Olimpíadas Londres 2012 – “Salto em Altura” é tema do Google Doodle



  
Salto com Vara em Londres 2012.

No próximo Doodle que o Google vai disponibilizar em sua página inicial de buscas, vamos encontrar o Salto com Vara ou Salto em Altura.

A modalidade é um evento onde os atletas utilizam uma vara longa e flexível para pode alcançar uma certa altura, e passar por sobre uma barra.

As primeiras competições de salto com vara aconteciam na Grécia Antiga. Até o começo do século XX, as varas tinham a sua produção com bambu ou madeira.

Alguns bons anos depois, elas passaram a ser feitas de alumínio. Hoje, as varas são produzidas com fibra de carbono ou fibra de vidro. Com isso, os artefatos passarem ter um peso bem menor, além de aumentar a sua flexibilidade.





Este fato gerou o avanço nos recordes de salto com vara, e os tornando também mais altos. O pouso também obteve algumas mudanças. Até meados dos anos 60, os atletas tinham a obrigação de cair na areia dura, causando lesões e falta de confiança dos competidores.

Nos Jogos Olímpicos atuais, todos aterrissam em colchões bem mais macios e produzidos sob medida. Com relação a pista oficial do salto com vara, ela deve medir no mínimo 45 metros. O competidor salta sobre um travessão, que é apoiado em duas traves verticais.

O atleta pode tentar o salto até três vezes para cada altura escolhida por ele. São dados como faltas, a queda do sarrafo, a mudança de posição das mãos depois da vara ser fincada na caixa de apoio no chão.

Com três faltas seguidas, o competidor é eliminado.

Doodle.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *