No dia 15 de junho de 2014, às 19 horas, ocorrerá a primeira partida, na cidade do Rio de Janeiro, pelo grupo F da Copa do Mundo. A partida será disputada entre a renomada seleção da Argentina e a única seleção estreante no mundial de 2014, a seleção da Bósnia-Herzegovina.

A seleção da Argentina que atualmente possui o 7º lugar no ranking da Fifa é comandada pelo treinador Alejandro Sabella, de 59 anos, tem como destaque o craque Lionel Messi, de 26 anos, que atua no Barcelona da Espanha.

Dono de quatro Bolas de Ouro de melhor do mundo, de três títulos da Champions League e de uma medalha olímpica, Messi está participando da terceira copa do mundo. O time-base joga no esquema tático 4-3-1-2.

A provável escalação do time argentino para essa partida deverá ser a seguinte: o goleiro Romero, na defesa os zagueiros Otamendi e Fernandez, nas laterais pela direita Zabaleta e pela esquerda Rojo, no meio de campo Mascherano, Gago e Di Maria, o destaque da equipe Messi como armador e no ataque Aguero e Híguan.

Já a seleção da Bósnia que atualmente ocupa 25º lugar no ranking da Fifa, é comandada pelo treinador Safet Susic, de 59 anos. A equipe atua no esquema tático 4-4-2.

A provável escalação do time para essa partida será o goleiro Begovic, os zagueiros Vranjes e Spahic, nas laterais , pela direita Mujdza, e pela esquerda Lulic, no meio de campo Salihovic, medenjanin, Pjanic e Misimovic, o ataque estão os atacantes Ibisevic e Dzeco.

O craque do time é o jogador Edin Dzeko, de 28 anos, matador dentro da área, ele atua no Manchester City da Inglaterra, outro destaque da equipe é o meia Miralem Pjanic, de 24 anos que atua no Roma da Itália, pois ele é um jogador bastante habilidoso e com boa visão de jogo, além de atuar solto no meio-campo é o responsável por desequilibrar nas partidas disputas pela Bósnia.

Logo, deverá ser um bom jogo em que a seleção Argentina deverá entrar com bastante cautela para não ser surpreendida pela seleção estreante do mundial de 2014.

Por Adriano Oliveira


De acordo com uma nota divulgada no site do Senado Federal, o Brasil possui inúmeras obras atrasadas e queixas por conta de projetos que atrasaram ou ultrapassaram o valor do orçamento inicial.

O destaque fica por conta das queixas na Arena Amazônia, em Manaus (AM), que teve o seu primeiro jogo pós-reforma realizado no começo do mês de fevereiro de 2014. Os visitantes se queixaram e apontaram problemas sérios, como pouco acesso no estacionamento, problemáticas com transporte, falta de infraestrutura às pessoas com necessidades especiais, entre outros.

Em Brasília, ou seja, no estádio Mané Garrincha, a imprensa criticou o poder público pelo aumento do custo para a reforma do estádio. Até hoje já foram injetados no estádio R$ 1,4 bilhões. Atualmente, a arena não está pronta para receber os jogos da Copa do Mundo.

No estádio Mané Garrincha, o público reclama da falta de acesso à internet, fato prejudicial para a infraestrutura dos jornalistas estrangeiros que seguem para cobrir matérias das seleções que jogam na Capital do Brasil. Ainda em Brasília, existe o problema com o atraso nas obras do aeroporto JK (Juscelino Kubitschek), que devem ser concluídas no mês de maio.

No começo do ano de 2014, existiam boatos de que a cidade de Curitiba poderia perder o direito de sediar o evento, em consequência dos atrasos no projeto de reforma da Arena da Baixada. Depois de uma conversa com representantes do Governo Federal, os representantes da FIFA descartaram hipótese de cancelar o evento na cidade.

Belo Horizonte consiste em outra região que sofre por causa dos atrasos nas obras dos aeroportos para a Copa do Mundo. Por exemplo, pouco mais de 80% da reforma do aeroporto de Confins está completo. O poder público garante que a estrutura vai funcionar na data em que espera a FIFA.

Por Renato Duarte Plantier


O Sorteio dos Grupos de seleções que participarão da Copa do Mundo 2014 no Brasil será realizado na sexta-feira, dia 6 de dezembro de 2013, às 14h (horário de Brasília). As 32 seleções serão divididas em 8 grupos, cada qual com 4 participantes. A transmissão será realizada ao vivo pela TV aberta. Fique ligado!

O evento ocorrerá no Costão do Sauípe, localizado no litoral baiano, no município de Mata de São João. O evento custou o equivalente a R$ 20 milhões e será transmitido para 193 países. Os apresentadores oficiais do sorteio serão Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima.

Antes do sorteio só se sabe que o Brasil fará parte do Grupo A, por ser o país-sede, e será o cabeça de chave. Aliás, a partida de estreia do Brasil na Copa será no dia 12 de julho de 2014, contra o time que será sorteado para ocupar a posição “2” do Grupo A.

Os 8 grupos serão reunidos de A a H (A, B, C, D, E, F, G, H), e serão utilizados 4 potes, em que os cabeças de chave serão inseridos no pote de número 1. São ao todo 8 cabeças de chave, sendo que 7 ainda não conhecem os seus grupos. Nos potes 2, 3 e 4, entrarão todas as demais Seleções que participam da competição.

Uma regra importante é que dois times de mesma localização continental, por exemplo, não podem ficar na mesmo grupo.

Sorteio dos Grupos da Copa do Mundo Brasil 2014

Seleções classificadas para a Copa 2014

Brasil (país sede), Argélia, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Gana, Bélgica, Croácia, Espanha, Alemanha, Holanda, Portugal, Suíça, Bósnia e Herzegovina, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Rússia, Costa Rica, Honduras, Estados Unidos, México, Japão, Coreia do Sul, Irã, Austrália, Argentina, Chile, Equador, Uruguai e Colômbia.





CONTINUE NAVEGANDO: