Foi anunciada na última quinta-feira (23/10) mais uma convocação da Seleção Brasileira realizada pelo técnico Dunga, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para a disputa de dois amistosos em novembro.

Um no dia 12 de novembro, contra a Turquia, em Istambul, e outro diante da Áustria, em Viena, no dia 18. Essa será a última lista do treinador em 2014.

Entre as novidades tem o retorno do zagueiro Thiago Silva, que foi o capitão da equipe na Copa do Mundo, os goleiros Diego Alves e Neto, os meias Roberto Firmino e Casemiro, e os atacantes Douglas Costa, Lucas e Luiz Adriano.

Dessa vez, Dunga resolveu não chamar atletas que atuam no Brasil, tendo o bom senso de reconhecer que é importante nesse momento não desfalcar os times brasileiros que terão decisões importantes em disputa no período dos amistosos.

"O futebol brasileiro é representado pela nossa Seleção, e temos que pensar nisso. Nós mantemos contato com os presidentes e treinadores dos clubes (brasileiros), sabemos da nossa responsabilidade e somos sensíveis a isso. Sabemos também que um momento é diferente de outro. Esse momento é oportuno para todos cederem um pouco, demos oportunidades para alguns jogadores de fora do país e pudemos abrir mão de alguns que jogam no Brasil", explicou o técnico Dunga.

Segundo a própria CBF, a entidade pediu ao Dunga e ao Gilmar que os atletas que atuam no Brasil não fossem convocados solicitando à comissão técnica que analisasse a melhor maneira para conciliar a convocação, considerando a reta final das competições brasileiras.

"Gostaria de agradecer aos dirigentes que trabalham nos clubes brasileiros, com quem nós mantemos contato. Solicitamos ao Gilmar e ao técnico Dunga que fizessem uma conciliação das necessidades dos clubes no Brasil com a convocação da Seleção", garantiu o presidente da CBF, José Maria Marin.

O presidente explicou também a questão da convocação do técnico da Seleção Brasileira Sub-21, Gallo, que chamou atletas do Santos e Atlético-MG que também estão envolvidos nas competições nacionais.

Marin falou que convidou Gallo para as reuniões com à comissão técnica e garantiu também que, nesse momento, os clubes terão prioridade em relação às convocações desde as categorias de base até o time principal da Seleção, e que poderá ocorrer a "desconvocação" de algum jogador se for preciso.

"Temos que ter nossos parâmetros e começaremos pela Seleção principal, mas o Gallo já está tomando providências para que os clubes no Brasil tenham total prioridade também em relação à Seleção Sub-21. Todos vão ceder, se sacrificar e refazer a convocação para não prejudicar nenhum clube", completou o presidente da CBF.

Confira abaixo a lista dos jogadores convocados pelo técnico Dunga para a disputa dos amistosos da Seleção Brasileira em novembro:

– Goleiros: Rafael Cabral (Napoli-ITA), Diego Alves (Valencia-ESP) e Neto (Fiorentina-ITA);

– Laterais: Filipe Luiz (Chelsea-ING), Mario Fernandes (CSKA-RUS), Danilo (Porto-POR) e Alex Sandro (Porto-POR);

– Zagueiros: David Luiz (PSG-FRA), Thiago Silva (PSG-FRA), Marquinhos (PSG-FRA) e Miranda (Atlético de Madri-ESP);

– Volantes: Fernandinho (Manchester City-ING), Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Casemiro (Porto-POR) e Rômulo (Spartak Moscou-RUS);

– Meias: Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Oscar (Chelsea-ING) e Roberto Firmino (Hoffenheim-ALE);

– Atacantes: Lucas (PSG-FRA), Willian (Chelsea-ING), Neymar (Barcelona-ESP), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk-UCR) e Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk-UCR).

Por João Calvet

Foto: divulgação


chile-brasil

Eis uma partida a ser assistida: Brasil x Chile, na noite desta terça-feira, dia 19/11. Duas Seleções que tem apresentado um ótimo futebol irão se enfrentar em um amistoso de tirar o fôlego. A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo e pelo SporTV (canal fechado), após a novela Amor à Vida. O jogo será realizado no Canadá, na cidade de Toronto, a uma temperatura que deve beirar os 5ºC. Se comparado ao calor de Miami do jogo contra Honduras, os brasileiros irão sofrer um pouco.

De um lado está o Chile, que vem de vitória contra a poderosa Inglaterra pelo placar de 2 tentos a zero, em jogo realizado no último dia 15/11, lá na casa dos ingleses. De outro, o Brasil, que venceu a fraca Seleção de Honduras pelo placar de 5 a zero. Aliás, Honduras não dá pra dizer que é uma Seleção de Futebol. Está mais pra futebol americano, de tanta violência em campo.

Nos últimos cinco jogos, o time do Chile venceu 3 partidas (contra Inglaterra, Equador e Venezuela) e empatou outras duas (contra Colômbia e a forte seleção da Espanha).

Do lado do Brasil, são 5 vitórias em 5 jogos, contra Honduras, Zâmbia, Coreia do Sul, Portugal e Austrália. Considerando as últimas partidas destas seleções, o Brasil só empatou a última (que aconteceu em abril de 2013); no restante, a vitória sempre foi do lado canarinho.

Para o jogo desta terça-feira, no Brasil retornam ao gol o goleiro Júlio César e também o zagueiro Thiago Silva. Já Daniel Alves, voltou a sentir dores, e será novamente poupado.

Escalação extra-oficial do Brasil

Julio César, Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Maxwell; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Bernard, Neymar e Jô.


Brasil x Honduras é o destaque de hoje no futebol brasileiro. Este é um amistoso que será realizado nos Estados Unidos, em Miami, no majestoso estádio Sun Life, e começará às 22h30 (horário de Brasília). Este jogo visa treinar a equipe para a Copa de 2014, a ser realizada no Brasil. Na terça-feira, dia 19/11, o Brasil ainda enfrentará o Chile, e este então será o último amistoso do Brasil em 2013. Assim, o técnico Felipão tem cada vez mais próxima a sua lista de jogadores para irem à Copa.

No Brasil, o zagueiro Thiago Silva não entrará em campo, já que está retornando de lesão, e dará lugar para Dante. Outro desfalque é Daniel Alves, que também será poupado. No lugar dele, entra Maicon. Outro que não jogará será Marcelo, entrando Maxwell em seu lugar. E por fim, Bernard (o craque do Atlético Mineiro), entrará no lugar de Hulk. Portanto, o time deve vir um pouco modificado, porém, ainda sim contará com seus costumeiros craques de bola.

No lado de Honduras, o time deve ser exatamente o mesmo que terminou bem a Concacaf, e que se classificou para a Copa do Mundo.

O destaque do jogo, como sempre, é Neymar, que atuou em todos os jogos com Luiz Felipe Scolari.

O Brasil enfrentou em 2001 Honduras pela Copa América de 2001, e alguns dizem que foi o maior vexame da história do futebol brasileiro.

brasil-x-honduras

Honduras 2 x 0 Brasil – Copa América 2001

Escalação do Brasil

Victor, Maicon, David Luiz, Dante e Maxwell; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Bernard, Neymar e Jô.

Escalação de Honduras

Noel Valadares; Arnold Peralta, Víctor Bernárdez, Maynor Figueroa e Emilio Izaguirre; Wilson Palacios; Jorge Claros; Roger Espinoza e Boniek García; Jerry Bengtson e Carlo Costly.

Trio de arbitragem para Brasil x Honduras

Não foi divulgado nem quem apitará este amistoso, e nem quem serão os assistentes (bandeirinhas).

Foto: Mowa Press
Foto: Mowa Press

A Seleção Brasileira está se preparando para mais um amistoso, desta vez contra a Zâmbia. A partida acontecerá na terça-feira, às 8:45 (hora de Brasília), no estádio conhecido como Ninho do Pássaro. O palco é espetacular e começou a ser construído em dezembro de 2003, custando uma verdadeira fortuna: aproximadamente US$ 450 milhões.

O estádio é fenomenal (algo que muito torcedor espera que seja o jogo!). Há uma clara referência arquitetônica aos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, visível tanto pelas placas de publicidade como pela decoração das laterais do campo. A tecnologia está impregnada em todo o espaço, notadamente nos diversos televisores espalhados pelo cenário.

No espaço dedicado aos ídolos destas e de outras eras, o Brasil está bem representado por César Cielo e Maureen Maggi. Afinal, 2008 não foi mesmo um ano para ter o futebol como melhor lembrança, uma vez que amargamos um bronze, conquista após uma derrota por 3 a 0 para os argentinos nas semifinais.

Desta vez, embora se trate de um amistoso, os jogadores esperam que a partida revele a nova cara da seleção. No confronto entre Brasil e Zâmbia, a ser transmitido pela rede Globo e suas congêneres, torcemos para ver os fantasmas de derrotas passadas completamente sepultados.

Por Michelle de Oliveira


Brasil e PortugalDepois de golear a Austrália em sua última partida. Agora a Seleção Brasileira fará um novo amistoso, desta vez contra a seleção de Portugal. O jogo será realizado nos Estados Unidos, às 22:00, no Gillete Stadium.

A partida deverá ter um gostinho especial para o técnico Felipão. Isso porque ele treinou as duas seleções e em ambas conquistou títulos que o consagraram. Pela Seleção Brasileira, o técnico ganhou a Copa do Mundo de 2002. Já por Portugal ele ganhou a Eurocopa 2004 e ficou em 4º Lugar na Copa do Mundo de 2006.

E para a partida de hoje, parece que a maré de desfalques continua na Seleção Brasileira. Desta vez, quem deve ficar de fora é Marcelo, que sofreu uma lesão na coxa e dará lugar para Maxwell.

A escalação do Brasil para o jogo de hoje deverá ser a seguinte: Julio César; Maicon, David Luiz, Thiago Silva e Maxwell; Luiz Gustavo, Paulinho e Ramires; Oscar (Bernard), Neymar e Jô.

Já a escalação de Portugal deverá ter os seguintes nomes: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Coentrão; Miguel Veloso, João Moutinho, Raul Meireles e Vieirinha; Nelson Oliveira e Nani.

Quem quiser acompanhar a partida pela TV poderá assisti-la através dos canais Sportv e Globo. O site GloboEsporte.com também irá disponibilizar a transmissão do jogo.


Amistoso da Seleção BrasileiraA Seleção Brasileira faz nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, mais um jogo amistoso em sua preparação para a Copa de 2014. Desta vez, o Brasil irá enfrentar a Suíça na Basileia.

O Brasil, que recentemente conquistou a Copa das Confederações 2013, chega para a partida embalado e confiante. A Seleção Canarinho espera fazer um belo jogo hoje para acabar de vez com qualquer desconfiança do torcedor brasileiro.

Porém, o jogo de hoje não deverá ser nada fácil, já que o Brasil terá pela frente um adversário com uma defesa fortíssima. Para se ter uma ideia, nas Eliminatórias da Copa a Suíça está com 14 pontos e apenas um gol sofrido.

Para complicar ainda mais a vida de Felipão, David Luiz sentiu um problema no joelho e deve ficar de fora da partida. Para seu lugar, devemos ter Dante.

O Brasil deve começar o jogo na formação 4-3-3, com Jefferson; Daniel Alves, Thiago Silva, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk , Fred e Neymar.

Já a Suíça deverá entrar em campo no esquema 4-4-2, com Benaglio; Stephan Lichtsteiner, Senderos, Klose e Ricardo Rodriguez; Granit Xhaka, Valon Behrami, Dzemaili e Shaqiri;  Haris Seferovic e Valentin Stocker.

O jogo poderá ser assistido ao vivo pela Rede Globo, pelo canal Sportv e também através da internet, no site do GloboEsporte.com.

A partida terminou com derrota do Brasil por 1 a 0.


Para o amistoso entre Brasil e Suíça, o Técnico Luiz Felipe Scolari deve convocar 18 ou 19 jogadores. A partida acontecerá no dia 14 de agosto, às 15:45 (horário de Brasília), em Basel.

A lista dos convocados será divulgada no dia 30 de julho, provavelmente, às 12:30, no site da CBF. Contra Felipão, pesa o fato de que os principais jogadores que participaram da Copa das Confederações estarão em final de férias na época em que irá ocorrer o amistoso.

O técnico afirmou que irá conversar com alguns jogadores, como fez com Luiz Gustavo e Dante, jogadores que estão se reapresentando. Ele também afirmou que vai avaliar quem está apto para jogar e vai levar em consideração determinados aspectos para formar a lista, que terá 18 ou no máximo 19 atletas.

Os integrantes da comissão técnica, Murtosa (auxiliar técnico), Carlos Alberto Parreira (coordenador técnico) e Thiago Larghi (analista de desempenho), fizeram estudos sobre as estatísticas da Seleção Brasileira no período da Copa das Confederações. O estudo, que levou em consideração a quantidade de passes errados e o número de faltas sofridas e cometidas, servirá como guia para as partidas que virão.

O amistoso será mais um teste para a Seleção encontrar o entrosamento ideal para competir na Copa do Mundo de 2014.

Por Robson Quirino de Moraes


Foi com uma bela vitória de 3 a 0, com gols de Oscar, Hernanes e Lucas, que o Brasil venceu o amistoso contra a França e encerrou um jejum de mais de 20 anos sem triunfos sobre o rival. Este foi o último teste do técnico Luiz Felipe Scolari antes do início da Copa das Confederações, que começa no próximo sábado.

Desde que a bola rolou, o Brasil se deparou com a França se apresentando de forma bem traiçoeira: fechada e com velocidade nos contra-ataques. O primeiro tempo foi marcado por forte equilíbrio, com boas chances para ambos os lados, mas por ligeira vantagem técnica da seleção francesa.

Na etapa complementar, o Brasil voltou mais focado em busca da vitória. Não demorou para Fred cruzar e Oscar, bem colocado, chutar forte para o gol: 1 a 0.

Na reta final do jogo, a seleção brasileira ampliou. Lucas lançou para Neymar que, com categoria, acionou Hernanes. O jogador só teve o trabalho de chutar de canhota para o fundo do gol. Lucas, em cobrança de pênalti, fechou o placar em 3 a 0.

Após uma série de experiências na equipe nos últimos meses, contra o Japão, no próximo sábado, será para valer. Felipão espera conquistar com autoridade a Copa das Confederações para chegar com moral na Copa do Mundo de 2014. 

Por Júlio Abreu


O que já era previsto e, inclusive, estava sendo noticiado nos últimos dias, foi confirmado: Brasil e Portugal se enfrentarão em amistoso, no mês de setembro, dia 09, na cidade de Boston, EUA; três dias antes a seleção brasileira fará amistoso no Brasil, contra adversário ainda não definido.

O último jogo entre os países foi na Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, quando eram do mesmo grupo e se enfrentaram na última rodada da primeira fase, empatando em 0 a 0.

Depois da disputa da Copa das Confederações, o Brasil fará noves amistosos, e sabe-se que o primeiro deles será contra a Suíça, no dia 14 de agosto; no término do ano ainda acontecerá o Super-Clássico das Américas, contra a Argentina, quando somente jogadores que atuam no futebol sul-americano poderão ser convocados.

A lista para a disputa da Copa das Confederações sai no dia 15 de maio, e depois da convocação, serão apenas dois amistosos antes da estreia na competição, contra o Japão, 15 de junho: um contra a Inglaterra,no dia 02 de junho, e outro contra a França, no dia 09 do mesmo mês.

Por Vinicius Cunha


FBL-BIH-BRA-FRIENDLYBrasil e Chile realizam na noite de hoje mais um amistoso entre as seleções. A partida será realizada em Belo Horizonte, às 22:00, no estádio do Mineirão.

Esta será uma partida decisiva para os jogadores que querem carimbar a participação na Copa das Confederações 2013, isso porque este será o último amistoso da Seleção Brasileira antes da convocação para a competição (que deverá acontecer no dia 14 de maio).

Um dos jogadores que quer garantir a sua vaga na Copa das Confederações é Ronaldinho Gaúcho, que hoje estará jogando praticamente em casa, uma vez que ele atua sempre no Mineirão com a camisa do Atlético-MG. É importante lembrar que Ronaldinho Gaúcho está brigando com Kaká por uma vaga na competição. Enquanto Ronaldinho fez duas ótimas partidas e recebeu elogios do técnico Felipão, Kaká ainda não convenceu e periga ficar de fora da convocação.

O árbitro Carlos Amarilla (do Paraguai) irá apitar o jogo.

O técnico Felipão deverá escalar a Seleção Brasileira com a seguinte equipe: Diego Cavalieri; Jean, Dedé, Réver e André Santos; Fernando, Paulinho, Jadson e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Leandro Damião.

Já o técnico Jorge Sampaoli deverá escalar o Chile com os seguintes jogadores: Herrera; Acevedo, Rojas, Gonzales e Mena; Leal ou Figueiroa, Menezes  e Reyes; Vargas, Muñoz e Rubio.


neymar-marca-o-gol-da-vitoria-da-selecao-em-manchesterA lista de jogadores convocados para a Seleção Brasileira foi divulgada na tarde de hoje. Ao todo, 18 jogadores foram chamados para realizar a partida contra o Chile.

O amistoso entre Brasil e Chile acontecerá na próxima quarta-feira, dia 24 de abril, às 22:00, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Esta será a última convocação de Felipão antes da divulgação da lista de jogadores que irão participar da Copa das Confederações.

Até agora, Felipão realizou 4 jogos sob o comando da Seleção. Deste total, ele possui uma vitória (contra a Bolívia), dois empates (contra Itália e Rússia) e uma derrota (contra a Inglaterra).

Nesta nova convocação da Seleção Brasileira, Felipão praticamente manteve os mesmos jogadores do último amistoso. A única diferença está no retorno de 4 jogadores: Diego Cavalieri (Fluminense), Henrique (Palmeiras), Marcos Rocha (Atlético-MG) e Fernando (Grêmio).

Confira abaixo a lista completa de convocados:

  • Goleiros: Jefferson (Botafogo) e Diego Cavalieri (Fluminense).
  • Laterais: André Santos (Grêmio) e Marcos Rocha (Atlético-MG).
  • Zagueiros: Réver (Atlético-MG), Dedé (Vasco) e Henrique (Palmeiras).
  • Meias: Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG), Jadson (São Paulo), Jean (Fluminense), Fernando (Grêmio), Paulinho (Corinthians) e Ralf (Corinthians).
  • Atacantes: Osvaldo (São Paulo), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos), Alexandre Pato (Corinthians) e Leandro (Palmeiras).




CONTINUE NAVEGANDO: