Ficou definido que o Atlético-MG mandará o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil contra o maior rival regional, o Cruzeiro. Já a Raposa terá o mando de campo na segunda e decisiva partida da grande finalíssima da competição.

A definição dos mandantes na final foi decidida num sorteio que foi realizado pela CBF, na sede da confederação. As partidas serão disputadas nos próximos dias 12 e 26 de novembro, às 22h (de Brasília), que serão já na próxima quarta-feira e duas semanas depois.

O primeiro duelo deve ser realizado na Arena Independência, onde o Galo decidiu que terá seu mando de campo. Portanto, mais uma vez o campeão da Copa do Brasil vai levantar a taça no estádio Mineirão, no próximo dia 26 de novembro, já que o próprio Cruzeiro já se sagrou campeão dessa competição no local por três das quatro vezes que a conquistou.

Em uma delas, que não foi no estádio em Belo Horizonte, foi na final de 1996, contra o Palmeiras, em que o jogo decisivo foi no Palestra Itália, em São Paulo.

Ainda precisa ser definida a divisão das torcidas no estádio e, consequentemente, na divisão da carga de ingressos. Por conta dos incidentes ocorridos em setembro, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, já declarou que não faz questão de que a torcida atleticana tenha 10% da carga de ingressos vendidos quando seu time jogar lá como visitante.

Porém, se depender da Federação Mineira de Futebol cada uma das duas torcidas terá acesso a 50% dos ingressos do estádio e da Arena, nos jogos de ida e de volta, já que o Galo deve mandar sua partida no Horto (Arena Independência), como já citado acima.

Vale observar que o Cruzeiro é um dos clubes com maior número de participações na Copa do Brasil, com 25 no total, assim como o Vitória. O time Celeste busca a conquista de seu quinto título e está na sua sexta final da competição. Já o Atlético-MG, vai jogar pela primeira vez na história do clube uma decisão da Copa do Brasil.

Segue abaixo os confrontos da final da Copa do Brasil 2014 com suas datas, horários e locais:

– Atlético-MG X Cruzeiro – Data e horário: Dia 12 de novembro, às 22h (de Brasília) — Local: Arena Independência, Belo Horizonte/MG 

– Cruzeiro x Atlético-MG – Data e Horário: Dia 26 de novembro, às 22h (de Brasília) – Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte/MG.

Por João Calvet

Foto: divulgação


Ponte Preta x Lanús jogaram nesta quarta-feira, dia 4 de dezembro, pela final da Copa Sulamericana 2013. O jogo foi realizado na capital paulista, no Estádio do Pacaembu, e começou às 21h50, com transmissão ao vivo pel SporTV. O trio de arbitragem foi completamente do Uruguai, sendo o árbitro Roberto Silveira e os bandeirinhas Marcelo Costa e Maurício Espinoza.

A Ponte Preta, que passou honrosamente pelo São Paulo nas semifinais desta competição, agora está disputando o capítulo mais importante da história do clube: uma final da Copa Sulamericana.

Apesar de o time de Campinas ter obtido o ingresso para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, foi com tudo pra cima do time do Lanús para conquistar este título tão desejado. Se a Macaca for campeã, dois fatos inusitados acontecerão: 1) um time da série B do Brasileirão 2014 participará da Libertadores da América 2014; 2) ao invés de G4, o Brasileirão 2013 só terá vaga para três times na Libertadores do ano que vem, ou seja, se tornará um G3.

O jogo terminou com o placar de 1 a 1, com dois belos gols de falta, e 2 chances claras de gol perdidas para cada lado (uma de Santiago Silva, ao final do primeiro tempo, para o Lanús, e outra de Felipe Bastos, de falta, para a Ponte Preta, no segundo tempo, com a bola explodindo no travessão).

Melhores Momentos Ponte Preta x Lanús

Jogo Ponte Preta x Lanús ao vivo Copa Sulamericana 2013 - JOGO FINAL

Pelo campeonato argentino de futebol, a situação do Lanús é basicamente oposta à Ponte Preta. No campeonato gringo, estão brigando pela liderança da competição. Apesar disso, para o time argentino ganhar a Copa Sulamericana seria um título inédito, além de ter o direito de participar da Libertadores, obviamente.

Escalação do time da Ponte Preta

Roberto; Artur, César, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fernando Bob, Fellipe Bastos e Elias; Rildo e Leonardo (técnico Jorginho).

Escalação do time do Lanus

Marchesín; Carlos Araújo, Goltz, Izquierdoz e Maximiliano Velázquez; Víctor Ayala, Diego González, Leandro Somoza e Jorge Ortíz; Lucas Melano e Santiago Silva (técnico Guilhermo Schelotto).


Flamengo x Atlético-PR ao vivo em jogo final da Copa do Brasil 2013. A partida será transmitida pela TV Globo, e ao SporTV caberá a transmissão de São Paulo x Ponte Preta. A final da Copa do Brasil começa às 21h50 e será disputada dentro da casa do Flamengo, no Estádio Jornalista Mário Filho, vulgo Maracanã (ou simplesmente “Maraca”).

O primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2013 aconteceu no dia 20 de novembro na cidade de Curitiba, no estádio do Paraná Clube (uma vez que a Arena do Atlético-PR está em reforma para a Copa do Mundo 2014). O jogo inicial terminou empatado em 1 gol (com 2 belos gols, para falar a verdade). Assim, o time paranaense cedeu um gol ao visitante, deixando a partida de retorno (de hoje), com vantagem para o time da casa (Flamengo). Para o rubro-negro do Rio de Janeiro, um empate por 0 a 0 já resolve a sua situação, e poderá erguer a taça se ficar na retranca. Porém, sendo uma partida realizada no Maracanã, espera-se ver um Flamengo aguerrido, indo pra cima e marcando gols (muitos gols).

Na equipe do Flamengo, apesar de ter se contundido no primeiro jogo, André Santos estará de volta ao time, e faz questão de jogar, apesar de ainda afirmar que possui dores. Já Chicão, não está ok para o jogo ainda, e não estará presente na partida de hoje; em seu lugar entra Samir.

No Atlético Paranaense, a princípio haverá só uma modificação, entrando Felipe no lugar de Éverton, por conta de sua boa atuação no jogo contra o Náutico, pelo Brasileirão 2013 da série A (jogo este disputado na cidade de Joinville, em Santa Catarina).

Flamengo x Atlético Paranaense - Final da Copa do Brasil 2013 - Segundo Jogo

O jogo será apitado pelo árbitro experiente Leandro Pedro Vuaden, da Fifa do Rio Grande do Sul, sendo assistido pelos bandeirinhas Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse, ambos da Fifa de São Paulo.

Escalação do Flamengo (Mengo)

Felipe, Leonardo Moura, Samir, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antonio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.

Escalação do Atlético-PR (Furacão)

Weverton, Juninho, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, Zezinho, Felipe e Paulo Baier; Marcelo e Ederson.

“Posso dizer sim que temos uma vantagem, mas ela é pequena, já que o adversário tem muita qualidade”, disse o tímido técnico do Flamengo, Jayme de Almeida.

Melhores momentos Atlético-PR 1 x 1 Flamengo – Primeiro Jogo


A Rede Globo transmite o jogo Flamengo x Atlético-PR ao vivo para os seguintes Estados: RJ, RS, SC, PR, MG, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O SporTV e o Premiere FC mostram o duelo ao vivo para todo o Brasil.

O jogo entre os rubro-negros do Rio e de Curitiba começa às 21h50 (horário de Brasília) e promete ser um confronto especialmente entre experiências: de um lado Paulo Baier, o craque do Atlético Paranaense, com 39 anos de idade, que pretende encerrar sua carreira em breve, mas sem no entanto antes levar mais um título para casa. De outro, Léo Moura, ídolo do Flamengo, e que pretende levantar mais uma vez uma taça pela equipe do Mengão.

Confira quem levanta a taça da Copa do Brasil 2013 de acordo com os resultados:

  • 0 x 0: Flamengo;
  • 1 x 1: Pênaltis;
  • 2 x 2 ou empate superior: Atlético-PR;
  • Vitória simples: quem ganhar, leva.

No Flamengo, não jogam Chicão (lesionado) e Cáceres (que só retorna em 2014). No Atlético-PR, Éverton não joga (3 cartões amarelos) e Bruno Silva + Roger não podem jogar, por já terem disputado jogos da Copa do Brasil por outros times.

Nossa opinião

Se o Atlético-PR jogar da mesma forma como na última partida, de quarta-feira passada, podem esquecer. O Furacão não jogou nem metade do que ele tem jogado no Brasileirão 2013. Porém, caso seja o time coeso de sempre, as chances do Flamengo faturar a Copa do Brasil serão mínimas. O time paranaense tem jogadores bem melhor preparados, e certamente poderão levar esse título para casa. Cuidado Flamengo!

Goiás com olho gordo

A equipe do Goiás, que ainda pretende garantir uma vaga na Libertadores 2014 através do Brasileirão 2013, torcerá para o Atlético Paranaense na noite de hoje. Para o Goiás, se o Atlético-PR vencer, estará isento do G4, e concederá mais chances ao time esmeraldino.

“espero que eles possam fazer um grande jogo e ganhar esse título”, disse Ernando, zagueiro do Goiás.

Atlético x Flamengo – Primeiro Jogo – Copa do Brasil

Copa do Brasil 2013 - Flamengo e Atlético Paranaense - Jogo Final


Os time do Atlético-PR x Flamengo se enfrentam logo mais pela final da Copa do Brasil 2013 (segunda partida), e as equipes já estão escaladas para este jogo a ser realizado no Maracanã a partir das 21h50 (horário de Brasília).

No Flamengo, o time contará com o goleiro Felipe, e os jogadores Leonardo Moura, Samir, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antonio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho, além do craque de bola Hernane.

No Atlético-PR, a escalação começa com Weverton no gol, tendo como estrelas na linha Juninho, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, Zezinho, Felipe e Paulo Baier (o maior craque dos últimos tempos do Atlético); Marcelo e o artilheiro do Brasileirão 2013, Ederson.

No lado do Atlético Paranaense, além dos jogadores que vão tentar arrancar uma vitória pra cima do Flamengo, cerca de seis mil torcedores também viajaram pro Rio de Janeiro para acompanhar a final da Copa do Brasil, e vão empurrar o time pra cima do rubro-negro carioca.


É hoje! Os rubro-negros do Rio de Janeiro (Flamengo) e de Curitiba (Atlético-PR) se enfrentam em jogo a ser realizado no estádio do Maracanã, que será palco para o jogo final da Copa do Brasil 2013. A partida será transmitida ao vivo pelos canais abertos, e também pelo SporTV e Premiere FC. Em Curitiba, na última quarta-feira, o jogo terminou empatado pelo placar de 1 a 1, com belos gols de fora da área.

Jogando fora de casa, o time do Atlético Paranaense tenta convencer sua torcida de que o jogo da última quarta-feira de fato não foi dos melhores. Nós, que temos acompanhado as partidas do Atlético-PR pelo Brasileirão 2013 sabemos que o futebol apresentado pelo time paranaense realmente não condiz ao que o time está desenvolvendo no Campeonato Brasileiro de futebol. O time parecia com medo de jogar bola na última quarta-feira, dia 20/11/2013. Assim sendo, espera-se um melhor desempenho da equipe curitibana no jogo de hoje contra o Flamengo.

Já a equipe do Flamengo, que jogará dentro de seu território, já tem um placar ao seu favor: o zero a zero. Se a partida terminar empatada sem gols, o time carioca levantará a taça, conquistando a Copa do Brasil 2013. No entanto, se terminar em 1 a 1, a partida irá para a cobrança de penalidades máximas (pênaltis). Por fim, qualquer empate por 2 ou mais gols concede automaticamente o título da Copa do Brasil ao Atlético Paranaense, por ter marcado mais gols fora de casa. E é claro, qualquer um dos times que vencer a partida, levará a taça pra casa.

A partida começa às 21h50, e é esperado um bom público para preencher as arquibancadas do novo Maracanã. Faz tempo que o Flamengo não ganha nenhuma competição relevante, e portanto, chegou a hora de sua torcida novamente abrir o sorriso no rosto e ir às ruas comemorar uma nova conquista. Para o Atlético-PR, que nunca ganhou a Copa do Brasil, esta será uma partida histórica, que certamente tentarão fazer de tudo para levar o troféu da Copa do Brasil para a capital paranaense.

Jogo Flamengo x Atlético-PR Final da Copa do Brasil 2013 Maracanã


Atlético-PR x Flamengo se enfrentam em jogo que passará ao vivo na TV Globo para o Brasil, exceto para o Estado de São Paulo, que acompanhará a partida entre São Paulo x Ponte Preta, que jogam em uma das semifinais da Copa Sulamericana. O jogo será transmitido logo após a novela Amor à Vida, que por sinal, está bem emocionante nas últimas semanas.

O time paranaense está passando por uma ótima fase. Dentro do G4 (grupo dos melhores 4 times do Brasileirão 2013), a equipe do Atlético Paranaense possui 58 nesta competição, e tem grandes chances de conquistar uma vaga para a Copa Libertadores da América 2014.

De outro lado, o Flamengo. Com uma campanha estapafúrdia (de ruim) no Brasileirão 2013, tem apenas 45 pontos, e tem um leve risco (1%) de rebaixamento para a série B. Lógico que é bem difícil isso ocorrer, mas é para termos uma noção do desempenho ruim da equipe carioca nesta competição. Aliás, não só desta equipe, e sim de todas as equipes cariocas. Vasco é um que provavelmente cairá para a série B em 2014. Fluminense, se não se cuidar, também estará na lista.

No retrospecto, o time do Atlético-PR eliminou o Palmeiras, Internacional, e Grêmio, nos últimos três confrontos desta competição. Em tese, é o franco favorito a conquistar o título da Copa do Brasil 2013, mas pra isso ocorrer, é necessário transformar as conjecturas em fatos. O desfalque para o jogo será de Léo, que foi suspenso.

Na fase eliminatória da competição, o Flamengo não deixou a desejar. Eliminou o Cruzeiro (campeão brasileiro), o Botafogo (vice-líder) e o Goiás (terceiro lugar). Portanto, foram triunfos bastante consideráveis, especialmente a goleada que enfiou no Botafogo por 4 a zero nas quartas-de-final.

O Atlético-PR vem de 2 derrotas no Brasileirão 2013, uma para o Botafogo e outra pro Criciúma. Já o Flamengo, idem! kkk! Uma para o Grêmio (2 a 1), e outra pro São Paulo (2 a 0). Este ano o Flamengo ainda não ganhou do Atlético.

flamengo-copa-do-brasil-2013

Escalação do Atlético-PR

Weverton, Jonas, Manoel, Luiz Alberto e Juninho; Deivid, Zezinho, Everton e Paulo Baier; Marcelo e Ederson.

Escalação do Flamengo

Paulo Victor, Leonardo Moura, Wallace, Chicão e André Santos; Amaral, Luiz Antônio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.

Arbitragem de Flamengo x Atlético-PR

O trio de arbitragem é misto, composto por um paulista, um gaúcho e outro baiano. São eles: Paulo César de Oliveira, Altemir Hausmann e Alessandro Rocha.





CONTINUE NAVEGANDO: