O Flappy Bird, aplicativo de jogo para smartphones mais conhecido como a “brincadeira do passarinho”, mesmo que polêmico, ainda mantém viva algumas versões do jogo. O estudante brasileiro João Paulo Apolinário, de 21 anos, lançou um site chamado Flappy Generator, que autoriza qualquer usuário a fazer a sua versão do jogo, só que em uma plataforma da web. O usuário joga o Flappy Bird no desktop.

O aplicativo, por incrível que pareça, foi retirado pelo seu próprio criador, Dong Nguyen, com a justificativa de que precisava voltar ao anonimato e que o jogo é extremamente viciante. O desafio do game é o fazer os usuários conseguirem fazer pássaros passarem ilesos por tubos que tentam a todo momento esmagá-los.

A ideia de Apolinário é que esse gerador permita aos fãs de Flappy Bird criar os seus próprios contextos. O estudante percebeu que vários clones e montagens do jogo estavam sendo feitos, só que ao invés de pássaros e canos, os usuários estavam colocando piadas.

Apolinário traz detalhes de sua versão mais original do Flappy Bird com o Flappy Generator, mostrando que o usuário pode selecionar imagens para substituir o pássaro e os canos, além de poder dar um novo nome para o game. Logo depois, basta o fã do aplicativo clicar no ícone “Gerar Jogo” e começar a brincadeira com um personagem escolhido usando os mesmos moldes de comandos da versão original.

Sem criticar a atitude do criador do jogo e aproveitando o momento auge do aplicativo, o brasileiro vê como atraente a escolha de Nguyen de preferir o anonimato a dinheiro e fama. Nguyen estava ganhando cerca de 50 mil dólares por dia com a sua criação, contudo para justificar o término do jogo, ele disse não se sentir a vontade com o sucesso, preferia uma vida mais sossegada como era antes do sucesso do aplicativo. Nguyen até chegou a revelar que não estava nem conseguindo dormir com toda a situação.

Já Apolinário, que mesmo abandonando o curso de Ciência da Computação no 7° período para ingressar no curso de Comunicação Social, não pára de criar e não tem dificuldades com o sucesso. Além do “Flappy Generator”, são suas criações o "Gerador de Placas da Copa do Mundo" e o "Parabenizador Pessoal".

Por Carolina Miranda





CONTINUE NAVEGANDO: