Desenvolvimento de jogos eletrônicos no Brasil



  

As brincadeiras mais procuradas pelas crianças de alguns anos atrás eram aquelas que envolviam o próximo, ou seja, jogos de tabuleiro, o “três dentro, três fora”, a queimada, o taco, a barra manteiga, entre outras. Com o passar dos tempos e com o aumento da periculosidade nas ruas, os mais jovens, em especial, passaram a se divertir dentro de casa. Prova parcial disto é a indústria de jogos eletrônicos, que a cada dia lança novidades para os ensandecidos pelas mais avançadas tecnologias.

Pesquisa citada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) ressalta que de cada dez brasileiros, quatro possuem o costume de jogar games eletrônicos em aparelhos celulares, videogames ou computadores. Segundo Adolfo Melito, presidente do Conselho de Economia Criativa da federação, esse segmento tem potencial de movimentar cerca de R$ 3 bilhões por ano.

O ramo, porém, esbarra em alguns problemas longe de serem erradicados, como é o caso da alta tributação. De acordo com Emiliano de Castro, vice-presidente de relações institucionais da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), um jogo custa, em média, R$ 200 no Brasil, valor que deveria ser praticado num console. Em sua visão, o montante está além da realidade.





Para André Forastieri, diretor editorial da Tambor Digital, o governo precisa mudar sua maneira de encarar o segmento ao focar investimentos para a criação de jogos e tornar possível a competitividade do país com outros mercados referenciais – coreano, japonês e norte-americano.

Por outro lado, os especialistas da área são unânimes ao afirmar que há muitos jovens com enorme capacidade para desenvolver aplicativos, porém, ainda falta mão de obra qualificada para melhor explorar as potencialidades de jogos eletrônicos.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Fecomercio



1 comentário em “Desenvolvimento de jogos eletrônicos no Brasil

  • Pessoal,

    Sou o administrador do WacaWaca, o único site brasileiro para financiamento de projetos de games utilizando o conceito de Crowdfunding. Crowdfunding é o ato de promover projetos contando com o apoio de uma multidão (crowd) de pessoas que os apoiam financeiramente em troca de recompensas. O WacaWaca tem a missão de ajudar qualquer pessoa que esteja envolvida em qualquer tipo de projeto ligado ao desenvolvimento de games a obter recursos e apoio financeiro para viabilizá-los, não importando se o que está sendo desenvolvido trata-se de um vídeo game, jogo de tabuleiro, curso, livro ou qualquer outra iniciativa ligada ao mundo dos games. A utilização do site é gratuito e creio que será muito útil para nossa comunidade de desenvolvedores de games.

    Conto com a visita de vocês e o cadastramento de seus projetos por lá. O endereço do site é: http://www.wacawaca.com.br

    Abraços,

    Rodrigo Vertulo

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *