A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, anunciou à imprensa na última terça-feira, 24, de dentro do novo estádio Arena das Dunas, um dos estádios da Copa do Mundo de 2014, o calendário de eventos que marcarão a inauguração do estádio.

Segundo Rosalba, que estava acompanhada também de outras autoridades, a entrega oficial da Arena deverá acontecer entre os dias 10 e 20 de janeiro próximo, quando a presidenta da república deve vir à capital potiguar. Mas já no dia 31 de dezembro, prazo final de conclusão, a obra deve ganhar iluminação especial como forma de simbolizar o término dos trabalhos.  

De acordo com Charles Maia, diretor-presidente do consórcio gestor da Arena, a obra está em fase de finalização, com testes das instalações e equipamentos de imagens, iluminação e sons. Em maio do próximo ano, a administração do estádio deve ser passada à FIFA para realização do mundial.

Já no dia 26 de janeiro, dois jogos inauguram definitivamente o estádio. Um pela Copa do Nordeste, entre América/RN e Confiança/SE, e outro pelo Campeonato Potiguar, entre ABC/RN e Alecrim/RN.

A governadora falou ainda que, segundo estimativas da FIFA, os jogos da Copa em Natal devem movimentar valores cerca de cinco vezes maior que o custo do estádio, que foi de R$ 400 milhões.

Depois de impasse na licitação da parceria público-privada da obra em 2010, que já atrasada foi considerada deserta, esforços foram somados para que a participação da cidade de Natal fosse garantida entre as cidades sede da copa.

Os interessados no projeto afirmavam que o governo do RN não oferecia garantias que os desse segurança. Em 2011, sob nova gestão no governo do Estado, a obra deu-se início após nova licitação e com prazo de conclusão para dezembro de 2013. Apesar do pessimismo, até mesmo por parte dos natalenses, o prazo foi cumprido sem grandes problemas na execução.

Estádio Arena das Dunas, no Rio Grande do Norte

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: