolvidos esta semana, finalmente o jogador pode ser anunciado pelo clube carioca.

Marcelo Moreno chega ao Flamengo por empréstimo e permanece no clube até o final do ano.

Com a chegada de Moreno, o Flamengo já contabiliza 5 reforços para a disputa do Brasileirão 2013. Além deles, acertaram com o clube: Diego Silva (volante que veio do XV de Piracicaba), Paulinho (atacante que veio do XV de Piracicaba), Bruninho (meia que estava no Atlético Sorocaba) e Val (volante que estava no Mogi Mirim).

Comentando um pouco sobre a carreira de Marcelo Moreno, ele possui 25 anos e seu primeiro clube foi o Vitória, onde atuou em 2005. Dois anos mais tarde, o jogador ganhou destaque no Brasil atuando pelo Cruzeiro, onde foi artilheiro da Libertadores de 2008.

O sucesso do jogador no Cruzeiro despertou o interesse de clubes internacionais. Com isso, o boliviano acabou vestindo as camisas do Shakhtar Donetsk, Werder Bremen e Wigan.

No ano passado,  Marcelo Moreno acabou contratado pelo Grêmio, onde fez um excelente Brasileirão 2013. Embora tenha feito um bom campeonato no ano passado, Marcelo Moreno acabou perdendo espaço no Grêmio com as chegadas de Vargas e Barcos. Não bastasse isso, o atleta se desentendeu com Vanderlei Luxemburgo e estava amargando o bando de reservas.


O Flamengo acertou contrato de patrocínio com a Caixa Econômica Federal, mesma patrocinadora do Corinthians, e por isto receberá R$ 25 milhões por ano; o banco terá sua logomarca estampada no peito, num dos ombros e na perna esquerda do uniforme flamenguista. Nas costas a camisa do clube tem a estampa da Peugeot, e ainda há espaços nas mangas.

A duração do contrato será de um ano, ou seja, até maio de 2015, com opção de renovação por mais 12 meses; antes do acerto, foi necessário a aprovação do Conselho Deliberativo do clube, não colocando obstáculos.

De acordo com Luiz Eduardo Baptista, Bap, vice-presidente de marketing do clube, foram cerca de cinco meses de negociações, até a conclusão do contrato, o qual agregado aos outros patrocínios do clube chega ao montante de R$ 73 milhões anuais.

Inicialmente, a diretoria do Flamengo esperava fechar o acordo em R$ 35 milhões, em contrato que a Caixa poderia usar também os esportes olímpicos para divulgar seu nome, mas a negociação ficou "apenas" nos R$ 25 milhões e restrita ao futebol, inferior ao contrato do Corinthians, que recebe da Caixa R$ 30 milhões anuais.

Por Vinicius Cunha


Depois de anunciar a contratação de Marcelo Moreno, o Flamengo continua com suas "compras" e acertou a aquisição de mais dois reforços para o restante da temporada: Diego Silva e Paulinho, aquele volante e este atacante. Da mesma forma com que acontece com Marcelo Moreno, apenas alguns detalhes burocráticos impedem o anúncio oficial.

Inicialmente, a intenção da diretoria flamenguista era trazer cinco reforços pontuais, porém em análise do grupo, resolveram trazer também atletas que composse o mesmo. Espera-se a chegada de um zagueiro, que deve ser Roger Carvalho, do Bologna; um lateral direito e dois meias.

A contratação dos jogadores do XV é inspirada no Corinthians, que vem adotando "tática" semelhante no decorrer dos anos e vem colhendo frutos, exemplos de jogadores que vieram do interior e se destacaram no Corinthians é o que não faltam, os principais são estes: Ralf, Paulinho, Bruno César (vendido), Romarinho, entre outros.

O Flamengo, eliminado precocemente do Campeonato Carioca, estreia no Campeonato Brasileiro contra o Santos, no dia 26 de maio, em partida a ser realizada no Estádio Mané Garrincha; mas antes visita o Campinense, pela Copa do Brasil.

Por Vinicius Cunha


Depois de ser eliminado do Campeonato Carioca, o Flamengo terá mais que um mês de treinamentos até estrear no Brasileirão, apesar de estar disputando a Copa do Brasil, e estar classificado para a segunda fase, tendo como adversário o Campinense da Paraíba, em data a ser definida pela CBF.

Desde a estreia no Cariocão, é visível a necessidade do elenco flamenguista ser reforçado com nomes de peso, pois a maioria dos jogadores do clube são jovens, e grande parte deles veio da base.

Felipe, Léo Moura e Elias são três dos mais experientes jogadores do imaturo grupo flamenguista, e para mudar a situação, a diretoria estuda trazer novos reforços, inclusive mediante trocas, e Ibson seria a moeda mais valiosa entre os "negociáveis".

Dono de um dos salários mais altos do elenco, e sem prestígio com diretoria e o técnico Jorginho, Ibson tem despertado interesse de vários clubes do Brasil, inclusive do Internacional de Porto Alegre; especula-se que Jesús Dátolo seria uma das peças a ser trocada pelo meia do Flamengo.

Alex Silva é outro jogador que também não está nos planos de Jorginho, e pela experiência que tem, espera-se que seja uma "moeda" capaz de trazer bons nomes ao Flamengo, mediante trocas.

Por Vinicius Cunha


O meio-campista Ibson não tem sido convocado por Jorginho para sequer compor o banco de reservas do Flamengo, e o treinador afirmou à imprensa que o atleta não está nos seus planos, pois é extremamente caro e não tem o seu aval e nem da diretoria.

Jorginho declara ter um jogador do mesmo nível no elenco, Elias, e assim seria inviável a permanência de Ibson no grupo, pois são dois jogadores do mesmo nível e de acordo com o comandante isso não é bom. Especula-se que o salário do jogador gire em torno de R$ 450 mil.

O treinador Jorginho está há um mês no comando da equipe, e em síntese, o currículo no Mengão tem a seguinte história: acumula eliminação na semifinal da Taça Guanabara, não classificação a segunda fase da Taça Rio e uma vitória sobre o Remo, no jogo de ida da Copa do Brasil.

Vitorioso na carreira como jogador, disciplinado e prudente nas palavras, Jorginho declara não ser "santo", mostrando-se sincero e franco para com os jogadores, tanto é que já "rasgou" o verbo com o atacante Hernane em determinada situação.

Por mais difícil que seja, e com os resultados mostrando o contrário, "Jorge" crê que o Flamengo pode conquistar títulos em 2013, mas para isso espera a chegada de reforços, primando pela qualidade e não pela quantidade.

Por Vinicius Cunha


A diretoria do Flamengo, sob o comando do atual presidente Eduardo Bandeira de Mello, encomendou à empresa Ernst & Young dados sobre a situação financeira do clube.

A análise teve a duração de três meses, e de acordo com os auditores da empresa contratada, a dívida do Mengão é de R$ 750,7 milhões, valor bem acima do que o que a antiga diretoria passou.

Mais da metade da dívida do rubro-negro é referente a impostos não pagos, inclusive, aproximadamente R$ 90 milhões são decorrentes da gestão da ex-presidente Patrícia Amorim; as informações foram publicadas pela revista "Veja" e a assessoria do clube não desmentiu.

Se as finanças do clube não estão sadias, em campo a situação não é muito diferente, pois o time já está eliminado do Campeonato Carioca, mesmo tendo mais duas partidas a fazer, e vem tendo dificuldades em adquirir reforços.

O próximo jogo do Flamengo será no domingo,14/04, quando fará o clássico contra o Fluminense, Fla x Flu. A partida será realizada no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e para o Mengão será apenas mais um clássico, pois pouco valor terá os três pontos, a não ser para levantar o moral dos jogadores.

Por Vinicius Cunha


O Flamengo vive um momento péssimo na sua história. Eliminado de forma vexatória do Campeonato Carioca e com o técnico Jorginho alvo de muitas críticas, a equipe corre contra o tempo para amenizar os estragos. De olho no título da Copa do Brasil e em busca de um bom time para o Campeonato do Brasil, o clube iniciou negociações para trazer o lateral-direito Mariano.

Mariano, de 26 anos, destacou-se atuando no Fluminense, período em que inclusive foi convocado para a Seleção Brasileira. O jogador atualmente defende o Bordeaux, da França, e tem contrato de quatro anos.

Mariano viria para suprir uma deficiência na lateral-direita, já que Léo Moura, de 34 anos, não passa por boa fase em campo e, para piorar, tem se lesionado bastante. Mariano seria também um sonho de Jorginho para a posição.

O próximo desafio do Flamengo será no próximo domingo, às 18h30, quando enfrenta o Fluminense na 6ª Rodada do Campeonato Carioca. Sem chances na competição, a equipe apenas irá cumprir tabela. Na outra quarta-feira, no mesmo estádio, o Rubro-Negro terá pela frente o Remo, no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil.

Por Julio Abreu


Em sua primeira partida pela Copa do Brasil 2013, o Flamengo deixou a cidade de Belém com saldo positivo: 1 a 0 sobre o Remo. No entanto, o placar não foi suficiente para eliminar o jogo de volta, que será realizado no dia 17 de abril, no Rio de Janeiro.

O gol saiu somente no segundo tempo, mais precisamente aos 9 minutos, após uma jogada individual de Rafinha, que se livrou de dois marcadores, invadiu a área pelo lado esquerdo e encaixou a bola nas redes do Remo.

Com isso, o time da casa se viu na obrigação de se tornar mais ofensivo e abriu a guarda na defesa para invadir o ataque. No entanto, a falta de qualidade e entrosamento entre os jogadores impediu o empate. Somente duas vezes o goleiro Felipe precisou se esforçar para evitar o empate, que não aconteceu.

O Flamengo cedeu à pressão do Remo e se manteve na defensiva após o primeiro gol, criando raras oportunidades para ampliar o placar. Nos minutos finais, ambas as equipes demonstravam sinais de cansaço e pouco brigaram para mudar a situação do jogo até o apito final de Raphael Claus.

Por Gabriel Perline


O dirigente de marketing do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, esteve em Miami recentemente, e reuniu-se com Bosco Leite, pai e empresário de Kaká, demonstrando interesse em contar o filho deste, jogador do Real Madrid, porém ouviu que a princípio o atleta não tem interesse em vestir a camisa do Mengão.

A possível negociação contaria com a ajuda da fornecedora de material esportivo Adidas, que patrocina o ex-jogador do São Paulo e também o Real Madrid. O curioso é que o Flamengo é patrocinado pela Olympikus, mas o início dessa "novela" pode ser indícios até mesmo de uma nova mudança no clube.

É notável a necessidade de atletas de peso no elenco flamenguista, porém de acordo com a diretoria, novos jogadores só deverão desembarcar na Gávea no início do Campeonato Brasileiro; enquanto isso caberá a Felipe e Léo Moura segurar a "onda", pois são dois dos jogadores mais experientes do time.

Como a transferência com ex-número 1 do mundo parece não vingar, a diretoria já pensa num plano B, porém nenhum nome de peso foi noticiado.

O Flamengo somou apenas 4 pontos na Taça Rio, em 4 jogos disputados, e corre sério risco de ficar de fora da segunda fase da competição.

Por Vinicius Cunha


O veterano Del Piero, ex-jogador da Itália, confirmou ao periódico "Corriere dello Sport", jornal italiano, que o Flanengo o procurou com intuito de contratá-lo, porém, preferiu continuar no futebol australiano, devido ao compromisso firmado com o Sydney FC.

Del Piero afrmou ao periódico supracitado que ficou feliz com o convite, ainda mais por se tratar de Flamengo e Brasil, no entanto, o convite não aconteceu no momento certo, frisando que pensou muito a respeito.

O atacante está no time australiano desde agosto, quando deixou a Juventus, clube onde o jogador fez história, conquistou títulos e tornou-se em ídolo. O interesse do Mengão em Del Piero não é recente, ou seja, há pelo menos um ano a diretoria do clube carioca está atrás do italiano.

Como não chegou em acordo com o atleta desejado, a diretoria deverá se mexer, pois é notável a falta de uma cabeça pensante na equipe, alguém que chama o jogo para si e se torne no braço direito e homem de confiançado treinador. Um dos jogadores que tem essas cacacterísticas no grupo é o goleiro Felipe, porém, ele atua no gol e pouco pode fazer para definir as partidas.

Por Vinicius Cunha


Após a demissão do técnico Dorival Júnior, o Flamengo anunciou hoje a contratação de Jorginho, ex-lateral direito do próprio Flamengo e da seleção brasileira, campeão mundial em 1994 e auxiliar técnico de Dunga na seleção brasileira entre 2006 e 2010, como seu novo técnico.

A contratação se deu, basicamente, por dois motivos: o primeiro deles é a questão financeira. Dorival Júnior ganharia um salário de aproximadamente R$ 800 mil a partir de maio, caso continuasse no clube – o aumento estaria previsto em contrato. Dorival aceitou reduzir a pedida em praticamente metade, mas ainda assim o novo técnico sai mais barato: Jorginho ganhará cerca de R$ 300 mil por mês.

Outro motivo determinante na opção por Jorginho foi a identificação que possui com o clube. Como lateral direito, jogou cinco anos pelo rubro-negro, ganhando o campeonato carioca de 1986 e a Copa União de 1987, posteriormente reconhecida como campeonato brasileiro.

Ademais, credenciou Jorginho ao cargo a boa campanha feita com o Figueirense em 2011, quando deixou o time catarinense na sétima posição do campeonato brasileiro, à frente de equipes como Santos, Botafogo e Palmeiras.

Assim, a nova diretoria do Fla aposta em um técnico com uma carreira curta, mas promissora, dando um passo rumo à renovação dos técnicos no futebol brasileiro e à profissionalização do Clube de Regatas do Flamengo.

Por Euclides Cesar Junior


A diretoria do Flamengo se reuniu com Dorival Júnior com o intuito de reduzir os vencimentos do treinador, porém não chegaram em um denominador comum e Dorival não irá mais treinar o Mengão.

De acordo com nota publicada pelo clube, a "dispensa" do técnico está ligada à nova política de contenção de gastos que estão implantando na Gávea.

O desempenho de Dorival Júnior no Flamengo é bem razoável, ficando menos de um ano no comando e não ganhando nem um título.

Se a decisão foi acertada ou não, só o tempo dirá, mas já há bastante tempo o Flamengo tem adotado esse tipo de postura e trocado de treinadores de acordo com os resultados.

Na Europa, geralmente os contratos são cumpridos, e poucos clubes no Brasil têm dado créditos aos comandantes e mantido os mesmos nos times, mesmo que os bons resultados não venham.

De parabéns está a diretoria do Corinthians, que teve tudo para despedir Tite, após o Timão ser eliminado na Pré-Libertadores 2011 para o Tolima, porém confiou no treinador e os resultados vieram, como um Campeonato Brasileiro, uma Libertadores e um Mundial de Clubes da FIFA.

Sorte ao Flamengo e ao Dorival.

Por Vinicius Cunha


O Botafogo está na Final da Taça Guanabara. O Glorioso venceu o Flamengo na tarde deste domingo (3/3), por 2 a 0, no Engenhão. Agora, a equipe irá enfrentar o Vasco na Final do primeiro turno do Campeonato Carioca. Júlio César e Vitinho marcaram os gols da partida.

Mal o árbitro autorizou o início da partida e o Botafogo já abriu o placar. Logo no primeiro minuto de jogo, Júlio César se desvencilhou dos marcadores, avançou e de canhota chutou no canto esquerdo do goleiro. A bola caprichosamente beijou a trave e balançou as redes. Explosão da torcida alvinegra no estádio.

Com a vantagem no placar, o Botafogo administrou a partida e aguardou os avanços do rival, que no entanto, não teve sucesso por conta das belas defesas do goleiro Jefferson.

Com uma defesa bem postada, o Glorioso valeu-se dos contra-ataques para tentar matar o jogo. Até que nos minutos finais, Vitinho aproveitou o contra-ataque e finalizou sem goleiro, já que Felipe havia tentando finalizar de cabeça no lance anterior e não conseguiu voltar a tempo. Gol que selou a vitória alvinegra na partida: 2 a 0.

Na Final, no próximo domingo (10/3), o Botafogo enfrenta o Vasco, às 16:00, no Engenhão.

Por Julio Abreu


O Botafogo enfrenta o Flamengo neste domingo (03/03), no Engenhão, pela semifinal da Taça Guanabara, com o time praticamente definido. No treino desta quinta-feira, o técnico Oswaldo de Oliveira escalou Lima na lateral esquerda, encerrando o mistério que se estendeu ao longo da semana.

Lima venceu a disputa com Júlio César pela vaga deixada por Márcio Azevedo, que foi dispensado pela diretoria para negociar com o Metalist, da Ucrânica, em transação que pode render R$ 1,9 milhão aos cofres do clube. Júlio César não conseguiu aproveitar as oportunidades que recebeu no treinador, como no último clássico contra o Rubro-Negro, em que foi escalado como volante e não correspondeu.

Com Lima no time, a equipe alvinegra deve entrar em campo com a seguinte configuração: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Lima; Gabriel, Fellype Gabriel (Marcelo Mattos), Andrezinho, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques.

Quem avançar no clássico entre Botafogo e Flamengo irá enfrentar Vasco ou Flamengo, que se enfrentam neste sábado pela outra semifinal da Taça Guanabara. A final será no dia 10 de março, no Engenhão. O campeão tem vaga garantida na decisão do Campeonato Carioca.

Por Julio Abreu


O jovem atleta, Rafinha, revelação do rubro-negro carioca na temporada assinou novo contrato com o clube com validade até 2018 e agora a multa rescisória do jogador está estipulada em 50 milhões de euros.

O salário da nova estrela do Mengão era de R$ 3 mil ao mês, agora com o novo contrato o veloz atacante receberá R$ 20 mil mensais. Inúmeros clubes europeus já estariam de olho no garoto e a renovação do vínculo com o Flamengo foi uma forma do clube se proteger.

O time de maior torcida do país, que já revelou jogadores como Zico, Djalminha e Marcelinho Carioca, tem fama de ser uma espécie de máquina de produção de bons jogadores, porém as últimas promessas não vingaram e Rafinha parece que fugirá a atual regra.

O Flamengo ganha com esta renovação, o Brasil idem, pois o país do futebol anda meio carente de jogadores diferenciados e com a Copa de 2014 batendo às portas, Rafinha pode ser uma boa e grata surpresa.

Com certeza Felipão já deve ter observado os feitos do franzino atacante flamenguista, pois o treinador sabe que só Neymar não é suficiente para se fazer "tempestades". Sem dúvida alguma foi uma bela jogada da diretoria do Flamengo e agora é só esperar o tempo certo para colher os frutos.

Por Vinicius Cunha


Após assumir oficialmente a presidência do Flamengo, Eduardo Bandeira já inicia seu mandato com a vontade de montar um elenco competitivo para conquistar os títulos que disputar na temporada.

Para iniciar a temporada com expectativa, a diretoria rubro-negra corre atrás de estrelas para montar um elenco à altura da história do clube carioca. E um dos nomes cotados para vestir a camisa flamenguista, é o de Conca, que atua na China.

O Flamengo chegou a sondar e já entrou em contato com os empresários do atleta e ídolo do rival Fluminense.

Ao saber do interesse do Flamengo, Conca ficou satisfeito com a proposta. Porém, ficou preocupado com as garantias financeiras e com a identificação que tem com a torcida do Flu.

O empresário de Conca admitiu o contato do Flamengo, porém, mostra pessimismo em relação ao acerto. No final de dezembro, o atleta chegou a abrir negociações com o Fluminense. No entanto, as mesmas estagnaram, devido às imposições feitas pelo clube chinês onde o argentino joga atualmente. 

O Flamengo enfrenta um grave crise financeira e a diretoria já admitiu que não fará compromissos que não poderá cumprir, e Conca passaria longe, pois tem seus vencimentos inflacionados.

Ninguém da cúpula flamenguista quis comentar sobre a negociação.

Por Renato Benevenuto


A debandada no Flamengo será considerável neste final de temporada. Analisando apenas a parte ofensiva da equipe, diversos jogadores que atuaram por diversas vezes sob o comando de Dorival Júnior não irão seguir no clube no ano de 2013. 

As situações de Renato Abreu e Cléber Santana seguem indefinidas. Já Negueba, Bottinelli e Wellington Bruno estão de saída. Até o momento, Vágner Love continua fazendo parte dos planos da diretoria. Outra incógnita é Liedson.

Aos 34 anos, Renato Abreu não é mais unanimidade para a torcida e diretoria. Tendo contrato até o fim do ano, a ideia do rubro-negro é renovar por apenas mais uma temporada. O empresário Cláudio Guadagno já deixou o acordo firmado, mas este ainda não foi assinado. Por sua vez, Cléber Santana poderá retornar ao Avaí. Tudo porque o rubro-negro ainda deve cerca de R$ 2 milhões à equipe catarinense pelo empréstimo do meia, junto ao zagueiro Renato Santos.

Além deles, Negueba foi emprestado ao São Paulo por um período de um ano, Bottinelli já foi comunicado pelo diretor Paulo Pelaipe que não terá o contrato renovado e Wellington Bruno assinou com a Ponte Preta. Para completar, Love e Liedson possuem interessados no mercado nacional. Caso o Mengão consiga uma proposta tentadora, a dupla pode migrar para novos ares.

Assim, nomes como os dos meias Thomás, Mattheus e Adryan, além dos atacantes Nixon e Lucas (todos pratas da casa), poderão soar como realidades em um momento conturbado no clube. Resta saber se não sentirão o peso do Manto Sagrado.

Por Thiago Viana


O mercado da bola no Brasil ficou bastante agitado nesta última semana, pois o presidente do Milan Adriano Galliani veio ao Brasil para resolver detalhes sobre a volta aos times brasileiros de duas estrelas de sua equipe: Robinho e Alexandre Pato.

De acordo com o dirigente, os dois jogadores pediram para sair do clube e agora Pato está próximo de vir para o Corinthians enquanto Robinho está sendo disputado por times como Santos e Atlético Mineiro depois que o Flamengo desistiu de sua contratação por achar o valor pedido pelo Milan para o passe do jogador muito elevado.

Por Ana Camila Neves Morais


O Flamengo está bem próximo de anunciar uma lista de jogadores que deverão ser dispensados do clube logo após o término do Campeonato Brasileiro. 

Os atletas que não vão permanecer no clube, serão comunicados da decisão, sendo que alguns casos serão revistos, pois o clube da Gávea tem dificuldades para efetivar contratações, devido ao fato de o mesmo não ter fundos suficientes.

Após uma temporada pífia, com resultados ruins em todos os campeonatos que disputou (Libertadores, Estadual e Nacional), a direção volta sua atenção para o mercado de transferências, afim de reforçar o clube, para que o mesmo conquiste resultados melhores na próxima temporada.

O grupo, que entrará de férias logo após o clássico com o Botafogo, será revisto e reestruturado pela nova direção, que assumirá no início do ano de 2013. O diretor de futebol do rubro-negro, Zinho, afirmou em coletiva que o clube irá aproveitar as categorias de base, porém, avisou que os mesmos serão utilizados somente se houver necessidades.

O clima de férias no Flamengo já se iniciou. E o clube precisa mudar e muito se quiser conquistar algum título na próxima temporada.

Por Renato Benevenuto


O Palmeiras tenta dar a última cartada, sem direito a erros. Uma derrota no Rio nesse domingo (18) pode resultar na segunda queda do alviverde paulista para a segunda divisão do Brasileirão em sua história. Além de vencer, o Verdão precisa torcer para que seus adversários diretos não triunfem na rodada.

Com uma semana cheia de incertezas, o técnico Gilson Kleina tem vários problemas para escalar o time que vai para o "tudo ou nada". Apesar de quase impossível, o treinador palmeirense trabalha duro para evitar mais um capítulo trágico na história de um dos clubes mais tradicionais do Brasil. E o confronto é contra o Flamengo.

Tranquilo após detonar as chances de rebaixamento, o clube carioca iniciou sua preparação de forma serena para o duelo, já que não almeja mais nada no campeonato.

A partida promete ser tensa. Um forte esquema de segurança está sendo montado para a proteção do elenco e da cúpula palmeirense, que durante a semana vem sofrendo fortes ameaças, além dos atos de vandalismo praticado contra o patrimônio do clube.

A salvação do clube é quase impossível, porém o futebol é um esporte que deve ser usado para unir as pessoas e não para ser utilizado a favor da violência.

Vai ser um jogão, com tom de dramaticidade, que pode se tornar posteriormente em tristeza e decepção por parte dos torcedores do Palmeiras.

Por Renato Benevenuto


A 28ª rodada do Campeonato Brasileiro começa com um jogo de times que estão no meio da tabela. Na quinta-feira, 04/10, o Flamengo (11º colocado) enfrenta o Bahia (12º colocado).

O jogo acontece no estádio do Engenhão e envolve duas equipes com a mesma pontuação, 34, porém o rubro negro fica a frente por ter uma vitória a mais do que os baianos.

O Mengo vem de derrota para o líder Fluminense, por 1 a 0, mas está animado na competição. Antes da derrota da última rodada, o time de Dorival Júnior havia vencido o Atlético Goianiense e o Atlético Mineiro, segundo colocado, o que deixou o time mais distante da zona de rebaixamento.

Já o Bahia venceu o último jogo. Em Pituaçu, a equipe passou pelo Botafogo por 2 a 0, e agora, a distância para o Sport, primeiro a cair, é de sete pontos. Além disso, o time está forte na briga por uma vaga na Copa Sul-Americana e tem um dos melhores aproveitamentos no segundo turno.

Na partida, entre os times no primeiro turno, melhor para os cariocas, que conseguiram emplacar uma vitória fora de casa, 2 a 1.

Por Paulo B.


O jogo adiado da 14ª rodada ganhou grande importância para a data de hoje. Enquanto o Flamengo precisava vencer para se afastar da zona de rebaixamento, o Atlético precisava da vitória para voltar a encostar no Fluminense, que ultrapassou o Galo nas últimas rodadas e abriu 5 pontos de vantagem. E quem se deu melhor foi o Flamengo. Jogando em casa, o time carioca conseguiu vencer e afastou de vez o fantasma da zona da degola.

Para marcar o reencontro de Ronaldinho com a torcida do Flamengo, o Engenhão estava cheio. Com 30 mil apitos para atormentar o antigo camisa 10, os torcedores flamenguistas fizeram sua parte o jogo todo. O time, em campo, correspondia.

Logo no começo da partida, Love e Cleber Santana tiveram boas chances para o time da casa. Sem ser incomodado, o Flamengo ia comandando a partida. E, aos 20 minutos, com um golaço de meia bicicleta de Vagner Love, o time carioca abriu o placar. Sem conseguir criar jogadas, o Galo só veio a aparecer nos minutos finais, com chances de Richarlyson e Jô. O placar, porém, não foi alterado.

Com um pensamento totalmente diferente no segundo tempo, o Galo veio com tudo. No primeiro lance, o time mineiro já assustou o Flamengo. Aos 4, Jô mostrou oportunismo e empatou a partida: 1×1. Com o gol sofrido, o time da Gávea acordou.

Com isso, aos 11 minutos, passou novamente a frente. Liedson, após boa jogada de Wellington Silva, decretou o 2×1. O mandante, então, passou a não ter pressa no jogo. O Galo, por sua vez, buscava o ataque de todas as formas. Ronaldinho comandava e tentava ajudar. Em uma jogada, muita reclamação com o árbitro por não marcar um suposto pênalti.

Após a polêmica, o clima esquentou. Réver deu uma cotovelada em Cáceres e acabou expulso de campo. O ritmo do jogo não caiu. Cleber Santana acertou a trave pelo lado do Flamengo. Pelo lado do Galo, Ronaldinho e Guilherme tiveram boas chances para marcar. Por último, Carlos César teve a chance de empatar, mas Felipe defendeu e garantiu a vitória do time de Dorival Júnior.

Com os 3 pontos, o Flamengo chega a 34 pontos e assume a 10ª posição. O Galo, agora com o mesmo número de jogos dos outros times, está em 2º com 52, quatro a menos que o líder Fluminense.

Por Augusto Cesar


A rivalidade entre Flamengo e Fluminense é uma das maiores do Brasil, até mesmo do mundo. Quando estas equipes se enfrentam ocorre o chamado Fla-Flu, confronto que já dividiu as principais taças do futebol brasileiro.

Pela vigésima sétima rodada do Brasileirão de 2012, as duas equipes vão se enfrentar no dia 30 de setembro, às 16h no estádio Engenhão. Porém, se a rivalidade histórica coloca as equipes no mesmo patamar, a situação na tabela não é bem assim, pois o Fluminense encontra-se na primeira posição e o Flamengo na décima quarta.

O rubro-negro carioca conta com a sua recente contratação, o meio-campista Cleber Santana, para superar o líder do Campeonato, conseguir os três pontos e se manter afastado da zona de rebaixamento. O time vem de vitória na última rodada contra o Atlético-GO, apresenta 31 pontos em 25 rodadas do torneio, com aproveitamento de 41,3%.

Já o Fluminense, que vem de vitória contra o Náutico na última rodada, pretende manter a primeira posição e ficar longe do Atlético Mineiro, segundo colocado, mas que tem um jogo a menos. O tricolor carioca conquistou 56 pontos em 26 rodadas e apresenta um bom aproveitamento de 71,8%. Além disso, o Flu tem o artilheiro Fred, que marcou 12 vezes na competição e também conta com o recente retorno do meia Deco, importante peça estratégica do elenco.

Por Marcelo Araújo


Depois do empate em 0 a 0 com o Grêmio neste domingo, o Atlético Mineiro tem mais uma chance de não deixar o Fluminense disparar na liderança do Campeonato Brasileiro. O resultado contra os gaúchos foi péssimo para o galo, que não se recuperou da derrota para o Náutico na última rodada e de quebra viu o rival carioca abrir quatro pontos na frente.

Porém nesta quarta-feira, 26/09, o time do técnico Cuca disputa uma partida a menos na tabela, válida ainda pela décima quarta rodada do Campeonato contra o Flamengo, no Engenhão. É uma chance de pontuar e ficar apenas um ponto atrás do líder.

O jogo que inicialmente aconteceria no dia 4 de agosto foi adiado por conta de um pedido do Botafogo à CBF, que solicitou o cancelamento de partidas de outras equipes, em função do desgaste do gramado do estádio.

Depois de quase dois meses, o jogo será realizado em um momento crucial para as duas equipes. O galo começa a temer a chance de perder o título, enquanto o Flamengo tenta se reabilitar e ficar longe da zona de rebaixamento.

Na última rodada, a equipe rubro negra venceu o Atlético Goianiense por 2 a 1 e chegou aos 31 pontos, na 14ª posição, encerrando uma série de sete jogos sem vitória.

Por Paulo B.


Na última semana, a diretoria do Flamengo fechou um "pacotão" de reforços para a equipe antes do fechamento da janela de transferências do Campeonato Brasileiro.

O zagueiro Renato Santos e o meio-campo Cleber Santana, oriundos do Avaí; e o armador Wellington Bruno, do Ipatinga, foram apresentados e serão mais três opções para o técnico Dorival Junior tentar encontrar um time-base ideal.

O trio chega sem muita pompa e custando quase nada aos cofres do clube. O primeiro possui 60% dos direitos federativos ligados ao empresário Eduardo Uram, o segundo fará com que o Rubro-Negro empreste Negueba ao São Paulo no próximo ano e o terceiro foi colocado no clube graças a parceria com o Banco BMG.

Entretanto, enquanto contrata reforços, a dívida do clube só tende a aumentar. E na fila para os pagamentos, há conhecidos ex-jogadores sem 'papas na língua'.

Denílson, atualmente comentarista da Rede Bandeirantes, disse ao vivo – no Programa "Terceiro Tempo" – a mágoa que nutre contra o clube da Gávea. O ex-meia atuou pelo Flamengo em 2000, emprestado pelo Bétis (ESP), atuando por seis meses e não tendo sido pago desde então.

"Eles não pagam nada. Contratam todo mundo, mas pagar a quem devem não o fazem", disse o ex-jogador ao apresentador Milton Neves, quando este comentava sobre o noticiário do time carioca.

De acordo com o balançado patrimonial do clube, apresentando em maio, a dívida total do clube chega a R$ 434 milhões. Porém. não há informações de quanto Denílson tem direito a receber do Flamengo pela sua passagem no Mais Querido.

Por Thiago Viana


A vigésima sexta rodada do Campeonato Brasileiro de 2012 será disputada entre os dias 22 e 23 de setembro, próximo final de semana. Entre diversos jogos importantes, Atlético – GO e Flamengo enfrentam-se no estádio Serra Dourada, às 16h.

O Dragão encontra-se em uma situação extremamente delicada no torneio nacional, apresenta apenas 20 pontos conquistados em 25 séries de jogos, com aproveitamento de 26,7 pontos percentuais. Jogando em casa, o clube de Goiânia conta com apoio de sua torcida para faturar três pontos e tentar melhorar sua colocação no campeonato.

O Flamengo, apesar de não estar na zona de rebaixamento, apresenta 28 pontos. Na tabela de classificação, está apenas quatro pontos acima do Sport, primeiro time na área do Z4. O rubro-negro carioca apresenta 28 pontos em 24 rodadas e, apesar de ter um jogo a menos em relação aos outros clubes, seu aproveitamento é de 38,9%.

Para vencer fora de casa e somar três pontos, o Flamengo conta com os gols do jogador Vagner Love, atacante que já balançou as redes por 10 vezes na competição nacional. Fora Love, outro jogadores importantes são Renato, Adryan e Hernane.

Por Marcelo Araújo


No próximo domingo, dia 23 de setembro, às 16:00, a cidade do Rio de Janeiro vai poder acompanhar pela TV aberta a partida entre Atlético-GO e Flamengo. O jogo será disputado em Goiás, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O sinal de alerta está ligado para as duas equipes, que neste ano lutam de forma direta contra o rebaixamento para a série B.

Notícias do Flamengo:

Os protestos por causa da situação do rubro-negro carioca começam a explodir por todo o país, principalmente após a partida displicente realizada contra o Grêmio, no Rio de Janeiro, pela 25ª rodada.

Léo Moura, que agora atua no meio-campo, desfalca o time flamenguista em consequência do excesso de cartões amarelos. Maldonado, Matheus, Renato e Welinton estão no departamento médico.

A provável escalação da equipe é: Felipe, Wellington Silva, Frauches, Marcos Gonzáles, Ramon, Luiz Antônio, Victor Cáceres, Bottinelli, Ibson, Liedson e Vagner Love.

Notícias do Atlético-GO:

Por outro lado, os rubro-negros de Goiás, mesmo em posição inferior na tabela, estão embalados com a vitória conquistada em cima do líder, Fluminense. A partida foi realizada em Volta Redonda.

Apesar disso, a equipe não poderá contar com os seguintes jogadores lesionados: Adriano Pimenta, Felipe Brisola, Leonardo e Rafael Cruz.

Por Renato Duarte Plantier


Dois times de muita tradição entram em campo no início da noite deste domingo. Flamengo e Grêmio se enfrentam pela 25ª rodada, relembrando grandes embates do passado.

Diferentemente dos tempos de glória, nesta temporada o Flamengo enfrenta muitas dificuldades. Com uma campanha ruim no campeonato, a preocupação já é contra o rebaixamento. Para fugir disso, o técnico Dorival Júnior vai fazer mudanças em seu time. Vagner Love ganhará Liédson como seu companheiro de ataque. Léo Moura, lateral de origem, ocupa uma vaga no meio campo, juntamente com o jovem Luiz Antônio. Renato, machucado, continua fazendo grande falta para o esquema de Dorival.

Por sua vez, o Grêmio apresenta boa campanha. Terceiro colocado e na briga pelo título, o time gaúcho terá poucos desfalques para o confronto. Dos jogadores que já vinham jogando, apenas Fernando (suspenso) não jogará. Sendo assim, Vanderlei Luxemburgo mais uma vez apostará na dupla Kleber/Marcelo Moreno, que vem dando certo na temporada. No meio, Elano e Zé Roberto continuam sendo os maestros da equipe e prontos para mais uma vez fazer o Grêmio sair com a vitória.

O jogo acontece no Rio de Janeiro, às 18h30, e será arbitrado por Ricardo Marques Ribeiro.

Por Augusto Cesar


Com a goleada sofrida por 3 a 0 contra o Coritiba, o Flamengo chega a marca de cinco jogos sem saber o que é vencer. Ao todo são três derrotas (além do Coxa, 4 a 1 para o Internacional e 1 a 0 para a Ponte Preta) e dois empates (0 a 0 com o Botafogo e 1 a 1 com o Sport).

Atualmente em 13º lugar no Campeonato Brasileiro, com 27 pontos, o Rubro-Negro pode acabar a 23ª rodada perdendo mais duas posições, caso o Santos (26) derrote o São Paulo e o Bahia (24) vença o Vasco.

Para os pessimistas de plantão, porém, há um alento. No ano de 2011, em certo momento na competição a situação do Mais Querido chegou a ser ainda mais temerosa do que atual. E, no final das contas, a equipe terminou o Nacional em 4º lugar, com 61 pontos, conquistando com isto a chance de ser um dos representantes brasileiros na Copa Libertadores da América.

Entre a 16ª e a 25ª rodadas, o time amargou dez jogos sem vencer. Foram cinco empates e cinco derrotas.  As igualdades foram contra Internacional (2 a 2), Vasco (0 a 0), Botafogo (1 a 1), Atlético-MG (1 a 1) e Figueirense (2 a 2). Já Avaí (3 a 2), Bahia (3 a 1), Corinthians (2 a 1), Atlético-PR (2 a 1) e Atlético-GO (4 a 1) acabaram sendo algozes.

Deste modo, os números mostram que a torcida ainda deve acreditar em dias melhoras. Porém, em campo, os comandados de Dorival Junior necessitam voltar a sentir o gosto das vitórias.

Por Thiago Viana


Nesta quarta-feira (12/09), o Santos e o Flamengo farão um duelo de alta importância. Acostumados a sempre serem protagonistas dos campeonatos que disputam, os dois times se enfrentam em uma nova situação. Com poucos pontos no campeonato, as duas equipes lutam contra a má fase e brigam para não se aproximarem da zona de rebaixamento.

O Santos deve contar com um reforço importantíssimo para a partida. Neymar, o craque do time, deve voltar da Seleção Brasileira e entrar para defender as cores santistas em campo. Bruno Rodrigo, que não jogou o clássico contra o São Paulo, volta de suspensão e retorna ao time titular. Ex-Fla, o zagueiro David Braz promete dar todos os avisos necessários ao treinador Muricy Ramalho, para assim tentar ajudar o Santos a sair dessa incômoda situação.

Já, no Flamengo as coisas não andam fáceis para Dorival Júnior. Com um aproveitamento muito baixo desde que chegou ao clube, o treinador tem sofrido com a falta de opções no elenco e tem mandado a campo muitos jovens, que não vêm dando conta do recado. Sem contar com o meia Renato, lesionado, Dorival tem dificuldades para montar o meio campo do Flamengo. Assim, torna mais dificil a vida do atacante Vagner Love, que segue sendo a principal esperança do time Rubro-Negro.

O duelo acontece na Vila Belmiro, às 22h.

Por Augusto Cesar


Um duelo de dois times que não vêm bem no campeonato. Esse será o jogo entre Coritiba e Flamengo, neste sábado, pela 23ª rodada do Brasileirão.

Perto da zona de rebaixamento, o Coritiba estreará sua nova comissão técnica neste fim de semana. Marquinhos Santos chega para substituir Marcelo Oliveira e com a ajuda de Tcheco tentará fazer o Coritiba voltar a somar pontos, o que não acontece há dois jogos. Para isso, o novo treinador poderá contar com dois reforços importantes: os atacantes Deivid (recém-contratado junto ao próprio Flamengo) e Ruidíaz. A história também está ao lado do Coxa. O time paranaense não perde para o Flamengo desde 1998, sendo que nos últimos 8 jogos no Couto Pereira foram 8 vitórias paranaenses.

Pelos lados da Gávea, Dorival Júnior, que também precisa da vitória para tentar melhorar a classificação do Flamengo na competição, optou por não relacionar Liedson para o jogo. Com isso, Negueba vai para o seu lugar. Sem poder contar também com o lateral Ramón, suspenso, o treinador confirmou que utilizará o jovem Magal na posição. Adryan, fora dos últimos 2 jogos, voltou a ser relacionado.

O jogo acontece às 18h30, no estádio Couto Pereira, com arbitragem de Sandro Meira Ricci e auxílio de Altemir Hausmann e Fabiano da Silva Ramires.

Por Augusto Cesar


Depois de 1 ano e 9 meses no Coritiba, o técnico Marcelo de Oliveira foi demitido do cargo. Com a campanha ruim no Brasileirão, o treinador não conseguiu se sustentar no cargo e já tem até substituto: Marquinhos dos Santos, da seleção brasileira sub-15.

Marcelo conseguiu bons resultados ao longo de seu trabalho no Coxa. Foi bicampeão paranaense, duas vezes vice campeão da Copa do Brasil, ao perder os títulos para Vasco e Palmeiras e no Brasileirão de 2011 também conseguiu boa campanha. O treinador esteve presente na sequência histórica de vitórias, 24 seguidas, que veio a se tornar a maior sequência da história do futebol mundial.

Sendo assim, Marcelo de Oliveira sai com o sentimento dever cumprido e orgulhoso do que conquistou no clube. Por agora, o treinador disse que irá descansar, pois o futebol brasileiro é muito desgastante. Para o ano que vem, aguarda um possível convite de algum clube, para que possa voltar a trabalhar regularmente.

O novo contratado, Marquinhos dos Santos, terá o apoio do ex-jogador Tcheco, como auxiliar. Conhecendo bem o Coxa, último time em que atuou, Tcheco poderá explorar cada caracterisca de qualquer jogador.

A dupla já deve estrear no final de semana, quando o Coritiba receberá o Flamengo, no Couto Pereira, para buscar a reabilitação.

Por Augusto Cesar


É verdade torcida Rubro-Negra. De acordo com Zinho, diretor de futebol do Flamengo, o time da Gávea pode ter logo no plantel uma cara nova. Na verdade, o nome pensando não entrará em campo e nem irá reforçar a parte administrativa do clube. Ao invés disso, irá trabalhar a parte emocional do elenco: trata-se de um psicólogo.

Desde janeiro de 2011 que o Flamengo não conta com um profissional gabaritado para trabalhar o âmago dos seus trabalhadores. Na ocasião, ainda com Vanderlei Luxemburgo como técnico, Paulo Ribeiro foi o último a exercer tal função antes de ser demitido.

O momento no Flamengo é delicado. Na parte política, há uma crise interna com um racha entre os administradores, que só tende a aumentar devido às eleições que se aproximam no clube. Já em campo, há o início da contestação sobre o trabalho de Dorival Júnior, que não vem dando resultado.

Para completar, há quatro rodadas o time não sai de campo com os três pontos na bagagem. Informações constantes da falta de dedicação de Adriano (tratado como esperança de gols em um futuro próximo) também são o estopim de um momento conturbado envolvendo o time de maior torcida do país.

"Existe a possibilidade de contratarmos um psicólogo. Mas este não será apenas para o Adriano", salienta Zinho ao Jornal Extra.

Resta saber se o reforço irá ajudar o time a deixar a incômoda 13ª colocação, com 27 pontos.

Por Thiago Viana


A vigésima segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2012 acontece entre os dias 5 e 6 de setembro. Na rodada, serão decididas posições fundamentais para presença de alguns times na zona de rebaixamento e no G4. Em décimo segundo lugar na tabela de classificação, acumulando 27 pontos em 20 jogos, o Flamengo receberá a Ponte Preta, time do interior de São Paulo (Campinas), que se encontra com o mesmo número de pontos do time carioca, porém, supera-o no saldo de gols.

O Flamengo vem de uma derrota da última rodada. O time com maior torcida do Brasil perdeu para o Internacional em uma goleada de 4 a 1 fora de casa. Para se recuperar, a equipe tem o objetivo de vencer a Ponte Preta e ganhar 3 pontos. Para isso, conta com os gols do atacante Vagner Love, um dos artilheiros da competição com 10 gols marcados.

A Ponte Preta, na última rodada, conseguiu importante vitória dentro de casa contra o Atlético-GO. A Macaca da Campinas aposta suas fichas no goleador Roger, atacante que balançou as redes por sete vezes no torneio nacional.

Por Marcelo Araújo


No próximo dia 15 de agosto, quarta-feira, Palmeiras e Flamengo se enfrentam pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012.

A fase é tão ruim para Palmeiras e Flamengo que o clássico entre eles, que antes decidia títulos, agora serve para a manutenção na primeira divisão ou “beliscar” uma vaga na Copa Sul-Americana de 2013.

O Flamengo é apenas o 9º colocado no Brasileirão, enquanto o Palmeiras é o 17º colocado e está em situação desconfortável, mesmo com o título da Copa do Brasil.

Os dois times estão em evolução, tendo como base os últimos jogos. O Flamengo melhorou depois da contratação de Dorival Júnior e ainda irá estrear Liedson, que jogará ao lado de Vagner Love, que vive grande fase.

Já o Palmeiras melhorou e perdeu por detalhes para o Fluminense, a melhora se dá pela estreia de Obina e pelo retorno de Barcos.

Jogando na Arena Barueri, o Verdão promete atacar e vencer novamente para sair da zona de rebaixamento, contando com revés de Sport e Coritiba. O Flamengo deve ter a volta de Leonardo Moura (que volta de suspensão automática) e com a vitória poderá chegar à 7ª posição.

Por José Alberi


Grandes resultados na última rodada creditam o jogo entre Flamento e Náutico como um jogo muito atraente. O Flamengo vem de grande vitória, em Florianopolis, diante do Figueirense e o Timbú empatou sem gols, em Porto Alegre, com o Internacional.

Caso o alvirubro venca passara o Fla na tabela, e a briga por uma vaga na Sulamenricana se torna uma realidade. Kieza e Araujo estão em ótima fase e juntos já marcaram 10 gols, enquanto Vagner Love tem 6 gols e é o artilheiro rubro negro.

Dorival Junior ainda está conhecendo o elenco e tentando achar a formação ideal, mas os assuntos extra-campo ainda atrapalham muito e a ausência de Patricia Amorim, que está nos Jogos Olímpicos de Londres, torna o ambiente ainda mais conturbado.

Enquanto no clube carioca os problemas se acumulam, o técnico Gallo conta com a tranquilidade de estar longe da zona de rebaixamento e deve atuar de forma recuada, tentando aproveitar os contra-ataques para definir a partida.

Devido ao estado do gramado do Engenhão estar precário, o jogo será realizado no estádio Raulino de Oliveira, o que deve contribuir para a torcida flamenguista fazer pressão.

Por José Alberi


Será uma partida atípica envolvendo São Paulo e Flamengo, visto que os dois clubes estão em má fase, seus jogadores não são idolatrados e as torcidas já fazem protestos mesmo antes do resultado.

O São Paulo apostou em Ney Franco depois da demissão de Leão, mas o time não emplaca, não joga bem e os resultados não aparecem. A torcida protesta, picha fachada do Morumbi e chama o treinador de Ney “Fraco”.

Já o Flamengo promove a estreia de Dorival Junior, depois da demissão de Joel Santana, mas o elenco do rubro-negro é fraco e muito desequilibrado. Tem Love, Ibson, Leo Moura, mas tem muitos jovens que ainda não emplacaram, nem mostraram muitas qualidades.

O jogo será tenso, mas a expectativa é que de seja de muita correria e, se depender das ultimas partidas, de muitos gols, afinal as zagas tem falhado seguidamente.

Para o ganhador, garantia de semana tranquila para treinar, mas para o derrota é certeza de mais protestos e ainda mais tensão nos vestiários, afinal nenhum dos dois clubes goza de bom relacionamento dos torcedores com seus presidentes.

Por José Alberi


Após ganhar títulos, os clubes costumam perder suas principais estrelas e, geralmente, caem de rendimento. No entanto, o Corinthians parece ser exceção à regra. A última perda do Timão foi o meia Alex, titular absoluto na equipe. Douglas teve chance de jogar e mostrou que a diretoria não precisa se preocupar com contratações para o setor. O camisa 15 marcou dois dos três gols corinthianos na vitória sobre o Flamengo, no Engenhão, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

O atual campeão do Brasileirão e da Libertadores foi superior durante a partida toda. Atacou mais, teve mais posse de bola, e quase não sofreu riscos no setor defensivo. A torcida do Flamengo saiu do estádio decepcionada e vaiando o técnico Joel Santana e a presidenta Patrícia Amorim.

A primeira decepção rubro-negra foi o argentino Bottinelli, que não jogou bem e falhou no primeiro gol do Corinthians, marcado por Douglas. Ainda no primeiro tempo, Renato tentou passar a bola de calcanhar em plena grande área de seu campo de defesa. A bola sobrou para Douglas que bateu de primeira e fez seu segundo gol na partida. O camisa 15 foi apelidado de “Tufão” pelos seus companheiros, em referência a seu peso. O atleta perdeu 5 kg no último mês.

Na volta para o segundo tempo, o técnico flamenguista Joel Santana mexeu no time e avisou: “ou empato ou perdemos de 4”. No começo da segunda etapa Danilo acertou um belo chute e ampliou o marcador para os paulistas. A profecia do treinador rubro-negro só não se concretizou porque Émerson Sheik bateu mal um pênalti, facilitando a defesa do goleiro Paulo Victor.

O jogo entre os times que têm as maiores torcidas do país teve apenas 12.027 torcedores. O Corinthians subiu para a 13ª posição e soma 11 pontos. O Flamengo está em 10º com 15 pontos. Na próxima rodada o Timão recebe a Portuguesa no Pacaembu e o Mengão vai à Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro, no estádio Independência.

Por Mozart Artmann


Em uma das partidas mais aguardadas da décima rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo recebe o Corinthians, atual campeão da Copa Libertadores da América, nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio do Engenhão.

O jogo marca o duelo das duas maiores torcidas do futebol brasileiro, embora nenhum dos clubes esteja brigando pela ponta da tabela.

A maior novidade no rubro-negro é a volta do lateral-direito Léo Moura, que estava longe da bola há um mês devido a uma contusão na coxa esquerda. Quem também retorna à equipe da Gávea é o atacante Vagner Love, que cumpriu suspensão no fim de semana, quando o Flamengo venceu o Bahia por 2×1. O time comandado por Joel Santana está na 9ª posição da tabela, com 15 pontos ganhos.

Já o Corinthians, ainda não conseguiu emplacar no Campeonato Brasileiro. O time do Parque são Jorge priorizou a Libertadores e se sagrou campeão, mas agora ocupa a 14ª posição na competição nacional, com apenas 8 pontos. Buscando a reação, o time de Tite conta com a volta do atacante Jorge Henrique, que estava contundido há duas semanas.

Por outro lado, o atacante Émerson e o meia Danilo são dúvidas e nem treinaram com os demais titulares. O meia Alex, já negociado com o futebol do Qatar, deve ficar de fora e ceder lugar a Douglas. O ligeirinho Liedson não renovou contrato e não é mais opção para o banco de reservas corintiano.

Por Mozart Artmann


Em 8º lugar no Campeonato Brasileiro, o Flamengo terá a semana tranquila para se preparar para o próximo jogo do campeonato que ocorrerá contra o Grêmio, três posições acima, nesse domingo (24/06), às 16h00, no estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).

Fora da Libertadores e sem disputar a Copa do Brasil desse ano, o rubro-negro aposta todas as suas fichas no Brasileirão, único torneio que restou na temporada.

Com duas vitórias e três empates na competição, o time do técnico Joel Santana segue invicto no campeonato. Mesmo assim, as fracas atuações com vitórias magras têm causado irritação em boa parte da torcida.

Reflexo disso foram as vaias direcionadas aos jogadores Renato e Magal após mais um jogo fraco tecnicamente do rubro-negro contra a equipe reserva do Santos, no último domingo (17/06), no Engenhão.

Contando com todos os titulares em campo, o Flamengo bateu o Peixe com um simples 1 x 0, após marcação polêmica de um pênalti, convertido por Bottinelli. Muitos atribuem o mau momento vivido à saída conturbada de Ronaldinho Gaúcho do clube.

Para que o cenário na gávea mude, a torcida espera pela chegada de reforços. De acordo com o Diretor Executivo do clube carioca, Zinho, a diretoria estuda a contratação de até três reforços para compor o elenco.

A nação rubro-negra não aguenta mais. Por isso, espera ansiosa e quer que os bons ares voltem a soprar vermelho e preto.

Por Ramon Raleandro





CONTINUE NAVEGANDO: