Foi realizada na última segunda-feira (03/11) o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista 2015 pela Federação Paulista de Futebol, na sede da Federação.

A competição terá, no ano que vem, o mesmo regulamento e vai começar no dia 1° de fevereiro e se encerrar no dia 3 de maio.

Até o final do mês a tabela do campeonato será divulgada. Os times vão jogar somente com as equipes do outro grupo, os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final. As quartas e as semifinais serão disputadas em partidas únicas, enquanto a final será disputada em dois jogos. Em todas essas fases decisivas, os confrontos serão decididos nos pênaltis em caso de empate.

Os quatro times com pior campanha no geral serão os clubes rebaixados que jogarão a Série B em 2016. A inscrição limitada de jogadores será uma novidade no campeonato do ano que vem, com cada clube podendo registrar somente 28 atletas, no máximo.

O valor mínimo dos ingressos para as partidas será de R$ 40, com possibilidades de mudanças como, por exemplo, em promoções para sócio-torcedores dos clubes. Três dos quatro grandes clubes de São Paulo, que são São Paulo, Palmeiras e Santos foram representados no evento pelos seus presidentes. Já quem representou o Corinthians, indo no lugar do presidente Mario Gobbi, foi o vice Elie Werdo.

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, disse que espera ver mais público nos estádios e falou a respeito da competição. "Mais um ano vamos fazer com que o torcedor vá se habituando com o campeonato, e assim ele vai ao estádio. Será um ponto alto no nosso futebol aqui no Brasil, certamente. O futebol é entretenimento e nós temos que entender isso e fazer festa", disse Del Nero, presidente da FPF. Vale lembrar que o atual campeão da competição é o Ituano. E os três times que conquistaram o acesso para a primeira divisão e disputarão o Paulistão Série A em 2015 são Marília, RB Brasil, São Bento e Capivariano.

Segue abaixo como ficaram sorteados os grupos com os times que disputarão o Campeonato Paulista de 2015:

– Grupo 1: São Paulo, Mogi Mirim, Ituano, RB Brasil e São Bernardo;

– Grupo 2: Corinthians, Audax, Ponte-Preta, São Bento e Rio Claro;

– Grupo 3: Palmeiras, Portuguesa, Botafogo-SP, Marília e Linense;

– Grupo 4: Santos, Bragantino, Penapolense, Capivariano e XV de Piracicaba.

Por João Calvet

Paulist?o 2015

Foto: Divulgação


O duelo de ida da final do Campeonato Paulista foi emocionante. O Corinthians poderia até ter goleado o Santos, mas desperdiçou ótimas oportunidades e deixou o time adversário marcar no final, após fazer dois gols. A vantagem para o jogo de volta, que acontece no próximo domingo, deixou os jogadores animados, entretanto, não há nada definido, apenas que o Santos precisa de um placar com diferença de dois gols para ser campeão sem disputar pênaltis.

O primeiro tempo no Pacaembu foi dominado pelo Timão. Sem deixar os jogadores do Santos passar do meio de campo, o Corinthians impôs seu ritmo de jogo. Paulinho e Romarinho perderam boas chances de gol, mas aos 3 minutos do fim do primeiro tempo, Romarinho cobrou falta pelo lado direito, Danilo não acertou e a bola sobrou para Paulinho, que livre de marcação chutou fazendo o gol para o Timão.

No segundo tempo, o Santos melhorou o posicionamento e até poderia ter empatado, mas perdeu uma ótima chance com Cícero, que chutou na trave. Pouco tempo depois, Paulo André aproveitou a confusão na área do Santos e ampliou o placar para o Timão.

Quase no fim, o Santos diminuiu com uma cabeçada de Durval, dando números finais a partida, que terminou em 2 a 1 para o Corinthians.

Os times fazem o jogo de volta no próximo domingo, às 16:00, na Vila Belmiro.

Por Robson Quirino de Moraes


São Paulo x CorinthiansSão Paulo e Corinthians fazem neste domingo, às 16:00, a partida decisiva das Semifinais do Paulistão 2013. O jogo irá marcar o reencontro das equipes, que na primeira fase da competição se enfrentaram e o Corinthians acabou vencendo por 2 a 1, de virada.

Apesar da vitória corintiana na primeira partida, foi o São Paulo que acabou se classificando em 1º lugar na primeira fase da competição. Já o Corinthians se classificou na modesta 5ª colocação.

No último jogo das equipes, o São Paulo venceu o Penapolense por 1 a 0. Já o Corinthians venceu a Ponte Preta por 4 a 0.

Para o jogo de hoje, o São Paulo não poderá contar com 3 atletas: Rhodolfo (que se recupera de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda), Aloísio (que está com o mesmo problema do Rhodolfo, só que na coxa direita), e Fabrício (que sofreu uma torção no tornozelo direito e está em tratamento).

Já o Corinthians terá como desfalques Renato Augusto (que se recupera de uma lesão no músculo posterior da coxa direita) e Guilherme Andrade (que se recupera de uma lesão no joelho).

O jogo será apitado por Antônio Rogério Batista do Prado. Ele terá como auxiliares Anderson José de Moraes Coelho e Ricardo Pavanelli Lanutto.

O São Paulo deverá ser escalado com o seguinte time: Rogério Ceni, Lúcio, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Wellington, Carleto, Denilson, Ganso, Jadson, Osvaldo e Luis Fabiano.

Já do lado do Corinthians, a escalação da equipe deverá ser a seguinte: Cássio, Paulo André, Alessandro, Gil, Fábio Santos, Romarinho, Paulinho, Ralf, Danilo, Emerson Sheik e Paolo Guerrero.

Quem quiser acompanhar a partida pela TV poderá assistir ao jogo pelos canais Globo (todo o Estado de SP) e PFC (para o Resto do Brasil). O site do G1, UOL e Terra também irão acompanhar o lance a lance da partida.


São Paulo x PenapolenseNeste domingo, dia 28 de abril, São Paulo e Penapolense se enfrentam pelas Quartas de Final do Paulistão 2013. A partida marcará o encontro do primeiro e do último colocado classificado na fase de grupos.

O jogo entre as duas equipes acontecerá às 18:30, no estádio do Morumbi, em São Paulo (SP). O jogo será apitado pelo árbitro Wilson Luiz Seneme. Ele terá como auxiliares Marcelo Carvalho Van Gasse e Paulo de Souza Amaral.

Em seu último jogo pela competição, o São Paulo perdeu para o Mogi Mirim por 1 a 0. Já o Penapolense vem de derrota para o Santos por 2 a 1.

O Tricolor Paulista chega às Quartas de Final embalado após uma heroica classificação na Libertadores 2013. Não bastasse isso, para a partida de hoje o São Paulo irá contar com o retorno de Luís Fabiano.

Já pelo lado do Penapolense, Luis Felipe não poderá jogar devido à uma suspensão. Quem deve substituir o jogador é Alex Travassos. Apesar do problema, o Penapolense conta com toda a vontade de conseguir mais um feito histórico para a equipe classificando-a para as Semifinais da competição.

O São Paulo deverá jogar com: Rogério Ceni, Lúcio, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Wellington, Carleto, Denilson, Ganso, Jadson, Osvaldo e Luis Fabiano.

Já o Penapolense deverá atuar com: Marcelo, Jailton, Alex Travassos, Gualberto, Heleno, Rodrigo Biro, Guaru, Fernando, Liel, Magrão e Silvinho.

Os canais Sportv e Globo irão transmitir a partida ao vivo. Já os sites Uol, Terra e G1 irão acompanhar o lance a lance da partida.


Dez jogos finalizaram ontem (21 de abril) a primeira fase do Campeonato Paulista de Futebol de 2013.

O Santos (que ficou em 3º lugar na primeira fase com 39 pontos) venceu o Penapolense (8º colocado com 28 pontos) por 2 a 1.

O Corinthians (5º colocado na primeira fase com 35 pontos) venceu o Atlético Sorocaba (15º colocado com 19 pontos) por 2 a 0.

O Ituano (14º colocado com 20 pontos) venceu o Palmeiras (6º colocado com 34 pontos) por 2 a 1.

O Mogi-Mirim (2º colocado com 39 pontos) venceu o São Paulo (1º colocado com 41 pontos) por 1 a 0.

O Bragantino (11º colocado com 25 pontos) empatou com a Ponte Preta (4º colocado com 38 pontos) por 0 a 0.

O Mirassol (17º colocado com 18 pontos) venceu o Linense (9º colocado com 27 pontos) por 3 x 0.

O São Bernardo (12º colocado com 20 pontos) venceu o Oeste (16º colocado com 19 pontos) por 4 x 0.

O Paulista (13º colocado com 20 pontos) venceu o São Caetano (19º colocado com 13 pontos) por 2 x 0.

O União Barbarense (18º colocado com 16 pontos) venceu o Guarani (20º colocado com 10 pontos) por 3 x 1.

Por fim, o XV de Piracicaba (10º colocado com 25 pontos) venceu o Botafogo-SP (7º colocado com 31 pontos) por 4 x 1.

As Quartas de Final começam no próximo domingo, dia 28 de abril.

Por Bruno Rafael da Silva


Sob o olhar de cerca de 25 mil torcedores pagantes, o Corinthians jogou um belo futebol e venceu o Atlético Sorocaba por 2 a 0, no estádio do Pacaembu. Com a vitória, o Timão classificou-se para as Quartas de Final do Campeonato Paulista na quinta colocação. Os gols do Corinthians foram marcados por Danilo e Alexandre Pato. Com o resultado, a equipe enfrentará a Ponte Preta no primeiro confronto do mata-mata.

A vitória, que começou a ser construída com Danilo aos 34 minutos do primeiro tempo, fez o Corinthians encerrar a primeira fase com 35 pontos conquistados.

Dominando as principais ações de um jogo contra uma equipe que entrou em campo apenas para cumprir tabela, já que não tinha nenhuma pretensão no campeonato na última rodada, a equipe do técnico Tite fechou o placar aos 45 minutos da etapa inicial, com Alexandre Pato. Na sequência da partida, o Timão apenas trocou passes e administrou a vitória.

A data do confronto entre Corinthians e Ponte Preta ainda não foi divulgada pela Federação de Futebol de São Paulo. O certo é que o clube chegou à fase das grandes decisões do primeiro semestre. No dia 1º de maio, o Timão viajará para Buenos Aires, onde enfrentará o Boca Juniors pelo jogo de ida das Oitavas de Final da Copa Libertadores. 

Confira no vídeo os gols do jogo:

Por Júlio Abreu


O Santos recebeu o Penapolense no domingo, 21/04, pela última rodada da 1ª fase do Campeonato Paulista, e além de conseguir a vitória por 2 a 1, passou a Ponte Preta na classificação e terminou em terceiro.

Os gols do Peixe foram marcados por André e Cícero, que estava em posição irregular; Guaru descontou para o time interiorano, que ficou com a oitava vaga e será o adversário do São Paulo.

Com a vitória, o Santos chegou aos 39 pontos e terá como adversário o rival Palmeiras,que ficou com a sexta colocação, após perder para o Ituano por 2 a 1. Os outros confrontos das quartas de final serão os seguintes: São Paulo x Penapolense, Mogi Mirim x Botafogo, e Ponte Preta x Corinthians.

Perguntado sobre o favoritismo no clássico, Neymar respondeu que está feliz pela classificação, e que a vantagem de fazer a partida na Vila Belmiro faz o Santos muito forte,não cogitando em momento algum abrir mão do estádio.

A partida contra o Palmeiras será no próximo final de semana, e será realizada em jogo único, caso aconteça empate a vaga será decidida nos pênaltis.

Por Vinicius Cunha


Faltando uma rodada para o término da primeira fase do Campeonato Paulista, várias equipes ainda brigam para se classificar para a próxima fase. Em contrapartida, outras equipes estão brigando para não cair para a segunda divisão.

Com 18 rodadas já realizadas, a liderança da competição é do São Paulo, que possui 41 pontos. A segunda colocação é da Ponte Preta, que possui 37 pontos. Já a terceira colocação é o Mogi Mirim, que atualmente possui 36 pontos. O Santos vem na quarta colocação, também com 36. Palmeiras e Corinthians vem logo depois, com 34 e 32 pontos, respectivamente. Fechando as 8 primeiras equipes da classificação ainda temos Botafogo (SP) e Penapolense, com 31 e 28 pontos, respectivamente.

Das equipes que estão na zona de classificação para a próxima fase, apenas o Penapolense ainda não garantiu a sua vaga. A equipe ainda briga com o Linense para ver quem se classificará.

Na parte de baixo da tabela, as coisas também já estão praticamente definidas. São Caetano (18º colocado com 13 pontos), União Barbarense (19º colocado com 13 pontos) e Guarani (20º colocado com 10 pontos) já caíram para a divisão de acesso. Já o Mirassol (17º colocado com 15 pontos) ainda tem chances de escapar da degola. Ainda lutam para fugir do rebaixamento o Paulista, o São Bernardo e o Ituano.

Confira abaixo a classificação completa da competição:

Classificação Paulistão 2013


Não é à toa que ele é considerado um dos melhores jogadores em atividade no mundo. Neymar, mais uma vez, brilhou e comandou a goleada do Santos sobre o União Barbarense, por 4 a 0, marcando todos os gols da partida. A atuação de gala fez de Neymar o artilheiro da competição, com 12 gols, um a mais que William, da Ponte Preta.

Apesar de já estar classificado com antecipação para as quartas de final do Campeonato Paulista, o Santos mostrou a sua força em Santa Bárbara d'Oeste, em jogo válido pela 18ª rodada da competição.

Com o resultado, o Peixe segue firme na briga para encerrar o Estadual no G-4. De quebra, rebaixou o União Barbarense para a Segunda Divisão.

Dos seus quatro gols, Neymar marcou dois no primeiro tempo (aos 7 e aos 26 minutos). Na etapa complementar, o jogador deixou a sua marca aos 55 segundos de partida e aos 5 minutos.

O próximo compromisso do Santos no Paulista será no dia 20 de abril, contra o Penapolense. O Barbarense cumpre tabela enfrentando o também rebaixado Guarani. Pela Copa do Brasil, o Peixe enfrenta o Flamengo-PI, na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro.

Por Júlio Abreu


O Guarani é o primeiro time rebaixado do Campeonato Paulista de 2013. Time mais tradicional de Campinas, a equipe acabou sendo punida por uma péssima campanha em que somou apenas 10 pontos em 17 jogos disputados ao longo da competição. Como dependia de uma combinação de resultados, que não existiu, o Bugre acabou dando adeus à série principal com duas rodadas de antecedência.

O rebaixamento veio com as vitórias do Ituano sobre o Paulista e do Atlético Sorocaba contra o Oeste. Ambos os adversários que venceram seguem com esperanças de se livrar do rebaixamento. São Caetano, União Barbarense e Mirassol dividem a zona da degola com o Guarani, mas também com chances de escapar.

Este é o décimo rebaixamento da história do Guarani. E o buraco parece sem fim. No final do ano passado, o Alviverde já havia caído para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Curiosamente, o outro time de Campinas, a Ponte Preta, apresentou uma campanha impecável na primeira fase do Campeonato Paulista e está classificado antecipadamente para as quartas de final. A Macaca é a atual segunda colocada da competição.

Por Júlio Abreu


O Palmeiras venceu a Ponte Preta por 2 a 1 no Moisés Lucarelli e quebrou a invencibilidade do adversário na competição. Não bastasse isso, o Palmeiras também garantiu a classificação antecipada para a próxima fase do Campeonato Paulista. Os gols alviverdes foram marcados por Leandro e Tiago Real. Já Luis Ramírez descontou para a Ponte Preta.

O destaque do jogo não poderia deixar de ser o atacante Leandro. Depois de participar da goleada da Seleção Brasileira sobre a Bolívia, por 4 a 0, o atacante viajou a tempo de se juntar à delegação e marcar o gol da vitória, para delírio da torcida.

Mesmo como muitos desfalques e suspensões, o Palmeiras conseguiu fazer bem o seu papel e aos 3 minutos do primeiro tempo abriu o placar com Tiago Real, de cabeça. Depois do gol, a equipe começou a oscilar entre bons e maus momentos. Foi quando a Ponte Preta se aproveitou. Uendel cruzou e Ramírez descontou: 1 a 1. Somente aos 27 minutos da etapa final que o atacante Leandro recebeu a bola de Juninho e marcou o gol da vitória: 2 a 1.

Agora o Palmeiras vira as suas atenções para a Copa Libertadores. Na quinta-feira, a equipe enfrenta o Libertad, às 19:15, no Pacaembu. Já o próximo compromisso da Ponte Preta será no domingo, contra o Mirassol, pelo Campeonato Paulista.

Por Júlio Abreu


Neymar até voltou a brilhar ao marcar um belo gol de falta, mas sua boa atuação foi insuficiente para levar o Santos à vitória no jogo contra o São Caetano, realizado no Pacaembu e válido pela 17ª rodada do Campeonato Paulista.

Com o empate de 1 a 1, a equipe santista perdeu uma ótima oportunidade de encostar nos líderes. Já o São Caetano, penúltimo colocado, se afundou mais na zona do rebaixamento.

Sob o olhar de cerca de 11 mil santistas, a equipe começou mal a partida, com Neymar pouco acionado e apagado. Com o início ruim do Santos, o São Caetano se aproveitou a abriu o placar aos 6 minutos. Jael cobrou falta no cantinho e Rafael não alcançou: 1 a 1.

Apesar do gol sofrido, o Santos não conseguiu mostrar a sua força, o que incomodou a torcida, que chegou até a vaiar. A postura só mudou na etapa complementar, quando Neymar mostrou a sua qualidade. O craque cobrou com perfeição uma falta de fora da área, aos 7 minutos, empatando o jogo. Na sequência do jogo, o Santos até tentou, mas não conseguiu virar.

Na próxima rodada, a equipe santista mede forças com o União Barbarense, no dia 13 de abril, no estádio Toca do Leão. O São Caetano, por sua vez, enfrenta o Penapolense, na mesma data, no estádio Tenente Carriço.

Por Júlio Abreu


Considerado o duelo dos desesperados do Campeonato Paulista, o XV de Piracicaba colocou fim no jejum do time (que não vencia há sete partidas) e afundou ainda mais o Atlético Sorocaba na casa do adversário. A vitória de 1 a 0 aconteceu na noite desse sábado (23), no estádio Walter Ribeiro, localizado na cidade de Sorocaba.

O gol foi marcado por Anderson Lessa, logo aos 15 minutos da segunda etapa. A vitória ajudou o clube a ampliar para cinco pontos a vantagem sobre o primeiro time que aparece na zona de rebaixamento do Paulistão. Por coincidência, o próprio adversário da noite.

O XV de Piracicaba pulou para 14 pontos e se distanciou ainda mais da zona de rebaixamento. A última vitória havia acontecido na sexta rodada do campeonato, contra o São Bernardo, que acabou em 3 a 0 também na casa do adversário. O jejum se acumulou com quatro derrotas e três empates.

Esta foi a quarta derrota consecutiva dos sorocabanos no campeonato, que têm pela frente o São Bernardo na quinta-feira (28), no estádio do oponente. Já o XV de Piracicaba pega o São Caetano, no mesmo dia, mas a partida será em casa.

Por Gabriel Perline


Mesmo com time misto, o Timão superou o União Barbarense e chegou aos 21 pontos no Campeonato Paulista. Os gols só saíram no segundo tempo, porém,  foram o suficiente para fazer com que o time chegasse mais próximo dos líderes.

Em partida que contou apenas com os titulares Ralf, Fábio Santos e Gil, os suplentes deram conta do recado. Mesmo fora do banco, Pato compareceu ao estádio e pôde prestigiar as atuações dos companheiros.

Os gols corintianos foram marcados por Douglas, Jorge Henrique e por Renato Augusto. Emerson Sheik jogou bem e participou da jogada de dois gols.

O Timão ainda perdeu um pênalti com Chicão, o segundo seguido desperdiçado pelo time. Enfim, o Corinthians está voltando a desempenhar o futebol de 2012, mesmo tendo um certo "revezamento" entre os titulares.

No meio de semana o Corinthians se manterá concentrado na competição regional, já que enfrentará o XV de Piracicaba. Provavelmente Pato jogará, já que foi poupado devido a possibilidades de lesões.

Tite, no momento, está com todos os jogadores à disposição, já que nenhum deles se encontra no Departamento Médico. É o Timão cada vez mais forte e focado para disputa dos torneios em pauta.

Por Vinicius Cunha


O Santos recebeu o Guarani de Campinas pela décima segunda rodada do Paulistão, na Vila Belmiro, e venceu por 2 a 1, gols santistas marcados por André e Montillo, e pelo Guarani Tiago Pagnussat. Neymar não marcou, mas foi decisivo, dando uma assistência para um dos gols.

Com a vitória, o Peixe chega aos 24 pontos e espera os jogos de São Paulo e Ponte Preta para saber qual posição terminará na rodada, podendo até mesmo alcançar a liderança. Já o bugre está entre os times que serão rebaixados e com apenas nove pontos na competição, mais precisamente na décima oitava colocação.

O jogo foi muito movimentado, tendo os dois times chances para marcar mais gols, inclusive o time de Campinas chegou a marcar mais um, porém, foi acertadamente anulado pelo árbitro. O time campineiro esboçou até uma pressão, mas não conseguiu empatar.

Mesmo com a vitória, a torcida que compareceu na Vila para apoiar Neymar e companhia, parece não ter saído totalmente satisfeita, pois vaias puderam ser ouvidas após o apito final.

Na próxima rodada o time da Vila Belmiro enfrenta o Mirassol, enquanto o Guarani recebe o Paulista de Jundiaí. Ambos jogos serão na quinta-feira, 21/03.

Por Vinicius Cunha


O Palmeiras decepcionou sua torcida no Pacaembu nesta última quinta-feira. Apesar de conseguir a vitória que o deixa na sexta posição do estadual, com 20 pontos, o alviverde deixou a desejar e recebeu muitas críticas das arquibancadas.

O time até começou bem, abrindo o placar logo aos 3 minutos e animando o torcedor: após cobrança de escanteio, Maurício Ramos disputou bola com Dráusio, que cabeceou contra sua própria baliza.

O gol deu ânimo ao Palmeiras que dominava a partida, até sofrer o gol de empate aos 11 minutos. Marcelo Macedo, após chute cruzado, completou para o gol. A zaga havia parado pedindo um impedimento que não existiu e facilitou a vida do atacante.

Após o gol, o time do Palmeiras se desesperou e viu o Paulista de Jundiaí crescer na partida, exigindo grandes defesas de Fernando Prass e botando, inclusive, uma bola no travessão do goleiro. Curiosamente, em seu pior momento no primeiro tempo, Vilson fez e desempatou a favor do Verdão: 2×1.

O segundo tempo, com menos emoção, deixou a torcida do Palmeiras apreensiva. O Paulista, mesmo com dois jogadores a menos, teve grandes chances de empatar o jogo, sendo impedido pela trave e por Henrique, que tirou a bola de Marcelo Macedo em cima da linha. No fim das contas, foi confirmada a vitória, sob a desconfiança da diretoria e do torcedor.

Por Euclides Cesar Junior


Após empate em jogo eletrizante no clássico contra o São Paulo na última rodada, o Palmeiras joga fora de casa contra o São Caetano. O jogo será válido pela décima segunda série de jogos do Campeonato Paulista 2013 e será realizado no estádio Anacleto Campanella, às 16:00 horas do dia 17 de março.

Levando-se em consideração a última atuação do meia Valdívia, elogiado por técnico e imprensa, o alviverde paulista tem boas chances de sair com uma vitória e somar mais três pontos na tabela de classificação. O Palmeiras tem 17 pontos acumulados em 10 jogos e apresenta aproveitamento de 56,7%. Outros destaques do Verdão são: Patrick Vieira, atacante; e o zagueiro Henrique, apelidado de príncipe pelos torcedores e que tem feito muitos gols.

O São Caetano, que contratou o pentacampeão Rivaldo e o craque-problema Jóbson para disputar o torneio estadual, não apresenta uma campanha satisfatória. A equipe conseguiu apenas 5 pontos em 11 jogos disputados, apresentando aproveitamento de 15,2%.

Figurando na zona de rebaixamento da competição, o Azulão quer se aproveitar do fator casa para conseguir uma vitória contra o Palmeiras e iniciar uma arrancada para permanecer no grupo de elite do futebol de São Paulo.

Por Marcelo Araújo


Com campanhas instáveis na Copa Libertadores, São Paulo e Palmeiras se enfrentaram na tarde deste domingo, no Pacaembu. Mas o empate em zero a zero decepcionou as duas equipes, principalmente o Alviverde.

O São Paulo segue líder, com 23 pontos em 10 jogos disputados. Já o Palmeiras está em sétimo, com 17 pontos.

No primeiro tempo, o Palmeiras dominou as principais ações do jogo nos momentos iniciais, mas logo o São Paulo equilibrou a partida e começou a pressionar. O Palmeiras, então, passou a se fechar, apesar de a pressão do adversário não ser muito contundente.

Após uma primeira etapa muito fraca em emoções e oportunidades criadas, a etapa complementar, pelo contrário, valeu o ingresso. A começar pelas confusões, como a do zagueiro Lúcio, que acabou sendo expulso pelo árbitro. Com um jogador a mais, porém, o Palmeiras não conseguiu converter as oportunidades que teve em gols.

O próximo compromisso de São Paulo e Palmeiras será nesta quinta-feira. O Tricolor enfrenta o Arsenal de Sarandí, pela Libertadores. Já o Palmeiras que mede forças com o Paulista, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.

Por Júlio Abreu


Na décima primeira rodada do Campeonato Paulista 2013, será realizado um clássico no interior de São Paulo. A Ponte Preta, time de Campinas, recebe o São Caetano. O jogo será realizado no dia 10 de março, às 18:30, no estádio Moisés Lucarelli.

Os dois times encontram-se em situação completamente diferente na tabela, se a Ponte Preta fez bela campanha e conseguiu o segundo lugar, o São Caetano amarga a última posição da tabela de classificação.

O time de Campinas tem 20 pontos acumulados em 10 jogos e apresenta campanha com 66,7% de aproveitamento. Já o São Caetano, em 10 jogos, somou apenas cinco pontos e tem um baixo aproveitamento de 16,7%.

Mesmo com as contratações de peso que fez esse ano, apresentando o pentacampeão Rivaldo e o craque-problema Jobson, o Azulão não conseguiu emplacar no torneio estadual.

No caso da Ponte, que manteve a equipe que fez um bom campeonato brasileiro no ano passado, o único problema foi a mudança de técnico, pois Gilson Kleina trocou a macaca pelo Palmeiras. 

Confira no vídeo os gols da partida:

Por Marcelo Araújo


Embora não tenha empolgado a torcida, o Corinthians lutou e conseguiu encerrar a série de empates no jogo contra o Ituano, no Pacaembu. Com uma vitória por 3×2, a equipe alvinegra se manteve no G8 do Paulistão e ampliou sua série invicta para oito jogos, com três vitórias e cinco empates.

Como era de se esperar, o Corinthians tentou impor seu jogo, mesmo com o gramado do Pacaembu encharcado devido ao temporal que atingiu a cidade paulistana neste sábado. E com uma roubada de bola no campo de ataque, ao melhor estilo Corinthians, Sheik viu Edenílson livre na área para abrir o placar: 1×0.

Se o jogo parecia tranqüilo, o Ituano fez questão de responder rapidamente. Em escanteio, o zagueiro Cléber empatou o jogo e jogou novamente a responsabilidade para os corintianos. Sem criar grandes chances, o time da capital usou a bola parada: Guilherme mandou um foguete da intermediária para desempatar a partida.

Entretanto, pouco tempo depois, em nova bola alçada na área, Fernando Gabriel descobriu Luciano livre para empatar novamente o jogo e botar panos quentes no ímpeto do Corinthians. E assim terminou o primeiro tempo.

Na etapa complementar, os dois times criavam pouco e o clube de Itu parecia satisfeito com o empate. O técnico alvinegro Tite buscou, então, sacar do banco suas alternativas. E deu certo: Giovanni entrou, deu um belo passe para Pato, que sofreu pênalti. Emerson Sheik perdeu, mas no escanteio originado pela defesa, o beque Felipe pôs números finais ao jogo: 3×2, para embalar o Corinthians para a Libertadores.

Por Euclides Cesar Junior


Pela décima primeira rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista 2013, o São Paulo receberá o Palmeiras em um clássico que será realizado no Morumbi.

Ambas as equipes também estão disputando a Copa Libertadores da América, mas prometem ir com força máxima em um dos maiores clássicos do futebol mundial.

Vizinhos de Centro de Treinamento, os times encontram-se em posições bastante diferentes na tabela. O São Paulo lidera e ocupa a primeira colocação. Já o Palmeiras, tem oscilado entre o oitavo e o sétimo lugar, correndo o risco de ficar de fora da fase de mata-mata.

Pelo lado do Alviverde do Parque Antártica, os principais destaques são: Henrique (zagueiro que tem feito muitos gols em 2013) e Kleber (atacante recentemente contratado, que pode cair nas graças da torcida caso faça um gol no Choque-Rei).

O Tricolor conta com o atacante Luis Fabiano, que costuma marcar gols em clássicos e pretende mostrar bom desempenho para retornar à Seleção Brasileira. Outro destaque é Osvaldo, que apresenta boa média de gols em 2013.

O jogo será realizado no estádio do Morumbi, às 16:00 horas do dia 10 de março. 

Por Marcelo Araújo


O Santos mede forças com o Corinthians neste domingo (03/03), às 16:00, no estádio do Morumbi, de olho nos três pontos para se aproximar da liderança. O Timão, por sua vez, busca a vitória para se consolidar entre os oito que se classificam para a próxima fase do Campeonato Paulista.

A expectativa para o clássico é de casa cheia, ao menos se depender dos jogadores santistas. Na tarde desta quinta-feira, Neymar & Cia convocaram a torcida para lotar o estádio.

"Conto com vocês lá, torcendo pra gente. Estamos juntos", disse o atacante Neymar em vídeo divulgado pelo Santos.

Depois de vencer o Millonarios por 2 a 0, na Copa Libertadores, o Corinthians espera subir posições no Paulista. Mas sabe que a tarefa não será nada fácil. Afinal de contas, com Neymar do outro lado a defesa precisa estar alerta durante os 90 minutos para não ser surpreendida.

"Enfrentar o Neymar é sempre complicado. Precisamos estar atentos e em sintonia para não termos surpresas", comentou o zagueiro corintiano Paulo André.

O Peixe é o quarto colocado da competição com 17 pontos, enquanto o Corinthians está em oitavo com 15.

Confira no vídeo os melhores momentos do jogo:

Por Julio Abreu


Na Série-A2 do Campeonato Paulista, a Portuguesa entrou em campo para enfrentar o Osasco. Porém, no Canindé os torcedores estavam em ritmo de Carnaval e os animados compareceram em pouca quantidade: apenas 998 torcedores acompanharam o show da Lusa. 

A equipe paulista, que faz parte da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, disputa a divisão de acesso do campeonato regional, devido à má campanha realizada no ano anterior (2012), o que culminou na queda do clube para o segundo escalão paulista.

Com oito pontos na tabela de classificação, a Portuguesa soma duas vitórias e dois empates, figurando apenas na sétima colocação. Já o Osasco, que contratou Viola (ex-Corinthians), encontra-se na oitava colocação.

O jogo:

Com uma equipe rápida e envolvente, a Portuguesa logo partiu para o ataque. Sem reação, o Osasco não se segurou e acabou facilmente goleado pela Lusa. O grande destaque da partida foi o atacante Diego Viana, que anotou dois gols no placar. Além dele, Moisés e Marcelo Cordeiro também marcaram pela Portuguesa.

As duas equipes já pensam no preparo para os próximos confrontos que podem selar o destino dos clubes na competição.

Por Renato Benevenuto


Quem gosta de ver a atuação dos times paulistas mais de perto não pode deixar de acompanhar as primeiras rodadas do Paulistão 2013, um dos primeiros torneios de futebol agendados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que antecede outros Campeonatos como o Brasileirão, Copa do Brasil, entre outros.

Todos os times paulistas, como por exemplo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos (que são consideradas as estrelas de mais intenso brilho do Campeonato), Atlético, Bragantino, Penapolense, Mirassol, São Caetano, Ituense, dentre outros, já iniciaram suas atuações no Campeonato.

Nesta primeira rodada os resultados foram: Barbarense 1 x Piracicaba 1; São Paulo 2 x Mirassol 0; Atlético 1 x Sorocaba 2; Linense 2 x Guarani 1; Penapolense 3 x Ituano 0 e Paulista 1 x Corinthians 1.

Apesar dessa primeira fase não ter apresentado grandes goleadas e registros de jogadas históricas, os loucos por futebol esperam uma segunda rodada com melhores resultados para analisar quem tem condições de levar o título de Campeão Paulista 2013.

Agora basta acompanhar a segunda rodada e ver os processos de eliminação que começam neste período de um dos campeonatos estaduais mais visualizados do Brasil.

Por Michele de Oliveira





CONTINUE NAVEGANDO: